quarta-feira, 24 de outubro de 2018

702 - Nunca aceites nada que te digam sem questionares .... nem isto

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje tenho tanto para dizer.

"Mãe porque é que tenho de ir estudar agora, é chato!"
Porque tens.
Sou chata vou horrível vou ser até morrer e depois disso provavelmente vou continuar a ser chata.
Só quero o teu bem e neste momento o teu único trabalho é estudar, brincar e estudar.
Tudo na vida tem tempo e agora o tempo é este: estudar.
Há o tempo de plantar e há o tempo de colher.
Estudar é plantar plantar plantar.
Vais ouvir muitas vezes na vida que vais sempre a tempo de recomeçar, que nunca é tarde etc etc... e não é, mais ou menos... há coisas que se não são feitas num momento depois tão tanto trabalho a remediar demoram tanto que ... tudo complica.
Sabes o que é bom, estudar na altura certa e muito e bem porque no final é bom ter escolha no caminho e não fazeres o caminho que sobrou.
Percebes?
Ditados? São chatos
Contas de matematica? Tambem
Estudar? Ler
Repetir, escrever, sem parar, fazer mais exercícios e mais e mais sim é chato mas é a vida é o que importa é a ÚNICA coisa que neste momento tens para fazer, deixa que do resto eu trato .... agora e toda a vida lembra-te disto, nunca deixes de aprender toda a tua vida toda mesmo, estuda línguas, historia, cozinha o que quiseres estudar.
Estuda como se a tua vida dependesse disso porque depende mesmo.
Sempre.Mesmo quando for chato, mesmo quando não te apetecer nada disso estuda, estuda e estuda. Agora para não chorares depois. Sempre agora


Uma vez contaram-me uma história que vou aqui partilhar contigo
"O João achava que ganhava pouco e trabalhava muito e foi ter com o chefe e disse - Chefe eu mereço um aumento!
O chefe disse então - O Pedro também me pediu um aumento e eu só consigo dar aumento a um de vocês vou fazer um exercício e no final decido a quem dou o aumento.
O chefe juntou o Pedro e o João e disse aos dois... Para a semana vai haver uma reunião aqui na empresa e no intervalo da reunião eu quero que haja cafe, fruta e bolos. Tratem disso até ao fim do dia.
O João foi ao supermercado em frente soube o preço dos bolos da padaria, do café para a máquina e das maçãs, laranjas e peras, tomou nota de tudo e pôs num relatório para entregar ao chefe.
No final do dia o chefe pediu aos dois para lerem os relatórios.
João: o pão de ló custa 3 euros, o salame de chocolate 5 euros, os biscoitos 2 euros, o cafe são 10 euros 10 cápsulas e as maçãs custam 1 euro o kilo assim como as laranjas e as peras. O que quer que eu faça?
Pedro: fui ao supermercado e negociei com o gerente da padaria um pacote que inclui bolo de chocolate, biscoitos, pão de queijo e pela quantidade pretendida oferecem compota para acompanhar. Quanto ao café lembrei-me que ha quem bebe descafeinado por isso negociei um empréstimo de uma segunda maquina de cafe para podermos ter duas maquinas disponiveis, se encomendarmos 100 cápsulas ainda nos oferecerem o leite se deixarmos o supermercado fazer publicidade ao mesmo. Em relação a fruta pré-encomendei melão, melancia, maçã, pera, laranja, uvas e kiwis e lembrei-me que é sempre simpatico ter fruta arranjada e fresca por isso procurei e reservei gelo para a colocar e tenho o contacto de duas pessoas que podem fazer esculturas com a fruta. O preço é simpatico. Entretanto tambem preparei umas pequenas avaliações para todos os participantes fazerem para sabermos o que melhorar para a proxima vez. Só preciso que me confirme o numero de participantes e podemos avançar.
E agora Joao perguntou o chefe?"
Para quê esta história? Eu sempre fui o Pedro, sempre sempre sempre. Trabalho desde os 14 e faço 44 daqui a 15 dias, sempre fui o Pedro, sempre fiz mais do que me pediram "é para dar 3 diagnosticos por semana" porque se posso dar 2 por dia. "é para dar 7 aulas por semana" porque se posso dar 14, "é para fazer 5 grupos experimentais", porque se é mais rápido fazer 18, sempre sempre sempre fiz o que me pediram e o que eu achava necessário. Tive os aumentos que merecia? Fui reconhecida no que fiz? não nada disso, às vezes acho até que me gozaram e muito, muitas vezes vi os Joãos desta vida a seguirem e aqui estou. Fiquei triste com isso? Muito, tantas vezes cheguei a casa e jurei nunca mais vou propor isto ou aquilo, faço o que me pedem e pronto. Não sou capaz, só sei trabalhar com excelência e sim como tu dizes "como é que trabalhas tanto mama e não és rica?".
Não sei ser diferente mas acho que devia, há um ditado em português que diz "quem muito se abaixa o rabo mostra" ... ou "os bonzinhos lixam-se sempre" ....
Não vou mudar e vou continuar a ficar triste quando não gostava de ouvir "ana bom trabalho" e oiço .... outras coisas. Só de te estar a escrever isto caem me as lágrimas por me lembrar de tantas vezes que fiz tanto mais e levei tanto menos.
A tua Tia Lé costuma brincar (falando a serio) que depois de tanto que estudo e estudei eu não quero mesmo é ser rica... tem provavelmente toda a razão e sou eu de certeza que me boicoto com esta mania de ajudar este e o outro e o outro e de fazer e fazer ....
Enfim tudo isto para te dizer não sejas tão "bonzinho" como eu ... aprende rápido a dizer não mas nunca deixes de tentar diariamente ser uma pessoa melhor e fazer o melhor todos os dias... por ti por ti.

Eu disse que hoje era grande.
Nunca aceites nada que te digam que oiças que leias sem te questionares, nada nada nada, nem que sejam coisas que eu própria te diga, não aceites a doutrina porque sim, pergunta sempre porque? será mesmo assim?
Num mundo cada dia mais cheio de fake news num mundo onde o bem não é bem bem bem e o mal é mal hoje e amanhã é o melhor, num mundo onde o presidente dos EUA não aceita o aquecimento global e onde as lições acerca do passado parece que não foram aprendidas podemos estar a dias do maior  país da america latina ser entregue a um louco alucinado mas que ninguém se questiona de nada nada nada.... não vás atrás de populismos, não aceites o que lês porque está escrito não mesmo.... verifica fontes, confronta perguntas, pensa .... não é porque todos dizem que sim que a coisa é verdade ...pais. pensa pela tua cabeça.


Moral da história estuda como se não houvesse amanhã, trabalha na mesma medida mas não sejas o bonzinho sempre pela tua sanidade mental pelo menos e nunca aceites nada que te digam sem te questionares nunca nunca nunca. Diga-te quem te dizer.

Tudo isto que aqui te deixo. Questiona sempre. Questiona-me sempre.

Amo-te infinitamente

Tua mãe






Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...