quarta-feira, 30 de outubro de 2013

233 - Carros emprestrados, cães, gatos e peixes em aquarios

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca digas a uma pessoa que está com um ar cansado ou deprimido.

Critica sempre os outros em privado.

Elogia os outros publicamente.

Pensa bem antes de sobrecarregares um amigo com um segredo teu.

Não queiras ser o melhor em questões de somenos importância.

Ri-te de ti. Ri-te todos os dias. Muito.

Não te leves demasiado a sério.

Não queiras sempre ter a última palavra. O silêncio é muitas vezes a melhor resposta. Fica em silêncio. Não queiras ter razão. Simplesmente está. Não percas tanto tempo a ver quem tem razão, preocupa-te mais em saber o que está correto.´

Quando terminares um relacionamento conversa com a pessoa. Olha para ela e conversa. Falem. Quando estiver tudo conversado. Deixa estar. Não voltes a falar sobre coisas do passado depois.

Não vás ao supermercado quando estás com fome. Acabas sempre por comprar comida a mais.

Tens de saber ganhar.

Tens de saber perder.

Não fales de negócios num elevador. Nunca se sabe quem está a escutar a conversa.

Quando te pedirem segredo guarda-o bem.

Quando se trata de um primeiro encontro, não te ponhas logo a sonhar com uma noite romântica. Um almoço é o ideal. É que se as coisas não correrem bem ambos perderam apenas uma hora.

Sempre que fores distinguido a única resposta adequado é “muito obrigada” ou “muito obrigado”.

Não percas tempo a recriminar-te por erros cometidos. Aprende com eles e anda para a frente. É a única maneira. Mesmo.

Quando terminares um relacionamento, não há propriamente um tempo certo para teres outro relacionamento… mas da minha experiência estar sozinho (quero dizer sem relacionamento nenhum já que sozinho podes estar mesmo com um relacionamento) sem relacionamento algum é maravilhoso para te ouvires para te sentires para perceberes o que o relacionamento anterior te deu o que aprendeste. Ninguém substitui outra pessoa. O corpo é soberano a dar sinal de quando a companhia é importante. Ouve o que o corpo te diz.

Não permitas que o telefone interrompa momentos importantes. Ele existe para te facilitar a vida não para facilitar a vida dos que te telefonam.

Procura com afinco melhorar-te diariamente a ti próprio. Mais teu amigo. Mais amoroso. Mais distribuidor de amor. Mais um homem do teu tempo. Mais generoso para com o próximo. Mais sensível ao outro. 
Verdeiro contigo e com os outros. Educado e respeitador para seres respeitado.

Quando a pessoa que estiver atrás de ti no supermercado tiver muito menos coisas que tu deixa-a(o) passar à tua frente.

Não ultrapasses os limites de velocidade.

Nunca faltes à exposições de arte e aos espetáculos gratuitos organizados pelo tua camara municipal etc… aproveita e leva os teus filhos.

Ensina línguas estrangeiras aos teus filhos.

Sob qualquer circunstância mintas aos teus filhos. Diz sempre sempre sempre a verdade.

Um dia havia um homem que queria ser feliz… por isso saiu de casa e foi viver sozinho, arranjou muitos amigos, arranjou um caro, uma mota, um avião, em emprego adequado um cão de raça, um gato preto e um aquário cheio de peixes… achava que fazia tudo bem, detestava a rotina, fazer refeições sozinho e ser contrariado… e fez isso tudo para ser feliz  e depois escrever sobre isso… mas depois percebeu que não tinha nada a escrever…. Pensa nesta história!

Usa a tua agilidade para ultrapassares as barreiras, não esbarres com elas.

Apoia o melhor que puderes a pessoa que te dá emprego. É um dos melhores investimentos que podes fazer.

Jamais comentes os ganhos ou gastos de alguém. Ninguém ganha muito dinheiro ou gasta muito dinheiro… a menos que te peçam a opinião… nada disso é de tua conta por isso nem te atrevas a tal comentários.

Não te faças convidado para coisas… cinema, jantar ou almoço na casa de amigo. Não faças isso.

Se algum dia a tua companheira ganhar mais que tu. Não compliques. E então? Trabalha faz a tua vida, valoriza-te e segue o teu caminho com confiança e não ponha areias onde não existe.

Se algum dia pedires emprego a um amigo para outro amigo teu…. E este não se portar ao nível do que tu pediste. Duas coisas devem acontecer: não voltes a ajudar o teu amigo e pede desculpa a quem tu pediste ajuda. A culpa não é tua obviamente mas foi por ti que o teu amigo ajudou outro e tu não te podes alienar dessa situação. Pensa na história do Pedro e do lobo.

Descontrai-te. Sossega. Excetuadas raríssimas questões de vida ou de morte, nada é tão importante como à primeira vista pode parecer.

Procura sempre um emprego que não brigue com os teus valores morais.

Ao devolveres um carro que te emprestam entrega-o sempre com o depósito cheio.

Amo-te demais




Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...