sexta-feira, 17 de julho de 2015

575 - Reputação

Meu muito amado filho Estêvão

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócioscomunidades online ou status social.

Uma reputação demora anos a construir e minutos a ser destruida. Seja de uma pessoa ou de uma empresa.
Aquela empresa sempre usou a melhor agua do mundo para fazer o seu refrigerante um dia alguem fica doente por causa dessa água ... nunca mais vai vender igual. A reputação cai por terra.
Assim é com as pessoas, há em Portugal um ditado que diz "à mulher de César não basta ser séria tem de parecer séria"... é assim mesmo há que ser e tambem parecer.
Um profissional pode demorar anos a construir uma reputação de trabalhador, sério, honesto, competente e um dia por uma mentira todos os anos desse caminho de trabalho, desse tempo todo a construir uma reputação caem por terra.

Somos pessoas, somos animais socias, vivemos e assim deve ser em comunidade, em sociadade, o que os outros pensam de nós, como nos vêm não deve reger a nossa vida obviamente porque somos o que somos e devemos ser assim mesmo.... mas como nos vêm é mesmo importante tambem é importante que o que vejam seja o que verdadeiramente somos... que sejamos coerentes para que sejamos nós mesmos.
Não deixes que uma mentira, uma atitude desonesta, uma escolha errada estrague o que os outros vêm de ti.

A nossa reputação é como um prato de loiça, uma vez partido podes apanhar os bocados todos de prato para tentar colar mas jamais será a mesma coisa.

A verdade, o trabalho honesto, o caminho regular sempre são nossos aliados.

Amo-te demais

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...