Pular para o conteúdo principal

363 - Definição de amor, ideias, casas e ter poucas coisas

Meu muito amado filho Estevão

Cruzei-me com dois textos que gostei muito e que aqui te deixo

"Não há resiliência sem esperança nem esperança sem resiliência.
Não há vidas perfeitas. Nem perfeição em parte alguma do mundo.
Não há vidas sem desafios, sem frustrações, sem dissabores.
Não há vidas sem momentos de adversidade, nem sem problemas para resolver. 
Se assim fosse, não era vida. Era outra coisa qualquer. 
Não há esperança sem sabermos o que queremos. Acreditar por acreditar pode ser alienação. Acreditar num propósito, em algo que se sabe querer, é semear força e garra num caminho que até pode ser difícil, mas queremos ver acontecer.
Não há vida sem querer. Sem movimento. Sem construção. E quando não se vive, sobrevive-se. 
Não há resiliência sem foco, sem determinação e muito menos sem criatividade.
Mentes criativas, são mentes em construção. Em crescimento. Que desejam descobrir alternativas para onde à partida não existiram soluções. 
Criar é mover. É avançar. É acreditar que a resposta vai aparecer seja de uma ou de outra forma. 
E quando se cria e acredita, então estamos envolvidos em esperança.
E quando estamos em esperança estamos a caminhar, a acreditar no caminho cheio de pedras e desafios que temos a percorrer. Mas com grande vontade de o fazer, caminhando. Porque estamos com mais energia e determinação.
Com ousadia, coragem e confiança. 
E se avançamos, estamos resilientes. 
E estar resiliente, é estar flexíveis para viver da melhor forma possível."

Diana Gaspar Duarte

Não há vidas perfeitas mesmo... nem vida sem trabalho, nem vida sem arriscar. Viver sem construir caminho, sem se questionar, sem por tudo em causa, sem coragem, confiança não é viver é claramente e só sobreviver.

"Há vida onde há consciência.
Tudo pode haver, mas sem consciência tudo se pode perder. Escapar.
Podemos ter o dinheiro suficiente, mas não termos consciência do seu valor.
Podemos ter uma casa bonita, mas sem consciência do conforto que dá.
Podemos ter bons amigos mas não termos consciência de que os temos.
Podemos ter os melhores filhos do mundo, mas não os valorizarmos pelo que são, sem consciência disso.
Podemos ter o melhor namorado do mundo, mas não sem consciência que o temos.
E só quando perdemos, ou comparamos, ou analisamos com consciência, é que tudo fica mais consciente. Mais lúcido.
Daí, podemos ter quase tudo, mas esse quase tudo, parecer muito pouco, porque não temos consciência. Sem consciência, tudo pode escapar.
Onde há consciência há vida. Presença.
Onde há presença à mais tranquilidade. Paz. Amor. Gratidão.
Consciência é presente. E o presente, é hoje."

Diana Gaspar Duarte

Trata bem a vida, trata bem as pessoas... com consciencia antes que o teu presente condene o teu futuro.

Para descobrires quem está por detrás de uma ideia ou actividade segue o dinheiro.

Se pedires emprestada qualquer coisa mais de duas vezes, é melhor comprares uma para ti.

Quando construires uma casa para ti faz uma com alpendre.

Sê apaixonado com a vida em geral. O que é a vida sem "aquela" vontade!!

Tenta conhecer o suficiente de antiguidades para distinguires velharias de antiguidades.

Se encontres um objecto com valor (colar, brinco, telemovel, documentos, etc) não fiques com o objecto para ti. Procura o dono onde o encontraste, vai à policia, aos perdidos e achados.

Quando um dia pensares que a cadeira da tua escola é dura, a do teu trabalho é alta ou a mesa é baixa etc... pensa em todas as crianças do mundo que aprendem sentadas no chão ao ar livre e sem qualquer livro. Quando há vontade (mas vontade mesmo) não há desculpas e sempre há um meio.

Pensa que em tudo na vida há sempre alguem pior que nós e temos sempre que nos focar nas coisas maravilhosas que temos, nas coisas maravilhsas que somos e seguir. Sem queixumes.

Respeita sob qualquer circunstancia a mãe do teus filhos, sempre sempre sempre. Trata-bem, fala-lhe com gentileza, com verdade, ajuda (participa) na verdade e na realidade das coisas. 

Não te prendas às coisas. Se pensares bem precisas de muito poucas coisas para viver. Não deixes que as coisas sejam tuas donas.
Eu por exemplo achei sempre que precisava de uma maquina de lavar roupa, e de pratos e copos e talheres em numero grande, e de tachos e panelas que enchem os armarios, e de uma pessoa que lavasse o chão e que passasse a ferro. Há bem pouco tempo percebi que lavo a roupa no tanque, lavo a casa toda, consigo cozinhar para 30 pessoas com dois tachos e que não preciso de mais de 3 pratos copos e talheres. As coisas são prisões que muitas vezes nos parecem fundamentais quando na realidade não são nada disso.
Fundamental é ter saude, familia, amor ... e o resto a vida resolve.

Quando disseres a alguem "amo-te" atenta bem se estas a dizer o que queres mesmo dizer.
Amor é para se mostrar e não tanto para se dizer. Dizer amo-te muito é fácil... muito fácil. Agora ser, fazer, mostrar o que se diz... isso é o que tu tens de meter sentido.
Amor em nenhuma circunstancia é mentir, é roubar, é mal-tratar, é ciume, é posse, é prejudicar, é esconder, é fazer o teu bem e não o bem do outro. Quem ama não faz o que lhe é conveniente. Quem ama pensa primeiro no outro e depois em si.
Quem ama não se compadece com a dor.
Quem ama não se compadece com o sofrimento.
É demasiado doentio pensar que alguem possa dizer "amo-te" tendo causado dor e sofrimento, tendo magoado e ferido.
Essas pessoas são toxicas, meu filho, são mesmo. Amar é jamais "deixar cair", é confiar, é saber que se vai lá estar não porque se tem de estar mas porque o bem do outro é o unico sentido da vida.
Eu aprendi a fugir de pessoas que não sabem verdadeiramente o que é amor. Quero perto de mim pessoas que como eu entendem o amor não como a palavra mas como a confiança absoluta de "de mim só terás sempre e para sempre o bem".


As tuas escolhas são as tuas escolhas e serás sempre livre de as fazeres .... agora as consequências... essas meu filho vêm com o "pacote".... se estudares teras boa nota, se roubares seras preso, se te deitares tarde teras sono, se cumprires pode pedir, tudo tem consequências... pensa nelas quando fizeres as tuas escolhas.


A felicidade é um caminho teu... é uma escolha tua... só tua não cumples os teus relacionamentos, os teus amigos, o teu emprego se não és feliz. A felicidade é uma escolha tua. Escolhe ser feliz.




Amo-te infinitamente


Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

719 - Hoje isto acaba

Meu muito amado filho Estêvão Há 7 (quase 8) anos quando nasceste decidi escrever te este blog e decidi que 1111 coisas seriam .... hoje termino esta minha demanda mas não com 1111 mas sim com 719. Hoje isto acaba. Depois de pensar e sentir estou certa que nada mais tenho para te ensinar. NADA. Não sei nada da vida e do mundo e em particular do universo. Não sei nada do "amor". Nada de nada só sei do amor que te tenho. Não sei nada sobre namorar, casar, partilhar, ser leve. Nada. Há muitos muitos muitos anos que não sou beijada que não fecho os olhos com a sensação maravilhosa de ser amado, há outros tantos não janto fora para namorar, não olho nos olhos de alguém (que não tu) e penso UAU! .... já apanhei tantas vezes os cacos do meu coração que já perdi um monte pelo caminho e agora estão todos os cacos no saco, não sou dada a tinders ou aplicações de encontros, sou gorda demais e feia demais para algum dos meus amigos ou amigas me ajudar a encontrar um namorado. Por isso amor q…