sábado, 3 de maio de 2014

357 - Comentários e funerais

Meu muito amado filho Estêvão

Quando quiseres que os teus comentários e as tuas opinões por escrito sejam levados a sério, não dês erros ortograficos e fortalece os teus argumentos de um modo válido.

Se não causar problemas de segurança, pára de vez em quando o teu carro no caminho quando estiver a passar um funeral.

Sê o primeiro adulto a saltar para a piscina ou a correr para o mar com os miúdos. Eles irão adorar-te por isso.

Lê aos teus filhos todas as noites até .... (ainda não sei até quando te vou conseguir ler todas as noites ahahah)... eles te expulsarem do quarto!

Cumpre os teus prazos. Se não conseguires avisa com tempo.

Não falhes os teus compromissos ... há pessoas que contam contigo, se não conseguires cumprir avisa e justifica-te mas com tempo.

Pergunta ao teu patrão o que espera de ti.

Sabes e conhece a história do teu pais para saberes sem erras conversar sobre o teu pais.... sabe a ordem e o nome dos presidentes da republica e reis, entende quando foi o terramoto de Lisboa, etc etc. Não precisas ser um históriador... apenas uma pessoa atenta.

Valoriza-te sempre. Melhora-te no teu caminho. Não te contentes com algo que não te faz feliz seja uma relação profissional, seja pessoal, seja a tua forma fisica, seja o teu comportamento.... avalia-te, entende os teus motivos, com verdade e frontalidade e valoriza-te o suficiente para mudares para não te afastares do caminho da felicidade .... o unico que deves verdadeiramente caminhar.
Para mudar há sempre tempo. Sempre.

Viaja. Pega em ti e vai. Sem medo. Foi um grande ensinamento que a tua avô teve em mim... desde pequena me levou a viajar a ver coisas novas, sensações novas, cheiros novos.
Com sinceridade custa-me muito a entender pessoas que simplesmente ficam, estão e não saem da sua zona de conforto do seu "arroz com feijão"... a mim custa-me entender alguém que não quer ver o sol nascer com outros fusos horarios, alguém que não sabe arranjar peixes desse mundo, alguém que não sabe que feriados há noutras partes do mundo e porquê.
Viaja sem medo, dentro de ti, dentro da tua cidade, dentro do teu pais, pelo mundo.
Come comida que não saibas o que é, como na rua, dorme a  ver estrelas diferentes, visita museos onde estão coisas que nunca vistes, ouve uma mãe a falar com um filho noutro idioma, senta-te e sente o vento de outra maneira.... mas sem medo. Se puderes evita aquelas viagens onde está tudo marcado "sair daqui as tantas horas, ir para acolá as tantas horas, comer aqui, ir ali etc etc etc"... e cruzeiros... evita... guarda-os para quando velho e as pernas te falharem... compra um livro ou ve na internet informações acerca do teu destino, antecipa o que queres visitar e como lá chegar, leva sapatos confortaveis, uma mochila, óculos de sol, um livro para ler, algum dinheiro na carteira, o coração aberto, os olhos, nariz e boca dispertos ... e vai.... VAI.... voa e vai sem medo de nada deixa a vida te surpreender. Foi uma das lições que a tua avô Júlia me deu. E que lição maravilhosa esta.




Amo-te como abacaxi com hortelã

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...