sexta-feira, 13 de setembro de 2013

197 - Dinheiro, decisões com ele, trabalho e suas características, pessoas e porque tudo complica

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje quero falar-te de algumas coisas todas diferentes mas todas muito importantes para mim e que penso tenho de te transmitir.

O dinheiro não é tudo na vida. Tu não és mais nem melhor pelo dinheiro que tens NÃO ÉS e mete isso na cabeça. Mas o dinheiro é um mal necessário (ou será bem necessário?) fonte de muito stress, fonte de muitas confusões, fonte de grandes problemas na vida das pessoas e dos casais. Há um ditado bem Português que diz "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão" ... e é mesmo assim o dinheiro é muitas vezes fonte de problemas e discussão.

Aprender a lidar com o dinheiro que é sempre pouco (alias sendo pouco ou não é como o petróleo é um bem não renovável, não é infinito, não é eterno e temos hoje quem sabe amanha?). Não sejas forreta é um defeito horrível, partilhar é fundamental... mesmo mesmo mesmo... partilha com a tua família com os teus amigo com quem tem menos.... o dinheiro não trás por si nenhuma felicidade mas sim o que podemos fazer com ele... viajar, estudar, comprar livros, convidar os amigos para jantar, tratar da nossa saúde.... circular é fundamental para fazer crescer mas jamais esbanjar JAMAIS.
Vou de dar aqui alguns pontos de vista que são os meus.... recebi-os dos meus pais e irmã e deixo-tos a ti.
1 - Reduz ao máximo as refeições que fazes fora de casa. Não comas o pequeno almoço, almoço, lanche e jantar fora por habito. Nunca. Um dia por outro, um jantar de aniversario,um almoço ou jantar de negócios um almoço de comemoração, um café com um amigo tudo isso é óptimo é maravilhoso e vai e aproveita... agora o dia a dia... ai não... toma café em casa há maquinas óptimas e é muito mais barato, leva o almoço para o trabalho... faz sandwiches ou faz mais um bocado no jantar da véspera para levares para o almoço no dia a seguir, leva fruta para o lanche .... vais ver que é muito mais barato, muito mais saudável e ainda te dará tempo para fazeres coisas que gostes à hora do almoço em vez de esperares a tua vez no restaurante.
2 - No supermercado, o que tiver validades longas compra e guarda e compra em grandes quantidades que sai mais barato. Vai ao supermercado uma vez por semanas para os alimentos de validade curta e uma vez por mês para os restantes. Se encontrares promoções úteis aproveita. Usa a congelação para aproveitares tudo o que te sobra... os resto de arroz de hoje são pasteis amanha, as cascas dos camarões de hoje dão base de sopa amanha...tudo se aproveita. Tudo. Compra as chamadas "marcas brancas" são bem mais baratas e boas como as outras. Fruta compra sempre nacional e da época é mais barato e melhor. Nunca vás as compras com fome, nem com crianças nem sem lista de compras.
3 - Não faças as contas ao que tens para gastar e sim ao menos que podes pagar. Compra em segunda mão o que puderes, menos produtos de electrónica, dá o que não precisas ou vende, ou troca. Se te emprestarem 200000 euros para comprares uma casa não procures casa até esse valor.... procura a casa que queres mesmo que seja muito menos que esse valor. Não seja se tenho esse dinheiro vou gasta-lo.
4 - Nunca (repito nunca) compres um carro a crédito (ou seja que não seja a dinheiro e a pronto) e nunca compres as compras de supermercado com cartão de crédito. Se não tens dinheiro mas dinheiro dinheiro para a televisão que queres, o carro que queres a maquina da loiça que precisas... então poupa até teres e depois então compra. Se não tens dinheiro para as compras de supermercado a pronto então ... pensa o que esta errado mas não uses um cartão do qual vais receber a conta para pagar depois de teres consumido os produtos.
O meu primeiro carro tive-o já tinha 33 anos e comprei-o a pronto e mais nada.... trabalha mais, poupa mais mas acredita é o melhor que fazes... um carro é só despesas, o seguro, a manutenção a gasolina se alem disso ainda tens uma prestação ... não te metas nisso dificilmente resolverias essa complicação.
O cartão de credito deve ser usado com muita (repito muita) moderação... e sempre pago na integra no mês seguinte... se não é uma grande embrulhada e paz de espírito é melhor.
5 - Se te casares, ou tiveres uma companheira e viverem juntos.... vivam os dois do que ganha mais e guardem sempre o ordenado da pessoa que ganha menos. Na integra. Ponham numa poupança a render.Vais ver a maravilha que vai ser as economias que vão fazer para os dias menos bons que podem vir, para passear, para um projecto, um negocio enfim para ter de lado para qualquer eventualidade. Habituem-se a viver só com isso e não pensem em mais nada.
6 - Nunca te reformes. Não quero dizer com isto que toda a vida deves trabalhar como trabalhas aos 30 anos .... mas nunca deixes de trabalhar e de receber pelo teu trabalho... primeiro porque te mantens activo mentalmente e actualizado o que te fará sempre sentir útil a ti à tua saúde, à sociedade à tua família e por outro esse extra de dinheiro vai te fazer falta sempre.
7 - Não vivas de subsídios. Jamais. Aceita os subsídios como algo muito temporário (Muito) e faz-te à vida. Faz-te à vida mesmo. Ninguém tem de trabalhar por ti. Não te faz bem a ti nem a ninguém.
8 - Paga sempre que possível em dinheiro. Dizem os peritos que quando vês o dinheiro fisicamente a ir embora passas a gastar menos. Dinheiro de plástico ou de papel como são os cartões ou os cheques têm despesas extras e não te dá conta do que gastas mesmo.
9 . Anota todas as despesas que tenhas das mais pequenas à maiores... faz um registo mensal e controla bem todo o dinheiro que sai. Tudo.Para o mês seguinte passares a gastar menos.
10 - Poupa 10% do que ganhas sempre e por menos que ganhes. 10% todos os menos. Paga-te a ti primeiro ou seja quando receberes tira logo 10% e esquece-te deles e vive com o resto. Sempre e para sempre.
11-Se te casares ou viveres com alguém que seja a pessoa mais gastadora a controlar as despesas do casal... para que aprenda depressa o sentido do gasto e do dever de poupar.
12 - Nunca te atrases num pagamento. Nem deixes para o ultimo dia, recebe uma conta e paga-a e pronto não penses mais nisso.
13 - Não compres nada que não seja a pronto a menos se precisares de comprar uma casa. E se tal for compra a mais barata que puderes para não teres uma despesa fixa muito grande.
14 - Se pedires dinheiro emprestado paga-o o quanto antes. Sempre.

Hoje queria falar-te também de amor e que às vez tu amares alguém como se o mundo fosse acabar não significa que essa pessoa queira ou tu queiras que essa pessoa fique ao pé de ti... aprende (e olha que esta é uma aprendizagem que custa) aprende que vais amar muitas pessoas no mundo que nunca vais poder ter ao pé de ti... porque é assim mesmo amor significa querer bem e as vezes querer bem é deixar ir é seguir o caminho e deixar a pessoa viver... porque se ficares te vais magoar e não vais estar a fazer o bem ao alvo do teu amor. Desapego. Liberdade. Dar asas. Ser feliz.

Quem verdadeiramente te ama, nunca desiste de ti, nunca.... mesmo longe vai te amar sempre e só vai querer o teu bem... quem te ama não te mente, não te mal-trata, não te ignora, não te afasta porque sim... quem te ama verdadeiramente vai te amar sempre e sempre encontrará maneira de te ajudar de se fazer presente de te mostrar o amor. Mesmo longíssimo. Quem te ama é teu amigo e vai ao encontro da tua alma.
Os amigos leais estão contigo sempre... no mal porque ai é fácil estar, e no bem no sucesso que ai é mais difícil estar... amigos leais não mentem... amigos leais não escondem, amigos leais dizem na frente as coisas más e nas costas as coisas boas... amigos leais são sinceros, amigos leais ouvem-te amigos leais fazem o que não querem mas o que tu queres, amigos leais pensam primeiro em nós e depois neles... amigos leais amam quem tu amas, amigos leais não te deixam cair amigos leais não te deixam a chorar sozinho. Nunca.

Amigo leal não tem preço.


Amo-te como a mim... alias não....amo-te como até ao infinito e mais além





Tua mãe






Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...