Pular para o conteúdo principal

356 - Mortos a enterrar mortos, relacionamentos e comida

Meu muito amado filho Estêvão

Outro dia li uma frase que me deixou a pensar e que aqui quero partilhar contigo


"Deixa que os mortos enterrem os seus mortos!" Esta frase de Cristo é, no mínimo, paradoxal. Mas é também sugestiva. E significa: "Deixa cair o que não interessa, não te percas com o que já passou; olha em frente, o que deve contar é o que é construtivo." A quantas coisas sem futuro, que só deixam tristeza e cansaço, me dedico? Dediquemo-nos ao que é vivo! Deve ser esta a nossa palavra de ordem.
Vasco P. Magalhães, sjNÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS365 vezes por ano não perguntes porquê, mas para quê


Primeiro a interpretação literal... quem morreu, está morto... deixa ir. Já te disse isto aqui antes. Não esperes alguém morrer para admirar essa pessoa, para sentires saudades dessa pessoa, faz isso em vida. Quem morre vai para um sitio bem melhor, deixa ir. Guarda as lembranças, os ensinamentos e segue, não te prendas com choros e saudades ... tu estas vivo... faz valer a pena a vida agora o hoje. O agora.
E depois há a interpretação bem menos literal... deixa fluir a vida, não te prendas com passados que não foram, com coisas não construtivas, com coisas tristes... dedica-te só ao que é vivo só ao que engrandece a tua alma... deixa cair o mesquinho, a mentira, o falso, o que não interessa.





"Falar com o coração devia fazer parte da nossa higiene diária.
Assim como tomamos banho todos os dias, também devíamos lavar em escuta o que vive diariamente em nós. Falar com o coração é escutar o que ele diz. 
É escutar o que ele sente. 
É limpa-lo com cuidado e reciclar aquilo que lhe faz mal. Mas às vezes é difícil. Porque escutamos o coração, com as lentes desfocadas do pensamento compulsivo e não conseguimos perceber quem influência quem, nem como, nem quando, nem porquê. Complicamos o coração que é simples e sempre muito mais intuitivo que a mente. A mente pode cristalizar, o coração pode sempre intuir com mais perícia e sensibilidade.
Falar com o coração é falar com o mais íntimo de nós. É abrir portas ao autoconhecimento e ao crescimento interior. Só nós vivemos dentro de nós e há razões que desconhecemos para o que pensamos, mas o coração não.
Falar com o coração sem opiniões e sem reflexões excessivas, torna-nos mais sensíveis ao que vive dentro de nós e mais atentos ao que queremos. Porque na nossa vida podem viver muitas coisas, pessoas, e histórias, mas no nosso coração temos sempre de viver primeiro nós. 
Falar com o coração é falar sem máscaras sobre aquilo que somos, sentimos e queremos."
By: Diana Gaspar Duarte




Curiosa não é? Sabes onde andei a pensar nisso?
Fala SÓ com o coração... o que significa fala o que ele te diz, fala pelo bem... fala sem deixares as tuas fraquezas, o teu ego, as tuas inseguranças interferirem.... não fales de modo ao que digas sejam facas no coração de quem te ouve. Fala da unica maneira possivel... da alma e do coração.


Um destes dias encontrei um artigo.... alias dois que quero MUITO partilhar contigo... um sobre relacionamentos e outro sobre alimentos.... ou seja um do alimento da alma e outro sobre alimento do corpo.
Aqui vão.

"Muitos relacionamentos estão fadados ao fracasso porque os envolvidos ainda não resolveram questões pessoais antes de dividi-las com outras pessoas. 
É a velha – porém extremamente sábia – história: impossível ser feliz com alguém se você não faz ideia de como ser feliz sozinho.
Quando duas metades cheias de questões mal resolvidas se juntam, os problemas se multiplicam e se fortalecem. 
Por isso, trouxemos hoje uma lista de fatos sob os quais você precisa ter consciência antes de sair se jogando nos braços de outra pessoa em busca de uma cura indireta para os seus problemas.:


1. O universo te dá aquilo que você busca. Se você não sabe o que busca, ele te dará qualquer coisa. E há grandes chances de você não gostar delas.

2. Suas questões internas não podem ser resolvidas com soluções externas. Você possui todas as respostas dentro de você – basta querer ouvi-las.

3. Solidão é algo inevitável. Nascemos sozinhos e morreremos assim também. Se tivermos sorte, acharemos alguns acompanhantes para a viagem – mas eles serão livres pra trocar de rota quando quiserem.

4. Pensar e mexer nas feridas é uma das coisas mais dolorosas da vida, por isso muitas pessoas fogem dessas tarefas. No entanto, só aqueles que enfrentam seus fantasmas conseguem se libertar deles.

5. Se você só acredita no seu potencial quando ouve um elogio de alguém, então há algo errado na sua vida.

6. Pessoas sempre te tentarão convencer de que  relacionamentos felizes, sem briga, e com parceria são raridade. Não acredite nelas.

7. O ego é o grande responsável por boa parte das nossas dores. Livre-se dele se puder.

8. Oportunidades existem para todos. No entanto, somente aqueles que andam com a antena ligada conseguem captá-las.

9. Enquanto você viver buscando a perfeição no outro, jamais será feliz pois é impossível encontrá-la.

10. Esteja consciente de cada passo seu. Só quem anda com consciência consegue ver as coisas menos óbvias da vida.

11. Quando você entende que o amor não é permanente, você passa a valorizar mais cada dia pois sabe que ele pode ser o último.

12. Cada pessoa com a qual você cruza na rua tem uma história e seus fardos pessoais. Não as julgue.

13. Só consegue viver uma existência leve, quem consegue praticar o perdão. Perdoar não quer dizer necessariamente dar outra chance, mas sim eliminar a mágoa do seu coração.

14. A duração das coisas é irrelevante. A profundidade é tudo o que importa.

15. Os problemas das nossas vidas são criados pela gente.

16. Abandone a ideia de que tudo tem que se encaixar e que tudo vai ser sempre uma absoluta harmonia. Isso só existe em contos de fada.

17. Ciúme não tem absolutamente nada a ver com amor. Se você não acredita nisso, então provavelmente nunca entendeu o que é amar de verdade.

18. O amor é o grande alimento pra alma. Mas você não precisa necessariamente amar outras pessoas – qualquer forma de amor, direcionada a qualquer ser, é válida.

19. O amor tem que te permitir ser livre. Nunca se contente com menos."

O amor tem que te permitir ser livre... jamias te contentes com menos!!! :) 


O outro artigo...

"Como NÃO desperdiçar alimentos!!!

1. COMPRE MELHOR:

2. Compre apenas o que você precisa.


Compre apenas o que você precisa.
“Vim aqui apenas pra comprar um pouco de cebolinha… AHHH! Olhe só aqueles tomates!!!”
Pare.
Eles ainda vão ter tomates para vender na semana que vem e na outra semana também.

3. Compre com uma maior frequência.


Compre com uma maior frequência.
Fazer compras menores e mais frequentes gera menos desperdício do que fazer grandes compras semanais.

4. Faça uma lista de compras.


Faça uma lista de compras.
Fazer compras com uma lista reduz as chances de você fazer compras no impulso, o que significa que é menos provável que você compre comida que vai acabar indo fora. (Para um maior efeito, certifique-se de trazer sua lista de compras com você para o mercado).

5. Ah, não se preocupe, tem um aplicativo pra isso.


Ah, não se preocupe, tem um aplicativo pra isso.
OurGroceries
Na verdade, tem um monte. Aqui estão alguns: OurGroceries, Out of Milk e ZipList.

6. Faça das frutas e legumes congelados seus novos melhores amigos.


Faça das frutas e legumes congelados seus novos melhores amigos.
Produtos congelados duram quase que pra sempre e são tão nutritivos quanto suas versões frescas. Bônus: o fato de estarem congelados significa que as frutas e os vegetais não precisam de outros conservantes. (Verifique a lista de ingredientes do produto e procure apenas por aqueles em que os ingredientes sejam só a própria fruta ou vegetal).

7. Tome cuidado com a armadilha da compra a granel.


Tome cuidado com a armadilha da compra a granel.
Algumas coisas (papel higiênico, meias, cerveja) deveriam sempre ser compradas em grande quantidade quando estão com desconto. Mas quando se trata de um produto perecível: tome cuidado. Pergunte a você mesmo: “Vou mesmo conseguir comer toda essa caixa de pêssegos antes que eles estraguem?”

8. Evite as porções prontas de café.


Evite as porções prontas de café.
Por Deus, o desperdício destas máquinas não pode ser maior. Além de todas as cápsulas que você joga no lixo, você também está jogando fora o seu suado dinheirinho. Ao comprar essas cápsulas, na verdade, poderia comprar mais de U$$ 50,00 por 500g de café. (Já está comprometido? Então compre filtros reutilizáveis em vez de mais cápsulas de café).

9. Compre leite orgânico em vez do comum: ele dura muito mais.


Compre leite orgânico em vez do comum: ele dura muito mais.
O leite orgânico não contém hormônios ou antibióticos e é processado de forma diferente para durar mais tempo. À primeira vista, esse leite pode até ser mais caro, mas você não vai acabar jogando fora metade da caixa depois de quatro dias de tê-lo comprado.

10. Saiba o que precisa ir para a geladeira e o que pode ser deixado no armário.


Saiba o que precisa ir para a geladeira e o que pode ser deixado no armário.

11. ARMAZENE MELHOR:

12. Organize sua geladeira com frequência.


Organize sua geladeira com frequência.
Uma geladeira organizada é uma geladeira feliz, e mantê-la assim é uma batalha constante. Dica profissional: ao desembrulhar suas compras, coloque as coisas mais antigas para a frente e as comidas mais novas para trás, assim você termina as comidas mais velhas antes que elas vençam.

13. Não misture frutas com vegetais.


Não misture frutas com vegetais.
BuzzFeed / Chris Ritter
Eles estragam uns aos outros.

14. Lembre-se: uma maçã podre pode estragar todas as outras.


Lembre-se: uma maçã podre pode estragar todas as outras.
Maçãs, frutas vermelhas, batatas, cebolas - todas podem se estragar a partir de apenas uma podre. Verifique a sacola antes de guardá-la.

15. Separe as bananas e aumente o seu tempo de vida.


Separe as bananas e aumente o seu tempo de vida.
Mas se você realmente PRECISA mantê-las todas junto, enrole a penca em papel alumínio.

16. Faça suas cebolinhas durarem mais guardando-as em um jarro com água na geladeira.

Simplesmente, remova o elástico no qual elas vieram enroladas, acrescente cerca de três a cinco centímetros de água em uma jarra, coloque as cebolinhas de pé dentro dela, cubra com um saco plástico e ponha na geladeira. Agora, elas vão ficar frescas por uma semana.

17. Pendure as cebolas em meias-calças que elas vão durar por até oito meses!


Pendure as cebolas em meias-calças que elas vão durar por até oito meses!

18. Faça seu pão durar mais com um talo de aipo.


Faça seu pão durar mais com um talo de aipo.
A umidade do aipo ajuda a manter o pão macio.

19. Embrulhe os queijos em papel de vegetal ou em papel próprio para embrulhar queijo.


Embrulhe os queijos em papel de vegetal ou em papel próprio para embrulhar queijo.
Flickr: artizone / Artizone
Primeiro embrulhe o queijo em papel vegetal ou em papel próprio para queijo, então o coloque em um saco plástico. Delicadamente coloque os queijos na parte mais morna da geladeira (gaveta dos legumes ou dos queijos).

20. Congele as ervas frescas no azeite ou na manteiga.


Congele as ervas frescas no azeite ou na manteiga.
Outro novo uso para as formas de gelo. Alecrim, sálvia, tomilho e orégano, todos vão ficar bem congelados. Endro, manjericão e hortelã, no entanto, só devem ser usados frescos.

21. Tupperware: não são apenas uma desculpa para se encontrar com as amigas.


Tupperware: não são apenas uma desculpa para se encontrar com as amigas.
Você armazena a comida corretamente se tiver os equipamentos certos. Invista em potes de vidro reutilizáveis (são melhores que os de plástico descartável), assim como em clipes e latas de biscoito. (Vidros de conservas servem também!)

22. USE TUDO:

23. Cozinhe todas as partes do alimento.


Cozinhe todas as partes do alimento.
Transforme o sabugo do milho em caldo, os caules do brócolis em pesto e as folhas da cenoura em salada.

24. Use as sobras da cozinha para fazer um caldo de vegetais caseiro.


Use as sobras da cozinha para fazer um caldo de vegetais caseiro.
Ao invés de jogar fora os pedaços dos vegetais que você não usa, guarde-os em um saco no congelador. Quando já tiver bastante sobras, faça um caldo com elas.

25. Faça fritadas com as sobras dos vegetais.


Faça fritadas com as sobras dos vegetais.
Não se preocupe com o que a receita pede: apenas jogue o espinafre da noite passada na frigideira que vai ficar ótimo.

26. Faça arroz frito com o arroz velho.


Faça arroz frito com o arroz velho.
A sobra da noite passada é a viagem para Pequim desta noite.

27. Guarde seus cogumelos secos!


Guarde seus cogumelos secos!
Não se engane pelo aspecto murcho deles: cogumelos secos se reconstituem e cozinham muito bem. (Esclarecendo: alimentos secos são bons. Viscosos não são).

28. Faça conservas de tudo que você tem.


Faça conservas de tudo que você tem.
seriouseats.com / Marisa McClellan
Você pode fazer conservas de praticamente qualquer coisa, por isso, se você está pensando no que fazer com toda aquela couve-rábano que sua horta lhe dá, ou até mesmo com as cascas de melancia, esta pode ser a resposta. (Dica profissional: guarde a salmoura do seu picles e a reutilize).

29. Transforme as sobras de pão em croutons.


Transforme as sobras de pão em croutons.
Pegue a receita aqui.

30. Use bananas maduras para fazer pão de banana.


Use bananas maduras para fazer pão de banana.
Em uma receita, “muito maduro” é sinônimo de “quase estragado”.

31. Coloque cascas de queijo em sopas e molhos para dar um sabor extra.


Coloque cascas de queijo em sopas e molhos para dar um sabor extra.
Queijo: há algo que ele não possa fazer? Armazene cascas velhas de queijo no congelador e depois quebre-as quando quiser dar um sabor a mais nas suas sopas ou molhos.

32. Guarde as sobras de vinho no congelador.


Guarde as sobras de vinho no congelador.
Uma nova utilidade para suas formas de gelo: despeje o vinho que sobrou nas formas e leve-as ao congelador. Assim que uma receita precisar de vinho, use o que estiver nas forminhas de gelo.

33. Não confunda “melhor se consumido até” com “jogar fora até”.


Não confunda “melhor se consumido até” com “jogar fora até”.
Nem todas as datas de vencimento foram criadas iguais e muito poucas delas realmente dizem se um alimento estragou. “Melhor se vendido até” significa que tem que ser vendido, não comido, até uma determinada data. “Melhor se consumido até” significa que o produto vai estar no seu pico de frescor, não de segurança, em uma determinada data. E “melhor se usado até” indica quando a qualidade vai começar a diminuir.

34. Doe o que você não quer.


Doe o que você não quer.
Não está mais interessado naqueles feijões que você comprou em uma promoção há dois meses? Doe-os à uma organização que esteja interessada neles.

35. Sempre leve a sacola para o cachorrinho.


Sempre leve a sacola para o cachorrinho.
Como precisássemos lhe dizer…

36. Se você não consegue limpar o prato, passe-o para alguém que consiga.


Se você não consegue limpar o prato, passe-o para alguém que consiga.
Nem todos os alimentos para humanos são próprios para o consumo dos cães, mas muitos são. Confira estas dicas de o que “fazer” e o que “não fazer” para descobrir o que é aconselhado dar ao seu cachorro.

37. QUANDO TUDO FALHAR, MANDE PARA A COMPOSTAGEM:




Restos de alimentos são o material NÚMERO UM a ser enviado para os aterros sanitários. Lá, eles se tornam gases de efeito estufa, que, como todos sabemos, estão lentamente nos levando à extinção em massa. Então, pare de inventar desculpas e comece a fazer adubo.

(Sim, até mesmo moradores de apartamento podem fazer isso).


(Sim, até mesmo moradores de apartamento podem fazer isso).

Descubra como você pode adubar em sua cidade.


Descubra como você pode adubar em sua cidade.
Diferentes cidades têm diferentes sistemas de compostagem.
Hoje foi grande .... ahahaha
Amo-te livremente e perdidamente

Não deixes que alguém que não conhece as tuas lutas se meta entre ti e o teu caminho... acredita que é uma lição que deves aprender bem depressa. Quem te ama não te julga e entende (porque conhece) o teu caminho, quem não te ama e te julga... deixa estar! Segue.
Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

665 - Deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém

Meu muito amado filho Estêvão

"Querido filho, deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém. 
Os teus pais fizeram sempre o melhor que souberam fazer. 
E os avós também fizeram isso com os pais. 
Ninguém é melhor do que ninguém. 
Andamos todos às apalpadelas nesta coisa a que chamam vida. 
Ser feliz é o objetivo e cada pessoa tem uma noção diferente do que é a felicidade. Respeita isso. Deixa-me dizer-te que, quando nasces, já existe um Sistema onde se tabela logo que vais passar 12 anos a estudar e mais cinco na universidade. São 17 anos da tua vida. Tenta aprofundar as matérias que mais interesse te despertem e nunca - mas nunca - escolhas um curso só porque tem mais saídas profissionais. É que depois, diz o tal Sistema, vais trabalhar mais 40 anos até à reforma e, pelo menos, tens que gostar de fazer o que fazes para não caires no consultório de um psiquiatra que te receita umas pílulas da alegria que só mascaram a dor (os anti depressivos são os cosm…

644 - Porque é que as vezes as mães choram

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem viste-me a chorar e muito e ficaste triste e muito e perguntaste-me "porque choras mãe? tu não tens medo de nada!".

Não podias estar mais errado. Tenho medo de tudo tudo tudo. Desde que nasceste então tenho ainda mais.

Ontem não foi um dia bom mas ontem foi só a ultima gota que encheu o copo.
Ontem estacionei o carro mal, não cumpri o código da estrada e para ir a correr dar uma aula estacionei em cima do passeio. Não devia foi errado e veio o reboque e levou o meu carro. Fizeram bem, eu errei. Passado o primeiro momento em que não sabia do carro e pensei que me o tinham roubado o carro, lá o fui buscar a polica.
Atenção que eu sei que errei, ok? eu estava mesmo mal parada, nunca faço isso fiz ontem e não devia.
Enquanto esperava para ser atendida, os policias que com certeza ganham mal e tem mais trabalho do que deviam demoraram muito a atender e um senhor que lá estava antes começou a irritar-se e a falar alto e que não pagava que aquilo…