terça-feira, 1 de outubro de 2013

210 - Nós e os outros.... aquele binómio!

Meu muito amado filho Estêvão
Acredita que todas as pessoas com que te vais cruzar na vida estão a dar ao mundo o melhor que sabem. Todas sem excepção.
Tu darás sempre o teu melhor, eu darei sempre o meu melhor, todas as pessoas próximas ou nem por isso darão sempre o melhor delas próprias. Nem sempre é suficiente. Nem sempre o que tu darás será suficiente, nem sempre o que eu darei será perto de suficiente, nem sempre o que os outros te darão será o que queres deles ou tão pouco o suficiente. 
Todos nós erramos. Tu erras e erraras, eu erro e vou continuar sempre a errar, os outros erram e sempre vão continuar a erras. Ninguém erra mais ou menos todos erramos. Todos.
Por errarmos merecemos absolvição perdão, dos outros para nós mas mais importante ainda de nós para nós. Nós nos perdoar-mos é das coisas mais dificieis e mais bloqueadoras de felicidade, de caminho que existe... uma vez li escrito que se o perdão fosse ensinado na escola como é ensinada a matemática... o consumo de antidepressivos baixaria para metade.
Para mim tem sido uma aprendizagem: o perdão. Não o aos outros... esse é mais fácil para mim e dá-me muita paz... mas acho que o perdão a mim esse custa mais.
Como pai que serás um dia talvez também sigas o pensamento que tantas vezes me trás dor... será que estou a fazer o meu melhor? ou... agora como me vou perdoar por ter causado dor/ter feito mal? 
eu estou a dar o meu melhor.... sempre.
O perdão nunca é para os outros o perdão é para te dar paz a ti... paz. P-A-Z.
A vida dá sempre muitas voltas e rola rola mas tudo acontece como e quando tem de acontecer ... e o resto é caminho de aprendizagem e de aceitação por ti e pelo caminho dos outros.
Sim amor porque não te podes nunca esquecer... tu estas no teu caminho e os outros à tua volta também estão... cada um em sua fase ... 
Como mãe é difícil às vezes aceitar que alguém (inclusive eu própria  te causa dor e sofrimento... mas tudo isso faz parte do teu-meu-nosso caminho.
Mas acima de tudo aprecia o caminho que é a vida sem nunca julgares ninguém nem acusares ninguém mas com muito perdão e entendimento pelos tempos e caminhos dos outros

Amo-te como bolo de chocolate



Tua mãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...