segunda-feira, 20 de abril de 2015

512 - Aprecia o silêncio e a quietude - não é preciso seres sempre produtivo

Meu muito amado filho Estêvão


Esta foi a maior aprendizagem dos ultimos 4 anos no meu caso.

Para a maioria das pessoas, a ideia de que o tempo só é valioso quando ocupado com "alguma coisa" foi veiculado ao longo de decadas e de tantas e tantas maneiras de modo que hoje é quase uma convição.

O que estas a fazer? a resposta deve ser a trabalhar.
Como foi o fim de semana? a trabalhar
Desculpa não te ver há 3 meses mas estou muito ocupado a trabalhar
Desculpa não dar noticias mas estou muito ocupado a trabalhar.

Não me entendas mal.... trabalhar as vezes ao fim de semana não só não tem problema nenhum como muitas vezes é necessario mas o que quero dizer aqui é que muitas vezes parece que só somos alguem se estamos sempre a trabalhar, sempre ocupados, sempre a dizer "não tenho tempo para nada"....

Trabalhar é bom (muito bom ate) e necessario (muito necessario).... mas sabes o que tambem é optimo e muito necessário... não fazer nada de "produtivo" como simplesmente estar sentado a ouvir um amigo falar, estar sentado a rir com um livro, estar simplesmente deitado a olhar para a janela lá fora, meditar, fazer um curso aparentemente "não produtivo" de "como fazer brigadeiros de chocolate", "como fazer mel"....

Ultimamente observo como tantas e tantas pessoas têm uma dificuldade genuina em pararem e "não fazerem nada", apenas contemplarem e sentirem o seu corpo, apreciarem o que os sentidos mostram, relaxarem profundamente.


O silencio é uma fonte de grande força
Lao Tsé


Os momentos menos produtivos que tenho são aqueles que na realidade se revelam mais produtivos para a minha vida para a minha felicidade disso não tenhas duvida.


Amo-te daqui à lua

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...