Pular para o conteúdo principal

224 - Palavras que te beijam

Meu muito amado filho Estêvão

Concentra-te sempre em fazer coisas melhores, não maiores.

Lembra-te sempre a importância do humor. De te rires de ti e de te rires com os outros. Lembra-te da importância da reconciliação e também a importância de um sentido e verdadeiro "Foda-se!"

Começa sempre as reuniões à hora, falte quem faltar.

Mantém-te aberto, flexível e curioso fase à vida.

Quando tiveres um grave problema de saúde pede no mínimo a opinião a três médicos.

Congela as células estaminais dos teus filhos.

Se te queimares põe clara de ovo rapidamente em cima da tua queimadura.

Aprende a trabalhar com um computador e aprende a tirar boas fotografias.

Paga sob qualquer circunstância a tua parte.

Nunca esperes que em assuntos legais "tudo há-de correr bem"... Tem sempre as coisas legais tratadas por um advogado.

Apoio o principio de a trabalho igual salário igual.

Quando te propuserem o "negócio da china"... Não penses no que os outros ganham ou não isso não é um problema teu... Pensa só se a TI o negócio TE interessa ou não.

Os músicos de rua são um verdadeiro tesouro. Pára sempre um pouco para os escutares, oferece-lhes sempre um pequeno donativo.

Quando estiveres indeciso sobre a cor a escolher para pintar um quarto, opta sempre pelo branco-cinza.

Lembra-te sempre que nasceste em Portugal, na cidade de Lisboa, que és Português que Portugal foi fundado em 1143 e que o hino é a nossa música que o fado faz subirem as lagrimas aos olhos e que tudo passa nesta vida mas sempre houve Portugueses a não deixar morrer Portugal. Sempre.

Usa sempre sapatos, gravatas e cintos que sejam caros, mas compra-os nos saldos.

Fecha a torneira no momento em que estás a escovar os dentes.

Felicita todo o tipo de melhoramento em lojas, cinemas, hospitais centros de saúde, mesmo os mais pequenos.

Nunca ofereças a uma pessoa que amas um presente que possa sugerir que ela precisa de melhorar o seu aspeto.

Percebe que a felicidade não se baseia nas posses, em ter um bom carro, boa roupa e comer fora ou viver numa casa boa e ter contas chorudas no banco, no poder ou no prestígio, mas sim no relacionamento com as pessoas que amas e respeitas.

Sê sempre sempre e sob qualquer circunstância leal.

Sê um homem de autoiniciativa.

Está sempre atento aos pormenores.

Quando te cruzares ou souberes de alguém que tem um filho, ou um familiar deficiente jamais digas "coitadinho!". Jamais. Isso só te diminuirá a ti. Dignifica sempre o outro que não és tu. Das maiores lições que tive na minha vida antes de tu nasceres e que guardo e guardarei para sempre na minha vida é a história de todos os pais e mães com meninos e meninas com trissomia 21 ... Ou como gosto mais de dizer com o "cromossoma do amor" e que lutam e crescem e fazem homens e mulheres e são amáveis e amorosos e amam e vivem e lutam e choram e riem e tudo e tudo com os seus filhos. Todos nós somos diferentes e dessa diferença cresce e vive o amor e cresce e vive o universo. Tu nasceste com uma deficiência no teu pé e os teus pais lutaram para que tu te realizasses como pessoas para que tu fosses. E tu és. Não admito nem admitirei jamais que digas, trates ou sequer penses em alguém diferente de ti como "coitadinho". Coitadinho de ti se pensares a si. 

Esquece as comissões e os grupos. As ideias novas, elevadas e que mudam o mundo nascem sempre de uma pessoa que trabalha sozinha.

Pede sempre por escrito as estimativas das reparações.

Jamais entres no carro de um condutor que esteve a beber uns copos.

Guarda sempre uma noite da semana para estares com a tua mulher.

Comanda as tuas atitudes. Não permitas que alguém decida por ti. Não deixes que as atitudes dos outros te mudem ou mudem as tuas atitudes. Não mudes para agradar aos outros nem mudes em consequência das atitudes dos outros. Os outros contigo são os outros contigo mas tu és tu.

Amo-te como às amêndoas





Tua mãe



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …