terça-feira, 13 de agosto de 2013

186 - Mãe, Avó, Tia, Tio e mais e mais e mais

Meu muito amado filho Estêvão hoje vou-te falar de família
A tua família de sangue portuguesa e a tua família de coração portuguesa. E esta é a tua família de sangue portuguesa e a tua família de coração portuguesa hoje que tens 2 anos…. A tua família de coração vai crescer com toda a certeza.
Tens também a tua família brasileira, que é muito importante também, e que já te falei muitas vezes e sempre te falarei, mas hoje não é deles que te vou falar, hoje é da tua família portuguesa.
Nestes dois anos que passaram até hoje a tua família de sangue portuguesa é pequena… somos poucos mas bons.
Tens me a mim tua mãe. Já te tenho falado de mim e eu sou péssima a falar sobre mim e sobre quem sou, o que faço, de onde vim e para onde venho…. Acho que hoje não vou adiantar nada a mim porque já falei de mim antes… mas repito de mim poderás sempre pedir à tua avó que fale, à tia tia IA, ao teu tio-avó JA, à tua tia-madrinha CS, à tua tia AA e ao CM cada um à sua maneira sabe de mim coisas que talvez te interesse e poderás agora e para sempre perguntar de mim a todos os meus …. Agora e para sempre. O que te posso dizer de mim em relação a ti é que agora já não tenho coração dentro do peito…. Há 2 anos que o meu coração bate de fora do peito, bate em ti e por ti. Tudo o que aconteceu na minha vida até tu nasceres aconteceu para tu nasceres, e tudo o que acontecera daqui para a frente há que ser por ti e para ti. Ponto. Falemos de pessoas importantes agora.
Tens a tua avó MJF. A tua avó tem por ti um amor que tu não tens nem ideia. A tua avó faz tudo por ti. Tudo. Não dorme, não se deita, faz de um tudo por ti. A tua avó é sempre a pessoa que tens de consultar quando tiveres um problema de saúde …. Ela tem sempre ou colo ou chá ou “bolinhas” para resolver todos os problemas. A tua avó sabe mostrar-te os caminhos nos dias mais difíceis e pega-te ao colo quando tens febre, segura-te quando tens asma, e faz-te rir sempre. Põe te a dormir e as vezes (menos do que devia) zanga-se contigo. Sempre que tenhas alguma dificuldade ou precisares de um conselho ela deve ser a primeira pessoa que procuras. Ela saberá sempre ajudar-te. Sempre. E faz uns bogés e umas saladas maravilhosas. A tua avó MJF ama-te como se fosses dela e o coração dela também bate fora do peito dela por ti. E olha até ao fim da tua vida ela vai ter o coração dela a bater no teu!
Tens a tua tia IA. É também a tua tutora. É a minha irmã sabe quem eu sou como poucos. Nunca nunca nunca percas o contacto com ela. É a mãe da MM e do VM que são os teus primos mais novos e os únicos que tens em Portugal. A tua tia IA é canhota como tu e pode explicar-te sempre como é escrever e viver com a esquerda como braço e como perna. A tua tia IA também tem alergias como tu e podes sempre contar com ela para te falar sobre isso. Fala com ela sobre dinheiro e o que fazer para o fazer crescer e poupar. Ela sabe tudo sobre isso. Conta com ela quando quiseres escolher a licenciatura. O emprego. A tua tia IA é das pessoas mais sensatas que conheço. Aproveita.
Tens o teu tio JM casado com a tua tia IA e pai da MM e do VM. O teu tio JM gosta muito de ti e preocupa-se muito contigo e sempre te deu muito colo. Olha procura-o ele e a tua tia IA são pessoas que só te querem o bem. Mesmo.
Depois tens a tua Maguigui para nos a MM a tua mais que tudo a tua prima MM. Quando nasceste ela queria muito um primo e nasceste tu. Ela pegou em ti ainda era muito bebe. Tu riste-te para ela ainda tinhas muitos pouco meses e tu e ela dão-se hoje como se fossem irmãos: lutam, brigam, conversam como se de irmãos se trata-se. Mantem sempre essa proximidade. Fá-la crescer na tua vida como a uma flor. Ter primos e crescer com eles é maravilhoso. Leva a tua generosidade para a imaginação da MM e vocês os dois vão ser muito felizes.
Tens ainda o teu primo VM… tu és o primo mais velho. Tens de ser cuidado com ele e mostra-lhe o cheiro das flores e como se faz o pino. São primos. E isso é maravilhoso.
Há o teu tio-avô JA casado com a tua tia-avó HA e pais da tua prima FA… são a única família que tens do lado do teu falecido avó FA e podem sempre falar te dele da pessoa que era, da sua historia. São a tua ligação ao algarve, a olhão, são a tua ligação a história do teu avó que morreu antes de nasceres. A mim o teu tio-avô JA sempre me deu apoio quando precisei e acredita sabe contar-te tudo sobre essa parte de ti.
Tens também a tua tia-madrinha CS. Foi escolhida para tua madrinha tinha eu 15 anos. A tua tia-madrinha pode falar-te de mim quando era pouco mais velha que tu. Pode falar te de como te desejei. Pode falar te do que sempre me fez chorar, pode mostrar-te que muito do que tu sentes eu já senti também. A tua tia-madrinha CS é bailarina. Bailarina de alma e coração tem na alma o amor e a arte, a luz e a experiencia que os adultos perdem com a vida. Ela conhece o belo sabe o belo e sempre te mostrará esse caminho. Sabe receber e conversar como poucos. Tem uma força como poucos e pode sempre falar-te de como é ter uma família de coração enormeeeeeeeeee.
Tens o teu tio-padrinho AA é médico e é a pessoa mais calma e sensata do mundo. Tem um sentido de humor brilhante e canta como poucos. É muito teu amigo e pegou em ti tinhas poucas horas de vida. Com ele poderás escolher o marítimo como clube de futebol de eleição saberás tudo sobre música, e sobre a alegria de ter sempre a casa cheia de gente.
Temos que falar também do FA e do meu afilhado PA filhos da tia tia-madrinha CS e do teu tio-padrinho AA. Têm sido uma presença na tua curta vida e tu brincas com eles como se se vissem todos os dias. Era bem bom que fossem crescendo assim. Cada um com o seu jeito cada um à sua maneira são os mais lindo meninos!
Temos também a Filipa. A Filipa pegou em ti ao colo tinha 3 meses até teres 15 meses pegou em ti todos os dias. Ela embalou-te para dormir. Falou e explicou-te as palavras. Foi a tua primeira professora e bonita é ela! Com ela aprendeste a comer de tudo e ainda bem!
Temos a Tia AA e a tua mais que tudo MC… tua prima de coração, tua tia de coração…. Pegaram em ti ao colo não tinhas 1 dias e em especial a tua Tia AA pode falar-te de cada segundo do tempo que ainda não estavas cá de fora. Respeita sempre o que a tua tia AA te ensinar principalmente se for sobre nadar ou sobre o coração ela é dura na queda mas maravilhosa. A tia prima de coração MC vai-te ensinar a subir às árvores e a comer gelados sem por nodoas e a gostar de andar de cavalitas…. Eu gosto dela como se ela fosse minha e gostava que tu fizesses o mesmo.
Há também o CM … quando te conheceu tinhas pouco mais de um ano, já falavas qualquer coisa e andavas por todo o lado, saltaste-lhe para o colo e acho que ficaram amigos a partir dai. Mudou-te muitas muitas fraldas, fez-te muitas muitas sopas, e muito arroz de peixe, ensinou-te a comer caracóis, pegou-te ao colo quando estavas doente, deu-te a mão para te atravessar a rua e deu-te castigos para te ensinar. Acho que tens ali um amigo para a vida. Tens ali uma pessoa que te quer muito bem que te gosta muito e muito. Acho que é o teu primeiro amigo sozinho (vou explicar o que quero dizer com o primeiro amigo sozinho… é o primeiro amigo que fizeste por ti sozinho, sem ser um amigo teu que é assim porque já era amigo da mãe ou um familiar da mãe percebes? Conquistaste-o por ti, por ti mesmo, pela pessoa que és sem que eu ou outra pessoa qualquer tivéssemos influencia nisso). Com ele poderás aprender a cozinhar como poucos, a saltar de muito alto no ar a conversar com todos e a ser amigo verdadeiro e generoso. Sei que te pode ensinar também a andar de mota mas eu preferia que não o fizesse… ou melhor vou dizer assim… se alguém algum dia tiver que te ensinar a andar de mota que seja o CM… mas eu gostava muito que nunca te apetece aprender!
Tens o Rodrigo Ferreira …. Repara é o único que tem nome … e porque? Porque é o teu gémeo de pai e mãe diferente … nasceu no mesmo dia e mesma hora que tu e tem estado juntos desde os vossos 2 meses de vida. Foram colegas de creche e são a imagem de espelho bem diferentes por sinal um do outro…
Tiveste até há pouco tempo a tua cadelinha a Dorothy. Acredita que da mesma maneira que tu te lembras hoje em dia dela varias vezes …. Ela morreu e levou-te na sua alma de cão fiel. Acho que a coragem que tens vem também um pouco dela, a alegria e o amor no olhar e no coração que tens são também uma herança que ela te deixou.

E pronto acho que por hoje e até hoje desta parte do mundo há muita gente que tem feito caminho contigo mas há estas pessoas que eu tenho como as que mais de moldarão as que mais te construíram as que mais ajudaram no caminho feito até ao momento e que estão por aqui.
A vida vai dar muitas voltas muitos caminhos serão trilhados mas se algum dia se porventura eu não estiver contigo e tu quiseres saber se eu gostava de comer caracóis como tu, ou se quiseres saber que espada é a aquela que está la na sala, ou porque é que a tatuagem da perna da mãe diz “confia” … todas as pessoas que te disse anteriormente te saberão falar sobre isso e sobre o bebe que és.

Amo-te como pêssegos maduros no Verão





Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...