sábado, 29 de junho de 2013

154 - Ter ou não ter filhos

Meu muito amado filho Estêvão.
Um dia vais crescer e esta pergunta inevitavelmente (a menos que sigas a carreira religiosa e ai a resposta é logo não) vai surgir.
Queres ou não ter filhos?
Eu pessoalmente não entendo quem não queira ter não entendo que motivo pode haver e ao fazer a pesquisa que te vou deixar em baixo tive alguma dificuldade em entender.
Eu pessoalmente sei que a minha verdadeira vocação é ter filhos. Tu e mais. Mas agora e neste momento tu.
Acho que verdadeiramente só comecei a perceber a vida depois de nasceres. A sério.
Mas podes um dia ter um relacionamento com alguém que não possa ter filho (é diferente de não querer) se não puder e tu quiseres estar nesse relacionamento lembra-te que há muitas maneiras de seres fecundo (eu acho que esta é a palavra que descreve bem ter filhos, ser fecundo, ser para alguém que cá fica que nos segue que continua a tradição a história mesmo depois de nós já cá não estarmos) há adoptar, há apadrinhar, há o que queiras que te faça sentir essa continuidade.
A vida vai te ensinar muito mais do que estas palavras aqui mas da minha experiência pessoal não é saudável  (é só a minha opinião pessoal filho vale o que vale) manter um relacionamento com alguém que não quer ter filhos mesmo sabendo que tu querias muito que isso sim te preencheria, te satisfaria. Eu não acho saudável. Se me amas mesmo porque não me deixas realizar-me? Vou exemplificar de outra maneira.... certa pessoa realizasse a ter cães ou gatos, mas eu quero ter um relacionamento com ela mas sem os gatos. Então não é com ela que essa pessoa quer ter um relacionamento. Filho, é só a minha opinião vale o que vale.
Aceitar uma pessoa é aceita-la na maravilha dos seus defeitos, das suas imperfeições e das coisas que a satisfazem a realizam. 
Agora a pergunta de milhão é... onde colocas tu na tua escala de prioridades teres ou não um filho?

Deixo-te em baixo alguns pontos que me lembrei podem fazer pender a balança para o sim ou para o não... para pensares nisso.

10 motivos para ter filhos:
1) Realização pessoal: sonhar que uma criança complemente o universo familiar faz com que casais optem por ter filhos. “O sentimento de ser pai ou mãe é intraduzível, é um amor que você não sentirá por nada ou ninguém, é singular”, 
2) Adorar crianças: há quem cuide dos filhos dos outros por anos a fio sem reclamar. 
3) Religião: “A religiosidade tem e teve como princípio o sexo com a função de procriação. A visão da mãe com o amor incondicional também faz com que este modelo de comportamento seja admirado e aceite pela maioria”.
4) Medo do futuro: para não se arrependerem por não ter tido a experiência de ser pai ou mãe, muitos casais sequer cogitam não ter filhos. Afinal, vai que os anos passem e o corpo da mulher não possa mais gerar ou que o casal não tenha amparo na velhice, tanto emocional quanto financeiro?
5) Vaidade ou orgulho: a mulher grávida é enaltecida pela sociedade e, para ela, tudo pode. Inclusive, ter desejos descabidos e fora de hora. “A mulher que não tem filhos é vista por alguns como alguém que apresenta problemas físicos ou psicológicos.
6) Valores morais e éticos: segundo o modelo considerado adequado pela sociedade, a vida só teria sentido quando se cria uma família com filhos, seguindo o padrão familiar em que a maioria foi educada. Além da pressão social, os próprios amigos e parentes  cobram o casal para ter filhos.
7) Realizar-se por meio dos sucessores: querer dar aos filhos o que não teve ou ganhou dos pais, assim como projetar expectativas e sonhos não realizados na criança, também pesa. Dar melhores condições aos filhos faz com que o casal sinta-se útil.
8) Projeto de vida: ser bem-sucedido profissionalmente, comprar um apartamento e se tornar pai ou mãe. Há casais que planejam todos os detalhes do futuro, incluindo o projeto de ter filhos.
9) Amor incondicional: sente aquele desejo de ver a barriga crescer ou de acompanhar a evolução de uma pessoa que depende exclusivamente de você? Então você tem muita vocação para criar uma criança e vai ter o maior prazer em ensinar os primeiros passos e as primeiras palavras. Amar um ser mais do que a si próprio ou qualquer outro amor que passou pela vida é uma experiência realmente especial.
10) Simplesmente quer: há pessoas que nunca cogitaram a hipótese de viver por anos sem ter filhos e, desde pequenas, sabiam que um dia os teriam. Essa pode ser uma necessidade biológica e psicológica.

10 motivos para não ter filhos:
1) Crianças custam caro: para educar, alimentar, vestir e criar é preciso muito dinheiro. “Ter filho custa mais caro do que um carro de luxo, um cruzeiro ao redor do mundo, um apartamento de quarto e sala em Paris. Está entre as 'compras' mais caras que o consumidor pode fazer em toda a sua vida”
2) Parto é uma tortura: dores, contrações e aumento de peso são alguns dos motivos para uma mulher nem pensar em gravidez. “A gestação e o parto acabam com o corpo da mulher”, e, neste caso, não é só a mulher que não quer ver seu corpo deformado, mas o companheiro dela também. 
3) Medo de não ser um bom pai ou mãe: “Há quem não acredite em sua capacidade de educar e amar uma criança”. Medo de errar no futuro faz com que nem se inicie a aventura da paternidade.
4) Priorizar a carreira: “Ser bem-sucedida em uma profissão, ser reconhecida pela sua capacidade acarreta uma grande realização pessoal e filhos iriam atrapalhar a ascensão profissional”
5) Fim da vida sexual: o amor pode não acabar com a chegada dos filhos, mas há quem diga que o desejo desaparece. “O atentado estético contra o corpo da mulher a faz, durante vários meses, parecer um bicho grande, disforme e engordado à força. Muitos homens até acham bonito, mas nem por isso têm tanta vontade assim de fazer amor com elas”
6) Evitar erros do passado: "Pessoas traumatizadas pela separação conjugal dos pais querem que os possíveis filhos não venham a sofrer desilusões como as que passaram”
7) Fim da vida social: por alguns anos, criar filhos significa abrir mão de festas, reuniões sociais, passeios e viagens com os amigos.
8) Pressão da família e dos amigos: “Ter filhos é uma decisão que depende de possibilidades internas de cada um e não pode ser para atender a expectativa de outros”
9) Ter atenção exclusiva do companheiro: Há casais que sentem dificuldade em dividir o amor com outro, mesmo que seja um filho.
10) Simplesmente não quer: é uma opção e não uma obrigação imposta pela sociedade. “Não ter tempo para se dedicar a um filho, querer viver em função de si mesmo e não estar disponível para mudanças e novas rotinas são alguns motivos que levam a esta opção”

Amo-te como se ama a luz do sol


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...