Pular para o conteúdo principal

148 - Exemplos, mãos, peixe e peru ....

Meu muito amado filho Estêvão
Lembra-te sempre de que um bom exemplo é o melhor sermão. Queres que te respeitem, respeita. Queres que te digam a verdade, não mintas. Queres que o teu filho coma bem, come tu também. Queres que o teu filho seja feliz, luta para o seres também. É isso mesmo "Faz o que eu faço (e digo)".

Sempre que tiveres oportunidade, dá a mão aos teus filhos. Depressa virá o tempo em que eles não deixarão que o faças. Dá mão, dá beijos, dá colo, dá mimo, dá ralhetes, dá abraços.

Quando partires um bolo, trinchares uma peça de carne ou abrires um peixe, dá o primeiro bocado à pessoa mais velha na mesa e o segundo à pessoa que cozinhou (menos se essa pessoa foste tu).

Vive uma vida boa e honrada. Não pises as pessoas pelo caminho. Quando fores mais velho e olhares para trás, poderás usufrui-la uma segunda vez. E faz dessa vida boa uma vida brutalmente feliz. De amor.

Limpa um frasco de compota assim que o sujares, limpa uma bancada assim que a sujares... perdes 1 minuto mas se passar tempo suja, seca e é muito mais difícil de limpar depois. É como a vida. Tens uma problema para resolver. Senta-te e resolve-o quanto mais tempo passar sem o resolveres mais complicado vai ficando e mais difícil se torna a sua resolução.

Todos os meses por mais ocupada que for a tua vida, oferece algumas horas do teu tempo para fazeres trabalho voluntário que pode ser ler para alguém, plantar árvores, dar sopa a pobres ou outra coisa qualquer. Não confundas trabalho voluntário com contribuíres para alguma instituição de caridade que queiras ajudar. Isso também é importante. Mas o teu trabalho é o teu envolvimento e esse nunca o transfiras para ninguém. Sai de casa tu mesmo e vai tu dar a sopa aos pobres. Tu.

Aprende a fazer algum truque de magia, alguma malabarismos, alguma coisa especial para poderes mostrar e entreter alguma criança. E aperfeiçoa-o.

Amo-te muito



Tua mãe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …