terça-feira, 10 de setembro de 2013

194 - As 35 coisas mais importantes que gostava de te dar na vida

Meu muito amado filho Estêvão já te disse inúmeras vezes que diariamente eu como mãe (e penso que talvez o mesmo se passe com todas as mães do mundo) questiono se estou a fazer as coisas bem-feitas contigo… se não faço muitos erros e se contribuo para a tua felicidade maior.
Não acho que dar presentes seja o caminho… aliás tenho a certeza que não é e que poucos presentes (coisas) deixaram real influência em ti por isso quero dar-te presentes que não ocupem espaço em gavetas ou caixas ou em malas e que leves contigo na vida mesmo quando eu já cá não estiver mesmo quando tu já cá não estiveres e os passes aos teus filhos. São eles:

1 – Afirmação, Apreciação – às vezes apenas uma palavra de felicitação, ou reforço do caminho feito até agora, um “estas a ir bem”, “fizeste tudo bem”, “bom esforço”, “muito bem”… marcam mais que tudo. Ver sempre o copo meio cheio e jamais o copo meio vazio. Lembrar sempre que possível das coisas boas. Com muito amor e carinho.
2 – Arte – Criar, fazer arte, improvisar, nada é feio, nada é para melhor, deixar-te sempre com o teu sentido estético, as tuas características únicas de ser único e maravilhoso porque de cópias esta a internet o mundo cheio.
3 – Desafio – encorajar-te a teres sempre sonhos grandes, a sonhares sempre mais e mais longe, a não aceitares que te digam que não tens direito a sonhar, a lutares cada dia com todas as tuas forças com todas as tuas células para ires mais e mais e mais alem, a pensares que o caminho se faz a caminhar e tudo o que existe hoje foi o sonho de alguém a quem disseram também que seria impossível.
4 – Compaixão/justiça – A vida não é justa mas ainda assim é maravilhosa. A vida por mais que eu ente que seja justa para ti jamais será, são demasiadas variáveis. Mas que queria que tu estivesses para a vida a sensibilidade de quando algum mal for cometido contra ti ou contra outros que tu não te cales, tu não fiques parado, tu não paralises com a ideia que seu sou só um o que é que posso fazer? Face à injustiça tens de fazer sempre a tua parte, cumprir o teu papel e não aceitares. Seja na tua vida pessoal, profissional enfim na tua vida em sociedade.
5 – Contentamento –  A necessidade de ter mais e mais e mais e mais é contagiosa e é uma doença que avança muito depressa e nos mata por dentro… quero que tu possas crescer a apreciar verdadeiramente o que tens, aquilo que és não é o que tens nem para onde vais, o que tens não te melhora nem te define… mas estar contente com o que temos é fundamental para o aproveitar na integra…. Não temos uma casa de 3 andares com piscina, mas temos um teto limpo, arejado e nosso… não temos o último telemóvel da moda mas temos amigos com quem falar, não temos todo o dinheiro que queríamos no banco mas temos saúde, não tivemos aquela promoção mas temos emprego…. Ter contentamento não significa não ser ambicioso e querer fazer caminho significa apenas que estamos completamente felizes com o que temos.
6 – Curiosidade – Mantem sempre a tua capacidade de fazer perguntas, não percebes pergunta uma e outra e outra vez sempre sempre não aceites uma resposta que não entendas ou que não te satisfaça vai sempre mais e mais alem a procura de respostas.
7 – Determinação – Um dos mais determinantes fatores de sucesso é a nossa vontade de atingir o sucesso. Espero que o meu exemplo, o exemplo de tantas pessoas amigos e família à tua volta faça sempre crescer e ti essa energia que é a determinação de continuar sempre a lutar
8 – Disciplina – tu como todas as crianças aprendem tudo de raiz e é fundamental que aprendam também os comportamentos socialmente corretos… ordem, regras, disciplina, bom comportamento, educação quando alguém vê e quando as pessoas não vem também… são fundamentais para que a vida corra bem.  
9 – Encorajamento – as palavras são poderosas e podem criar ou destruir. Nem sempre as coisas saem bem a primeira nem as outras primeiras mas sempre há que pensar que há que saber dar encorajamento para o caminho e escolher bem as palavras para o fazer.
10 – Fidelidade nos relacionamentos na vida com as pessoas – ser fiel não é só uma questão de corpo é uma questão de olhos, mente, coração, alma… quero que vejas isso em mim como exemplo para a tua vida… ser fiel a ti e ao que pensas e amas e queres.
11 – Procurar a beleza – queria que procurasses a beleza em tudo à tua volta em tudo o que encontras e em todas as pessoas que encontras, procura sempre o que é feliz, belo e maravilhoso nas pessoas e pensa nisso e só nisso não penses nas coisas menos boas que essas pessoas tem.
12 – Generosidade – partilha sempre o que tens, o que aprendes o que sabes. Dá a vida encarrega-se de te dar de volta o que te faz falta.
13 – Honestidade/Integridade – ser honesto é fundamental para viveres bem contigo. Seres integro e queres o teu bem tanto quanto queres o das outras pessoas, não usares os outros em teu proveito. Quem não é honesto nada merece, quem não é íntegro não merece viver em sociedade. Honestidade e integridade são as melhores coisas que podes fazer para dormires bem de noite. É o melhor exemplo a dares aos teus filhos. A mentira, o engano jamais duram para sempre, nada valem e podem destruir-te a vida. A verdade doi uma vez a mentira a desonestidade dói para sempre. A confiança demora anos a conquistar e apenas minutos a ser perdida. Uma pessoa desonesta é como azeite em água estraga, contamina e destrói-se. Ninguém quem viver, trabalhar, partilhar espaço com quem não acreditamos com quem não confiamos. Quem rouba uma vez, quem mente uma vez se o fez foi porque o vai fazer de novo, porque é um cobarde e se acha mais importante que os outros e isso é péssimo.
14 – Esperança – esperança é saber e acreditar que as coisas vão eventualmente melhorar, cria-se assim força, resistência, capacidade de lutar, coragem. Evita o desespero em tempos difíceis e ajuda a levantar da cama de manha e fazer caminho para a frente.
15 – Beijos e abraços – nunca serás grande e crescido e velho o suficiente para não te encher de beijos e de abraçar e andarmos de mão dada na rua…. O amor também é físico e eu demorei a vida a aprender isso … aproveita o ensinamento já.
16 – Imaginação – mantem a imaginação viva não a deixes ir pelo cano do “isso é um disparate” …. Ser imaginativo é como gatinhar uma vez perdido não se ganha de novo mas ao contrário de gatinhar não há evolução de ter imaginação por isso mantem sempre a ideia do melhor do mundo e a capacidade de sonhar em fazer melhor e diferente.
17 – Intencionalidade – viver com um propósito, uma lista de objetivos, com uma intenção saber quem somos, onde estamos, para onde vamos e como lá chegamos é essencial é ter um mapa do caminho e simplesmente não andar à deriva.
18 – Colo – o colo de mãe é o melhor sítio do mundo para ser ouvido, para chorar, para conversar …. Vou mante-lo sempre aqui para ti. Sempre.
19 – Aprendizagem para a vida toda – a paixão por aprender nada tem a ver com aprender na sala de aula para ter mais um grau. Aprender a vida toda significa ser curioso ler, fazer perguntas, analisar amar-se a si próprio e ver nas coisas que não conhece-mos desafios e não obstáculos.
20 – Amor – ama-te, ama, ama, ama, ama e sempre e cada vez mais e sempre e cada diz que passa e mais e mais e mais e mais e sem medo e totalmente e ama e ama.
21 – Fazer refeições juntos – as refeições são oportunidade imensas de reforçar os relacionamentos, não são só para alimentar o corpo mas sim para alimentar a alma e o coração. São o local da família por excelência. Jamais deixes a tua mulher jantar ou almoçar ou tomar o pequeno-almoço sozinha se estiveres em casa…. Em breve vai deixar de ser tua mulher acredita em mim. Nada que possas ter para fazer é mais importante que partilhares uma refeição com a tua mulher e os teus filhos. Nada. E nada justifica isso. Nada.
22 – Natureza – viver e respeitar a natureza é fundamental, da mesma maneira que devemos manter os quartos arrumados devemos manter também a natureza em ordem.
23 – Oportunidade – são necessárias oportunidades para experimentar coisas novas sempre, e há tanto para ver e tanto para apreender sem medo de evoluir e de crescer.
24 – Otimismo – os pessimistas não mudam o mundo os otimistas sim.
25 – Paz – quando pensamos à escola global pensamos que não podemos fazer nada pela paz num sentido global mas quando pensamos à nossa volta ai sim podemos fazer toda a diferença e devemos fazer sempre por haver paz na nossa vida, à nossa volta.
26 – Orgulho – celebra e comemora as tuas pequenas conquistas diárias lembra-te que a vida é feita de um somatório de pequenas conquistas.
27 – Espaço para cometer erros – as crianças são crianças e têm de se divertir e erras e aprender com os erros e continuar com a vida para a frente é assim mesmo.
28 – Autoestima – as pessoas que aprendem a se valorizar tem maior probabilidade de serem autoconfiantes e se valorizarem mais e nesse sentido é mais provável serem adultos felizes e enquadrados e valorizam os outros e não os magoam e não os enganam. As pessoas com maior autoestima valorizam-se mesmo quando mais ninguém o faz e isso é fundamental na vida de qualquer adulto
29 – Sentido de humor – ri-te sempre todos os dias pelo teu bem e pelo bem dos outros.
30 – Espiritualidade – a fé eleva a nossa visão do universo, eleva o nosso mundo as nossas vidas. Nem tudo é corpo e sangue há a alma, o coração as crenças a vontade. E as decisões do corpo devem atender as instruções da mente, do coração da alma. Acredita que haverá sempre alguma coisa que não controlas e que no silêncio essa voz interior em oração será ouvida.
31 – Estabilidade – uma casa estável é uma fundação onde as crianças podem construir e basear as suas vidas as suas histórias. As crianças precisam de conhecer o seu local nas famílias, no grupo de amigos, precisam de saber em quem confiar, quem estar lá, o que não muda o que é o tronco as raízes da árvore da vida.
32 – Tempo – a dádiva do tempo é alguma coisa que tu não podes fazer crescer. É preciso guarda-lo bem, distribui-lo bem por quem precisa. A conversa do não tenho tempo é normalmente um grande disfarce para falta de vontade. Esclarece-a sempre não te enganes nem enganes quem precisava / gostava de dividir tempo contigo. Faz bem uso do teu tempo. Não cresce.  
33 – Atenção individualizada – muitas vezes é preciso desligarmo-nos de tudo o mais para nos ligarmos ao que de mais importante é preciso. Pensa na pessoa que tens ao pé de ti e dá-lhe não a atenção que querias mas aquela que a pessoa precisa. Individualiza a tua atenção o teu cuidado.
34 – Unicidade – o que nos trona especiais é sermos diferentes, é sermos únicos. Não escondas nem jamais te envergonhes de quem és das tuas unicidades. Manifesta-as com orgulho com força e coragem de seres quem és. Aprecia tu as tuas diferenças fase a todas as outras pessoas.
35 – Uma casa onde as portas estejam sempre abertas – em minha casa tu sempre terás a chave, sempre entraras como e quando quiseres, sempre haverá cama para ti e comida para ti, a minha casa é e sempre será tua. Da porta para dentro sempre haverá ajuda, apoio, um colo, um abraço, atenção, amor sem fim e respeito por ti e pelas tuas escolhas.


Antes de acabar queria só dizer-te uma coisa. Se algum dia alguem te convidar para padrinho, para pai adoptivo, para companheiro de caminho … se o teu compromisso for com uma criança nunca…. Repito nunca lhe faltes. Lembra-te com quem te comprometeste. E sê muito feliz.


Amo-te como ao sol.




Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...