Hoje deixo-te um texto que leio e re-releio muitas vezes e me tem ajudado muito com pessoa, profissional e mãe.
“A vida familiar é a nossa primeira escola para a
aprendizagem emocional” Daniel Goleman “autor” da Inteligência Emocional afirma
que “ neste caldeirão de intimidade aprendemos como sentir-nos a respeito de
nós próprios e como os outros reagirão aos nossos sentimentos; o que pensar a
respeito desses sentimentos e que escolhas temos ao nosso dispor para reagir;
como ler e exprimir esperanças e medos.
Esta aprendizagem emocional funciona não só através
das coisas que os pais dizem e fazem diretamente às crianças, mas também dos
modelos com os seus próprios sentimentos e com aqueles que passam entre marido
e mulher emocionais muito dotados; outros são péssimos”•
A inteligência emocional representa a capacidade de
controlarem os impulsos, de aumentarem o prazer e motivarem-se a si próprios,
aprendendo a interpretar os seus sentimentos e, de como os outros reagirão aos
seus sentimentos, o que pensar a respeito destes sentimentos e que escolhas têm
ao seu dispor para reagir, como ler e exprimir esperanças e medos.
A capacidade de lidar com os sentimentos e a
consciência emocional são mais importantes que o quociente de inteligência para
o sucesso e a felicidade em todas as vivências.
A boa educação implica muito mais que o intelecto,
esta requer emoção, neste sentido para as crianças terem uma boa educação é
necessário que os pais ou os seus educadores os ajudem a gerir as emoções.
Esta aprendizagem emocional funciona, não só através
das coisas que os educadores (Pais e educadores escolares, ou outros que fazem
parte no dia a dia da criança) dizem e fazem diretamente às crianças, mas
também dos modelos que oferecem no modo como lidam com os seus próprios
sentimentos e com aqueles que passam nas suas relações interpessoais. Os
educadores são professores emocionais essenciais no seu desenvolvimento da
criança-
Com Inteligência Emocional é possível obter mais
tranquilidade, harmonia no quotidiano e reduzir o nível de stress e introduzir
mais disponibilidade para se divertir nas suas relações com as crianças. Ajudar
as crianças a crescerem de forma responsável, auto-disciplinadas e
sociavelmente melhor preparadas.
Passos da Inteligência Emocional
O pilar da Inteligência emocional “Faça aos seus
filhos/educandos o que gostava que os outros lhe fizessem a SI”
Esta regra contém os cinco princípios para educar as
crianças com I.E que são:
1. Tome consciência dos seus próprios sentimentos e
dos sentimentos da criança:
Muitas vezes as crianças com problemas comportamentais
sentem também dificuldades em classificar os seus sentimentos, são capazes de
confundir, por exemplo, aborrecido com enlouquecido, preocupado com triste. A
partir do momento que formos capazes de identificar
os nossos múltiplos sentimentos, as possibilidades de os controlar são muito
maiores.
2. Mostre empatia e compreenda os seus pontos de vista
Quando tivermos consciência dos nossos sentimentos
relacionamo-nos com empatia, que é a compreensão emocional não verbalizada das
crianças. Desta forma será mais fácil perceber o que as crianças estão a
sentir. Para este princípio ser eficaz será necessário ter capacidade de ouvir
com atenção e de perceber os sinais de comunicação não-verbal.
3. Compreenda de forma positiva os impulsos emocionais
e comportamentais
Como seres sociais estamos programados para reagir aos
problemas de maneira instintiva, obtemos pouca eficiência nos resultados. Com a
utilização da Inteligência Emocional, é possível aplicarmos os nossos
conhecimentos sobre os nossos próprios sentimentos e os dos outros, por forma a
controlar os nossos impulsos eficazmente.
4. Identifique os seus objetivos e planifique ações
positivas para alcançá-los
Após a identificação dos objetivos é necessário
planificar as ações com esperança e otimismo. Esta disposição contagia a nossa
mente, os nossos sentimentos e o nosso corpo.
Perceber quais os melhores momentos do dia, dos
educadores e da criança para alcançar os objetivos e investir nestes períodos.
Para controlar melhor as estratégias é importante
registar os seus resultados.
Ajudar a criança a ter consciência do que significa um
objectivo por meio de analogias, fazendo-a perceber a sua importância neste
processo.
5.Utilize as competências sociais positivas nos seus
relacionamentos
Para os educadores e as crianças terem um
relacionamento interpessoal eficaz, é necessário, comunicar e saber resolver
problemas. Para comunicarmos é fundamental, saber ouvir e também temos de ser
capazes de nos expressar com objetividade.
Competências relacionadas com o saber fazer parte de
um grupo, e que contribuem para termos uma participação mais efetiva dentro dos
grupos e que quando os membros do grupo utilizam estas capacidades estes
funcionam melhor, tais como: aprender a ouvir os outros com atenção; saber
esperar a vez; harmonizar os sentimentos; obter consensos e expressar com
clareza os nossos pontos de vista.
Competências sociais como a capacidade de resolver
problemas interpessoais e efetuar escolhas adequadas, pensadas e responsáveis,
assim como em arranjar alternativas construtivas quando surgem obstáculos no
relacionamento com os outros.
E NÃO SE ESQUEÇA“A vida familiar é a nossa primeira
escola para a aprendizagem emocional"
Cuide de si e da sua familia!
Por Dra. Maria Carvalho Pereira, Psicóloga Infantil
Amo-te demais
Tua mãe
Nenhum comentário:
Postar um comentário