quarta-feira, 25 de setembro de 2013

205 - Alegria, honestidade e os dias menos felizes

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca deixes que alguém abandone a tua presença sem que receba uma palavra de apreço.
Seja qual for a circunstancia desde a mais feliz, a mais triste como uma conversa a despedir um funcionário, ou uma conversa a terminares uma relação, nunca deixes que uma pessoa deixe a tua presença sem que lhe digas algo verdadeiramente bom.
As pessoas, está na natureza humana, tendem a fixar as coisas más, as desagradáveis e essa memória fica... que a ultima coisa que tu digas a alguém não seja uma coisa desagradável... nunca sabes se vais voltar a ver essa pessoa.
Quando falas com alguém elogia sempre algo, porque há sempre algo a elogiar. E não faças do elogio a alguém um elogio a ti. Agradece e elogia mesmo a outra pessoa.
Que quem se afasta de ti leve sempre palavras agradáveis.
Vais terminar um relacionamento com alguém lembra as coisas boas, fala só dessas, das coisas maravilhosas que aconteceram... não remoas o que foi mau... são lembranças muitíssimo difíceis de ultrapassar acredita em mim.

Nem sempre a vida das pessoas crescidas é feliz. Não quer dizer que as pessoas não sejam profundamente felizes. Mas há dias muito difíceis, há dias que não são bons de passar. Mas esses dias existem para que dês ainda mais valor a todos os outros maravilhosos dias.
O que te quero dizer aqui é que não tenhas medo de sentir dias menos bons, não tenhas medo de chorar os dias menos bons, não tenhas medo de te sentir abandonado, de sentir que não levas a vida mas que
és levado qual canoa sem rumo pela vida rio abaixo... sente os dias maus como sentes os dias bons... não fujas desses sentir.
Haverão dias em que as noites e os dias se fundem em que a insónia te invade em que a cabeça está cheia de preocupações e duvidas, em que pões tudo em causa, em que tens medo infantil de falhar, em que mesmo mesmo precisas de colo de conforto de alguém que te oiça ou simplesmente de alguém que esteja ali para não chorares sozinho... haverão dias em que tudo parece tão tão difícil em que só apetece ser pequenino de novo e pedir que tomem as decisões por nós em que sejam por nós... são dias em que te vais sentir injustiça-do pelo mundo em que te vais sentir abandonado por Deus, em que te vais zangar com ele e com o facto de por no teu caminho provas tão difíceis de ultrapassar, vais te sentir o ser mais desgraçado e triste do universo.... nesse dia não te vais lembrar de tudo o que tens para agradecer: saúde, paz, liberdade, amor, casa e alimento... são dias em que não te vais lembrar que há pessoas em pior (bem pior) situação que tu... são os teus dias de "lado lunar"... serão poucos com toda a certeza... mas não fujas deles, não te aterrorizes com eles, zanga-te com Deus à vontade ele aguenta, não te sintas injusto por não te lembrares das coisas maravilhosas que tens para agradecer.... simplesmente deixa sentir esses dias tristes sem medo. Nunca tomes nenhuma decisão nesses dias, pois por certo vais te arrepender... e nesses dias deixa a alma doer.... chora e grita o que tens a chorar e a gritar mas deixa fluir. Depois da noite mais escura podes estar certo vem o sol, vem a manha e com ela a alegria em estar vivo em agradecer o que se tem em perdoar quem não nos fez bem, em ser brutalmente feliz.
A vida das pessoas crescidas... a vida desta tua mãe não tem períodos sabáticos... tu és a razão de eu acordar de manha... dar-te vida, fazer-te feliz é o sentido da minha existência... e a tua vida não se coaduna com eu ter direito a períodos sabáticos... não tenho... sabia que não teria... e ainda bem.... mas como pai que serás um dia vais entender melhor que há dias em que não queremos ser crescidos, em que não queremos ter de tomar as decisões difíceis em que queríamos apenas decidir se o sabor do gelado é morango ou chocolate.


Amo-te



Tua mãe




Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...