terça-feira, 28 de janeiro de 2014

279 - As coisas mutaveis e imutaveis que fazem a nossa vida


Meu muito amado filho Estêvão

Há coisas maravilhosas na vida.

Há coisas que nunca mudam e ainda bem e há as coisas que têm sempre que mudar.

O que não muda na nossa vida é o nosso passado. E as pessoas que dele vêm.

Eu amo todas as pessoas do meu passado. As que passaram depressa e as que são parte de mim.

Há o meu pai que já não está aqui mas que é uma lembrança constante na minha vida pelo que me ensinou pelo que foi e pelo que fez de mim e pelo passado dele que foi meu presente e por isso meu futuro.

Há a minha mãe que é o meu chão o meu céu a minha estrela nas noites escuras a minha musa inspiradora, a minha terra firme o meu farol. Amor maior amor profundo.

Há a minha irmã Inês que é a prova que o futuro e o presente seguem sempre caminho. A minha irmã Inês vem do meu passado e seguira o meu futuro, dormimos juntas, choramos juntas, rimos juntas, guardamos segredos, fomos e somos felizes. Há por causa dela a Madalena e o Vasco que são o teu futuro. Que espero seja próximo para que sejam o teu passado um dia e o teu futuro também, ou sejam sejam aquela ponte que a Filipa é para mim e a tua tia Inês é para mim também.

Há os meus tios Zé e Lena que vieram de lá de trás e seguem ainda hoje, para mim são o que eu ainda tenho “desse lado”. Há a Filipa minha prima que também veio de trás e segue aqui ao nosso lado no presente hoje.

Há a minha madrinha mais querida presença suave e firme que segue educando apoiando “nós” à sua maneira em orações e presenças. Passado que se faz presente.

Há amigos de vida toda como a Ana Cristina, a Marta, o Rui, a tua madrinha Caia que é também a prova que a vida se ramifica e o que é meu passado e presente e futuro é multiplicado em ti em amor em querer bem. Há a Xana a Mafalda que são como eu sou para quem tu és… sempre lá para ti. Passado “multiplicado” em presentes. Há a Catarina que faz parte do meu passado e do teu.

A continuidade é maravilhosa é o tronco que nos liga as raízes ou seja o passado com as folhas e os frutos que são o futuro.

Qualquer pessoa destas ou de outras que me conheçam te pode falar um dia de mim. Estou certa a tua mãe da tua avó é completamente diferente da tua mãe da minha irmã, da tua mãe da tua madrinha Caia, da tua mãe do teu padrinho Alipio, da tua mãe da Xana ou da Mafalda…e no fim todas serão a tua mãe.

Trabalho muito. Adoro ler. Sou profundamente crente em Cristo. Adoro viajar. Estudei muito. Durmo pouco. Muito pouco. Adoro ensinar e fazer perguntas. Adoro o Natal com a minha família e dar prendas. Adoro a passagem de ano é um momento muito importante na minha vida pela avaliação que isso significa para mim. Não gosto de coisas que fiquem por dizer. Gosto da verdade. Gosto de pessoas ambiciosas e que nunca deixem de aprender. Não gosto de ficar em casa a ver televisão. Adoro que me façam rir. Adoro pessoas honestas e trabalhadoras que façam acontecer. Quero bem a quem ajuda o proximo. Perdoo tudo mas não perco as lições por isso não esqueço o que me aconteceu para que possa aprender tudo o que tenho de aprender nesta minha travessia pela terra. Recolho o que for para ajudar quem for. Lido bem com a pressão mas muito mal com o calor. Sei que as pessoas passam na nossa vida com uma razão e há que aprender tudo o que elas nos têm de ensinar. Há pessoas que são para ficar e outras que são para seguir mas sempre sempre sempre fazendo o bem, não enganando o outro.

 

Penso que as pessoas, fundamentais para a vida de cada um de nós são âncoras pela presença, pela ausência, pelo que deixaram, pelo que foram, pelo que são, pelo que serão… e tudo isso é maravilhoso, porque tudo isso é amor.

 

Amo-te como ao calor do verão tropical

 

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...