Pular para o conteúdo principal

366 - Aeroportos, amar o proximo e filhos, filhotes e demais ...

Meu muito amado filho Estêvão

Enquanto forem pequenos jamais leves uma criança a despedir-se de ti num aeroporto, comboio, barco, enfim para uma viagem .... nada que envolva chorar na despedida... as crianças pequenas não têm que sofrer mais do que já sofrem com separações... foi um magnifico conselho que me deu a tua pediatra e que eu sigo sempre.

Há um mandamento "Ama a Deus acima de tudo e ao proximo como a ti mesmo".... amar o proximo como a nós mesmos é fundamental.
Respeita o outro. Respeita a pessoa que o outro é. Não importa quem é se mãe, se amigo, se mulher, se mendigo, se professor, se taxista não importa, respeita. Respeitar significa tratar como nós gostamos de ser tratados. Tu gostas que te agridam? Gostas que te mintam? Gostas de ser injustiçado? Então não faça ao teu proximo.
Se pensarmos bem esse mandamento guarda em si a totalidade do texto biblico se não vê

Ex 20: 2-17
1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

Amar a Deus significa isso mesmo (1-8) não ter outros Deus sejam eles quais forem quer sejam o dinheiro, os senhores do mundo, a ganancia, a ambição, o trabalho sem honra, a falta de caracter... que são os piores Deuses do mundo.
Seis dias trabalharas (9)... o trabalho engrandece a alma, engradece a Deus, engrandece a familia e é amar o proximo é amar quem precisa de nós... eu trabalho para honrar o meu proximo, para amar o meu proximo, tu por exemplo.
Honrar pai e mae (12) ai esta de novo amar o meu proximo, respeita-lo não lhes dar desgostos
Não matar, não dulterar, não furtar, não levantar falso testemunho (não mentir, não cometer fraudes), não cobiçar (não tentar ser mais esperto que todos os outros e tentar passar a perna a quem está a nossa volta tentando ter o que não é nosso o que não obtivemos com trabalho diario, honesto e justo).... tudo isso é amar o proximo.
Amar Deus e o proximo são uma e a mesma coisa... ninguem chega a Deus se não pelos homens. Já te disse aqui muitas vezes e repito.... ser Cristão, ser pessoa de Cristo para mim é rezar sim mas é sair da igreja e levar Deus na minha vida na vida de 2ª feira a domingo, é levar Deus no autocarro quando ajudo alguem que precisa, quando não engano o cobrador, é levar Deus no trabalho quando o faço honestamente e com justiça, é quando ajudo o meu amigo que precisa de ajuda, é quando confrontado com algo de menos bem que fiz não fujo e assumo o que fiz e quando percebo que perdão é muito muito muito muito mais que pedir perdão e rezar... é fazer direito é ir de tentar corrigir aconteca o que acontecer. É dar o meu tempo, a minha alegria a quem está à minha volta. Ser Cristo é ser exemplo de honestidade, dignidade, trabalho... que na realidade é a palavra de Deus. Ser de Cristo é não suportar a injustiça é não calar perante o mal. É muito muito mais que rezar é ser oração viva na vida. Na pratica.
Uma vez vi uma história que me lembro muitas vezes... havia um empresário nos Estados Unidos da America que tinha uma empresa que faliu. No fim ele devia mais de 3 milhões de dolares em impostos, em ordenados em atraso etc etc. 
Perdeu tudo, casa, carro, mulher, roupa... tudo... vivia num abrigo da igreja... e todos os dias acordava pelas 4 da manha fazia as orações dele e fazia de tudo apanhava papel, apanhava latas, limpava as folhas do chão, trabalhava de lavar o chão, trabalhava de levar o lixo, trabalha de atender telefones, de ajudar alunos de tudo enfim... antes de se deitar levava o pouco que tinha ganho ao padre para ele guardar no cofre da irgreja, rezava e ia dormir. Comia da comida dos pobres e vivia da roupa que lhe davam. Não tinha nada. Quando lhe perguntavam porque ele não usava o dinheiro que ganhava ele dizia que tinha de pagar tudo o que devia a todas as pessoas e que até esse dia não faria nada mais na vida que não fosse trabalhar trabalhar trabalhar... queria fazer isso para conseguir o perdão pelas suas ações. E assim fez durante 28 anos da vida e consegui juntar tudo o que devia.... pagou os impostos em atraso, as dividas aos trabalhadores, as dividas aos familiares.... e como disse "zerou a conta dele".... e apartir dai segundo ele ... era digno de perdão porque tinha encontrado o respeito pelo seu proximo e a todos tinha corrigido o mal feito. Era feliz.

Passa fio dental nos teus dentes todos os dias.

Põe soro no nariz todas as noites antes de te deitares.

Não apanhes sol sem protector solar.

Quando os pais te apresentarem aos filhos, diz: "Estava ansioso por vos conhecer, pois os vossos pais estão sempre a falar tão bem de voçes!"

Quando fores visitar um bebe que tenha nascido e que já tenha um irmão mais velho, fala primeiro com o irmão mais velho e diz-lhe que o bebe deve ser o bebe mais feliz do mundo por ter um irmão mais velho tão maravilhoso.

Depois de usares uma calculadora limpa todos os dados nela inscritos.

Antes de comprares um anel de noivado muito caro pensa se não preferes ir de férias com a tua noiva.

Em cada mês de Dezembro dá um presente ao mundo. Dá sangue.

Planta algumas árvores de fruto no teu quintal.

Amo-te perdidamente.

Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

719 - Hoje isto acaba

Meu muito amado filho Estêvão Há 7 (quase 8) anos quando nasceste decidi escrever te este blog e decidi que 1111 coisas seriam .... hoje termino esta minha demanda mas não com 1111 mas sim com 719. Hoje isto acaba. Depois de pensar e sentir estou certa que nada mais tenho para te ensinar. NADA. Não sei nada da vida e do mundo e em particular do universo. Não sei nada do "amor". Nada de nada só sei do amor que te tenho. Não sei nada sobre namorar, casar, partilhar, ser leve. Nada. Há muitos muitos muitos anos que não sou beijada que não fecho os olhos com a sensação maravilhosa de ser amado, há outros tantos não janto fora para namorar, não olho nos olhos de alguém (que não tu) e penso UAU! .... já apanhei tantas vezes os cacos do meu coração que já perdi um monte pelo caminho e agora estão todos os cacos no saco, não sou dada a tinders ou aplicações de encontros, sou gorda demais e feia demais para algum dos meus amigos ou amigas me ajudar a encontrar um namorado. Por isso amor q…