quarta-feira, 10 de junho de 2015

550 - Experimenta algo diferente

Meu muito amado filho Estêvão

"Estou sentado numa sala sossegada de um hotelzinho tranquilo escondido entre pinheiros. Passa pouco do meio-dia em finais de Junho e estou a ouvir os sons desesperados de uma luta de vida ou de morte a pouca distância de mim.
Há uma mosquinha a queimar o que resta das suas poucas energias numa tentativa vã de atravessar o vidro da janela. As assas adejantes contam a história da estratégia da mosca. Esforçar-se mais.
Mas não está a resultar.
O esforço frenético não oferece esperanças de sobrevivência. Ironicamente, a luta faz parte da armadilha. É impossível o insecto esforçar-se mais para conseguir atravessar o vidro. Porém, esse pequeno insecto apostou a vida para alvançar o seu objectivo através de cruel esforço e determinação.
Esta mosca está condenada. Vai morrer ali no parapeito.
A dez passos daqui, abre-se a porta. Dez segundos de voo e esta pequena criatura podia alcançar o mundo que procura lá fora. Apenas com uma fração do esforço que está a desperdiçar, podia livrar-se da armadilha auto-imposta. A oportunidade está ali. Seria tão fácil.
Por que é que a mosca não tenta outra abordagem, outra coisa drasticamente diferente? Como é que ficou fechada na ideia de que esta via em especial e o esforço determinado oferecem mais esperança de êxito? Qual a lógica de continuar até morrer para procurar uma saída com mais esforço?
Não há dúvida de que esta abordagem faz sentido para a mosca. Infelizmente é uma ideia que mata.
Esforçar-se mais não é necessariamente a solução para se conseguir mais. Pode não conter qualquer promessa real para obter da vida o que se pretende. Por vezes aliás é uma grande parte do problema.
Se puser todas as suas esperanças na vitória baseado num esforço maior do que nunca pode estar a matar as possibilidades de êxito."

By: Price Pritchett


Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...