segunda-feira, 22 de junho de 2020

838 - 5 modos de responder quando alguém nos magoa

Meu muito amado filho Estêvão

Se alguém de magoar primeiramente reconhece a ofensa pelo que ela é. Uma ofensa. Quem te magoou fez de proposito? Ou acidentalmente? Que razões terá tido? Tu contribuiste para isso?

Em segundo lugar, responde mas não reajas. Responde. Faz uma pausa, que te leva a um maior controlo e perspectiva. Respira. Afasta-te. Acalma-te.

De seguida adopta uma atitute de construção de pontes, de ir ao encontro em vez de atacar e fazer igual. Violência gera violência.

De seguida pede desculpa, se alguma atitude tua contribuiu para esse ataque a ti. Mas não caias na armadinha da falsa culpa. Se tens culpa tens e pede desculpa se não, não desculpes alguém culpando-te a ti.

Lembra-te que tu podes simplesmente estar a ser o alvo da raiva de alguém o "saco de pancada" de alguém e não a fonte dessa raiva. 

Lembra-te que a vida de cada pessoa é a vida de cada pessoa e não cada pessoa tem as suas pedras no bolso e a todos as vezes custa mais ou menos.

Não levez a peito e pensa se a pessoa que está a tua frente está a lidar com coisas que tu podes não saber de todo o que são.

Amo-te infinitamente

Tua mãe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...