Pular para o conteúdo principal

271 - Mandamentos da vida da felicidade do amor

Meu muito amado filho Estêvão

O sentido das coisas só o sabemos no fim não o sabemos durante. É uma aprendizagem que eu propria tenho feito e que te quero deixar aqui.
Muitas vezes é complicadissimo entendermos....mas porque isto agora? ou isto assim? podem ser coisas boas (que vão ao encontro do que querias) ou más (que vão contra o que querias), as vezes as coisas são tão boas ou são tão más e tão cedo ou tão tarde que nos custa tirar sentido dos acontecimentos. Deixa. Deixa fluir.
Tu só entenderás o porque de cada gesto no fim até lá só tens de ir fazendo o teu papel. No fim ..... FIM.... tudo fará sentido. Acredita.

A vida resolve-se sozinha. Sem esperas. Sem angustias. Sem medos. Mesmo. Tudo na vida se resolve. Tudo na tua vida vai acontecer quando tiver que acontecer. Um pouco como os filmes do 007 que tem sempre a ferramenta certa para abrir aquela porta ou saltar aquele obtaculo. Tudo na vida caminha para que nada te falte "no saco" quando precisas de alguma coisa.
E não adiante angustias (embora as vezes seja impossivel não te angustiares) nem tenhas qualquer receio. Não te afastes do caminho do bem, do caminho da verdade, do caminho do amor que tudo o mais a vida resolve por si no tempo dela e não no nosso.

Apaixona-te loucamente é a unica maneira de amar. Dá-te todo sem medos. Nada nada nada pode justificar um amor mais ou menos. Morre de amor, sobrevive de amor. Apaixona-te uma e outra e outra vez. Vive apaixonado pela vida para sempre.
O tempo não volta atras, as oportunidades não voltam atras o que vai voltar é sempre a vontade do tempo voltar atras ou da oportunidade voltar atras. Sê sempre verdadeiro contigo proprio. Sempre. Respeita o outro.

Pensa nos 10 mandamentos da igreja
1 - Amar a Deus sob todas as coisas. Todos os seres em redor de ti são a imagem de Deus na terra. Ama-os a todos. Respeita-os. Ajuda-os. Trata-os como gostavas que te tratassem a ti. Sem excepção. Amar a Deus é tambem amar quem Ele pós no nosso caminho. Amar a Deus não é só rezar e pedir. É tambem agradecer tudo a toda a hora é tambem ser o nosso Mais e esse é ser a imagem Dele na terra e isso só vem do amor de fazer para os outros de ser para os outros. A comecar por quem tens em casa até ao infinito.

2 - Não usar o nome de Deus em vão. Nunca te escondas atras de um "falso lado de santo".... se não és Deus no dia a dia.... se arranjas desculpas para não cumprires em rigor tudo o que de bom Deus te mandou ser... não te escondas atras de uma fachada de santo. Caminha em amor isso bastará.

3 - Guardar domingos. Descansa medita, reza para O ouvires na alma.

4 - Honrar pai e mãe. Honrar pai e mãe não significa que não sigas a tua vida que não voes para muitoooooooooooooo muito longe, não significa que não constituas a tua familia e sigas com ela sendo tu o pai nessa altura. Honrar pai e mãe significa isso mesmo, cumprir-se porque se tu meu filho te cumprires, se tu fores feliz se tu caminhares em bem em amor, se tu pusseres os teus talentos a render, se tu fizeres do mundo um lugar melhor para viver, se tu fores até onde Deus te pede.... então estaras a honrar-me infinitamente. Honrar significa lembrar amplificando o amor. E isso farás onde estiveres se lutares com verdade para seres brutalmente feliz.

5 - Não matar. Não matar mesmo. Mas não matar a esperança, não matar a bondade, não matar a confiança. Se fores uma pessoa de bem contigo não precisares de prejudicar ninguem nem de mal-tratar ninguem. Não respeitar o outro, destratar o outro, não dar espaço ao dialogo, mentir, prejudicar é uma forma de matar. Não o faças a ninguem. Sê sempre fonte de amor, de esperança de respeito. Assim não matarás.

6 - Não pecar contra a castidade. Sê fiel a ti e aos teus sentimentos e amigo e companheiro de quem tens À tua volta. Pensa sempre que o teu corpo é só teu para tratar e cuidar. Que a intimidade do teu corpo é tua para a dares a quem quiseres.

7 - Não roubar. Roubar meu amor aqui eu entendo como tão extenso. Não roubes ponto. Não roubes amor se não o iras retribuir. Não roubes esperança. Não roubes às pessoas à tua volta, à sociedade. Paga os teus impostos, cumpre as tuas obrigações. Não sejas o "espertinho" que tenta tirar a melhor. Não roubes aos teus filhos. Não roubes aos teus irmãos. Não roubes aos teus pais. Não roubes a ti a possibilidade de seres melhor, a possibilidade de um dia atingires o teu Mais. Não é teu não o tires indevidamente. Não fiques com o que não te pertence sejam coisas ou pessoas. Deixa ir.

8 - Não levantar falso testemunho. Não mintas. Não o faças a confiança é como uma pedra depois de partida nunca mais ficará a mesma, nunca mais por mais que faças. E é uma oportunidade que perdeste.
Não omitas tambem isso é mentir. Fala das coisas em liberdade e sem vergonha. Quem te ama não te julgará quem não te ama então não importa o que pensa. Não vivas com coisas escondidas, com misterios e pontos escondidos. Abre as janelas e deixa p ar entrar.

9 - Não desejar a mulher do proximo. Sê fiel a ti acho que é outra maneira de dizer isso. Outra será não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. Sê verdadeiro.

10 - Não cobiçar coisas alheias. Vai muito ao encontro do não roubar. Não é teu, fica feliz por quem tem. Seja uma coisa seja uma pessoa seja um estado de espirito. Agradece o que tens e felicita quem tem coisas diferentes das tuas. Não tentes tirar a melhor... ter não é ser .... se queres ter algo trabalha para lá chegar, se queres ser algo faz acontecer... a inveja é um bicho da madeira que corroi tudo por dentro e destroi.

Meu muito amado filho Estêvão... quando aqui te digo que te amo não o faço como cumprimento ou sequer num sentido vinculativo que vem do presuposto de ser tua mãe e por isso mesmo te amar.
Quando digo que te amo significa que desde que tu existes na minha ideia ....mesmo antes de existir qualquer célula tua eu já faço tudo para o teu bem maio.
Amor a ti para mim significa não dormir para olhar para ti, significa não dormir porque tens dores ou febre, significa trabalhar para que possas estudar para que possas ser o que te apetece, amar-te significa anular-me a mim às minhas vontades, aos meus apetites, às minhas dores se isso for preciso, amar-te significa ficar contente só por existires, amar-te significa querer que sejas o mais feliz possivel, amar-te significa querer dar-te raizes e assas .... sim assas amar-te significa preparar-te para que voes.... voes longe ou perto mas voes, tenhas a tua vida independente e voes e sejas tu e vás.... amar-te significa que as cenouras, a carne, o lapis teu são as minhas unicas prioridades, amar-te significa que as tuas dores são as minhas dores, amar-te significa que tu saiste de mim e eu tudo farei para que te cumpras. Com amor.


Amo-te até ao infinito e mais além.



Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …