segunda-feira, 4 de outubro de 2021

901 - Caminhos mais complicados

 Meu muito amado filho Estêvão


Ontem dizias-me que querias mudar de instrumento. Mãe a trompa é muito difícil, quero antes piano ou guitarra que são muito mais fáceis! Eu disse te para pensares sobre isso e se ser fácil deve ser critério para o que seja mas disse te que te apoio em qualquer decisão que tomes.

Vamos pensar sobre isto. Eu não gosto de futebol nem tu eu sei mas vamos usar o futebol de exemplo. O Cristiano Ronaldo tem 36 anos é o melhor jogador do mundo. Achas que é fácil o que ele faz? Achas que ele fica na cama a dormir até a hora do almoco e sai para jogar? não achas que ele passa o tempo todo a treinar a pensar como pode melhorar? não achas que ele passa o tempo a tentar ser melhor?

Vamos a outro exemplo o quimico Nuno Maulide um português na austria um nome reconhecido pelos seus pares como dos melhores do mundo. Achas que é fácil escrever 20 artigos num ano? acha que ele passa o fim de semana a jogar playstation e a ver televisão e que as coisas lhe caem no colo?

Vamos a outro exemplo. O escritor José Saramago ou o Jacinto Lucas Pires achas que eles se sentavam ou sentam ao computador e o texto sai de uma vez eles imprimem e levam para vender? Não achas que perdem dias a investigar, a ler e a deitar fora a pensar a sofrer mesmo com tudo o que se passa no processo criativo deles?

Vamos a outro. A pintora Paula Rego achas que ela compra uma tela pega nos pinceis e nas tintas e duas horas depois seca a obra e vende a por meio milhão? Obviamente que não. Pensa, faz rascunhos, estudos de cor de textura faz e repete repete e faz sem parar e faz isso há decadas e assim se faz assim se constroi.

Amor se algum dia quiseres deixar a trompa porque não é o teu instrumento porque outro é melhor para ti porque há outro com que te identifiques pois vai atras dele se quiseres deixar a musica de todo pois deixa mas faz por que nao gostas porque não é isso que te faz crescer os teus dons nunca jamais o faças porque é dificil porque dá trabalho. Tudo o que é verdadeiramente importante na vida dá trabalho. Muito.

Mesmo. 

Desde 2014 até hoje eu ando para trás e para a frente em tribunais como sabes já dezenas de vezes a mim e as tuas pessoas mostraste as tuas vontades e os teus quereres sentes que não es repeitado nas tuas vontades e eu percebo-te tão bem. Desde 2014 já gastei muitas centenas de euros (tantas que já não são centenas !), mas a luta continua sempre porque eu luto pelas tuas vontades custe o custar e isso é como a trompa não desistas nunca porque é dificil desiste porque não é teu.

amo-te infinitamente


tua mae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...