quarta-feira, 19 de novembro de 2014

438 - Reconhecimento e nada mais do que a verdade

Meu muito amado filho Estêvão

Toda a gente precisa de reconhecimento pelo que faz, mas poucas pessoas exprimem tão claramente essa necessidade como o rapazinho que disse ao pai: "Vamos jogar aos dardos. Eu atiro e tu dizes "Maravilhoso!""
By: Bites and Pieces

Se tratar um indivíduo como se ele fosse o que devia e podia ser, ele virá a ser o que devia e podia ser!
By: Johann Wolfgang von Goethe

De todas as palavras tristes ditas ou escritas, as mais tristes são: "Podia ter sido!"
By: John Greenleaf Whittier

A verdade é-o simplesmente. Não precisa de razões, não tem de ser o certo: é apenas a verdade. Ponto final
By: Carle Frederick

David Casstevens do Dallas Morning News conta uma história de Frank Szymanski, centro da equipa do Notre Dame nos anos 40, que fora convocado como testemunha de um processo civil em South Bend.
- Está a jogar este ano na equipa de futebol do Notre Dame? - perguntou o juiz.
- Sim, meritíssimo.
- Em que posição?
- Centro, meritíssimo.
- É um bom centro?
Szymanski remexeu-se no assento mas respondeu firmemente:
- Sou o melhor centro que a equipa jamais teve, meritíssimo.
O treinador, Frank Leahy, que estava na sala ficou surpreendido. Szymanski fora sempre modesto e nunca assumira a sua superioridade.
Quando a audiência acabou, chamou Szmanski de lado e perguntou-lhe porque fizera aquela declaração. Szymanski corou.
- Odiei dizer aquilo - respondeu. - Mas afinal, estava sob juramento.
By: David Casstevens

Toda a verdade necessária é a sua própria prova.
Ralph Waldo Emerson


Nunca vais deixar de me ouvir de ti a exigir sempre a verdade, meu amor. A verdade é o caminho da confiança. Não adianta fugir dela ela sempre nos alcançara. E por isso eu te dou o exemplo. Porque só se educa com exemplos.

"Aquilo que nos acontece, não o podemos mudar. A forma como encaramos e vivemos aquilo que nos acontece, é que já é uma escolha nossa. Muitos de nós, em função do que vamos vivendo, assumimos uma postura de vitimização acreditando que o mundo está contra nós e que tudo nos acontece. Esta forma de estar e ver o mundo, o de todos e o próprio, é uma forma desvirtuada de ver a realidade. Vejamos, somos pequenos de mais para o mundo todo estar contra nós e para acharmos que a nós, tudo nos acontece... Em termos práticos, não nos adianta de nada assumirmos uma postura de vítima perante aquilo que nos vai acontecendo, a não a ser o desejo que os outros tenham pena de nós por sentirmos algum conforto com esse desejo. De facto, todos nós já sofremos, já passámos “as passas do Algarve” de uma ou de outra forma. Já todos vivemos perdas, já nos sentimos injustiçados, já cometemos erros, já sofremos e já fizemos sofrer. Assumir uma postura de vitimização desvitaliza-nos e retira-nos recursos para fazer frente aos vários desafios que a vida nos vai colocando. Penso que esta forma de estar, também está alicerçada numa cultura de fado, que alimenta mais facilmente a desgraça, que valoriza o negativo e que faz a vender o próprio processo de vitimização. Por vezes, a cultura do coitadinho se me permitem a expressão, do mais ou menos, é mais alimentada que a cultura da resiliência, acção e do poder pessoal.
A vida é nossa mas não nos vai parar de nos surpreender. Acredito que há vidas sofridas e altamente dolorosas, no entanto, a escolha de como a viver é nossa. "Se estas mal muda-te",  e muda o mundo à tua volta ajudando quem de facto nada tem, não com doutrinas, mas com o exemplo.

By: Diana Gaspar Duarte

Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...