segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

454 - De graça .... e outros ensinamentos e coisas que eu não queria falar mas que tenho mesmo mesmo mesmo que deixar aqui escrito

Meu muito amado filho Estêvão

“O nosso filho foi ter com a mãe e entregou-lhe um papel. Depois de a mãe limpar as mãos ao avental, leu-o:
Por cortar a relva - 5 dólares
Por limpar o quarto esta semana - 1 dólar
Por ir fazer um recado à loja - 0,5 dólares
Por tomar conta do meu irmão - 0,25 dólares
Por ir pôr o lixo lá fora - 1 dólar
Por trazer boas notas - 5 dólares
Por limpar e varrer o quintal - 2 dólares
Total em dívida - 14,75 dólares
A mãe ergueu o olhar e ele ficou ali à espera. Ela pegou no papel voltou-o e escreveu.
Nove meses em que te transportei, enquanto estavas dentro de mim: de graça
O tempo em que estive sentada a teu lado, a tratar-te e em que rezei por ti: de graça
Todas as lágrimas que me fizeste chorar ao longo dos anos: de graça
Todas as noites povoadas de medo e preocupações que sei que me esperavas: de graça.
Brinquedos, comida, roupa e até para te assoar: de graça, meu filho
E depois de somar tudo, o amor verdadeiro é... de graça.
Quando o nosso filho leu o que a mãe escreveu, apareceram-lhe grossas lágrimas nos olhos. Ele olhou de frente para a mãe e disse: "Mãe, amo-te mesmo muito!". Depois pegou na caneta e em grandes letras escreveu: "Conta saldada!".”
By: M. Adams

“Se queres mudar de vida, muda de atitude. Não hesites ou demores muito se tiveres de deixar pelo caminho algo ou alguém que te impede de fazê-lo para seguires em frente. É por essa razão que a maior parte das mudanças de vida são trajetos solitários e delicados e implicam decisões por vezes muito difíceis de tomar, motivo pelo qual muitos desistem ainda antes mesmo de começar. Escolher um caminho novo implica desistir do antigo. A tarefa não é fácil porque as dependências e os hábitos são imensos e o medo de poder ficar pior é enorme. Essa é a causa por que tantos preferem antes ficar onde estão do que seguir os seus sonhos ou propósitos. As desculpas e a culpabilização de uns e outros e de tudo aquilo que os atormenta sucedem-se com o objectivo de conseguirem ficar em paz com a sua frustração e medos. É sempre mais fácil atribuir a responsabilidade dos insucessos a quem parece mais beneficiado ou te faz sentir menos do que eles. A verdade é que se não mudares quando sentires que deves fazê-lo, perdes o momento, o tempo e muitas vezes a oportunidade. Não te podes esquecer que tudo tem o seu próprio tempo e circunstâncias para acontecer. Se não entenderes isso, vais culpar sempre alguém pelo estado em que está a tua vida, pura e simplesmente porque ainda não conseguiste acreditar que nada acontece por acaso ou sorte, nem tão-pouco por ignorância, mas unicamente por escolhas tuas em relação a ti e aos outros.”
By: José Micard Teixeira

“Um bom coração é o que entende a alegria e a tristeza dos outros. É o que entende, por dentro, e tem coragem para lutar e sofrer pelo bem do outro. O bom coração vê o que é bom para o outro e faz tudo para o conseguir. O bom coração vê, entende, promove. E fica a bater sozinho se a liberdade do outro o pedir.”
By: Vasco P. Magalhães, sj


7 ensinamentos da Sabedoria Oriental Milenar para educar os filhos
1. ELOGIE SEU FILHO
No livro "Filhos educados e felizes - Com a Sabedoria Oriental Milenar" (Editora Pandora), o empresário e pesquisador Marcos Akio mostra que uma das características mais relevantes no modo de criar da Sabedoria Oriental Milenar consiste em “educação de elogios”. Quanto mais elogiar a criança, mais aumentará nela as boas maneiras e os valores negativos desaparecerão gradativamente.  Entretanto, é muito importante não fazer elogios equivocados. Nunca fale coisas que podem alimentar o ego do pequeno, como por exemplo “filha, você é a mais linda da classe” ou “você é muito mais inteligente do que a sua amiga”. Sempre que tiver oportunidade, use as palavras com cuidado, diga algo como: "Você é muito inteligente e obediente, por isso eu me orgulho de ser sua mãe".
2. FUJA DOS ANTIGOS HÁBITOS DE EDUCAR
Gritos, broncas e castigos definitivamente não vão melhorar o comportamento do seu filho. A educação não se trata de moldar a criança da forma desejada ou abarrotá-la de informações. Ao tentar corrigir os erros que o filho cometeu, muitas vezes os pais acabam sendo agressivos e isso agrava ainda mais o lado negativo. Converse com calma com seu filho, explique e dê exemplos. Segundo Marcos Akio, é muito fácil educar a criança: basta não fazer com ela o que não gostaria que fizesse com você. 
3. SEJA O EXEMPLO
Os filhos crescem observando e seguindo o comportamento dos pais. Um pai responsável jamais educa a criança com palavras e regras dando mau exemplo. Os pais representam o pilar que sustenta toda família; por meio da conduta deles se determina o futuro dos filhos. 
4. VEJA AS QUALIDADES POSITIVAS DA CRIANÇA
Repreender uma criança todas as vezes que ela agir de uma forma errada, com a intenção de corrigi-la, é o mesmo que “ficar cutucando a ferida”. Essa forma de educação equivocada acentuará ainda mais os comportamentos indesejados dos pequenos. O segredo da educação da Sabedoria Oriental Milenar é enaltecer todos os atos corretos para ampliá-los cada vez mais com atitudes construtivas. 
5. PREOCUPE-SE COM A HARMONIA DO SEU LAR
Seu lar deve ser um local sagrado, onde predomina a alegria, a saúde, a paz, o amor e o respeito. Dever ser o local que o filho sentirá, acima de tudo, à vontade. Evite brigar com o marido na frente das crianças. Pode acreditar: a pior coisa para os filhos são as brigas dos pais, as quais acabam com a saúde e atraem energias negativas.
6. ENSINE A CRIANÇA A SER ÚTIL
Os pais devem ensinar os filhos a estudar como se esta fosse uma atividade de lazer, sempre os elogiando para que sintam prazer em aprender. A educação não é forçar a criança a ir à escola e muito menos encher a cabeça dela com muita informação. A educação consiste em trazer à tona a inteligência que já existe em todas as crianças, por meio de carinho e amor, sempre acreditando que se queremos educar uma criança não lhe devemos fazer o que não gostariamos que nos fizessem a nós

7 . Ensine uma criança a ser agradecida sempre. Sempre. Sempre.


OS 10 LADRÕES DA SUA ENERGIA
1. Afaste-se daquelas pessoas que só chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém procura uma lata para jogar o lixo que tem dentro, que não seja na sua mente.
2. Pague as suas contas a tempo. Ao mesmo tempo, cobre aqueles que te devem ou escolha deixar para lá, se você já percebeu que é impossível receber.
3. Cumpra as suas promessas. Se você não cumpriu alguma, pergunte-se o porquê desta resistência. Sempre você tem o direito de mudar de opinião, de se desculpar, de compensar, de renegociar e de oferecer outra alternativa diante de uma promessa não cumprida, mesmo que já um costume. A forma mais fácil de evitar o não cumprimento de algo que você não quer fazer é dizer "NÃO" desde o começo.
4. Elimine, dentro do possível, e delegue aquelas tarefas que você prefere não fazer, dedicando o seu tempo àquilo que, sim, você desfruta fazer.
5. Dê permissão a você mesmo para um descanso, quando você estiver em um momento que o necessite e dê permissão a você mesmo para agir quando estiver em um momento de oportunidade.
6. Jogue fora, recolha e organize... nada te tira mais energia que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que você já não necessita.
7. Dê prioridade à sua saúde, sem a máquina do corpo trabalhando ao máximo, você não pode fazer muito. Tome tempo para perceber o que seu corpo está te dizendo.
8. Enfrente as situações tóxicas que você está tolerando, desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar ações negativas de um companheiro ou um grupo. Tome a ação necessária.
9. Aceite. Não é resignação, mas nada te faz perder mais energia que o resistir e brigar contra uma situação que você não pode mudar.
10. Perdoe... deixe ir uma situação que está te causando dor... você sempre pode escolher deixar ir a dor da recordação.
By: Dalai Lama

Sabes meu filho…. Este é um espaço onde te deixo instruções para os teus voos futuros… é um sitio cheio cheinho de tudo coisas boas… amor, luz, paz, caminho, felicidade tudo tudo tudo tudo de bom que é o que eu sonho e luto para que o teu futuro seja.

Sou exigente contigo? Sou muito. Porque se não for …. Eu com amor que te tenho que vai ao sol e volta à terra passando por todas as estrelas…. Será a vida… e a vida dá lições que não vêm cheias de amor.

Eu quero que tu cresças e que sejas um ser de luz e maravilhoso que és sempre …. Quero que te cumpras e que sejas tão tão feliz no teu caminho.
Nem sempre estarei ao pé de ti mas esteja eu onde esteja estarei a rezar e a pedir por ti e pela tua vida e pelas tuas intenções.

Hoje quero te deixar aqui um recado que já deixei por escrito em pose das pessoas da minha confiança.
Quero que saibas que se alguma coisa algum dia me acontecer eu deixei tudo escrito e tudo tratado para o teu futuro… que tens um tutor que todas as minhas pessoas de confiança sabem quem é …. E que sabe tudo o que eu sou, tu és e o que deve ser feito.
Sim nós passamos por muitas dificuldades. Sim eu luto luto  luto. E lutarei até não ter uma gota de sangue no meu peito. O fundamental para mim sempre sempre é que estudes que aproveites a vida e te sintas amado e desejado como sempre foste.
Já te disse que odeio mentiras que não as tolero… que nem sempre fui assim mas que me tornei assim.
Já te disse que jamais deves mentir.
Já te disse que jamais te mentirei.
Quando fores maior a seu tempo eu vou te explicar as coisas como elas são… vou te explicar porque tenho de trabalhar tanto e porque passo os dias a fazer contas…. Mas quero deixar-te aqui escrito, como já deixei escrito e com os respectivos comprovantes a 6 pessoas da minha total confiança que um dia te poderão também explicar tudo o que se passou na minha vida desde que nasci.

Durante anos e anos e anos e anos tive muita muita muita vergonha de te sido enganada, de me terem mentido, de ter sido roubada pelo teu pai e de nunca ter percebido e de me ter deixado ir na conversa do “estou a fazer contactos”, “confia em mim”…. Estou muito cansada e pedir para que ele me pague o que me deve o que é meu por direito … alias teu por direito porque tudo o que ele me tirou na realidade tirou a ti.
Quero que fique aqui bem claro…. Durante 40 meses o teu pai viveu as minhas custas como podes ver pela lista que te deixarei em baixo…. Portou-se muito mal comigo e com a minha família e isso obriga-me ainda hoje a brutais sacrifícios porque obviamente eu fui burra até ao fim e ainda achei que ele tivesse vergonha na cara e me pagasse o que me roubou. Até hoje isso não aconteceu e não vai obviamente acontecer. Mas cá estarei para me fazer à vida e dar a volta por cima.
Quero que isto fique aqui bem claro bem bem bem claro…. Foi assim tal e qual que aconteceu e por isso eu não consigo nem jamais falarei com o teu pai que tanto mal me fez.
Tudo isto são coisas minhas que só aqui te deixo… porque as palavras amor…. As palavras leva-as o vento…. Mas eu quero que fique tudo aqui bem bem claro.
Quando te ensino o valor do bem da verdade do trabalho do só fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem a nós é por isto mesmo…. Porque eu pago com muito sofrimento o mal que me fizeram.
E um dia tudo isto será passado mas como eu digo sempre…. As ações ficam com quem as pratica e eu fiz o bem …. A quem não devia ter feito obviamente mas fiz o bem …. E não devo nada a ninguém a NINGUEM. E de mim contaras sempre com a verdade, sempre. Sempre.
E desculpa…. Mas a vergonha atormentou-me anos, a vergonha de não ter percebido a falta de caracter…. Mas agora sei quem sou o que sou e que mereço ser amada para alem da conta e respeitada para alem da conta.
A lista de tudo o que o teu pai me deve a esta data é:
Viagem de avião para Brasil em Julho de 2009
Viagem de avião para Brasil em Fevereiro de 2010
Viagem de avião para Brasil em Dezembro de 2010
Viagem de avião para Brasil em Setembro de 2011
Viagem de avião para Brasil em Dezembro de 2011
400 euros para "viver no brasil em Julho de 2009 porque agora despedi-me do Holmes Place sem ter outro emprego à minha espera e não tenho dinheiro”
Carregamentos no telemóvel deste 2009 até 2012 e utilização dos meus pontos para aquisição de telemóvel próprio
Viagem de avião e estadia em Londres em 2010
Viagem de avião e passagem de ano na Madeira em 2010
Metade da renda de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (650 euros cada mensalidade – 40 meses)
Metade da conta de água de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (40 meses – mais ou menos 25 euros por mês)
Metade da conta da luz de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (40 meses – mais ou menos 100 euros por mês)
Metade da conta do gás de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (40 meses – mais ou menos 30 euros por mês)
Metade da conta da internet/telefone fixo de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (40 meses – mais ou menos 50 euros por mês)
Metade da conta do supermercado de uma casa e de uma vida em Lisboa onde viveu e comeu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (40 meses – mais ou menos 250 euros por mês)
A segurança social desde o inicio de 2009 até outubro de 2012
Metade do IMI de uma casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 (300 euros por ano – 3 anos)
O seu IRS de 2009, 2010
Metade das custas de tribunal e de advogado para resolver a situação do Estevão antes da sua partida (aproximadamente 30000 euros total)
As custas de tribunal e de advogado para levantamento de queixa crime por não pagamento de IRS e segurança social nem informação varias (aproximadamente 3000 euros total) 
As custas da cirurgia ao joelho pagas com multa mais advogado para resolver esse problema legal (aproximadamente 3000 euros)
Pagamento de seguro do carro branco que era de sua exclusiva propriedade Pagamento de 7 prestações do carro branco que era de sua exclusiva propriedade
Juros correspondentes a 6000 euros que indevidamente pediu à minha mãe emprestado em Abril de 2010 para pagamento de dividas dos irmãos dele no brasil, 3 dias após o falecimento do meu pai, e que em Setembro de 2010 manteve a mentira dizendo que tinha usado esse dinheiro para enviar para o seu irmão Alexandre no Brasil para pagar divida trabalhista o que nunca aconteceu e que eu tive de pagar à minha mãe e que continuou a reter na sua conta bancária até que já em 2012 Abril toda a mentira foi desvendada e só nessa altura me pagou os 6000 euros que dois anos anos roubou à minha mãe
Gasolina, seguro e selo do carro que tanto quiz comprar e até queria por só em seu nome (só o carro foram 22000 euros e eu nunca o conduzi o seguro eram 450 euros por ano e o selo 220 euros por ano o carro for adquirido em Maio de 2010)
Portagens no formato de via verde desde novembro de 2009 até Outubro de 2012
Metade das despesas medicas envolvidas na gravidez e nascimento do Estevão (só o parto foram 3000 euros, o acompanhamento medico foram aproximadamente 1500 euros). 
Metade das despesas de seguro de saúde do Estevão (65 euros por mês)
Metade das despesas do pagamento da Filipa, a ama do Estêvão que ficou com ele quando eu tive de ir trabalhar depois da licença de maternidade (5 meses) e até aos 15 meses data em que o Estêvão foi para a escola "porque eu tenho de fazer contactos e preparar as minhas palestras não posso tomar conta do Estevão o dia todo” (apesar de estar sem trabalhar há mais de três anos em casa a fazer sabe Deus o que)
Metade das despesas do pagamento das fraldas e comida e roupa e instalação do Estevão na minha casa em Lisboa onde viveu sem pagar um cêntimo de Julho de 2009 até Outubro de 2012 e ter porque sabes filhos não é só faze-los ou dar-lhe o nome ou fazer “bilu bilu” é também pagar e pagar bem todos os dias, todos os meses as infinitas despesas que eles trazem!!!!
A utilização do meu cartão de debito durante os anos de 2010 a 2011 ... "porque eu tenho vergonha de não ser eu a pagar as coisas por isso dá-me o teu cartão onde tu tens o dinheiro que ganhaste a trabalhar para eu fazer a minha vida!"



As coisas “dos crescidos” são as coisas dos crescidos …. Mas eu quero alertar-te para o que se passa…. Porque eu sei que te doi veres-me preocupada e a fazeres contas e como está escrito atras…. Eu quero educar-te como gostei que me educassem…. Quando me perguntam o que eu faço eu respondo com verdade, quando me perguntam qual é a minha formação académica eu não digo mentiras…. Posso não ser a melhor pessoa do mundo (alias não sou de certeza) mas não engano ninguém e quando faço mal a alguém faço por corrigir.


Desculpa hoje não é um post muito feliz mas guarda-o só para quando alguém te dizer que não te mente. Ok?

De resto tudo vai correr bem e seras sempre muito feliz… amanha já seguirá um post muito feliz!!

Amo-te infinitamente




Tua mãe




Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...