terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

134 - Acompanhar uma pessoa doente


Meu muito amado filho
Se algum dia a pessoa que está ao teu lado te disser que esta doente, mas doente a sério. Se te dizer por exemplo que tem cancro, ou Alzheimer por exemplo. Vais ficar muito assustado, vai-te apetecer culpar a pessoa que está a tua frente exatamente por causa desse teu medo.
Tem calma.
Pensa comigo, estar doente é em si só muito desagradável. Ninguém gosta de estar doente. Imagina estar doente e não controlares o teu corpo, o curso da doença. Imagina que a pessoa que está à tua frente tinha como tu, planos para o resto da vida, queria ler livros, ver vários pôr-do-sol, queria rir e chorar, viajar, queria fazer-te feliz e tem (ou poderá ter) uma vida mais curta e de menor qualidade do que o que esperava. Imagina como é assustador ter dentro de si uma doença que te mata se não for debelada.
Vai ser assustador dar-te a notícia, vai ser assustador pensar em tudo o que vai perder, vai ser assustador pensar em quem cá fica.
Normalmente esse sentimento (e muita medicação) levam a um grande mau estar, normalmente quem “paga” é quem esta mesmo ali…. Ou seja muito provavelmente tu. Se o bife esta bem passado é porque está horrível, se o volume da televisão está alto isso é um drama, se vais sair e não fazes companhia é porque sais, se ficas é porque não dás espaço, se não surpreendes não amas, se surpreendes não devias gastar dinheiro, se sim é porque sim se não é porque não… nessa altura tens dois caminhos…. Zanga-te, chateia-te e bate com a porta … e vais ter de viver com essa escolha (pode não ser a maneira errada mas pensa se é a tua maneira) … ou ficas e entende que o “problema” não és tu ou falta de amor por ti… o “problema” é a falta de controlo, é o medo de te perder, é o receio de falhar, é a raiva de desiludir.
Imagina saber que vais morrer (todos vamos, é verdade) mas imagina que sabes a data exata que vais morrer e que esse dia está cada dia mais perto e tu queres mais tempo, mais vivencias, mais amor… queres fazer entender que a tua vida só faz sentido quando vivida com a outra vida…. Mas sai tudo ao contrário … tudo… sai tudo mal tudo torto …. E não é nada assim… cada beijo não dado é um milhão que ficou no coração.
Acho que de todas vivências a dois a doença é a que mais testa o amor… se tu pensares no mal-estar físico que é estar doente junto com trabalho e desejo imenso de melhorar … há um imenso universo de falta de paciência que muitas vezes funciona ao contrario… deveria pedir “abraça-me e não me soltes mais”, “beija-me como se não houvesse amanha”, “ajuda-me a não ter de trabalhar tanto”, “não esperes que eu vá ter contigo… vem tu….” Tudo isto sai na sua maioria exatamente ao contrário por um medo aterrador e incontrolável.

Provavelmente nunca ninguém te vai dizer isto com esta clareza… eu sei eu sou a pessoa que está doente. Eu sei.

Amo-te muito


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...