quinta-feira, 8 de maio de 2014

362 - Esforço, dedicação, devoção e gloria... és.... a vida

Meu muito amado filho Estêvão

Ainda sobre o que ontem te falei de crescer e "bater asas"... aqui fica um texto que encontrei e que achei lindo... e muito oportuno.

MÃE (DESNECESSÁRIA) - Marcia Neder
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha. 
Até agora. Agora, quando minha filha de quase 18 anos começa a dar vôos-solo.
Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.
Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.
Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.
Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão.
Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

"Dê a quem você Ama :
- Asas para voar...
- Raízes para voltar... - Motivos para ficar... " - Dalai Lama



Outra história que outro dia li é esta..." Quando eu era criança a minha mãe cozinhava para nós.
Uma noite em particular ela fez o jantar depois de um longo dia de trabalho como habitualmente...era rolo de carne com puré. A minha mãe pôs à frente do meu pai de jantar duas fatias de rolo de carne muito queimado e puré de batata... e eu fiquei à espera de ver o que o meu pai dizia acerca do rolo de carne.
O meu pai comeu o rolo de carne inteirinho enquanto me perguntava como tinha sido o meu dia na escola.
Nem me lembro do que lhe disse, mas lembro-me de ouvir a minha mãe desculpar-se pelo rolo queimado e lembro-me ainda mais de ouvir o meu pai dizer "Querida eu adoro rolo de carne queimado!".
Mais tarde, nessa mesma noite, quando fui dar um beijo de boa noite ao meu pai, perguntei-lhe se ele gostava mesmo assim tanto de rolo de carne queimado.
Ele deu-me um enorme abraço e disse-me:
- A tua mãe acorda as 5:30 da manha para estender roupa, para vos preparar os almoços e lanches, para nos preparar os pequenos almocos, para deixar o dinheiro para a excursão da escola, e verificar se o teu equipamento do karaté está preparado e depois sai para trabalhar o dia todo como eu e como tu... são dias muito compridos e ela esta muito cansado.... e além disso comer um rolo de carne queimado nunca matou ninguém mas criticas, palavras agressivas já!.
Nesse dia o meu pai ensinou-me que o mundo está cheio de coisas imperfeitas e de rolos de carne queimados e de pessoas imperfeitas, ensinou-me que ninguém é perfeito e quase todos fazemos quase tudo bem mas tambem nos esquecemos de aniversários, queimamos rolos de carne e ao mesmo tempo não nos esquecemos da mochila do karate.
Nesse dia o meu pai ensinou-me a aceitar as pessoas como elas são com as coisas boas que têm com as coisas menos boas que tem, ensinou-me a celebrar as relações e a pensar que a vida tem prazo de validade e que ele é muito curto e por isso mesmo não devemos acordar com arrependimentos, devemos tratar bem as outras pessoas e comer o que a vida nos dá... e agradecer"
E meu amado filho .... no fim dizer como costumamos dizer ai em casa "Hummm que delícia!

Nunca ignores um alarme de incêndo a tocar.

Faz que os teus filhos saibam que aconteça o que acontecer estarás sempre com eles. Eu estarei meu filho para ti! Sempre.

Experimenta andar de parapente e de asa delta.

Faz pelo menos uma vez na vida uma viagem de balão de ar quente.

Depois de uma discussão familiar sê o primeiro a pedir desculpa.
Uma coisa que aprendi a muito custo pessoal é... em especial nas férias em especial nessa altura do ano evita qualquer tipo de discussão tenta resolver as coisas a bem.

Sê inovador.



Olha que definição maravilhosa de ter sucesso meu filho!! Deixar o mundo um pouco melhor, saber que pelo menos uma pessoa no mundo ficou com a vida mais fácil pelas minhas ações, e rir e rir e rir



O silencio é maravilhoso diz-nos tanto tanto tanto... o silencio dos outros para connosco por exemplo, o nosso silencio para com os outros. Escuta-o. Aprende com ele.



Amo-te como mil galaxias

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...