terça-feira, 25 de junho de 2013

150 - Responde à chamada ....

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje quando te escrevo ainda és pequenino e o mundo evolui a uma velocidade tão grande que daqui a uns anos nem sei que maneiras haverão para as pessoas saberem umas das outras. Para se manterem em contacto umas com as outras.
Seja como for acho que este conselho vai servir na altura também.
Quando alguém te quiser falar, fala, retribui. Nunca ninguém esta assim tão ocupado, tão chateado, tão longe, tão sem cabeça que não consiga retribuir um contacto.
Se te telefonarem. Telefona de volta.
Se te mandarem correio eletrónico. Responde.
Se te mandarem carta também.
Se te quiserem falar pessoalmente pois fala.
Se te mandarem sms, sinais de fumo, mensagem em rede social, apito de avião, o que seja. Responde. Nem que seja para dizer “recebi agora não tenho tempo/paciência/coragem para te responder”.
Primeiro tu não é mais importante que ninguém para não corresponderes a um apelo de outra pessoa como tu. Ser humano a falar com ser humano qual é a dúvida? Não há dessas coisas entre os leões ou os ursos. Ai há sempre resposta.
Tu não fazes ideia do esforço que a pessoa fez para te contactar, da urgência, da necessidade de contacto, por isso retribui.
Ninguém (repito: ninguém) está acima de ninguém para não retribuir um contacto.
Claramente se não te apetece/queres/tens tempo para responder a uma pessoa é porque o assunto/a pessoa não são importantes para ti…. Mas tu claramente és/ou o assunto é para quem te escreve, como tal responde.
A linguagem não-verbal que vem da tua ausência de resposta diz muito sobre ti (alias diz muito mais sobre ti e sobre o modo como encaras os outros a tua volta) e do modo como vês e te relacionas como os outros, é essa a mensagem que queres dar de ti mesmo aos outros?
Lembra-te meu filho que como na savana, na vida um dia é da caça outro do caçador. Eu acredito na física e nas suas leis e na lei da acção-reacção… tudo o que damos ao mundo recebemos de volta… o que queres dar? E não há prazo de validade para receber … não há mesmo. Por isso dá sempre amor, respeito, muito respeito pela pessoa humana que é o outro, dá o teu tempo, dá a tua atenção, dá-te o suficiente para se alguém te escreve a pedir algo, a perguntar algo, a apenas querer o teu tempo, atenção, conselho, ajuda….
Começa sempre uma resposta por obrigada termina com um cumprimento sincero e desculpa-te se for esse o caso.
E meu filho, não penses que por rasgares a carta, mandares um correio eletrónico para a pasta do lixo, fechares as cortinas ao sinal de fumo, desligares o telefone ou a campainha que o que te faz não responder desaparece. Não desaparece mas a tua atitude ficará sempre. E é sobre ela que viverás.
O antigo presidente da africa do sul, Nelson Mandela, tem na sua bibliografia uma informação que eu acho a propósito: “Nunca nem quando tive preso ou quando estive a frente da politica da africa do sul, deixei de atender um telefone ou responder a uma carta, sempre soube o nome das pessoas a minha volta e sempre me desculpei pelas minhas falhas mesmo quando eu não entendia como falhas mas que sabia ter decepcionado os outros. Foi isso que aprendi como o meu pai, tratar os outros como gosto que me tratem a mim.”

Amo-te como a terra vermelha




Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...