quarta-feira, 10 de outubro de 2012

97 - O passado o presente e o futuro

Meu muito amado filho
A vida ensinou-me que as pessoas verdadeiramente não mudam, ensinou-me que para o bem ou para o mal os comportamentos se repetem as situações se repetem. O máximo que eu vi foi evolução de comportamento após muita oração, introspecção e terapia. Depois de nos perguntarmos o porquê de um comportamento pode acontecer conscientemente querermos muda-lo e isso acontecer com muita disciplina e fé.
Diz o saber popular que a melhor previsão acerca do comportamento futuro de um Homem é olharmos para o comportamento passado desse Homem... e como se diz... o povo é que sabe! E neste caso eu também concordo... para sabermos o que alguém vai fazer no futuro o melhor mesmo é vermos o que essa pessoa fez no passado.
Se sempre foi pontual, provavelmente vai continuar a sê-lo, se sempre foi vegetariano provavelmente vai continuar a sê-lo, se sempre foi trabalhador provavelmente vai continuar a sê-lo, se sempre roubou vai provavelmente continuar a roubar, se sempre mentiu vai provavelmente continuar a mentir, se sempre rezou provavelmente vai continuar a rezar, se sempre se riu provavelmente vai continuar a rir e por ai fora.
Evoluir é sempre possível e desejável. Mas requer um esforço grande, muita oração e muita força de vontade.
Requer converter muitos comportamentos em hábitos requer perguntar muitas vezes porquê, porquê porquê para entender as nossas ações para tomar consciência delas e evoluir. Dizia Freud... significa que temos de mudar os comportamentos de um modo automático para um modo mais consciente e racional.
Esta análise é capaz de ser a que mais difícil é de fazer na vida. Mas é necessária.

Amo-te demais luz radiosa do meu entendimento


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...