terça-feira, 3 de julho de 2018

669 - Pensar globalmente agir localmente

Meu muito amado filho Estêvão

Já tens 7, caramba já tens 7 anos. Tão cheio de sabedoria e ao mesmo tempo tão pequeno ainda e já com tanta vontade de mudar o que não concordas.

Sempre te digo pensar globalmente mas sempre sempre agir localmente.
Na festa do teu aniversário recolhemos 10 kg de bens alimentares não perecíveis e 20 kg de embalagens de plástico tudo recolhido para dar ao núcleo Refood .... caramba tens 7 anos e mobilizaste a escola inteira .... INTEIRA para o teu canetão recolheste mais de 40 kg de canetas, palhinhas talheres de plástico etc e vamos dar lhe um fim que não acabe com o planeta terra. Reciclar, reduzir, re-utilizar. SEMPRE.
Mudamos o mundo? evitamos uma guerra? não. Mas fizemos a nossa parte influenciamos os outros ensinamos explicamos e mais importante: demos o exemplo e fizemos uma micro parte do nosso mundo melhor.
Custou alguma coisa? nada foi com gosto.
Aprendemos muito? sim muito.
Ensinamos alguma coisa? muito.
Não é a crise dos migrantes, não é a venezuela, não é futebol, não são as histórias do presidente dos estados unidos, não não é nada disso .... e ainda bem. Globalmente a fome é um problema, o consumo em excesso é um problema, o plastico esta a destruir o mundo .... globalmente é gravíssimo mas localmente podemos fazer coisas e pudemos fazer tantas coisas este ano tantas tantas tantas... pequenas gotas de coisas feitas .... feitas ensinadas aprendidas degraus subidos. E já tens mais ideias para este ano, as "beatas", o "cocos", a comida que não se vende, a fruta "feia".
Tenho infinito orgulho de ti e de quem te estas a tornar. Tenho infinito orgulho de seres verdadeiro, de podermos falar abertamente sobre as coisas, de estarmos a agir localmente crescendo para podermos continuar a fazer a nossa parte.


Há 32 anos conheci a tua madrinha. Conheci também a mãe da tua madrinha, uma mulher brutal. Criou a tua madrinha sozinha com a mãe dela ... três mulheres que se fizeram lindas por dentro e por fora. A mãe da tua madrinha está doente, muito doente e está assim há muito tempo e custa tanto ver. Hoje a tua madrinha está de coração partido.... "como vou viver sem ter mais ninguém?" ... penso tanto nisso, penso tantas vezes como é estar sozinho.... hoje chorei com a tua madrinha porque gosto demais dela mas chorei também por mim, porque custa ser forte sempre. Mostrar que não se tem medo quando se morre de medo por dentro.
Mamã tu não tens medo de nada?
de tudooooo meu filho. De tudo.
De morrer e de te deixar sozinho.
De não conseguir trabalhar para poder fazer coisas boas pelo teu futuro
De ficar doente e não te ver crescer
Que te magoes
Que não sejas feliz
Que tenhas medo de coisas
Que te magoam
Que te mintam.
Que te façam sofrer
Que não encontres o teu caminho.

Mamã eu queria tanto que tu tivesses um namorado que cozinhasse para ti e te fizesse companhia para jantar e conversar contigo de coisas que gostas de conversar.
As vezes sinto que perco o juízo porque passo o dia a trabalhar e gostava mesmo de ter companhia para partilhar uma pêra, para ver um filme na televisão. Queria ter companhia para ir ao japonês só porque é quarta feira mas queria ter companhia para as más notícias no médico, as boas tambem, queria companhia para me dar a mão no elevador e me dizer .... não tenhas medo estou aqui.
Mas no meio de todos estes meus quereres o que eu queria mesmo é que eu te pudesse ajudar quando me dizes "eu tenho medo que não encontres um namorado como mereces e que quando eu me for embora seja mais dificil para ti dares gargalhadas sozinha".
Tenho medo de um dia me esquecer de ser suave, fofa, amorosa e de não ser forte.
Obrigada por me lembrares.









.





Amo-te infinitamente.

Tua mãe




Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...