quarta-feira, 29 de abril de 2015

519 - Não tens de te proteger da tragédia e do sofrimento

Meu muito amado filho Estêvão


A frase de cima pode parecer-te fatalista mas vou-te dizer outra que te vai parecer ainda mais... a tragédia e o sofrimento são inevitáveis. São, ponto final fim de conversa.

O que não devemos nunca fazer é antecipar as desgraças, sofrer por antecipação, mas sim ficar em paz profunda com o fato de que faças tu o que fizeres a tragédia e o sofrimento podem acontecer em algum momento e de alguma forma e a unica coisa que tens de ter a certeza é que aconteca o que acontecer vai se resolver. Ponto final. Tudo passa, e a vida sempre se resolve, por isso não adianta de nada sofrer antecipadamente.

Repara que o que estou aqui a dizer é bem bem diferente de te dizer que deves procurar a tragédia e o sofrimento, o que te estou aqui a dizer é que as vezes podes cair (como caimos todos como caiu eu) no pensamento infantil de que "se eu fizer tudo certinho nunca vou ter que lidar com a doença, com a insegurança, com as dívidas, com a mágoa, com a tristeza.", é muitissimo provavel que ao longo da tua vida vás ter de lidar com desgraças em alguns momentos da tua vida. Aceita e não sofras é assim mesmo que são as coisas. Relaxa e percebe que a maior parte das coisas a maior parte do tempo acontece sem que tu as controles (foi tão libertador para mim perceber finalmente isso .... olha que demorou anossssssssss).

Ouve-se tanto por ai:
... eu rezo, eu faço tudo bem e agora acontece-me isto!
... isto só pode ser alguem que me quer mal, só me acontecem coisas horriveis, nada me corre bem!!
....eu nunca fumei, como bem e agora estou doente!!

Deixa .... acontecem coisas que não queriamos não porque Deus "castiga" ou porque alguém nos quer mal ou porque não cumpriste as regras.... acontecem porque é assim mesmo.... deixa fluir e vai.

Sê infinitamente feliz hoje. Só hoje amanha é outro dia.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...