Pular para o conteúdo principal

212 - A tua mãe não é forte, coisas excitantes, cavalos e seguros

Meu muito amado filho Estêvão
Que tantas coisas te quero falar hoje....

Hoje de manha querias abrir o frasco de compota... e "mama num consegue!"... e eu abri. "mama tu é mutooooooooooooooooo fote!!"

Não amor meu não sou nada. 
Consigo abrir frascos de compota isso ainda consigo sim, mas só pouco tempo porque a ver pelo teu tamanho de pé hoje... vais ficar um grandão que vai conseguir abrir todos os frascos de compota do mundo!!!
Sim ainda abro frascos de compota. Mas não sou forte não.
Se tu soubesses como tremo por dentro. Como me assusto com o vento lá fora.
Se soubesses como tudo me causa medo. Ter saúde, teres saúde. Dormir e não acordar, ter muito mês para o meu ordenado, ter despesas que não espero, ter comida no frigorífico, ter roupa para vestir, ter luz e gás e tecto na cabeça. Os amigos que sofrem, os que não estão perto. O estar sozinha contigo, o estar sozinha comigo. O estar com companhia. O que será o amanha. O que será o que será. 
As vezes o medo é tanto que o oiço na garganta e nos olhos. As vezes queria que me levassem ao colo e me dissessem “hoje não vais ter medo eu estou aqui para ti”, “Deixa, hoje é a minha vez. Que te apetece? Sumo de laranja acabado de fazer? Um sorriso acabado de acordar? Pão fresco com manteiga? Um beijo molhado? Café forte? Um abraço apertado? Ovos mexidos com torradas? Eu? Deixa, volta para a cama. Eu já lá vou ter. Bom dia, meu amor”… ás vezes sou tão fraca que até o vento me parece levar…. As vezes o medo de ir é tanto que as pernas falham os joelhos dobram e os olhos enchem-se de lagrimas… as vezes o medo é tanto que o ar não vai.
As vezes o medo de estar sozinha é tanto que fico a olhar te a noite toda com medo de não te ouvir de manha.

Não amor não só “Fote” …. Mas sei disfarçar. Não sou forte mas abro todos os frascos de compota que precisares e vou onde tiver que ir e faço o que tiver que fazer mas ser feliz para seres feliz para sermos muito felizes.
E engulo o ar as lagrimas e os grilos que ecoam na minha cabeça por todas as borboletas que sinto no estômago quando olho para ti.
Não sou forte e às vezes queria não ter de disfarçar tanto.
Quando um dia fores pai…. E te lembrares disto, quando um dia fores pai e também tu abrires frascos de compota e por isso o teu filho pensar que é o mais forte do mundo… vai pensar…. Vamos continuar assim amor sendo felizes todos os dias cheios de amor …. E vamos com medo mesmo.

Sê o primeiro a lutar por uma causa justa.

Quando tiveres de escolher entre duas coisas excitantes, escolhe aquela que nunca tiveres experimentado.

Lembra-te de que nunca darás por perdido o tempo que passares com os teus filhos.

Lembra-te de que nunca será tempo perdido aquele que servir para duas pessoas ficarem mais amigas.

Evita aproximar-te de cavalos e de restaurantes pela parte de trás.

Verifica se a apólice do teu seguro automóvel inclui eventuais danos num carro alugado. Os seguros das empresas de rent-a-car são muito caros.
Faz sempre seguro contra todos no teu carro pessoal.

Se precisares dum sócio, arranja um que entre com algum dinheiro para o negócio.

Nunca faças nenhum comentário desagradável sobre o cão de outra pessoa.

Se algum dia assistires a violência contra crianças ou mulheres ou idosos chama sempre e imediatamente a polícia.

Se tiveres problemas com produtos ou serviços duma empresa vai diretamente ao topo. Escreve ao presidente e, a seguir, telefona.

Jamais andes em algum carro cujo condutor tenha estado a beber.

Pensa sempre duas vezes antes de aceitares a proposta mais baixa de adjudicação de obra.

Nunca nunca nunca nunca percas uma oportunidade de dançares com a tua mulher ou namorada.

Pede alguns cachorrinhos emprestados por uma tarde e vai visitar um lar. Fica ao longe a ver os sorrisos nos rostos das pessoas.

Quando estiveres hesitante sobre o que hás-me vestir, um casaco azul com umas calças cinzentas, uma camisa branca e uma gravata de seda às riscas vermelhas e azuis é quase sempre uma decisão acertada.

Quando entrares num autocarro, avião ou barco… diz sempre sempre sempre “bom dia” aos motoristas na entrada e à saída diz-lhe sempre “obrigada”. Sempre.

Sempre que ofereceres um livro, escreve uma pequena dedicatória na parte de dentro da capa.

Nunca dês nenhum presente sem estar embrulhado com um papel bonito.

Quando impuseres normas aos teus filhos, certifica-te de que são claras, justas e consistentes.

Não penses que um equipamento caro pode compensar a falta de talento ou de prática.

Aprende a dizer “amo-te” em inglês, francês, italiano, castelhano, alemão, checo, mandarim, japonês e todas as línguas que puderes e souberes. AMO-TE!!!!!!!

Quando um dia não estiver ao pé de ti e estiver uma noite de céu limpo procura Oríon e pensa em mim. É a minha constelação preferida.

Aprende de cor o teu poema de amor preferido e diz a quem amas muitas e muitas vezes.

Pede a qualquer pessoa que esteja a indicar-te onde fica um lugar que repita a explicação pelo menos duas vezes.

Sê tão indulgente com as imperfeições dos teus amigos como és com as tuas.

Amo-te como todas as estrelas do céu.





Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

665 - Deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém

Meu muito amado filho Estêvão

"Querido filho, deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém. 
Os teus pais fizeram sempre o melhor que souberam fazer. 
E os avós também fizeram isso com os pais. 
Ninguém é melhor do que ninguém. 
Andamos todos às apalpadelas nesta coisa a que chamam vida. 
Ser feliz é o objetivo e cada pessoa tem uma noção diferente do que é a felicidade. Respeita isso. Deixa-me dizer-te que, quando nasces, já existe um Sistema onde se tabela logo que vais passar 12 anos a estudar e mais cinco na universidade. São 17 anos da tua vida. Tenta aprofundar as matérias que mais interesse te despertem e nunca - mas nunca - escolhas um curso só porque tem mais saídas profissionais. É que depois, diz o tal Sistema, vais trabalhar mais 40 anos até à reforma e, pelo menos, tens que gostar de fazer o que fazes para não caires no consultório de um psiquiatra que te receita umas pílulas da alegria que só mascaram a dor (os anti depressivos são os cosm…

644 - Porque é que as vezes as mães choram

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem viste-me a chorar e muito e ficaste triste e muito e perguntaste-me "porque choras mãe? tu não tens medo de nada!".

Não podias estar mais errado. Tenho medo de tudo tudo tudo. Desde que nasceste então tenho ainda mais.

Ontem não foi um dia bom mas ontem foi só a ultima gota que encheu o copo.
Ontem estacionei o carro mal, não cumpri o código da estrada e para ir a correr dar uma aula estacionei em cima do passeio. Não devia foi errado e veio o reboque e levou o meu carro. Fizeram bem, eu errei. Passado o primeiro momento em que não sabia do carro e pensei que me o tinham roubado o carro, lá o fui buscar a polica.
Atenção que eu sei que errei, ok? eu estava mesmo mal parada, nunca faço isso fiz ontem e não devia.
Enquanto esperava para ser atendida, os policias que com certeza ganham mal e tem mais trabalho do que deviam demoraram muito a atender e um senhor que lá estava antes começou a irritar-se e a falar alto e que não pagava que aquilo…