domingo, 25 de janeiro de 2015

458 - Porque estes tempos andei a questionar a minha fé e as lições que tirei disso

Meu muito amado filho Estêvão


«Continuou: Um homem tinha dois filhos. Disse o mais moço a seu pai: Meu pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Ele repartiu os seus haveres entre ambos. Poucos dias depois o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para um país longínquo, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidades.Foi encostar-se a um dos cidadãos daquele país, e este o mandou para os seus campos guardar porcos. Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Caindo, porém, em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! Levantar-me-ei, irei a meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti: já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros. Levantando-se, foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai viu-o e teve compaixão dele e, correndo, o abraçou e beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei-me depressa a melhor roupa e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também o novilho cevado, matai-o, comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho era morto e reviveu, estava perdido e se achou.E começaram a regozijar-se. Seu filho mais velho estava no campo; quando voltou e foi chegando à casa, ouviu a música e a dança: e chamando um dos criados, perguntou-lhe que era aquilo. Este lhe respondeu: chegou teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou, e não queria entrar; e saindo seu pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos; mas quando veio este teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; entretanto cumpria regozijarmo-nos e alegrarmo-nos, porque este teu irmão era morto e reviveu, estava perdido e se achou.» (Lucas 15:11-32)

Já te falei aqui muito de Deus. Da minha fé e do caminho que fiz para aqui chegar.

Estes tempos tenho andado afastada da igreja (eu disse da igreja, não de Deus como já te explicarei) e isso afastou-me um pouco de mim propria e antes que isso se reflectisse em ti... tenho rezado e meditado muito estes tempos para sentir o que Ele me diz.

Em cima vez a parabola mais bonita e tambem mais dificil da biblia a parabola do filho pródigo.
Eu digo mais dificil porque sou humana e como tal penso (associo) muito as ações à justiça das mesmas e esqueço-me que não é a justiça mas o amor que deve governar o mundo.

Essa parábola mostra Deus na figura do Pai. E mostra cada um de nós ou na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão, ou na figura do irmão mais novo, que vive uma vida cheia de pecados.


Talvez essa seja uma das parábolas capazes de nos dar o maior número de lições entre todas, pois é muito rica. Destaco algumas:
Deus muitas vezes irá permitir que caiamos em nosso orgulho. Observa que o pai da parábola, mesmo estando vivo, deu a parte da herança ao filho mais novo. Ele não seria obrigado a fazer isso, poderia inclusive proteger seu filho, negando-lhe e proibindo que ele fizesse aquela loucura, porém, ele permitiu, e sabia que seu filho iria sofrer por causa do seu orgulho e imprudência. Mas o pai tinha seus planos.
Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. O pai descrito na parábola é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Ele não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos erros.
Deus recebe-nos de braços abertos quando somos humildes e nos arrependemos.Quando o pai vê a volta de seu filho arrependido, manda preparar uma festa e declara ao irmão mais velho: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lc 15.32)
Como o filho mais velho, muitas vezes focamos no menos importante ao invés do mais importante. Observe que o filho mais velho fica extremamente preocupado com sua própria justiça e zelo e com os bens materiais que seu irmão desperdiçou, achando-se superior. Estava tão cego que não conseguia ver a conversão de seu irmão, pelo contrário, dá a entender que preferia que seu irmão permanecesse no mundo. “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lc 15.29-30)
Deus ama tanto os seus filhos que já O servem, quando aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade. A parábola do filho pródigo mostra a grandeza do amor de Deus. Ao filho mais velho, que sempre estava servindo o pai e buscando fazer a sua vontade, ele diz: “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lc 15.31). Ao filho mais novo, diante de uma atitude de arrependimento, o pai age amorosamente: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lc 15.20)

Eu pessoalmente estou longe longe muito muito longe da santidade do pai desta parabola e estou muito mais para irmão mais novo.... e "baralho-me" toda com o bem que faço e o que não recebo (ou penso não receber), "confundo-me" com a moral e "perco-me" em porquê(s)  como(s)....

No ultimo ano (mais coisa menos coisa) tenho andado muito a rezar este texto da biblia tentando encontrar o meu caminho de volta a Deus e à sua igreja.
O que me afastou?
Do mesmo modo que o "filho mais novo" eu sempre fiz o que estava certo... estudei quando devia, sou amiga dos meus amigos, filha, irmã, e mãe, boa profissional e cumpridora dos meus deveres perante os outros e a sociedade.... como eu costumo dizer uma chata por só fazer o que é suposto ser feito!! E por isso mesmo de algum modo sempre esperei que Deus me recebesse em casa dele com alegria por isso mesmo, pelo bem feito, sempre esperei que do mesmo modo que eu quando peco não me sinto digna da palavra de Deus, nem de de entrar em casa de Deus.... sempre esperei que as outras pessoas quando pequem não se sentissem dignas da presença de Deus.
Na pratica o que me afastou da igreja foi ver pessoas que eu sei (pelos meus olhos) que pecam que entram na casa de Deus, usam o seu nome como entendem e para os fins que entendem, abençoam os outros em seu nome e na pratica na pratica não cumprem os mandamentos de Deus (usam o nome do Deus em vão, matam, são adulteros, roubam, mentem etc etc etc) e continuam a frequentar a casa de Deus, continuam a usar o nome de Deus como se não trouxessem a "roupa suja".... na pratica ver o Ricardo Espirito Santo Salgado (um dia vez a historia da queda do Grupo Espirito Santo na Crise economica portuguesa em 2014), ver o teu pai, ver o ministro Paulo Portas entre outros a rezarem na igreja a ajoeiaram-se diante do Santissimo, a usaram o Santo nome do Deus em vão, a usaram o mesmo como se bandeira fosse, como se fossem de facto pessoas do bem, de Cristo.... ai ai revolta-me o coração.
O teu pai em tres anos e meio que tens de vida numa me perguntou uma só vez se eu tenho como te dar de comer, numa me pagou um centimo do que me deve nunca pediu desculpa à minha mãe por a ter enganado e a ter roubado e mesmo assim fala em Deus como disciplo.
O Ricardo Espirito Santo Salgado roubou sozinho bilhões, enganou o estado portugues em bilhares, é o responsavel por alguma parte do enormeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee estado de desespero que se vive em portugal sendo que o resto se deve a governantes como o ministro Paulo Portas que governam pelo lucro e não pela politica social que se escondem atras de falsos moralismos para votar contra a adoção por casais homosexuais.
Enfim .... com a cabeça de "irmão mais novo" .... e com a dureza da vida destes tempos .... a falta de coerencia a falta de honestidade que essas pessoas demonstram ao separar as ações com o que Deus nos pede.
Enfim andei a rezar tudo isto para que possa ver com os olhos do pai cada dia mais e cada dia menos com os olhos do filho mais novo.
Eu faço o que está de acordo com o meu modo de viver e com o que me ensinaram e com o que eu sinto que Deus me pede... vivo em coerencia com as minhas escolhas e tenho a certeza que Deus me ama como eu sou e amará os outros como cada um deles é e vê na sua infinita misericordia tudo o que se passa e perdoa quem lhe pede perdão .... e de facto eu sei quase nada (ou mesmo nada) e não tenho nada nada nada que questionar os caminhos dos outros.

Sei que a bondade de Deus é infinita e que cada um é "julgado" pelo que cada um faz mas nesta vida não noutra qualquer.
Vou continuar a acreditar profundamente na verdade e no bem aos outros não importante o que os outros fazem.
Foi um caminho dificil mas importantissimo para me aprpximar de novo a Deus e à sua igreja.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...