terça-feira, 13 de maio de 2014

364 - O que distingue perdão de remorso

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem lia um livro e dei comigo a pensar em perdão.

Sabes perdão é quando tu tentas repor por bem porque sabes que fizeste mal, porque a tua alma grita por voltar ao caminho certo. Remorso é quando és "apanhado", confrontado com o mal que fizeste e pedes desculpa. Um exemplo. Perdão é quando do nada me dizes, "deixa levar esta maçã para dar à Carla" e mais tarde venho a saber que no dia anterior foste rude a falar com a Carla e a maça é a tua alma a pedir desculpa não é que alguém te tenha dito nada, mas tu tens de encontrar o bem. Remorsos é quando fazes mal à tua prima nas vossas brigas de crianças e eu sei disso e te obrigo a pedires desculpa e me zango contigo.

Perdão é quando não é possivel viver sem se bater à porta do amigo e se conversar sobre o que se fez de menos bem, é quando devolvemos o que tiramos seja isso dinheiro, tempo, aquela camisola ou o livro. Perdão é quando ouvimos a voz de Deus em nós e escrevemos um email a pedir desculpas pelo nosso comportamento. É quando 30 anos depois vamos ao hotel de onte tiramos as toalhas e as devolvemos. Perdão é quando 10 anos depois de tirar dinheiro de alguem escrevemos um cheque e o enviamos por correio. Perdão é quando não conseguimos mais manter para nós uma traição que só nós (e Deus) sabe e vamos conversar com a pessoa traida. Perdão é quando não é mais possivel viver longe do caminho do bem.
Perdão é fazer o bem quando ninguem esta a ver, é fazer o bem quando ninguem nos manda fazer.
70X7 é o numero de vezes que devemos fazer o caminho do perdão.... nós devemos fazer o caminho do perdão... o perdão é nosso, começa em nós e acaba em nós.

Remorso é o que acontece quando alguem nos "apanha" a fazer alguma coisa de mal e no segundo a seguir então pedimos perdão, pedimos desculpa, queremos mudar, vamos fazer tudo diferente.
Remorso é quando a nossa mulher apanha aquela mensagem comprometedora no telemovel, remorso é quando encontram o relogio roubado no bolso do casaco, remorso é quando alguem descobre a fraude que fizemos, remorso é quando o perdão não vem da alma, não vem do caracter, não vem do coração vem da vergonha.

Perdão é caracter é caminho de Deus é caminho do bem... remorso é falta de caracter.

Lembra-te sempre que os melhores momentos da vida vêm sem aviso... simplesmente vêm. Aquele abraço, aquele beijo roubado, aquele por do sol que bate todos, aquela fatia de bolo maravilhoso, sentar com amigos e conversar.

Ter saúde é a dadiva mais maravilhosa do mundo ... é absolutamente sem preço ter saude.
Trata bem da embalagem da alma que é o teu corpo, só tens esta não tens mais nenhuma.
Alimenta-te bem, dorme bem, faz desporto, ouve os sinais que o teu corpo te manda, ele diz te tudo o que tu precisas de ouvir.
Nunca penses como pouco perigosas as chamadas doenças tropicais, malária, leishmaniose, dengue, colera,, etc... são microbios que andam cá há milhões de anos já mataram exercitos e matam qualquer um de nós... e "deitam a baixo" qualquer pessoa. Respeito pelo saneamento basico, cuidado com os mosquitos que são de facto o animal que mais pessoas mata no mundo. Não penses que são doenças dos pobres que a ti não te chegam. Atenção.


Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...