quinta-feira, 6 de março de 2014

314 - Opções, perdões, tampões, corações

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje queria partilhar contigo dois textos que não são meus mas que me (e espero que te) façam pensar um pouco, sobre escolhas e perdão.

"ESCOLHER UM CAMINHO IMPLICA RENUNCIAR A OUTROS CAMINHOS.
Uma família possuía há várias gerações um valioso vaso chinês. Certo dia, uma das meninas da casa enfiou a mão no vaso e não conseguia retirá-la. Então, todos os membros da família se mobilizaram, sugerindo alternativas para ser retirada a mão da menina, mas sempre sem sucesso. Acabaram por concordar em que fosse assumida uma atitude extrema e quebraram o vaso. E qual não foi o espanto quando constataram que a menina tinha a mão fechada. A avó perguntou-lhe por que nunca tinha aberto a mão e, envergonhada, a menina abriu-a e mostrou uma enorme quantidade de rebuçados.
Todos nos deparamos com diversas oportunidades e elaborámos inúmeros projectos durante a nossa vida. Sabemos que cada caso terá o seu valor e um preço a pagar; que os ganhos sempre implicam alguma perda mas as perdas podem justificar os ganhos: é o nosso eterno problema das escolhas.
Deparámo-nos também com muitas encruzilhadas. Escolher um dos caminhos será renunciar a todos os outros. É certo que em alguns casos poderemos retroceder mas isso, quase sempre, significa um imenso desgaste.
Há muitas pessoas que não conseguem abrir mão de alguma coisa e, para além de complicarem a sua vida, geralmente fracassam.
Mas é importante saber abrir a mão no momento certo. E são muitas as oportunidades em que precisamos abrir a mão, quer no que se refere a coisas materiais quer, principalmente quanto aos sentimentos e às emoções: é preciso abrir a mão da inveja e do ódio; abrir a mão do que possa prejudicar a nossa saúde, seja pela alimentação, drogas, etc…; mas também, nos tempos actuais, será bom abrir a mão da mágoa e do pessimismo… e, simbolicamente, não termos assim necessidade de partir o vaso para retirarmos a mão."
By: A. Colombo


Meu amor a vida é uma estrada cheia de cruzamentos em que temos de optar por caminhos balanceando os ganhos e as suas percas. Porque sempre há ganhos mas tambem sempre há percas e não dará mais para retroceder por isso pensa bem nas escolhas que fazes e uma fez feita assume e segue sem olhar nem puder andar para trás. É fundamental entender quando é o momento de abrir a mão e deixar alguma coisa ir... sem inveja, tristeza, a bem do nosso caminho futuro, sem medo, a bem da nossa saude em paz. As vezes é mesmo preciso partir o vaso, outras basta abrir a mão mas sempre é caminho. Sempre.


"Perdoar é amarmo-nos a nós próprios também. 
Perdoar é repararmo-nos emocionalmente. É livrarmo-nos do rancor, da mágoa, da tristeza e da zanga. É fazermos as pazes com o nosso coração. Com aquilo que queremos sentir. Com aquilo que não queremos viver. Com a tranquilidade de tudo transformar e reciclar. Em desejar viver sem um corpo intoxicado pelo rancor, pela mágoa, pela vingança, pelo ódio ou pela zanga. Se imaginarmos o impacto de cada um destes estado no nosso corpo, nas nossas células, no nosso coração, chegamos à conclusão que vivermos intoxicados por emoções que nos prejudicam essencialmente a nós e que não mudam a história nem as personagens que dela fazem parte, é terrível. Podemos ganhar a razão, a distância, aprender com a história narrada, mas não ganharemos a paz, a tranquilidade, a saúde e a vida. Gastamos uma vida para perdoar algo que já não podemos mudar, e que fica tatuado no nosso corpo a negro baço e sem brilho. Podemos não esquecer de facto, mas podemos livrarmo-nos de um estado negativo e destruidor. Errar todos erramos. Perdoar, não sei se todos conseguiremos, mas devíamos tentar. Se não for pelo outro, que seja pela leveza que o perdão traz consigo...para o coração, para o corpo e para a vida de todos nós."
By: Diana Gaspar Duarte

O perdão. Perdoar não é para os outros meu amor jamais penses isso. Perdoar é para ti.
É para te poderes reparar emocionalmente e seguires a tua vida sem mágoa e sem tristeza.
Já te disse aqui muitas vezes e repito, perdoar não é esquecer (jamais) perdoar é transformar é reciclar o que tenha acontecido em aprendizagens para o futuro, é fazer degraus de amor na nossa vivencia na nossa aprendizagem.
Perdoar é aprender que não podemos mudar o que aconteceu, mas é livramo-nos de tudo o que é negativo nesse episodio e apenas ficar com o bom, com o maravilhoso, com o que aprendemos.


Quando viajares de avião leva sempre tampões para os ouvidos .... para ti e mais dois extra. Sempre alguém se esquece.

Não deixes que os imprevistos da vida te impeçam de procurar aquilo que o teu coração manda.

Não mudes a tua atitude por causa da atitude de outra pessoa. Mantêm te firme à pessoa que és. Se és generoso não deixes um mundo egoista moldar a tua generosidade. Se és simpatico não deixes que um mundo antipatico molde a tua simpatia. Se és bem disposto não deixes que um mundo mal disposto molde a tua vida.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...