quarta-feira, 2 de outubro de 2013

211 - Ser idoso

Meu muito amado filho Estêvão
Não te falo da terceira idade porque ainda lá não cheguei e por isso não sei o que sentir e o que pensar sobre isso.
Mas hoje gostava de te dizer algumas coisas sobre essa temática.

Os idosos são para ser respeitados, amados e acompanhados foram tu há uns anos por isso mesmo merecem respeito, trabalharam para fazer o mundo que vives por isso mesmo respeito. Muito.
Podem parecer-te lentos, inúteis mas foram tu e tu serás eles. Trata os outros como queres que te tratem a ti.
Calma, paciência, amor, muito amor, paz e respeito e pensa todos te têm muito a ensinar.

Pensa também que na doença merecem apoio, merecem uma conversa, um ombro, merecem tudo de bom sempre. Faz por isso. Por ti pela tua alma e pela alma do idoso.

Queria terminar por te dizer uma coisa... não gosto quando alguém mais novo se refere a alguém mais velho com o "deixa  lá já tem 60 e tal anos!"... é paternalista e limitador é pouco dignificante.
Alguém que tem mais idade deve ser estimulado para fazer o seu mais para se realizar. é ridículo imaginar que alguém é posto dessa maneira aos 60 e tal anos.
Nunca digas .... JÁ tem 60 e tal anos... diz... SÓ tem 60 e tal anos... talvez não possa correr a maratona mas pode tudo e não sejas paternalista com os outros.
Quando for eu gostava que não dissesses que estou velhinha e não posso isto ou aquilo porque já tenho x anos...pensa que eu só tenho x anos e quero viver plenamente ate ter x mais muitos muitos muito.


Amo-te demais



Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...