domingo, 2 de março de 2014

310 - Conversas de coração, cereais e poemas

Meu muito amado filho Estêvão

Tem contigo no trabalho uma caixa de cereais, não se estragam, não precisam de frigorifico e alimentam se tiveres um dia de trabalhar até mais tarde.

Joga à apanhada com uma craiança.

Escreve poemas.

Aprende a jogar tennis ou basketall... são duas maneira maravilhosas de conviveres.

Uma vez por mês, convida para almoçar alguém que saiba mais do que tu sobre o teu negócio.

Nunca ignores um cão velho a ladrar.

Nunca adies muito tempo uma "conversa do coração" tambem chamadas "conversas de sair do armário".
Normalmente o termo "conversa de sair do armário" é aplicado a uma pessoa que vai dizer aos familiares e amigos que é homosexual. Não é só a essa conversa de sair do armário a que me refiro.
Mas há muitos tipos de armario. Armarios são aqueles buracos escuros na nossa cabeça onde erradamente nos sentimos vestidos, seguros, mas tambem apertados, bloqueados. Conversas de sair do armário são todas as conversas que temos (repito TEMOS) de ter comnosco em voz alta e com a nossa familia e os nossos amigos, porque quando falamos das coisas em voz alta elas tomam o real tamanho que tem e não o tamanho que a nossa cabeça construiu para elas. Falar em voz alta torna real, logo são fundamentais. Os topicos podem ser muito diversos... ter que dizer a alguem que estamos gravidas, ter de dizer que temos cancro, ter de dizer que estamos falidos, ter que dizer que roubamos, ter que dizer que mentimos, ter de dizer que tivemos um caso extraconjugal com alguem, ter de dizer que vamos sair do pais, ter que dizer que nos querermos divorciar, ter que dizer que viver assim ou assado nos esta a destruir... enfim conversas que nos custam horrores que doem a alma, que fazem as lagrimas vir, que fazem vir raiva, conversas que custam como arrancar unhas mas ouve TÊM DE ACONTECER.
Viver dentro de um armario com paredes apertadas com tanto para dizer, viver com alguma coisa tao importante para dizer e simplesmente ignorar.... pode fazer-nos sentir temporariamente seguros porque não desiludimos ninguem com a nossa conversa humilhante .... mas amor... viver dentro desses armarios de silencio não é viver, não mesmo. É como viver com uma granada na mão e ficar com ela na mão.... amor não fiques nunca (repito nunca) com uma granada na mão. Nunca nunca nunca.
Quando eu tinha mais ou menos 7 anos ou talvez 8 eu vivia num armário.... não gostava nada nada nada nada da minha professora da escola nem da escola.... quando se tem 7-8 anos isto pode ser um problema horrivel tão horrivel como outro armário qualquer... eu lembro-me dos truques que vivia na altura para lidar com esse meu "não gosto da professora".... pensava sempre que era o dia à frente... se fosse segunda feira eu metia na cabeça que era terça feira e por ai fora. Ninguem vive num dia à frente. Nem me lembro como uma noite sai do meu armário e à mesa do jantar em lagrimas disse verdadeiramente e com clareza... "Amanha não vou à escola, não é à escola no geral è aquela escola. Arrangem-me outra e que vou"... foi um alivio tão grande para mim... os teus avós ouviram entenderam e mudaram-me de escola e foi maravilhoso.

O que és, quem és, o que é importante para ti, SAI DO ARMARIO, tem essa conversa com quem amas... sê real, sê verdadeiro, sê honesto, sê autêntico ....quando sabes o que tens que dizer ... DIZ. Diz o que tens que dizer. Sê sempre verdadeiro contigo sempre. E jamais peças desculpa por seres quem és (nunca). Pede desculpa por teres feito alguma coisa menos bem mas nunca por seres quem és. Se não és aquilo que os outros queriam que fosses isso é um problema deles não teu. Sê verdadeiro.
Estas falido. Não adianta não dizer, esconder, mentir.... só piora. Senta respira e simplesmente diz. Com clareza para que nunca restem duvidas a ninguem do que se passa. E a partir dai respira, Ufaaaaaaaaaaa respira e saiste do armario.

O que te quero dizer com isto é que sê tu proprio honestamente. Quem te ama. Amar-te-a mais, quem te conhece vai te respeitar. Mas acima de tudo .... tu foste verdadeiro.

Eu não consigo entender as pessoas que falam meias conversas, dizem meias verdades, brincam de esconde esconde... o trabalho que dá lembrar o que pode ser dito e o que não pode ser dito, o trabalho que dá criar mascaras e filmes acerca da vida .... quando a realidade é não só melhor mais tambem e principalmente muito muito muito mais saudavel. Para ti e talvez até para os outros.



Amo-te infinitamente


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...