Pular para o conteúdo principal

453 - (L)atitude

Meu muito amado filho Estêvão

"Há alturas na vida em que precisamos de mudar de (L)atitude. Ter essa coragem. Precisamos sair um bocadinho da nossa zona de conforto e aceitar que o princípiotambém pode ter fim.
Precisamos ter humildade para admitir que não estamos sempre certos e que pedir desculpa por erros e falhas é sinal de maturidade e não de fraqueza. Depois, urge virar a página e seguir em frente.
Eu acredito que uma mudança, naturalmente imposta por outras mudanças, é um momento de renovação. E que para a viver em pleno e aproveitar tudo o que tem para nos dar, é preciso parar de olhar para trás, é preciso aprender a projectar o olhar no horizonte e confiar no que está para vir.
E é preciso aprender a manter, a renovar, ou a conquistar a fé. A fé em nós, a fé nos outros e a fé em tudo o que de bom merecemos receber. Porque merecemos. Mesmo."
By: Ás novo no meu blog

"Não me preocupo se os meus passos não são sempre firmes, se às vezes tropeço, se outras vezes caio e se preciso de mais tempo para me levantar.
Aprendi que isso não é fraqueza, que não me diminui perante os outros e que, tantas vezes, é esse o fermento que ajuda o meu coração a crescer.
Vou confiando mais em mim, no equilíbrio que aprendi a manter para não cair. Sei que por mais difícil que seja a vida, haverá sempre no nosso caminho quem nos queira ajudar, quem queira cuidar, quem chegue para plantar o bem.
O resto... é só o resto, o que sobra, o que está a mais, o que não tem mesmo qualquer importância."
By: Ás nove no meu blog

"Acredito que se vive melhor quando aprendemos que não devemos correr atrás de quem sabe onde nos encontrar, quando percebemos que cortar algumas pessoas da nossa vida não significa que as odiamos, mas apenas que nos respeitamos.
Acredito que se vive melhor quando interiorizamos que perdoar não é fazer bem aos outros, mas a nós mesmos.
Acredito que se vive melhor quando fazemos as pazes com o nosso coração. Quando deixamos que bata na sintonia certa: a de ter paz, ignorando a da teimosia e a de querer ter sempre razão."
By: Ás nove no meu blog

"Palavras que podiam ser minhas:
«As pessoas são assim mesmo. Umas são o que são, outras fingem que são, algumas pensam que são. Existem as que querem ser, as que não conseguem ser, as que precisam ser, as que se cansaram de ser e as que ainda vão ser. E há muito mais, acredito… Mas as melhores de todas, para mim, são as que são e ainda nos ajudam a ser.»
[diego nunes]"
By: Ás nove no meu blog

"Se tens um abraço para dar, dá. Se tens uma desculpa a pedir, pede. Se tens um erro a corrigir, corrige. Se tens um amor para viver, vive. Se tens um nó na garganta, desata. Se tens medo, vai com coragem. Se não queres, diz «não». Se não sabes, pergunta. Se queres, pede. Se magoa, fala. Se dói, cura. Se não serve, arruma. Se não estás bem, muda. E se tens fé, acredita."
By: Ás nove no meu blog

"A felicidade dá trabalho.
Dá trabalho percebermos o que queremos. Percebermos o que é de facto importante e aquilo que é supérfluo. Dá trabalho perceber o que nos faz viver da melhor forma possível, e aquilo que nos intoxica e aprisiona.
Dá trabalho traçar objectivos, trabalhar para a sua realização, lidar com os imprevistos, e de não os conseguir alcançar por vezes.
Dá trabalho reformular a vida e pensar em alternativas para ela quando falha aquilo que não esperávamos que falhasse.
Dá trabalho levantar depois da queda, admitir erros, admitir imperfeições, lamber as fridas e seguir em frente.
Dá trabalho levantar cedo, deitar tarde, dar de comer aos filhos, dar banho, dar regras, correr de manhã, educá-los para um ritmo familiar comum, dar paciência e amor.
Dá trabalho polir uma relação, alimentar um amor, aprender a comunicar, aprender que temos muitas vezes de abdicar da nossa razão, para vivermos em paz.
Dá trabalho arrumar o ego no saco e partilhar apenas vivências e significados, sem necessidade de ter razão.
Da trabalho alimentar o amor-próprio.
Dá trabalho fazer aquilo que nos faz sentir bem, cuidar do que comemos, cuidar do que pensamos, cuidar do que sentimos.
Dá trabalho orientar a nossa mente para o presente, não sofrendo por antecipação, não trazendo sempre o passado para justificar aquilo que estamos a viver agora.
Dá trabalho, tirar o melhor das rotinas, aprender a rir de si próprio, a olhar primeiro para os próprios defeitos, e só depois culpar tudo o resto que vive à nossa volta.
Dá trabalho ser feliz, mas vale muito mais viver uma vida nutrida de significado e propósito do que viver uma vida de queixas, impossíveis e prisões.
Ninguém disse que a vida era fácil,
talvez a felicidade não seja utopia,
e não se encontre na chegada mas num caminho de trabalho."
Dá trabalho traçar objectivos, trabalhar para a sua realização, lidar com os imprevistos, e de não os conseguir alcançar por vezes. Dá trabalho reformular a vida e pensar em alternativas para ela quando falha aquilo que não esperávamos que falhasse. Dá trabalho levantar depois da queda, admitir erros, admitir imperfeições, lamber as fridas e seguir em frente. Dá trabalho levantar cedo, deitar tarde, dar de comer aos filhos, dar banho, dar regras, correr de manhã, educá-los para um ritmo familiar comum, dar paciência e amor. Dá trabalho polir uma relação, alimentar um amor, aprender a comunicar, aprender que temos muitas vezes de abdicar da nossa razão, para vivermos em paz. Dá trabalho arrumar o ego no saco e partilhar apenas vivências e significados, sem necessidade de ter razão. Da trabalho alimentar o amor-próprio.Dá trabalho fazer aquilo que nos faz sentir bem, cuidar do que comemos, cuidar do que pensamos, cuidar do que sentimos. Dá trabalho orientar a nossa mente para o presente, não sofrendo por antecipação, não trazendo sempre o passado para justificar aquilo que estamos a viver agora.Dá trabalho, tirar o melhor das rotinas, aprender a rir de si próprio, a olhar primeiro para os próprios defeitos, e só depois culpar tudo o resto que vive à nossa volta. Dá trabalho ser feliz, mas vale muito mais viver uma vida nutrida de significado e propósito do que viver uma vida de queixas, impossíveis e prisões. Ninguém disse que a vida era fácil, talvez a felicidade não seja utopia, e não se encontre na chegada mas num caminho de trabalho."

By: Diana Gaspar Duarte

"Há lições que a vida dá que só se dão uma vez"
By: Winston Churchil

Quanto estiveres a fazer as contas dos impostos, declara tudo tudo tudo tudinho o que ganhaste e tudo tudo tudo o que gastaste. Faz isto a ouvir a tua música favorita. Os impostos podem parecer-te um horror, um roubo, mas são para a comunidade, para a tua comunidade. Fá-los com toda a honestidade.

Para acabares com a melancolia do Inverno, cheira de vez em quando um frasco de loção de bronzear e um limão fresco.

Nunca ignores uma luz de aviso seja no carr, seja na maquina de loiça, de roupa, no frigorifico ... ou de uma relação.

Depois de alguém genuinamente te pedir desculpa não lhe dês um sermão.

Nunca uses a tua assinatura profissional para um email que nao seja profissional. Nunca.
Não assines o teu nome completo para um teu familiar. Nunca.
Trata as pessoas pelo nome que gostam de ser tratadas. Se alguem se chama Rui Miguel e não gosta de Rui não uses esse nome.
Se conheceres alguém que mudou de nome não te enganes no nome que usas.

Quando mudares para uma nova casa, planta uma roseira e põe na porta um tapete novo para lhe dares o aspecto de um lar.

Quando fores capaz de ler tudo o que está aqui escrito já tudo isto terá passado.... por isso vou-te falar agora de duas coisas importantes....

Há uma frase que tenho escrita na nossa cozinha e que sempre leio: "Tudo nesta vida passa... mesmo isto!"
É uma frase que me ajuda nos momentos menos positivos a lembrar que esses momentos vão passar (MESMO) e é uma frase que me ajuda a meter os pés bem em terra e me lembrar da modestia que a vida merece... quando estamos "na mó de cima" temos de pensar ... que a mó tambem desce.... é isso então tudo tudo tudo passa... e de tudo devemos sempre tirar o "sumo" as lições que a vida nos dá!!

Para terminar queria ainda falar te de como cada dia que passa te amo mais e mais e mais... de como és um ser luminoso cheio da graça Dele, cheio de ti e com um caminho lindo para te cumprires... hoje tens 43 meses e tens dezenas de anos pela tua frente... mas nos ultimos dias tens me dado lições de vida e de maioridade que homens adultos falham...
estas na fase dos principes e das princesas no mundo da fantasia e das fadas das meninas loiras com os cabelos cumpridos e vestidos longos.... eu uso calças de ganga velhas e remendadas vomito 20 vezes ao dia e o meu cabelo além de não crescer só cai cada dia mais e mais e mais e mais.... e tu ves isso... claro que ves... e há tua maneira de 43 meses interpretas e pedes-me para não trabalhar tanto, para descansar, não me pedes os sapatos com luzes que todos os amigos têm porque sabes que eu não te posso comprar.... mas acima de tudo e porque sabes como sofro com o cabelo que não cresce e só cai.... hoje disseste-me "sabes que eu gosto muito mais de princesas morenas de cabelos curtos?! como tu mama como tu!".... eu sei que as loiras de vestidos rosas são mais bonitas mas filho.... VALEU ....!!!

Amo-te infinitamente

Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …