sexta-feira, 19 de novembro de 2021

903 - Escolher um filho e escolher um pai

 Meu muito amado filho Estêvão


Hoje queria falar-te sobre escolhas.

Eu cresci na fé católica e é nessa que vivo. Para Jesus Cristo a vida começa na junção de duas células e termina com a morte natural. 

Sempre defenderei isto.

Na minha vida e não só por respeito mas também por muita curiosidade eu estudei penso que todas as religiões que pude conhecer.

Todas tem Deus (ou Deuses) como organizador do universo. Todas as religiões a sua maneira explicam o inicio do universo, da vida e tem o seu código de funcionamento. Todas tem a sua teoria para o que acontece depois da morte já que esse é o imenso mistério nem  ao de perto resolvido.

Os cristãos espiritas acreditam que o espirito retoma à existência física após a morte do corpo físico. Eu não sei quem está certo ou errado sobre o que acontece depois da morte e se voltamos ou não voltamos em relação a isso terás sempre o teu caminho leve-te ele onde leve.

Mas agora queria falar te de uma coisa que sem ter forma propriamente dita ou pelo menos eu não lhe dou nem consigo dar nenhuma forma.

As almas quando estão para nascer tem uma conversa com Deus e escolhem a família onde vão nascer, escolhem a história que vão viver, seja viver 3 semanas e ser abortado, seja nascer com alguma deficiência e leva-la para a vida, seja nascer numa família sem pai e mão, seja nascer numa família com um pai alcoólico ou num pais onde as crianças começam a trabalhar aos 3 anos ou onde há guerra ou onde não se passa nada disto... a escolha é sempre uma escolha ativa e sempre da alma que vai nascer. Pelo menos é assim que eu imagino que seja.

Sempre penso nas tuas razões. Nas tuas razões para a escolha que fizeste. Porquê eu? Porquê o teu pai?

Porquê a tua escolha? 

Tu ensinas-me tanto tanto tanto diariamente eu cresco como pessoa quando te oiço quando vejo o jovem que te tornas diante dos meus olhos. 

Qual é a tua missão? E como é que teres escolhido esta mãe contribui para isso.

Eu acho que todos nos temos essa missão claríssima quando nascemos mas caramba não falamos e depois a vida faz nos perder a essência, a escola, a rotina, as pessoas a tua volta, vão de algum modo fazendo-te crer que não es capaz. Eu não quero ser essa pessoa.

Eu quero sempre sempre que saibas que a missão que recebeste tem em mim eco e que quero que acredites que es sempre sempre capaz.

Quero que nunca abdiques dos teus sonhos.

Quero que nunca te esqueças do contrato que celebraste com Deus.

Nunca.

Dizem que antes de morrermos a nossa vida inteira nos passa em frente dos olhos, e que nos vemos tudo aquilo que vivemos e que nesse momento se da o encontro entre a pessoa que te tornaste e a pessoa que poderias ter sido, deve ser horrível dar de caras com a pessoa que poderíamos ter sido e verificar que ela é muito melhor do que a pessoa que fomos e nesse momento perceber as oportunidades que perdemos, as promessas de Deus que não se cumpriram em nós. 

Escolheste uma família para nascer, um pais, uma época, um tempo, um corpo. Que eu seja digna da tua escolha é o que profundamente desejo.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


quarta-feira, 17 de novembro de 2021

902 - Os conselhos que não me pediste mas que eu dou a mesma

 Meu muito amado filho Estêvão

Tu como todos os filhos eventualmente acreditas que eu não sei muito da vida e que quero proteger te de tudo e de todos, por isso, em muitos casos, tu vais com certeza preferir escutar a tua própria razão ao invés dos meus conselhos.

Os filhos são teimosos e sempre se metem em problemas, mesmo quando os pais aconselham e avisam sobre os riscos.

Existem conselhos que não podem ser ignorados, mas também é muito importante que os filhos caminhem sozinhos e escrevam suas próprias histórias, pois isso faz parte do desenvolvimento e dos desafios de qualquer pessoa.

 

1° Tudo tem seu tempo

Quando os pais avisarem que “tudo tem seu tempo”, acredite! A maturidade e o tempo mudam tudo. Portanto, quando você estiver querendo muito algo, mas seus pais alertarem que você precisa esperar, espere. Eles já passaram por isso e sabem do que estão falando.

Quando estiver aflito ou nervoso, também espere, pois nada como uma boa noite de sono ou o tempo para ajudar a diminuir as angústias.

 

2° Não faça com os outros aquilo que não quer que façam com você

A lei do retorno deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, pois o amor ao próximo e o respeito devem existir sempre. Então, antes de prejudicar alguém ou fazer algo que não gostaria que fizessem com você, pense bem, tudo na vida volta. E os nossos pais nos alertam sobre isso o tempo todo, não é verdade!?

 

3° Escolha boas amizades

Quando os pais implicarem com alguém, tente escutá-los. Aquele velho ditado “diz me com quem andas que te direi quem és”, faz sentido, acredite! Por isso, não ignore, a maturidade irá mostrar que eles sempre estiveram certos sobre isso.

 

4° Não andes à boleia com ninguém

Essa dica é muito importante e segura, não é recomendado andar à boleia com estranhos ou com amigos que ingeriram álcool, ok!? Esse conselho pode salvar a sua vida, então, não ignore de modo algum.

 

5° Seu parceiro vai te tratar como trata a mãe dele

Seus pais têm toda a razão neste conselho, pois, quando se trata de relacionamento, é bom escolher o parceiro mais respeitoso e carinhoso para caminhar junto com você.

Então, a dica é analisar o jeito que ele trata a mãe, isso diz tudo a respeito da pessoa. Se ele for educado, bondoso e gentil, será um ótimo companheiro.

 

6° Leve o guarda-chuva

Parece mentira, mas toda vez que seus pais mandam você levar o guarda-chuva e você não leva, com certeza você ficará molhado. É “praga de mãe” que chama!?

 

7° Estude muito, só assim será alguém na vida

Quando os seus pais mandarem você estudar, os escute! Este conselho irá salvar a sua carreira. Quando você estiver maduro e querendo evoluir na vida profissional, irá se lembrar deste conselho e quanto tempo de aprendizado perdeu ou poderia ter perdido se não tivesse ouvido os seus pais. Se dedique sempre que possível aos estudos e aproveite as oportunidades da vida, elas te fazem ser mais completo e evoluído como ser humano.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

901 - Caminhos mais complicados

 Meu muito amado filho Estêvão


Ontem dizias-me que querias mudar de instrumento. Mãe a trompa é muito difícil, quero antes piano ou guitarra que são muito mais fáceis! Eu disse te para pensares sobre isso e se ser fácil deve ser critério para o que seja mas disse te que te apoio em qualquer decisão que tomes.

Vamos pensar sobre isto. Eu não gosto de futebol nem tu eu sei mas vamos usar o futebol de exemplo. O Cristiano Ronaldo tem 36 anos é o melhor jogador do mundo. Achas que é fácil o que ele faz? Achas que ele fica na cama a dormir até a hora do almoco e sai para jogar? não achas que ele passa o tempo todo a treinar a pensar como pode melhorar? não achas que ele passa o tempo a tentar ser melhor?

Vamos a outro exemplo o quimico Nuno Maulide um português na austria um nome reconhecido pelos seus pares como dos melhores do mundo. Achas que é fácil escrever 20 artigos num ano? acha que ele passa o fim de semana a jogar playstation e a ver televisão e que as coisas lhe caem no colo?

Vamos a outro exemplo. O escritor José Saramago ou o Jacinto Lucas Pires achas que eles se sentavam ou sentam ao computador e o texto sai de uma vez eles imprimem e levam para vender? Não achas que perdem dias a investigar, a ler e a deitar fora a pensar a sofrer mesmo com tudo o que se passa no processo criativo deles?

Vamos a outro. A pintora Paula Rego achas que ela compra uma tela pega nos pinceis e nas tintas e duas horas depois seca a obra e vende a por meio milhão? Obviamente que não. Pensa, faz rascunhos, estudos de cor de textura faz e repete repete e faz sem parar e faz isso há decadas e assim se faz assim se constroi.

Amor se algum dia quiseres deixar a trompa porque não é o teu instrumento porque outro é melhor para ti porque há outro com que te identifiques pois vai atras dele se quiseres deixar a musica de todo pois deixa mas faz por que nao gostas porque não é isso que te faz crescer os teus dons nunca jamais o faças porque é dificil porque dá trabalho. Tudo o que é verdadeiramente importante na vida dá trabalho. Muito.

Mesmo. 

Desde 2014 até hoje eu ando para trás e para a frente em tribunais como sabes já dezenas de vezes a mim e as tuas pessoas mostraste as tuas vontades e os teus quereres sentes que não es repeitado nas tuas vontades e eu percebo-te tão bem. Desde 2014 já gastei muitas centenas de euros (tantas que já não são centenas !), mas a luta continua sempre porque eu luto pelas tuas vontades custe o custar e isso é como a trompa não desistas nunca porque é dificil desiste porque não é teu.

amo-te infinitamente


tua mae

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

900 - Sobre politica

 Meu muito amado filho Estêvão

Ultimamente aprendi algo da pior maneira possível e quero aqui partilhar contigo.

Se algum dia pensares em fazer carreira (atenção que aqui começa logo o problema!) na politica pensa bem.

Tens de acreditar mesmo no projeto e prepara-te para seres ofendido pelas pessoas que não pensam como tu prepara-te a serio para as ofensas para as palavras feias para coisas indiscritiveis.

Prepara os teus também para a tua escolha porque os outros também os vão envolver.

E lembra-te que as pessoas estão muito doentes no geral, muito muito muito.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

899 - Porque às vezes a vida nos atropela

 Meu muito amado filho Estêvão


Que noite tivemos os dois hoje não foi? Tu no teu coração mais pequeno que eu e neste inicio de ano lectivo que esta a custar mais que os outros e eu no meu coração maior os dois sem dormir tu no teu quarto eu no meu e cada um pensando como fazer para que a vida siga.

Há uma frase que gosto muito de um autor que não conheço que diz "Não faça promessas quando estiver feliz. Não discuta quando estiver com raiva. E não tome decisões quando estiver triste", leva-a contigo para onde fores e pensa nela sempre que te apetecer marcar casamento de tão feliz que estar ou despedires-te de tão irritado que estas .... calma. Reza, medita, dorme, sente as coisas primeiro.

Tu nasceste por escolha minha disso eu não tenho qualquer duvida. E ainda bem o mundo e muito muito muito muito melhor contigo nele mas muito muito melhor. Tudo isto que agora nos angustia vai passar e daqui a uns anos tudo isto, a trompa e o treino da trompa, organizar os livros, onde dormir como fazer e o tempo que nunca chega e os trabalhos de casa que são muitos e o trabalho da mãe que é muito... Deus me dê saude é a unica coisa que peço sempre, Deus me permita ficar viva e não morrer antes de te ver cumprires o teu proposito é a unica coisa que peço, saude e braços para trabalhar que o resto eu hei de conseguir.

Ninguem me disse que ia ser fácil mas Deus dá as provas conforme a força do guerreiro a mim eu tenho a certeza que ele me confunde com um comando furioso tipo Rambo mas tudo bem ... a vida pode esperar não é? ou talvez não espere o importante agora é a tua paz a tua calma e levares a vida a tua a bom porto.

Se as vezes de manha quando te acordo te pareço chorona como me dizes tantas vezes é porque de facto as vezes com o sol a nascer e eu acordada a fazer contas a vida e não só contas das que se soma e subtrai mas contas das que se pensa como era bom não sair da cama como era bom abraços beijos e festas como era bom não ter presa como era bom sair para caminhar como era bom não ter de constantemente fazer contas como era bom ter a vida sem a vida nos ter .... pronto é isso as mães choram as vezes na cama sozinhas e faz parte .... acho eu que nunca fui mae de outro modo mas olha não te preocupes que a vida segue sempre sempre sempre e o que é para ser será sempre sempre sempre a bem ou a mal.

Vai tudo correr bem isso eu tenho a certeza e vai ter o teu tempo e a tua casinha para estudares e tocares a tua trompa e fazeres os teus desenhos os teus ensaios e jogares a tua playstation. 


Como diz Santo Inacio "O amor consiste mais em obras que em palavras"....cada amo-te de que digo é tão real como qualquer tijolo que pegues numa obra.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

898 - De longe

 Meu muito amado filho Estêvão


Sabes uma coisa que eu tenho aprendido com a idade: não precisas estar perto de quem não te faz bem. Não precisas mesmo.

Meu filho se houver pessoas que não te acrescentam, se houver pessoas cuja presença te incomoda, cuja presença te prejudica até afasta-te, ignora, bloqueia, segue a vida... ninguém tem de ficar onde não se sente bem.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

897 - Aqueles murros no estômago

Meu muito amado filho Estêvão.

Eu acho que por mais anos que vivas nunca vais conhecer ninguém na tua vida que tenha estudado e o continue a fazer tanto como a tua mãe. Estudo formal daqueles que nos dá licenciaturas, mestrados e doutoramentos e estudo informal aquele que nos dá sabedoria, mas queres saber tu tens sido de longe mas assim de longe longe o meu maior professor, quem me tem ensinado mais.

Desde que existes tens me virado do avesso uma e outra e outra vez e de todas as vezes eu acho que o meu novo avesso é o lado certo.

Ser tua mãe ver te crescer ouvir te nas tuas vontades nas tuas opiniões tem sido uma incrível aventura. 

Ouvir te no que não dizes também.

Desde que me lembro de saberes falar que me pedes poucas coisas: um irmão e um padrasto.... haaaa e para ires a Disneyland de Paris.

A ultima já podia ter acontecido não fosse a COVID19 as outras são complicadas ou diria eu melhor impossíveis.

Sinto diariamente que te falho com isso, percebo que te faça falta um irmão pela companhia pela responsabilidade pela partilha e percebo que há coisas que se falam com um homem de confiança que não consegues (mas devias!) falar comigo. Se pudesses ver o interior da minha cabeça do meu coração ias ver como isso tudo faz parte da minha preocupação constante contigo. A culpa de ter falhado.

A culpa alias é o meu nome do meio. É uma constante mas há dias em que essa culpa fica mais assanhada. Ontem por exemplo, esta madrugada por continuação.

Será que devia ter continuado a viver com o teu pai e as coisas seriam diferentes?

Será que devia trabalhar menos e passear mais contigo? para isso terias de estudar na escola publica e não onde estudas e isso seria melhor ou pior? não conheceres a musica faria de ti uma pessoa diferente? 

Será que te devia ter dado um irmão há uns anos ? ou ainda agora? 

Será que um padrasto faria de ti uma pessoa diferente? que requesitos devia eu ter para essa posição? estarei eu a ser muito exigente? pouco exigente?

Será que a pessoa que és, as coisas que gostas, as orientações que tens são de minha responsabilidade ? foi pelas minhas más escolhas ou boas escolhas? 

Onde é que eu errei? onde é que eu não errei?

Será que não errei em algum lado?

Os pais vêem aos pares por isso mesmo para haver conversa nas escolhas, para dividir a culpa, para dividir a responsabilidade?

Eu estou e estarei sempre sempre sempre aqui para ti, sempre sempre sempre para tudo para o que for, serei sempre tua mãe mesmo quando já cá não estiver, mesmo longe, mesmo quando não me quiseres ou não souberes ou não for ainda o tempo para me dizeres o que seja, o meu amor não diminuirá jamais haja o que houver.

Um dia se e quando fores pai vais perceber aquilo que te disse acima da culpa essa coisa amorfa mas não tanto assim essa coisa sem tamanho mas nem tanto assim que me faz questionar tudo sempre.


Amo-te infinitamente


Tua mãe 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

896 - 𝟰𝟬 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗱𝗮 𝗔𝗹𝗲𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼𝘀 (𝗢𝗯𝘃𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗡𝗮̃𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀)

 Meu muito amado filho Estêvão


Há bastante tempo que não te escrevo acho que ando muito ocupada a vivermos a nossa vida e tem de faltado energia para te escrever, só isso.

E nem hoje será o dia em que te escrevo.

Já te disse aqui que as vezes leio por ai coisas que ecoam em mim, coisas que fazem sentido para mim e que então aqui partilho contigo.

Hoje partilho algo que li de uma amiga e que aqui fica.


1. Empresta apenas aqueles livros que não te importarás de não voltar a ver.
.
2. Se alguém te tentar convencer de que determinado serviço que te está a impingir 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́  time-sharing é porque 𝘦́  time-sharing.
.
3. Não tentes desencaixar duas peças de LEGO com uma faca de cozinha.
.
4. Aprende a rir-te de ti próprio.
.
5. Escreve todos os dias 3 coisas pelas quais te sentes grato. É a terapia mais barata que conheço.
.
6. Doseia o sarcasmo. Na maioria das situações, é uma armadura que vestimos, disfarçada de humor.
.
7. Trabalha melhor, não mais.
.
8. Substitui o gel de banho por sabonete hidratante.
.
9. Mantém um caderno e uma caneta na mesa de cabeceira. Por vezes, as melhores ideias surgem entre sonos.
.
10. Sê gentil com os outros.
.
11. Sê ainda mais gentil contigo.
.
12. Faz duas listas: uma com as coisas que te roubam energia, outra com as que te dão energia. Para de fazer os itens na primeira lista. Começa a fazer tudo da segunda.
.
13. Quase tudo voltará a funcionar se reiniciares ou desligares e aguardares alguns minutos. Incluindo tu.
.
14. Desenvolve a tua inteligência emocional. 80 por cento do sucesso em praticamente qualquer área depende da nossa capacidade de lidar com pessoas. 
.
15. Mostra-te confiante. Ainda que não te sintas, finge. Ninguém vai perceber a diferença.
.
16. Não leves tudo tão a sério. Descontrai e relaxa. Excetuando situações de vida ou morte, nada é tão importante como inicialmente aparenta.
.
17. Sê audaz e corajoso! Arrependemo-nos mais das coisas que não fizemos do que das que fizemos e não correram como gostaríamos.
.
18. Assume responsabilidade radical pelo teu estado emocional. Não delegues nos outros o poder de determinarem como te sentes.
.
19. Faz a lista das coisas de que tens medo. Pergunta-te o que farias se o medo não estivesse presente. Escreve as respostas. Faz o que escreveste.
.
20. Ninguém viaja sozinho. Agradece sempre o apoio que recebes dos outros.
.
21. Reconhece que "há mais coisas no céu e na terra do que sonha a tua filosofia". Quem o escreveu foi Shakespeare, e é basicamente isto.
.
22. Parte do princípio de que as outras pessoas estão bem-intencionadas em relação a ti.
.
23. O importante é a viagem, não o destino.
.
24. A viagem mais entusiasmante que vamos fazer na vida é a de descobrirmos quem somos e o que nos faz felizes.
.
25. Assume que pertences a todas as salas onde entras e a todos os sítios onde estás, em vez de te tentares encaixar neles.
.
26. Faz a lista das experiências que queres viver nos próximos 3 anos e afixa-a num local onde leias todos os dias.
.
27. Não alimentes expetativas em relação aos outros. Quando for importante, estabelece antes compromissos.
.
28. Responde “Nem pensar!” (não exatamente com esta escolha de palavras!) a todos os pedidos e convites cuja resposta não seja um entusiástico “Vamos a isso!”
.
29. Escuta o dobro do que falas.
.
30. Envia flores (ou outra prenda) a um amigo(a) como agradecimento ou simplesmente porque sim.
.
31. Não hesites em investir dinheiro em coisas que tornam a tua vida mais fácil ou que te melhoram a ti própria(o).
.
32. Consome notícias apenas na quantidade indispensável. O que é importante chegará a ti de qualquer forma.
.
33. Tenta aprender todos os dias pelo menos uma coisa nova, seja através da leitura, de um curso ou da pesquisa de alguma curiosidade.
.
34. Sê consciente da linguagem que usas para conversar contigo mesma(o). A tua mente não sabe distinguir o que é verdade e mentira e acredita em tudo o que repetires. Por isso, repete frases que te capacitem.
.
35. Rodeia-te daqueles amigos que te apoiam quando precisas, mas que sabem, igualmente, celebrar contigo os teus sucessos.
.
36. Aprende a conviver com a tua humanidade. A vulnerabilidade, que nos esforçamos por esconder tantas vezes, é um superpoder.
.
37. Torna-te alguém que ajuda os outros a serem bem-sucedidos.
.
38. Aprende a perdoar. Lê este outra vez. Talvez mais uma vez?
.
39. Faz voluntariado até seres bem bem velhinho.



Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

895 - Lições de vida

 Meu muito amado filho Estêvão,


1 - Ninguém sabe tudo acerca de tudo. Ninguém sabe exactamente o que se passa com a sua propria vida.

2 - As pessoas acham que é importante ser bom, eu acho mais importante ser gentil e compreensivo não bom.

3 - Amar é ser vulneravel, baixa a guarda.

4 - Bom ou mau, aprendemos sempre de todas as pessoas.

5 - Aceita todas as tuas emoções, não as ignores, não as mascares simplesmente aceita-as.

6 - Viajar sozinho é bem bem melhor que em má companhia.

7 - Desaprender é tão importante como aprender.

8 - Ninguém nos prepara para o envelhecimento dos nossos pais.

9 - Assume os teus erros sempre.

10 - Faz o que dizes que vais fazer.

11 - Maturidade é aceitar que não terás nunca resposta a todas as questões que te magoam mas mesmo assim terás que viver sem isso e curar-te sem isso.

12 - Uma das decisões mais importantes que terás de tomar na tua vida é escolheres a pessoa com quem terás filhos. Escolhe bem.

13 - Ter amigas mulheres é optimo não tentes dormir com elas.

14 - Nem tudo tem de ser aprendido a bruta, há coisas que podemos e devemos aprender de um modo suave.

15 - Um dia terás que ser tu a perdoar por isso aprende isso mesmo aprende a perdoar.

16 - Em vez de comprar aos teus filhos o que eles não têm ensina-lhe o que eles não sabem.

17 - Nunca deixes morrer a tua criança interior.

18 - Se algum sistematicamente não te tratar bem então não merece estar na tua vida de todo.

19 - Ninguém lê a mente por isso mesmo explica o que estas a sentir. Fala.

20 - Nunca te sintas mal por te auto cuidares.

21 - Se valorizas o teu tempo diz não a tudo o que em absoluto não queres fazer.

22 - Passar tempo sozinho é uma das melhores coisas que podes fazer.

23 - Celebra cada uma das tuas conquistas.

24 - Se te preocupares muito com o que as outras pessoas pensam a teu respeito és efectivamente um escravo dessas pessoas.

25 - Por favor está tão ocupado a melhores a tua vida que não tens tempo de criticar os outros.

26 - Eventualmente todas as pessoas que amas morram por isso passa o maximo tempo com quem amas.

27 - Ouve para perceber não para responder.

28 - Passa tempo com pessoas de diferentes raças, etnias e classes socioeconomicas.

29 - Saco vazio não se põe em pé, nada sai de saco vazio ou seja toma bem conta de ti primeiro.


Amo-te infinitamente


Tua mãe 

domingo, 4 de julho de 2021

894 - Sobre o papel dos pais

 Meu muito amado filho Estêvão


Vou partilhar um texto que li na pagina de um amigo portanto não é da minha autoria mas eu penso igualzinho.


Todos os anos os papás do Martím levavam-no para a avó, para passar as férias de verão, e voltavam para casa no mesmo comboio no dia seguinte.
Um dia a criança disse aos pais:
′′ Já estou crescido
Posso ir sozinho para casa da minha avó?".
Depois de uma breve discussão, os pais aceitaram.
Esperaram a saída do comboio.
Despediram-se do filho dando-lhe algumas dicas.
Enquanto Martim lhes repetia:
′′ Eu sei
Já me disseram isso mais de mil vezes ".
O comboio está prestes a sair.
O pai murmurou ao ouvido:
′′ Filho, se te sentires mal ou inseguro
Isto é para Ti !".
E pediu ao Martim que guardasse algo no bolso.
Agora o Martim estava finalmente sozinho,sentado no comboio como queria, sem seus pais pela primeira vez.
Admira a paisagem pela janela,
Ao seu redor alguns desconhecidos empurram-se e discutem.
Fazem muito barulho, entram e saem da carruagem.
O supervisor faz alguns comentários sobre o facto do pequeno Martim estar sozinho.
Uma pessoa olhou para ele com olhos de tristeza.
Martim está a sentir-se mal a cada minuto que passa.
Está com medo.
Abaixa a cabeça, sente-se encurralado e sozinho, com lágrimas nos olhos.
Então lembra-se que o pai lhe colocou algo no bolso.
Tremendo, procura o que o pai lhe entregou.
Ao encontrar o pedaço de papel leu-o, e nele está escrito:
′′ Filho, estou na última carruagem!".
Assim é a vida,
Nós devemos deixar nossos filhos ir embora.
Nós devemos confiar neles.
Mas nós sempre estaremos ...na última carruagem, vigiando, caso eles tenham medo ou caso eles encontrem obstáculos e não saibam o que fazer.
Temos que estar perto deles, enquanto estivermos vivos,
Um filho irá sempre precisar dos seus pais.
Estarei sempre na última carruagem. 


Eu tambem estarei sempre na ultima carruagem. Sempre


Amo-te infinitamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...