segunda-feira, 30 de setembro de 2013

209 - Lições de vida de alguém mais sábio.... muito mais sábio que eu!

Meu muito amado filho Estêvão
As vezes pode parecer um lugar comum falar de ser feliz, falar de amor, falar de caminho.... mas não é.
Olha amor sabes, ser feliz não é um destino é um caminho todos os dias há sempre razões para sermos felizes. O feliz é no agora e jamais no futuro. Haa e tal vou ser feliz na 6ª feira porque depois vem o fim de semana, vou ser feliz quando me reformar... mas depois nem chego la!
Amor todos os dias .... todossssssss os dias é o caminho da felicidade é no agora e não no amanha que és feliz.
Hoje vou te deixar pensamentos de sábios que te falaram de coisas de um modo muito mais especial que eu .... aqui te deixo alguns pensamentos de pessoas muito iluminadas!

"A impaciência de ainda não ter é sinónimo da tua infelicidade, pois tudo o que precisas para SER Feliz encontra-se neste momento... Vive o AGORA!" 
Jorge Coutinho

Amor .... é sempre no agora .... é sempre com chuva ou sol, ou muito ou pouco ou a correr ou a saltar é sempre sempre no hoje e não no amanha que tu és feliz tu és mais tu mais quem és. O passado já passou e não adianta olhar para ele mais... já vivencias-te o que havia a vivenciar ... agora guarda a lição e VIVE o presente.... o futuro quem sabe quanto tempo dura quando chega ou o que trás ... hoje é o tempo de viver de seres tu e de ganhares ferramentas para o amanha ... mas no sentido de as pores na mala não de perderes tempo a limpares ferramentas para um amanha que ninguém sabe como será .... e lembra-te sempre o desígnios de Deus são intangíveis logo jamais os vais conhecer .... mas este presente foi te dado por Ele para viveres hoje.

"Somos todos mestres e aprendizes, variam as fases da vida, a coragem de dar incondicionalmente e o desejo de aprender!
Paz"
Gustavo Santos

A vida meu amor já aqui falamos tantas vezes, é um fluir continuo um fluir maravilhoso e amoroso... um fluir que hoje nos mostra a casa e amanha faz de nós caça, hoje nos ensina e amanha nos faz aprendes, hoje nos dá para amanha nos tirar, hoje estamos em "cima" amanha estamos "em baixo"... o que quero dizer com isso?! vive cada momento da tua vida em paz e como momento único de aprendizagem único .. a vida mostra-nos o que temos de aprender amor...mostra os pontos que temos de limar, sabes aquelas coisas que teimam em aparecer na nossa vida.... para, respira, aceita, medita, sorri e aprendeeeeee.

"Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém"
Papa Francisco

Meu amor já disse várias vezes antes e repito... a vida mostra-te as coisas que precisas de aprender... muitas vezes as outras pessoas que contigo se relacionam servem de espelho para ti e as tuas coisas... às vezes quando olhares os outros e os seus defeitos e as coisas que tanto te "irritam" e que tanto "te tiram do sério"... para, respira, aceita, medita, sorri e pensa "o que é que esta pessoa me está a dizer sobre mim mesmo?!" .... e não denigras ninguém jamais.... nunca deixes que alguém deixe a tua presença sem se ficar a sentir melhor .... a se sentir aceite na pessoa que é.... profundamente aceite com as coisas que leva na mala do seu caminho pessoal em que cada um de nós se encontra.

"As prendas que ofereço aos outros, muitas vezes chocam quem as recebe mas não devia. As prendas que eu dou não são nada mais que sementes da minha gratidão, não são para chocar, não são para retribuir são só para sentir. E para eu dizer a quem recebe as minhas prendas: "obrigada!"
Jaqueline Kennedy Onasis.

Sabes amor partilho isto aqui contigo porque eu própria acho que já muitas vezes me senti "diferente" por pensar tal e qual como a frase que antes te deixei.
Muitas vezes o "mundo das pessoas crescidas" não acha "normal" alguém crescido dizer a outro alguem crescido... "és uma musa inspiradora", "gosto de ti porque me inspiras", "és uma princesa", "és forte" "és corajosa", "admiro-te"... ou então que do nada te apetece oferecer uma garrafa de vinho a alguém que nem é assim tão próximo ou um café diferente que tenhas trazido de uma viagem ou um livro porque na minha opiniao tem a ver com a pessoa, ou com o que ela faz... ou porque me lembrei dela e porque a admiro ou porque é a minha maneira de dizer "mesmo longe obrigada pela lição de vida que me destes" .... não há nenhuma intenção "escondida" nisto... só um talvez ingénuo e muitas vezes mal entendido obrigada por existires na minha vida.
É como eu penso e amo ser assim... amor escrever a alguém um email e terminar com um "és maravilhosa!", amo passar numa loja longe num pais diferente e entrar e comprar pimenta só porque sei que alguém ia adorar cozinhar com a pimenta, amo passar numa livraria e ver um livro que tem a ver com alguma coisa que conversaste com alguém .. e simplesmente entras compras e ofereceres ... não é pelo preço, pela amizade ou por nada é só porque estás vivo tens coração e queres agradecer, queres engrandecer alguém que por alguma razão trazes na lembrança.


"Se alguém me perguntar quais são as 12 lições de vida que eu queria que a Humanidade tirasse da minha vida, se é que é de tirar alguma são:
1 - Não julgue os outros nunca. Respeite a diferença.
2 - Seja sério com o dinheiro, o seu e principalmente o dos outros.
3 - Seja discreto
4 - Leve uma vida simples
5 - O trabalho dignifica: dê sempre o exemplo
6 - Lute pelos seus direitos
7 - Siga os amigos de perto
8 - Ajude os outros nos momentos difíceis
9 - Aproxime-se dos pobres
10 - Mantenha e faça crescer o seu sentido de humor. Mais importante aprenda a rir-se de si próprio
11 - Não tenha medo de reconhecer os seus erros nem de os perdoar e mais importante que tudo aprenda a perdoar-se a si próprio.
12 - Mantenha-se junto da sua família e fiel às suas origens."
Papa Francisco

Li esta lista há uns dias e não podia deixar aqui de a partilhar contigo... achei um excelente mapa para o caminho de vida de todos nós... inclusive para mim que aprendo tanto com o que leio e com o que vivo contigo.
Criticar e julgar e acusar os outros é fácil... difícil é respeitar todos nas suas próprias diferença... rezar com muçulmanos jantar com benfiquistas ou conversar com pessoas que são tão diferentes de nós ... um desafio que devemos aceitar.
O dinheiro que te dão ou emprestam não é teu... tu não és nada nem ninguém para usares mal o que não é teu... o dinheiro é um recurso finito nada mais em si não trás nada mas é um prolongamento do que te vai na alma... a maneira como lidas com o teu dinheiro e com o dinheiro dos outros, o uso que das a esse recurso diz muito de ti ... usa-o com bondade, amor e bom senso. Não prejudiques jamais alguém por isso. E por fazer sê justo contigo e com os outros.
Há um ditado português que diz "mais vale ter graça do que ser engraçado"... é um pouco o ser discreto... não sejas lembrado por coisas "escandalosas" ou gritantes... que a tua presença e a pessoa que tu és seja muito mais lembrado pelo amor que transmites, pelo bem que fazes, pelo que dás aos outros do que por "coisas" exteriores...
A vida simples é a maneira mais maravilhosa e amorosa de viver. Viver como quem quer deixar uma marca de vida não uma marca de coisa.
O trabalho desde sempre dignifica-te faz de ti uma pessoa completa... não é o emprego... é o trabalho... e este trabalho é algo tão profundo como o que trazes na alma... o trabalho que fazes pelos teus familiares  pelos teus amigos ou colegas... o que te pagam ou que fazes por amor, o que fazes de voluntariado ... nunca te fazes superior ao teu trabalho... cavar, mudar fraldas, correr, servir sopa, rezar, sentar e ouvir alguém, chorar com alguém ou fazer leis é tudo trabalho .... fá-lo sempre de um modo digno.
Se algum dia achares que tu ou alguém são vitimas de injustiça e que os teus direitos não foram e não estão a ser cumpridos .... jamais te cales e luta. Pergunta-te então "cumpri os meus deveres?!" ... então tenho direitos .... fá-los valer e não te cales até os vires respondidos.
Mantêm os teus amigos perto, mesmo que estejas geograficamente muito longe.... liga, escreve sei la... olha estas bem? olha precisas de ajuda?... nunca repudies um amigo teu que te ligue a saber de ti... se fez isso é porque tu importas.... aceita, respira e deixa flui.
Amigos, conhecidos, desconhecidos... se souberes de alguém que esta a atravessar um momento difícil tenta sempre ajudar. SEMPRE. Não conheces muito bem mas alguém te disse que aquela pessoa esta desempregada, escreve a diz dê me o seu currículo eu vou tentar ajudar... não sabes quem é aquela pessoa que esta no hospital mas não tem visitas e porque não la ir saber se precisa de ajuda... alguém da tua família precisa de chorar com companhia, aquela tua amiga esta sozinha com os filhos ... oferece para a ajudares... sei la... faz-te presente na vida das pessoas (repara eu disse das pessoas não disse da família só ou dos amigos só!)
Dá do teu tempo para ajudares os pobres os que precisam ... eu disse dá o teu tempo... em voluntariado é importante... mais do que dares dinheiro.... que a tua presença ajude.
Tu és não só as tuas células e a tua alma e o teu coração, como a genética que recebestes dos teus pais, avós tios, primos... és alma e coração da tua terra, és pessoa do teu tempo... nunca negues a pessoa que és as tuas origens as pessoas que estão no teu passado quer sejam família quer sejam pessoas que fizeram o chão que vives o ar que respiras a liberdade que tens ... sê sempre fiel a ti e a essas pessoas.
E amor ... aprende mesmo a deixar ir o que não foi bom... a perdoares-te por actos e omissões...per-doa-te... ou seja... dá-te a ti proprio o desconto a uma nova oportunidade como darias a um amigo que não fez o que pensavas.... as vezes (pelo menos para mim!) é tão mais fácil perdoar aquela amiga e remoer amor em algo que eu fiz e não devia ter feito...

Mas estou a aprender

Amo-te como todas as estrelas no céu




Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...