terça-feira, 18 de março de 2014

323 - Coisas falsas e coisas de amor

Meu muito amado filho Estêvão

Cada dia que passa eu tenho uma maior certeza na vida.... todos os sacrifícios por maiores e mais difíceis que sejam valem a pena por ti. Tu és o ser mais incrivelmente maravilhoso do planeta, a tua inteligência, o modo como tão pequeno incorporas e falas livremente dos teus sentimentos, o modo como queres tudo da vida sem pedir licença... Jamais me deixará de impressionar. De facto és uma força da vida e tudo tudo eu farei para que além da educação pelo amor, pela moral, pelo exemplo, pela presença, pela companhia... Possa acompanhar também uma educação formal em que recebas todos os ensinamentos e todas as experiências da vida. Palavra de mãe.

Hoje deixo-te aqui dois textos de duas pessoas que partilho para que possas também pensar nisso.

"Todos precisamos de uma boa noite de sono para repor a energia gasta e renovar todos os tipos de emoções. E para isso é essencial uma boa almofada! Dormir com uma má almofada é devastador, acorda-se com mau jeitos, com torcicolo e amuado, falo por mim.Uma boa almofada resolve boa parte dos problemas de sono
Implico com muitas coisas é verdade, com desvios de carácter, com falsidade, com mentira e acima de tudo com hipocrisia. Há quem não ligue nenhuma, quem incorpore todas estas coisas no seu dia-a-dia ou porque realmente acha tudo normal, ou porque tem um juízo de valor revestido de amoralidade, ou ainda consciente das implicações, passaram a aceitá-las por conta da tal elasticidade da moral.
Acredito que a moral se torna elástica, mas fico com pele de galinha quando se trata de hipocrisia, por exemplo.
A Hipocrisia tira-me o sono (já que comecei assim). Somos seres cheios de instintos, impulsos e vivemos a culpa enorme de pensar no que fazemos. Fazemos porque sentimos, arrependemo-nos porque pensamos. Temos muita coisa trancada, espremida num canto qualquer pronta para saltar cá para fora antes de chegar ao fim do primeiro gin.
Para mim uma das piores hipocrisias é a da Fé. Muita gente vai à missa, rezar, comungar e falar em nome de Deus. Deus, que pregou ações de bondade e ética "seguidas" por tantos. Pois é, usam o nome Dele a torto e a direito.
É como se a Igreja fosse um escudo protetor que ilibasse as pessoas por discriminar, mentir, serem infies, ladras, etc. Sem culpa. Sem cerimónia. Depois é só confessar, pedir perdão e pronto, já está.
Voltando ao início, estes falsos/falsas beatos dormem bem. A hipocrisia é quase fisiológica. É um escudo que protege e alivia. É uma almofada macia e confortável.
Eu Prefiro uma noite sem sono!"
By: Ana de Lacerda

Já te falei aqui que Deus não é religião. Que Deus não é a panaceia de tudo. Que Deus não é um escudo. Que Deus É o caminho a verdade e a vida.
Fazer o caminho de Deus não é mais ou menos é totalmente... não adianta passar os dias a rezar terço atras de terço e depois mentir, e depois não cumprir as obrigações e depois cometer ilegalidades e depois não ter amor no coração. Religião não é caracter... Deus não é religião é amor e amor é caracter. Não adianta esconder-se atras de "Deus manda perdoar 70 vezes 7" e continuar a fazer coisas erradas em consciência atras de não tenho outra solução. Quem acha que a ilegalidade é a única solução não é do bem, não é de Deus, não é do amor... e bater com a mão no peito e rezar sem parar e não cumprir a origem da lei de Deus.... a origem aquela que vem nos mandamentos de Cristo, nas Bem-aventuranças no Evangelho. Quem não cumpre os mandamentos de Cristo então não adianta nada ser beato e invocar o nome de Deus em vão. 
Faz da tua vida (na vida do dia a dia na vida do 2ª feira a domingo, na vida que todos sabem e daquela que só tu sabes, faz o teu caminho sem mentira sem esconde esconde sem roubar sem prejudicar assumindo as escolhas, usando da liberdade que Deus te deu de livre arbítrio) uma vida de Deus... Uma vida de Deus é obviamente completada com a oração mas não é a oração se esta não for acompanhada com atitudes de Cristo. Falar de Deus e não o cumprir chama-se HIPOCRISIA.


"A família é o primeiro mundo da criança. 
É nela que encontra espaço para aprender a andar, falar, sorrir e essencialmente a Ser pessoa. 
A família é assim a principal responsável pela construção de alicerces desenvolvimentais (físicos, emocionais e intelectuais) e humanos (princípios e valores). 
As crianças aprendem essencialmente, não com o que diz mas com o que faz. O que tem ensinado à(s) criança(s) que o rodeiam? Que princípios lhe tem transmitido pela forma como se comporta?
Quando falo em princípios falo em respeito, cooperação, integridade, aceitação, empatia, responsabilidade, compaixão, verdade, trabalho, respeito, companharismo, amizade, voluntarismo, amor...
Viver princípios é ensinar princípios.
Alimente-se deles. Comece por se respeitar a si e com quem vive. Ame e deixe-se amar. Respeite e alimente o respeito.
Seja empático e colherá empatia. Coopere e sinta os resultados dessa cooperação.
Observe, respeite, aceite e molde a(s) criança(s) que de si depende.
Aceitar as especificidades de cada criança será a forma mais construtiva de ela um dia aceitar, respeitar e compreender o outro. Convido-o a primeiro a ouvir, depois compreender e só por último desejar ser compreendido.
Amar, é também um verbo, coloque-o em acção em tudo o que é e faz."
By: Diana Gaspar Duarte

Este texto vai um pouco de acordo com o de cima. Ensinar e educar é só só só só pelo exemplo... o exemplo é a verdade. Quando dizes para deitar o lixo no lixo e depois tu próprio deitas o lixo para o chão é a deitar o lixo para o chão que te vão imitar. Do que adianta rezar tanto se depois não mostras em ações em atitudes em verdade o tanto bem que Deus ensina.
Respeita-te a ti... ao teu corpo, trata-o bem, sê honesto contigo e com os outros, ama os outros faz aos outros somente (repito) somente o que gostas que façam a ti. Conversa, fala, sê verdadeiro e honesto para que te respeitem. 
"Eu respeito muito mais um homem que me diz que lava escadas do que um que se faz passar por presidente de uma empresa" By Bill Gates.
Queres mais do que tens TRABALHA. Queres ter mais do que tens TRABALHA. Queres ter mais graus académicos dos que os que tens ESTUDA. Queres morar numa casa maior do que vive TRABALHA. Queres ser uma pessoa diferente FAZ POR ISSO.
Ouve os outros RESPEITA os outros para que te oiçam e te RESPEITEM.

Amar não é um sentimento. Amar é uma ação é um estado de alma. É caracter.

"Ah eu amo-te muito!"... ah sim?! e como é que esse amor se concretiza em ações? 
AÇÕES AÇÕES AÇÕES
Ah eu amo-te tanto que sei na alma que o melhor é estar longe de ti e deixar-te voar. Então estou longe e deixo a tua vida seguir o teu curso.
Ah eu amo-te tanto que não como para que tu estudes
Ah eu amo-te tanto que jamais te farei sofrer
Ah eu amo-te tanto que todos os dias encherei as jarras de flores para que o teu ar seja sempre perfumado.

Amor é ação amor não é sentimento. Amor é infinito e não apenas oportuno
Amor é ação ação ação. Amor não é palavra. Palavras leva-as o vento. Ações ficam em pedra. 
Amor é dar ação para voar, raízes para ficar e razões para voltar.
Amor não é sentimento bonito que condiz com alegria 
Amor é alegria porque nos torna bonitos porque nos realizamos no amor.
Amor é infinito 
Amor é só verdade doa a quem doer
Amor é respeito pelo outro mesmo quando amor é deixar ir. Porque quando se ama ouve-se a voz do bem maior
Já usei aqui muitas vezes essa expressão e uso de novo AMOR É DAR-SE Tão-somente QUE APENAS SE QUER O MAIS.

Por isso e agora mais uma vez te digo amo-te infinitamente.... Porque tudo me dou para que o meu nada cresça no teu tudo e te faça MAIS.



Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...