terça-feira, 25 de junho de 2013

151 - Rebuçados para o mau hálito

Meu muito amado filho Estevão
Vou-te dizer uma coisa que há uns anos a mim própria me faria rir às gargalhadas. Acredita no amor à primeira vista. Eu amei-te a primeira vez que te vi. Amei-te como nunca mais na vida vou conhecer igual. Mas esse é amor materno. Há também outros amores à primeira vista. Há amor a situações, há amor a coisas e amor a pessoas que te ficam tatuadas no coração. Vê-las uma vez e sabes. Sabes que não sabes porquê nem como nem quando nem de que maneira mas sabes que o que sentes por essa pessoa é amor. Sabes. Não te consigo explicar nem haveria como, alias nem tu na altura vais entender nada nem vais conseguir explicar a ninguém… mas vais sentir. Acredita em mim.

Nunca te rias dos sonhos de outra pessoa. Mas em circunstancia nenhuma. Parece-te ridículo que o sonho desta pessoa seja andar de balão, ou ter dinheiro suficiente para comprar um ramo de rosas à mãe, ou que sonhe ser o melhor futebolista do mundo? Apoia e aceita e em circunstância alguma te rias ou faças pouco desse sonho. Esse sonho pode ser a única coisa que essa pessoa tenha na vida.

Paga mais do que deves a uma boa baby sitter sempre sempre sempre. Pensa que não se regateia o dinheiro que se paga para guardar ouro. E os teus filhos são mais que ouro. Paga sempre mais do que ela tem de receber.

Nunca te recuses a ser jurado ou a ficar numa mesa de voto ou no condomínio do prédio onde vivas. É um dever cívico, com o qual vais aprender muito acerca de ti e principalmente acerca das outras pessoas.

Aceita sempre um rebuçado contra o mau hálito, se alguém to oferecer. E agradece.

Ama profunda e apaixonadamente. Podes sofrer, mas é a única maneira de viveres completamente a vida. Acho que cada um é como é, e como digo sempre, tu ainda és pequeno e muito de ti ainda é só uma sombra maravilhosa do que vais ser. És um miúdo baril e muito divertido que gosta de estar com os outros, e vais crescer como quiseres. Tudo isto para te dizer que muito do que somos é educação e muito é da nossa personalidade. Eu por exemplo acho que sou uma pessoa muito educada e que trata todas as pessoas o melhor que sei, mas não trato as pessoas por querido ou amor a menos que sejas tu ou alguém a quem eu ame e que queira que eu o chame assim (porque há momentos em que me apetece chamar amor mas quem ouve não quer ouvir!)… tudo isto para te dizer que quando eu digo ama profunda e apaixonadamente é mesmo assim, não importa se amas 3 dias ou 300 anos … mas quando amares fá-lo de modo profundo e apaixonante como quem diz amor com verdade. Fiz sentido?

Nunca peças desculpa por chegares cedo de mais a um ponto de encontro com alguém. Mas pede imediatamente desculpa se te atrasares.

Abre a porta do carro, de casa, do prédio, etc à tua mulher/namorada/mãe/sogra e ajuda-a a vestir o casaco.

Sê brando e justo a exercer a disciplina, não castigues demais e não o faças com maldade mas sempre com justiça, seja na tua casa seja no teu trabalho, seja na tua vida pessoal.

Quando regressares à sala, a seguir ao intervalo duma conferência, senta-te num lugar diferente daquele onde estavas anteriormente.

No verão, primavera e outono apanha pinhas e limpa as folhas se tiveres jardim. Faz isso com alguém que gostes. Os teus filhos vão adorar. Tu adoras apanhar pinhas. Dá sentido à ajuda e ao convívio.

Assim de repente não me lembro de mais nada.

Amo-te demais




Tua mãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...