quinta-feira, 25 de julho de 2013

178 - Trabalho e demais coisas que têm que ser...

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje deixo-te um texto adaptado da Susana Areal que eu gostava que lesses porque podia bem ter sido escrito por mim.

Durante muitos anos, fiz apenas o que "era certo", o que "era esperado" de uma profissional "responsável", vivia intensamente essa realidade, apenas essa realidade... Vivi tão intensamente esse papel, que cheguei ao ponto de a uma pergunta tão simples quanto: "O que gostas de fazer?" apenas conseguir responder: "Trabalhar", e perante a insistência de uma nova pergunta: "E quando não estás a trabalhar, o que gostas de fazer? O que te faz feliz?" após uma hesitação inicial apenas dizer: "Isso pouco interessa! Sei lá o que gosto de fazer... Não tenho tempo para mais nada! Gosto de trabalhar e ser boa no que faço!".
Naquele tempo seguia apenas a razão. Fazia apenas o que a minha carreira, a minha profissão, a minha responsabilidade exigiam. 
Depois, tive a felicidade de descobrir que a vida pode ser muito mais do que isso! 
Descobri que é importante ser muito bom na nossa profissão, mas que convém que seja uma profissão que nos preencha a alma. Assim, é como se não estivéssemos a trabalhar pois até o faríamos de graça.
Descobrir que amar, brincar, dançar, rir, chorar, treinar, passear, fazer programas distintos, ler, pintar, dizer disparates, fazer bolinhas de sabão, etc… também fazem parte da vida. Mais… que são estas coisas que dão cor e sabor à nossa vida!

Hoje faço o que o meu coração pede, e sou tão mais feliz
By: Susana Areal

Hoje gostava também de te dizer que não é estranho uma ou outra vez precisares de veres as tuas coisas validadas.... uma ou outra vez é natural que te apeteça ouvir... "eu sei que estas a fazer o melhor que consegues, continua assim".... hoje era eu que precisava!

Meu amor.
Amo-te como ao céu



Tua mãe

177 - O amor é maravilhoso, difícil, fodido .... o amor é o quê mesmo?

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje gostava de te explicar um pouco melhor que amor é este que aqui te falo.
É talvez o assunto mais falado do universo humano, filósofos, poetas, escritores, pintores, compositores, músicos todos se perderam com a temática o que é o amor.
Por isso podes imaginar que não sou ninguém para te falar sobre isso mas mesmo assim quero muito falar-te sobre o amor que aqui te venho e virei a falar.
Começo-te por dizer que o amor que aqui te falo não tem nada a ver com possuir, com ter, com poder. O amor que aqui te falo não tem nada a ver com amo-te se fores assim ou se fizeres assado, o amor que aqui te falo não tem condições, o amor que aqui te falo não é mais ou menos ou menor ou maior, o amor que aqui te falo não tem medida é imenso infinito, eterno e sem medida. O amor que eu te falo vem do encontro de almas, não vem de sexo (sexo é optimo mas não é amor), não vem de querer bem isso é talvez amizade, não vem de desejar, isso é atração (que é optima mas não é amor). O amor que eu te falo nada pede, nada quer, tudo dá. O amor que aqui te falo não culpa, não magoa, não desilude, isso são as pessoas e o que pensamos delas e o que desejávamos que elas tivessem feito e não fazem. O amor não se esquece nem desaparece, só há um caminho do amor que é crescer. O amor não é carinho, não são beijos e abraços, embora estes possam em algumas circunstancias ser manifestações maravilhosas de amor, o amor continua mesmo sem possibilidade de beijar. O amor não se compadece com sofrimento, não o causa, o amor não se compadece com mentir com enganar, não o faz. O amor nada tem a ver com discutir porque o amor conhece, aceita, integra, espera, e acompanha. Amor não tem nada a ver com o corpo, com mamas e rabos e olhos e pés, o amor não vê rugas ou celulite isso é atração física. Amor vê coração, amor vê alma, amor vê caminho, amor vê conhecimento, amor vê fazer bem, estar bem, dar-se mas isso não passa com o tempo, nem acaba mais.

“O Amor é incondicional... Como tal, Não tem condições! Assim, quando sofres nunca poderá ser por sentires Amor, pois esse não espera nada. Sofres por o comportamento dos outros não corresponder ao que esperavas ou por já não estarem perto de ti. Sofres pelas expetativas defraudadas ou pelas saudades. Não pelo Amor! Esse apenas te faz flutuar e voar, nunca sofrer. Esse apenas cria, nada destrói. Esse apenas te ilumina, não escurece. Esse apenas é. E não pode não ser.”
By: Pedro Vieira

Agora é que complicou não é Estêvão? Afinal disse-te o que não era o amor mas não te disse o que era o amor!!?!
Tu não escolhes quem amas, alias se escolhesses provavelmente escolherias outro objecto do teu amor.
O amor é um sentimento que sentiras se tiveres muita sorte na vida. O amor não é como a fome que todos um dia mais tarde ou mais cedo sentem. Nem todos querem sentir amor, nem todos podem sentir amor e nem todos conseguem sentir amor.
Amor não tem nada a ver com namorar, casar ou só ir estando.
Para amar tens de deixar de ter medo. O medo de perder o controlo da situação, o medo de seres ridículo, o medo de sofrer, tens de deixar de seres só tu, tens de deixar o sol arremessar-te contra a parede do quarto se queres sentir amor. Amor é deixares de conhecer as regras, é passares a ser um perdido, e perdidamente acreditares que esse é o único caminho.
Por isso é que nem todos podem e conseguem amar, há pessoas que as suas próprias vidas e vivências não lhes permitem deixar o amor crescer a semente crescer.
O amor é como uma semente de dente-de-leão, andam a voar por todo o lado e podem cair no chão e ficar, e devagar mas de um modo seguro vão crescendo vão pondo suas raízes e crescendo e o amor cresce, ou podem encontrar um quintal de uma pessoa que o varre a toda a hora e a semente não consegue crescer nem dar frutos porque é empurrada para a sombra.
O amor é como um embrião. Um óvulo e um espermatozoide juntos dão um embrião, este divide-se, divide-se e fixa-se no útero onde dará origem a um ser que em 30 anos pode ir a lua pode cozinhar o mais fantástico bolo ou escrever o mais maravilhoso texto… ou pode ser arrancado por um qualquer instrumento cirúrgico e não passará jamais de um monte de células que se juntaram e se dividiram e que tinham potencial e alguém acabou com ele antes de ele poder crescer.
Muitas vezes na tua vida vais ouvir dizer que os homens são uns idiotas, mentirosos, infantis, egoístas, sem capacidade de assumir compromissos, são uns traidores e demais adjectivos. Vai ouvir que as mulheres são ciumentas, possessivas, que são complicadas, neuróticas, que se metem nas amizades dos homens, que gastam muito dinheiro, que só pensam em compras, que só pensam nelas, que só pensam nos filhos, que não sabem o que querem, que falam baixo, que falam alto e sei la que mais adjectivos.
Nem vou perder aqui um minuto a falar te sobre estas conversas que reduzem as pessoas individuais a caracterizações de grupo, cada pessoa é o que é tem milhões de defeitos e outras tantas qualidades. Haverá com toda a certeza homens que mentem como há os que não mentem, haverá sem dúvida mulheres que são possessivas e aquelas que simplesmente não o são.
Todas as características que as pessoas alvo do nosso amor tenham podem ser benéficas ou não dependendo da situação particular da vida… e por isso mesmo podem magoar-nos ou não… mas isso nada tem a ver com amor.
Tem a ver com uma imagem com uma ambição que tínhamos para a atitude da pessoa que não cumpriu com o que nos pensávamos e isso sim magoa… mas isso não é amor.
O amor perdoa. Sem ser pateta. O amor perdoa. Sem ser preciso sequer pedir desculpa.

Agora complicou mais não foi meu filho. Agora fui ao ego. Agora fui a um sitio que não devia ter ido que é ao “cá me fazes cá te pago”… isso não é amor. Tu não és menor por perdoares… nem maior por sinal. Simplesmente amas e não te prendes com banalidades. E atenção perdoar não é esquecer. É simplesmente não deixar que atitudes, comportamentos afectem o meu amor, o meu comportamento, o meu pensamento, a minha vida. Dificil? Sim complicadíssimo.

O amor que te falo aqui é amor a pessoas, não a causas. Isso ficará para outro dia. Mas este amor é amor a pessoas. Venham de onde venham sejam quem sejam vivas ou mortas, perto ou longe.

E quando tu amas e não és amado de volta? Isso não é um problema. O amor não é como sexo. No sexo (no bom sexo) tu dás o que recebes, ai é imediato, é dois, é dar e receber. Isso não é assim no amor.
O teu amor pode encontrar amor no objecto do amor e isso é uma perola rara que jamais deve ser deixada perder e essa é a circunstância mais feliz que qualquer ser humano pode sentir.
E aqui não há eu amo-te mais que tu me amas a mim. O amor não tem medida lembra-te.
O amor pode encontrar alguém que não nos ama. Mas isso não diminui o teu amor. O teu amor é o teu amor. O teu amor também não vai provocar amor no outro (jamais penses assim, isso levar-te-ia a grande dor) o teu amor é gerador de felicidade em ti, é de ti para alguém e é maravilhoso por isso mesmo. O teu amor é teu para dar e dos outros para o acolherem. Quem é alvo do amor não o pediu não o pode aceitar ou recusar, só pode ficar imerso nele.
Mas essa imersão não significa nunca que te ame ou te passe a amar. Isso não acontece e pensar que o nosso amor muda o amor dos outros é a mesma coisa que pensares que um bebe pode comandar o amor que os pais sentem por ele. Não pode.
E da mesma maneira que hoje te deixas amar profundamente por mim e por todos os que te amam. Na tua vida quando te amarem deixa que o façam, não afastes a pessoa e o seu amor por medo dele mesmo, não procures porquês e como no amor que te têm… recebe de alma, de coração aberto o amor que te têm. Deixa-te emergir nesse amor.

"... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
in Equador, de Miguel Sousa Tavares

Amo-te. Sempre te amarei.




Tua mãe

quarta-feira, 24 de julho de 2013

176 - Regra básica da vida em sociedade

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje vou partilhar contigo uma regra de boa educação e melhor convivência com os outros à tua volta. Não se arrota, não se cospe para o chão, não se tiram macacos do nariz e…. Já disse e repito, tu não és mais do que ninguém. Ninguém. És uma pessoa e todas as outras pessoas à tua volta são isso mesmo, pessoas. Tu tens obrigação moral de tratar todos bem, todos como pessoas. Tens obrigação de não seres mal-educado. Tens obrigação de não te comportares como superior. Que não és. Não és mesmo. Mesmo mesmo.
Se alguém algum dia te escrever uma mensagem por telemóvel, por telegrama, carta, fax, email, balão de ar quente, choco telegrama sei lá que mais tens, repito tens de responder. E não é responder um dia. É o mais rápido possível. Mas mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo.
Tens de responder assim que possível. Nem que seja a dizer ok recebi ou não tenho tempo para tratar disso agora depois trato, ou não me escreva mais que não quero saber. Tens de responder. Se não o fizeres só mostras como és uma pessoa mal formada, mal-educada e não é assim que eu gostava que os outros te vissem.
Não queria mesmo. Já aqui te falei disto em outras ocasiões mas vou repetir tantas quantas as vezes que eu achar que tu vai perceber.
Ninguém é tão ocupado que não possa perder 1 minuto a dar uma qualquer resposta. Repito ninguém é assim tão ocupado.
A tua não resposta diz coisas de ti que não são boas e eu não gostava nada que essa fosse a ideia que os outros tem de ti.
Nada do mundo justifica esse teu comportamento e acredita em mim nem eu própria algum dia te o vou aceitar.
Trata os outros como gostavas que te tratassem sabes meu amor. Em caso de dúvidas na tua vida pensa sempre nisso. Gostava que tivessem comigo este tipo de comportamento? Se sim então continua…. Se não então não faças isso.
Tudo volta para ti, já disse isto aqui muitas e muitas vezes. Não tenhas esse tipo de comportamento amor. Trata as pessoas, todas as pessoas bem. Sem desculpa, sem perdão, sem dúvida. Todas sem exceção.
Acredita que no momento em que tu não respondes a uma carta que alguém te envia, durante uns dias talvez umas semanas, quem enviou vai sentir falta da resposta… depois… a tua opinião/presença/resposta vai passar a ser inútil e …
Bem … é isso que tu queres?

Amo-te demais




Tua mãe


terça-feira, 23 de julho de 2013

175 - Pessoas extraordinárias

Meu muito amado filho Estêvão
Há pessoas na nossa vida que são boas, muito boas, muito amigas, generosas, lindas, simpáticas, presentes, generosas… enfim há de tudo e ainda bem é dessa magnifica diversidade que são as pessoas à nossa volta que nos construímos.
Um ou outro dia, se tiveres muita sorte, a tua vida vai te por no caminho uma no máximo duas ou três pessoas maravilhosas, extraordinárias… são como que anjos, estrelas no firmamento…pode ser simples de reconhecer de tão luminosas que são ou não ser assim tão simples e só de um prisma ou de outro são reconhecidas e se me permites o conselho… nunca deixes uma pessoa dessas fugir da tua vida. Nunca. 
Estas pessoas são segundo a filosofia budista pessoas, almas, entidades muito evoluídas (pelo menos numa ou noutra área) e têm coisas maravilhosas para nos ensinarem .... não deixes uma pessoa dessa passar pela tua vida sem que fique. Não deixes.

Amo-te com sabor a pão de queijo



Tua mãe 

sábado, 20 de julho de 2013

174 - Não desistir, pedir ajuda e dormir com quem se quer

Meu muito amado filho Estêvão
Já te disse aqui que tudo o que te escrevo vem do que apreendi com a vida e as voltas que esta dá e que uma e outra vez escreverei de um modo muito mais pessoal… em que te mostro mesmo a cor das minhas células.
Hoje é de novo esse dia. Hoje o que te escrevo vem mesmo de mim, do meu riso, vivencia, sangue, suor e lagrimas.
Muito recentemente aprendi uma lição preciosa. Quando um dia, seja por que razão for, precisares de alguma ajuda, algum conselho, alguma opinião, algum apoio…. Não tenhas vergonha medo, ansiedade em pedir a quem aches que te pode verdadeiramente ajudar. Ah mas essa pessoa não é família, nem sequer é meu amigo, eu mal conheço essa pessoa, ou nem conheço de todo? E então? Precisas ou não de ajuda? Se precisas pede. Mas pede mesmo. Com educação claro, com respeito, agradecendo sempre sempre sempre (alias como na vida – tem sempre essa atitude de gratidão perante os outros e a vida). Pede. O não posso ajudar, não te dou opinião está sempre certo mas o sim também está possível. Pede. Ficarás surpreendido como a vida te põe na frente as pessoas que tu precisas para as coisas, para os momentos, para as vivências que te fazem falta. No fim jamais te esqueças: agradece, a ajuda, o tempo dispensado, a conversa a opinião, o ombro amigo. Sempre.
Estêvão outra lição que gostava que hoje em particular ouvisses. Nunca tenhas medo de mudar de evoluir. Nunca. Acho que a maioria das pessoas tem medo de morrer. Eu acho bem pior não se viver por medo das mudanças do diferente, de sair da sua zona de conforto.
Com o teu crescimento vais ver que o geral as rotinas instalam-se e nós passamos a não questionar nada, não questionamos os nossos comportamentos, não nos perguntamos porque fazemos isto assim ou assado, ou porque aquela ou aquela pessoa é nossa amiga, sempre foi e assim será, não pensamos em sair de onde estamos, da nossa casa, com os nossos pratos, os nossos gatos, as nossas almofadas, tudo o que é diferente é criticado é cilindrado, sabe mal, fica mal, é como um vestido apertado. Sempre fiz assim, sempre assim farei. Sempre foi sempre será. Mas porquê? Porquê esse medo do desconhecido? Sim é difícil fazer malas é difícil arranjar novos amigos, é difícil pensar em novas maneiras de nos relacionarmos com os antigos, é difícil pensar o que fazemos à tartaruga ou ao gato, sim é difícil muito difícil mudar de emprego, passar a ganhar menos, ou mesmo mais, é difícil sair dos mesmos caminhos e passar a andar fora de estrada. Mas não é fora de estrada que encontramos as paisagens mais maravilhosas? Se arriscarmos mudar não acontecem sempre coisas maravilhosas?
Sim mudar pode correr mal. Pode correr muito mal. Mas pelo menos tentámos. A ideia de mudar só por si pode ser o suficiente para nós pormos tudo em causa (nós nos pormos em causa até). Se tiver que mudar de emprego prefiro divorciar me já, se for para mudar de carro prefiro mudar de gato, se for para mudar de rotina prefiro mudar de emprego e assim vamos. Mudar, evoluir, crescer é das coisas mais assustadoras que um adulto pode fazer. É muitíssimo assustador e o nosso subconsciente arranja sempre desculpas para que não o façamos. Para nos dar a ideia de estarmos bem como estamos. Para nos fazer sentir benzinho por estarmos assim quietinhos e fofinhos!
Se te sentes mesmo bem como estas, se discernires que como a tua vida está te realizas verdadeiramente como pessoa, se a tua vida é uma vida realizada, completa, se achas que no dia do teu funeral as pessoas te vão lembrar pelas razões e pelas maneiras que tu quererias ser lembrado, se a maneira como gastas a tua vida a tua preciosa vida é a maneira que tem de ser gasta… então não mudes. Agora se algo não está como tem de estar…. Avança sem medos sem medos de nada que Deus ajuda. Sempre. Repara que com isto eu não digo que a vida só é bem vivida se for a fazer coisas… a tua vida pode ser completa e infinitamente feliz sentado a ver rebentar as ondas…. Mas tu é que sabes como é que a queres viver.
O paralelo que eu encontrei com o que te acabei de explicar acontece quando saltas de paraquedas. Quando a porta do avião se abre… o nosso cérebro está feito para nos proteger de sofrer, de morrer, do diferente… e a tendência é andar para trás é fugir “dali para fora”, para longe da porta aberta do vento a entrar…. Mas a força de vontade e a vontade de viver fazem-te andar para a frente. Sem medo. Com fé. Confiança. Avança e se der medo avança com medo mesmo.
Outra coisa muito importante que te quero dizer é que nunca mas nunca em circunstância alguma e de quem quer que seja aceites que te digam que deves deixar de fazer isto (ou deves fazer aqueloutro), ou de ser aquilo porque não és capaz, porque não vais conseguir. Nunca aceites que quem quer que seja te diga… “tens de mudar de emprego porque se não não consegues ser um bom pai”, “nunca vai conseguir aprender a tocar violino desiste” “nunca vai conseguir namorar aquela rapariga que tanto gostas” e demais disparates.
Quando um dia me disseram que eu nunca ia aprender a ler porque sou disléxica, eu segui o meu caminho, quando me disseram que eu nunca ia correr uma maratona, eu calcei os ténis e corri, quando me disseram que eu não ia conseguir acabar o doutoramento porque era um projeto demasiado ambicioso eu não desisti, quando me disseram que o problema de saúde que tinha me ia matar em pouco tempo, eu não quis saber, quando me disseram que depois do cabelo cair nunca mais ia crescer igual eu fiz por isso, quando me disseram que jamais alguém depois do problema de saúde que eu tive acabaria de fazer o caminho de santiago de Compostela, eu fui e fiz (e amei), quando me disseram que eu nunca teria filhos e que esse seria um assunto acabado eu jamais desistiria de ti, e ai estas tu, quando me disseram que não ias sobreviver eu lutei, quando me disseram que não ias andar eu lutei mais ainda, quando me disseram que não vale a pena trabalhar, lutar fazer o nosso melhor porque tudo é mau, a gente vai e tenta fazer diferente, quando me disseram “não gosta da atitude, olhe fale com o papa!”… eu fui e falei com o papa, e falei mesmo. Nunca desistas de nada em que o teu coração esteja, não importa o que te digam. Não é fácil? Como diria a amiga Ana Catarina Alves… “se fosse fácil era para os outros”!.
Decides que não queres ter filhos? Ótimo mas então que seja a tua decisão, e não porque alguém te disse que não és capaz.
Decides que tens de mudar de carreira profissional porque queres ter tempo para ir almoçar fora? Ótimo, mas que seja por decisão tua e não porque alguém acha que a trabalhares assim não és capaz.
Tretas. Tu és capaz de tudo o que te esforçares. TUDO. E nunca deixes que te digam o contrário. Nunca.
E de preferência filho escolhe alguém para te acompanhar nesse caminho que é a vida, que seja uma pessoa com educação e cultura que goste de viajar, de rir, que seja divertido dormirem juntos e que dê beijos gostosos. E que quando a vida vos teimar em dizer que é melhor desistir… juntos consigam fazer o “comboio” andar… porque depois da noite mais escura vem sempre o dia mais luminoso.
Outra coisa que te quero muito dizer hoje meu amor é que se um dia te quiseres zangar com Deus, se achares que Deus te falhou, se tiveres tão furioso tão zangado, tão sozinho que só te apeteça bater em Deus. Zanga-te mesmo. Ele aguenta. Ele aguenta isso tudo. Zanga-te mesmo. Com tempo tu e ele vão fazer as pazes, com tempo ele mostrar-te-á os porquês!
Outro ensinamento que acho fundamental que hoje recebas é que deixa o tempo passar. O tempo tudo torna claro. O tempo mostra o que era mesmo importante. O tempo limpa o que estava errado. O tempo mostra verdades, expõe mentiras. O tempo tudo clarifica. O tempo põe as coisas em perspetiva. Pode ser horrível quando no agora é que sofro, no agora é que queria a verdade, no agora é que sinto a injustiça, no agora é que em queria tudo claro. Mas isso só o tempo te dará. Não adianta apresar o tempo ele vai correr com tudo o que tem de correr. O que for para ser será a seu tempo.
Outra coisa difícil do dia de hoje para mais porque és homem e tens genética de homem e eu acho que muito disto que agora te ensino vem do tempo das cavernas. Meu muito amado filho, não escolhas para ter ao teu lado seja de que forma for, profissional, pessoal ou afetiva (seja sócio, amigo, amiga, namorada, mulher), alguém que precise de ti. Nunca tenhas um relacionamento com alguém que precise de ti. Tem todos os relacionamentos que queiras com alguém que queira relacionar-se contigo, que goste de ti, que te ame, que seja uma pessoa melhor porque estão juntos mas que não precise de ti. A ideia paternal, e na minha opinião muito masculina que os homens tem de ajudar as mulheres faz sentido para abrir frascos de compota, para abrir portas de carros, de cinemas enfim para a vida e as suas coisas boas… mas precisar é coisa de pai, é coisa de sacrifico… preciso de ti ao pé de mim, preciso de ti para viver, que pode ser dito ou ser só em atitudes “frágeis”…. Não queiras isso para ti. Constrói e procura relacionamentos em partes iguais em pessoas iguais, que fazem caminho juntas lado a lado olhando-se ao mesmo nível.
E uma última coisa antes de acabar… quando te perguntarem como estas nunca respondas vamos andado, esta tudo a andar, ah não estou mal ou pior… esta tudo bem. Se alguém pergunta é porque quer saber. Concretiza, principalmente se for um amigo ou uma amiga. Ofendes uma amizade com essa resposta. Aprende a distinguir uma pergunta de fazer conversa de ser cordial com uma pergunta de sincera amizade. Se alguém te perguntar de amizade como estas e levar com essa resposta. Duvido que volte a fazer essa pergunta muito mais vezes.

Amo-te como alto voam os aviões no céu e vou num deles hoje mesmo mas volto para te ter nos braços logo logo





Tua mãe.

173 - Êxito, futebol, ajuda e participação

Meu muito amado filho Estêvão

Lembra-te sempre de que metade da satisfação por um êxito está na antecipação do mesmo.

Vai ao circo com os teus filhos mesmo até eles serem crescidos e come algodão doce, rebuçados tudo o que têm direito.

Assiste a jogos de futebol, a provas de atletismo, a jogos de rugby, a jogos de basquetebol e sei lá que mais em que Portugal jogue ... quer estejas longe ou próximo. Veste a camisola de Portugal , e ouve tudo desde o inicio ... inclusive o hino.

Vai a bancas de farturas, de cachorros quentes e de gomas... e lambuza-te!

Lembra-te de que a melhor relação é aquela em que o amor entre duas pessoas é maior do que a necessidade que têm uma da outra.

Quando precisares de ajuda, pede-a assim: "Estou com um problema. Será que pode ter a amabilidade de me ajudar?"

Participa nas actividades da tua cidade, do teu bairro, da tua paroquia. Vai a museus, a exposições, a feiras e mercados.

Nunca em circunstancia nenhuma em momento nenhum e de maneira nenhuma troques a tua integridade por dinheiro, poder ou fama. Nunca nunca nunca.

Nunca contes piadas ordinárias em frente a senhoras.

Nunca te rebaixes a ninguém nem a nenhuma circunstancia mas atenção aqui... tens de distinguir com clareza o que é rebaixar e o que sentes dessa maneira por ego, por orgulho... são duas coisas diferentes e que é importante que as distingas. Rebaixar é quando te negas a ti e à pessoa que és e isso não o faças...

Conta uma mentira no dia 1 de abril. Alias festeja sempre as datas do calendario, os dias de coisas de pessoas, nunca te esqueças de um aniversario, quer seja de vida ou de falecimento, recorda essas datas com amor.

Nunca, em circunstancia alguma e por mais que te apeteça ou ate ache que tens de fazer, recordes a ninguém qualquer gesto de amabilidade ou generosidade que tiveste para com essa pessoa. Presta um favor e, a seguir, esquece-o.

Ajuda os teus filhos a terem a sua própria conta à ordem e de poupança.

Aprende a tocar a musica Amazing Grace... a piano, a violino, a gaita de foles, a flauta a cavaquinho sei la... mas aprende .... vais ver como te será útil em tantas vezes na tua vida.

Antes de pagares nos pincéis, veste as tuas roupas mais velhas.

Nunca em circunstancia alguma te envergonhes dos teus sentimentos patrióticos, nem tu te esqueças dele e por favor nunca te deixes levar pelo pessimismo que muitas vezes aflige as pessoas e não te percas a falar mal do teu pais. O teu pais é grande em historia em pessoas capazes em tudo de bom. Nunca te esqueças disse e honra-o sempre.

Nunca te envergonhes das lágrimas honestas. Chora-as com vontade.

Nunca te envergonhes se o teu riso for demasiado alto ou as tuas canções demasiado alegres. Nunca percas essa característica. E olha que muitos vão tentar.

Compra sempre que possível doces ou compotas feitos em casa. E quando viajares sítios diferentes trás sempre mel. Dentro do mel ficam como que cristalizados os sabores ou cheiros do sitio onde estiveste.

Não confies na tua memória, toma nota das coisas por escrito.

Quando ficares mesmo, mesmo, mesmo zangado mete as mãos nos bolsos e afasta-te uns metros.

Visita ou pelo menos telefona aos teus amigos e familiares quando estes estiverem no hospital. Nem que fiques lá apenas um ou dois minutos.

Nunca deixes as chaves do carro na ignição e feches as portas. Jamais.

Não penses que enviar uma lembrança ou um ramo de flores substitui a tua presença. A tua presença não é substituída por nada.


Amo-te demais meu muito querido e amado filho





Tua mãe






quinta-feira, 18 de julho de 2013

172 - Amor, tu e a coisa mais bonita que disseste ate hoje

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje recebi as tuas notas do final da escola ... e tens 2 anos. A Sofia a tua professora disse das coisas mais maravilhosas a teu respeito ao que tu aprendeste e à pessoa que te estas a construir.
Disse uma coisa curiosa, que tu tens uma capacidade extraordinária de expressares os teus sentimentos para quem é tão pequeno.
E tens mesmo.
Hoje ao deitar-te aconteceu a coisa mais fabulosa que tenho lembrança.
Todas as noites antes de dormir rezamos ao Jesus e pedimos pelas intenções de todos os nossos familiares e amigos.
Hoje fiz diferente. Comecei por te dizer que te amo muito, como faço sempre e perguntei-te quem te ama e tu recitastes os nomes que vão sendo já costume.
Os teus fantásticos 5!
Mama, Vovo, CM, MM e MC.
Dizes sempre assim. Pela mesma ordem
Sempre.
Mas hoje foi diferente.
Depois de dizeres isso tudo agarraste o meu pescoço e disseste "Sou feliz mama, muto!".
Se amanha o sol não nascer para mim, não tem a menor importância... foi só para te ouvir dizer que és feliz que eu nasci mesmo.
Foi a frase mais maravilhosa que já ouvi na vida. Tu meu filho sentes-te amado na pessoa que és e és feliz por isso mesmo.
É para seres feliz que cá estas amor e nunca deixes que te digam o contrario.
Tu és um sortudo porque nasceste. Tens de fazer valer essa magnifica dadiva. E a unica maneira é lutares com tudo o que tens para seres feliz. Tão feliz como o infinito do ceu.
Todas as dificuldades que encontrares no teu caminho só servem para te tornar mais forte e para aprenderes nunca te esqueças disso.
No fim no fim só interessa as lembranças boas
Não te percas com coisas pequenas. Não te percas com medos de crescer, de evoluir. Avança com coragem sempre.
Luta sempre por seres feliz hoje não amanha ou depois, hoje mesmo agora aqui e com estas pessoas... a vida passa muito depressa... não percas tempo com coisas pequenas com sentimentos pequenos... anseia sempre o máximo de ti e caminha nesse sentido.
Sempre
Tu estas aqui para seres feliz como és agora. Amado e feliz. Sempre.




Amo-te hoje não consigo dizer mais nada .... desculpa-me mas as mamas também se emocionam muito.

Tua mãe

171 - Jóias, sucesso, filhos, loucura ou valentia

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca. Nunca. Nunca se brinca com a verdade. Quando criticares alguém, lembra-te que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto.

Nunca compres uma jóia cara sem regateares. Num mercado regateia sempre.

Quando os teus filhos andarem a aprender um instrumento musical compra-lhes um bom.

Avalia sempre o teu sucesso nunca em comparação com o dos outros. Nunca. Mas sim por aquilo que tiveste de prescindir para o obteres. Nunca te vanglories disso. Nunca excluas ninguém.

Nunca tragas nada do teu local de trabalho. Nada nada mesmo nem um lápis nem uma caneta. Nada.

Sê turista na tua cidade um dia por ano. Faz visitas a museus e a todas as atracções turísticas.

Nunca confundas loucura com valentia. As duas são importantes em fases diferentes da vida e em doses diferentes.

Jamais tomes a gentileza, a educação a amabilidade por fraqueza. Jamais. É dos maiores erros que podes fazer na vida.

Nunca te cases com a mulher que todos acham mais bonita. Casa-te com a que tu aches mais bonita de todas e nunca te esqueças que mamas e rabo e caras bonitas e cabelos bonitos passam... um coração ao teu lado. Não tem preço ou idade.

Nunca te cases com uma mulher que em casa só tem fotografias dela própria em casa e que na sua pagina electrónica também. As fotografias de biquini são muito mais bonitas se te forem mostradas em privado não te parece?

Nunca te cases com uma mulher que não tenha livros, ou discos em casa. Serão com certeza mulheres pouco interessantes.

Faz em todas as circunstancias da tua vida primeiro as perguntas mais fáceis.

Pensa sempre primeiro no bem estar dos teus filhos. Sempre e em qualquer circunstancia. Se um dia tu e a mãe dos teus filhos não ficarem juntos. Faz das tripas coração para nunca os prejudicares. Mesmo que a vossa relação não exista mais. A tua com os teus filhos existira sempre e por nada prejudiques isso. Por nada. Nada. Nada. Nada. E quando pensares numa companheira para ti pensa numa que pense assim como tu que ponha a relação com os filhos à frente da vossa. Nunca te vais arrepender dessa escolha.

Jamais discutas problemas domésticos no local de trabalho. Jamais. Nunca dês espaço aos outros darem opiniões e palpites acerca da tua vida domestica. Jamais comentes a tua vida sexual a não ser que seja com um médico ou um amigo. Não deixes que os outros entrem na tua vida pessoal.

Se puderes trabalha num sitio onde não se fume. E não fumes (de todo) e não deixes que fumem em tua casa.

Deixa sempre que algumas coisas permaneçam um mistério. Ter mistérios na vida é fabuloso.

Nunca ignores o mal feito aos outros e feito a ti aos teus a natureza ao mundo.Nunca te cales.

Esquece os rótulos que são tão castradores. Há aquele é o Sr. João que é pintor ou a D. Maria que é cozinheira.... as pessoas não são o que fazem são o que são, são o gostam, são o seu carácter, são o que amam.

Sê particularmente cortês e paciente com os idosos.

Lembra-te que a vida é 10% aquilo que me acontece e 90% a forma como reajo ao que me acontece.

Viaja. Visita lugares que nunca tenhas visto, leva contigo o que achares necessário mas leva também o pensamento aberto, não leves julgamento e criticas.


Amo-te demais



Tua mãe


segunda-feira, 15 de julho de 2013

170 - Bem feito, bem recebido

Meu muito amado filho Estevão hoje deixo-te aqui as palavras de uma menina linda que por acaso também é uma linda menina/mulher… Catarina Rodrigues

Bebe das suas palavras!

Nunca te arrependas do Bem que fizeste.
Mesmo que esse alguém se mostre não merecedor da tua dádiva.
Arrepende-te só do Mal. Das pedras que lançaste, dos abraços que não deste, das lágrimas que provocaste.
O Bem que fazes contribui, em primeiro lugar, para a tua edificação. Mesmo que te tenham esmagado como uma rosa.
Faz o Bem de novo e de novo e novo. Cada vez melhor.
Tudo o que fazes contribui para a construção do teu carácter por isso nunca te arrependas se fizeste e deste algo de bom.
As feridas que causares criam dívidas. Essas dívidas são para ti. Mais tarde ou mais cedo tudo será cobrado e retornado.
Não arranjes desculpas para não seres bom.
Escolhe sempre a verdade mesmo que fiques sozinho.
A Vida é mais do que um grande comércio.

By Catarina Rodrigues

Amo-te como água fresca num dia quente




Tua mãe

169 - Ser feliz é .....

Meu muito amado filho Estevão
Hoje deixo-te aqui um poema sobre ser feliz.
Que bebas as palavras como eu as bebi

Tão simples ser feliz

Você pode ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
E você pode evitar que ela vá a falência.
Há muitas pessoas que
precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse
de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade,
caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas,
relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar
força no perdão, esperança nas batalhas,
segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender
lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos,
mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena
viver, apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor da
própria história.
É atravessar desertos fora de si,
mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manha pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples ,
que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".
É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro
de oportunidades para você ser feliz...
E, quando você errar o caminho, recomece,
pois assim você descobrirá que ser feliz
não é ter uma vida perfeita, mas usar
as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas
da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz,
pois a vida é um obstáculo imperdível,
ainda que se apresentem dezenas de fatores
a demonstrarem o contrário.

Augusto Cury




Amo-te meu lindo filho

Tua mãe


1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...