quinta-feira, 31 de maio de 2012

42 - Não te cales perante o mal

Amado filho
Perante a injustiça não te cales. Perante o que aches mal não te cales. Não te retraias com medo. Não deixes o mal permanecer.
Seja quem for que esteja a fazer essa injustiça não te cales. Seja a tu mãe a tua professora a tua mulher o teu filho o teu chefe o teu governante se não for comportamento certo, justo, correcto por favor não te cales, se te calares vai ficar sempre na consciência SEMPRE.
Mais tarde ou mais cedo vais ter de pensar nisso.
Deixo-te um texto para pensares.
Amo-te muito, és o homem da minha vida


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."
BERTOLT BRECHT (1898-1956)



''O QUE ME PREOCUPA NÃO É NEM O GRITO DOS CORRUPTOS, DOS VIOLENTOS DOS DESONESTOS, DOS SEM CARÁTER, DOS SEM ÉTICAS ... O QUE ME PREOCUPA E O SILENCIO DOS BONS'


Tua mãe

quarta-feira, 30 de maio de 2012

41 - Não gastes mais que precisas

Amado filho
Poupar é a palavra chave. Gasta menos do que ganhas. Cartões de crédito não e se tiveres de ter, paga tudo no mês a seguir.
Poupa poupa poupa poupa. Sempre.
Deixo-te um texto para pensares.
Amo-te muito

Tua mãe



GASTAR MENOS PARA GASTAR SEMPRE
Sei que o caso do Jacob de guardar 80% do que se ganha para poder se aposentar jovem é extremo, mas realmente, faz sentido trabalhar 40, 50 anos pra só depois poder se aposentar? Faz, claro, se a pessoa absolutamente adora o que faz, e não consegue se imaginar sem fazê-lo. Mas, hoje em dia, encontrar pessoas assim está cada vez mais raro. Conheço muito mais gente que diz “Eu gostaria de largar meu emprego se pudesse” que “Amo o meu trabalho”. Tirando a Europa, no resto do mundo as pessoas trabalham mais do que antes, mais horas por dia. Geralmente moram longe de onde trabalham, e esse tempo perdido de ir e voltar do trabalho é extremamente cansativo também (como isso é importante! Em Detroit o maridão e eu tivemos a experiência de morar pertinho de onde precisávamos ir todo dia, a quatro quarteirões de distância. A economia de tempo e dinheiro é incrível. Se pelo menos uma das duas pessoas que trabalham na casa pudesse morar perto, é um investimento que vale a pena. Estou felicíssima por poder repetir a dose em Fortaleza).
E sei que parece até heresia falar, num país em desenvolvimento, na importância de poupar. Muitos brasileiros ganham um salário mínimo que, apesar das recuperações reais, ainda é baixo. Mas a verdade é que meus leitores não ganham salário mínimo, então vamos parar de fingir. O fundamental é o quanto se gasta, não quanto se ganha. Conheço gente que ganha muito pouco e que, por gastar pouco e ser organizada, consegue guardar dinheiro. Tenho um casal de amigos com um nível de instrução formal bem baixo. Ela é faxineira, ele, pedreiro. São responsáveis e guardam dinheiro. Primeiro compraram um terreno. Aí construíram sua casinha própria. Algum tempo depois, compraram um outro terreno, construíram outra casinha, desta vez um sobrado. Alugaram a parte de cima, pra ter uma renda extra, e abriram um bar embaixo. Não deu muito certo; eles não gostaram da experiência de ter bebum de bar tão perto. Então reformaram a parte de baixo e a alugaram como escritório. Eles sabem que, à medida que a idade vai avançando, não vão poder fazer trabalho que exige esforço físico pra sempre. Querem ter outra fonte de renda. Bom, eles, que não chegaram aos 50 anos, já têm três imóveis. E deixe-me dizer mais uma vez: ele é pedreiro, ela é faxineira.
Também conheço gente que ganha um monte e vive endividada, porque gasta mais do que ganha. Imagino que todo mundo conheça alguém assim.
Eu poderia tranquilamente gastar mais. Poderia ter celular, que eu considero bastante inútil (ok, sei que eu e o maridão estamos entre os cinco únicos brasileiros a não ter celular), e acrescentar mais 100 reais mensais às minhas despesas. Poderia ter TV a cabo. Poderia contratar uma empregada. Poderia comprar roupas de grife e frequentar cabeleireiro. Poderia comer coisas mais caras, e não apenas comprar um pedacinho minúsculo de queijo gorgonzola quando o preço cai a menos de R$ 25 o quilo. Poderia comer fora diariamente (pra falar a verdade, gostaria disso). Poderia ter um segundo automóvel. Poderia ir a uma academia de ginástica ao invés de me exercitar andando. Poderia ir ao cinema em qualquer horário e dia, sem me preocupar quando o ingresso estiver menos caro. Poderia ter um plano de saúde (agora temos um! Mas é pelo sindicato, e contamos com um benefício. Assim, pagamos cerca de 200 reais por mês do nosso bolso, entre o maridão e eu. Eu já acho caro pacas). Poderia usar jóias. Poderia ter um hobby caro, colecionando raridades. Poderia inclusive ter filhos. Poderia viajar muito mais e, quando viajasse, ficar em hotéis caros, sem pechinchar, sem pesquisar preços. Poderia assinar vários jornais e revistas, mesmo os que não seriam lidos. Poderia comprar o equipamento de ginástica por R$ 1.380 de um vendedor tão simpático, e usá-lo como cabide (o equipamento, não o vendedor). Poderia comprar livros toda semana. Poderia gastar tudo o que ganho, e muito mais. Em outras palavras, poderia ter o padrão classe média que boa parte dos meus amigos tem.
Mas eu estabeleço prioridades. Não quer dizer que eu esteja certa e os outros, errados. Cada um faz o que quer. Só que não dá pra ter tudo. Realmente não dá pra viver como os amigos esbanjadores e querer guardar dinheiro.
Quando fui pra Joinville, eu tinha dez mil dólares, dinheiro que havia guardado trabalhando em SP dos 19 aos 26 anos. Era mais fácil guardar dinheiro morando com meu pai, lógico. Ele pagava a comida e o aluguel, e eu só pagava a minha faculdade e transporte. Sobrava salário no fim do mês, e aí eu, que nem tinha conta de banco na época, ia a uma casa de câmbio e trocava meus cruzeiros por dólares. Foi assim que escapei do Plano Collor, e foi assim que guardei 10 mil dólares. Chegando em Joinville, ao visitar imobiliárias à procura de um lugar pra alugar, fiquei surpresa ao notar que havia casas à venda por esse valor. Vi várias. Fui também até Blumenau, e visitei algumas por lá. Optei por uma casa onde morei durante 16 anos. Claro, não era uma casa luxuosa. Mas tinha (tem ainda) três quartos, ficava num terreno de 420 m2, e contava com uma casinha nos fundos. Depois de comprar a casa, aluguei a casinha dos fundos, ganhei um dinheirinho jogando xadrez, e aprendi a viver com cem dólares por mês. A casa custou apenas 7,500 dólares. Sobrou um pouquinho. Mas, com o aluguel e o xadrez, eu ganhava o suficiente pra me manter. Quer dizer, eu não tinha nada. Nem carro, nem telefone, nem computador, nem internet (que não existia em 93). Prefiro a minha vida hoje, não nego. Aqui em Fortaleza, compramos uma casa maior, mais cara, melhor localizada, e pagamos a diferença (mais de 60 mil reais entre o que conseguimos pela casa em Joinville e o valor da casa aqui) à vista. Seguimos sem dívidas, sem financiamento, e com dinheiro no banco pra nossa aposentadoria.
Não é preciso ser pão dura assumida como eu, oito ou oitenta. Dá pra arranjar um meio termo. Ninguém precisa se privar de coisas boas, mas gastar tudo que se ganha, sem pensar no futuro, é igualmente ruim. O que vale mais a pena: ter um padrão acima das suas condições, que vai se esvair em poucos anos, ou levar uma vida frugal, e manter o mesmo padrão pra sempre? Pessoalmente, eu fico com a segunda opção sem pestanejar.
lola aronovich


terça-feira, 29 de maio de 2012

40 - Habitua-te a fazer o exame de consciência diário

Amado filho
Diariamente tira do teu tempo uns minutos para fazeres o teu exame de consciência diário.
Ajuda a avaliar o bom, o mau o que pode melhorar o que aprendemos o que devíamos ter aprendido.
Acalma e ajuda muito.
Pratica e verás.
Deixo-te uma cabula para te ajudar!

Amo-te muito


Tua mãe

segunda-feira, 28 de maio de 2012

39 - Nunca julgues um homem pelo que tem

Amado filho
Nunca julgues um homem pelo que tem mas pelo que é.
Nunca julgues a riqueza de um homem pelo carro que tem pelo que usa ou veste.... olha antes para o que a mulher veste, os filhos vestem. Olha antes para o modo como trata os filhos, a mulher... isso sim é carácter o resto é fachada.

Um homem muito rico......



Amo-te muito


Tua mãe

sexta-feira, 25 de maio de 2012

38 - Querer é poder

Amado filho querer é sempre sempre poder.
Querer é fazer por isso e se fizeres por isso vais poder.


Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

É comum perder-se o bom por querer o melhor.

A renúncia é a libertação. Não querer é poder.

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo...

É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.

Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho.


Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer.

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.
Tal vez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.

Triste coisa é querer bem a quem não sabe perdoar...

Amar é querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto.

Tudo é aliado do homem que sabe querer.

O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer.

Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela.

Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar.

Quero ignorado, e calmo
Por ignorado, e próprio
Por calmo, encher meus dias
De não querer mais deles.
Aos que a riqueza toca
O ouro irrita a pele.
Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.
Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada espera
Tudo que vem é grato.

Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode.

É preciso querer ser feliz e contribuir para isso. Se ficarmos na posição do espectador impassível, deixando para a felicidade apenas a entrada livre e as portas abertas, será a tristeza que entrará.

Querer-se livre é também querer livres os outros.



Amo-te muito


Tua mãe

quinta-feira, 24 de maio de 2012

37 - Respeita a autoridade

Amado filho
Respeita a autoridade, seja a policia, os bombeiros, o exercito, enfim a autoridade.
Ouve, responde, colabora mas sempre com respeito e educação à pessoa que tem autoridade.
Não é submissão é respeito. Quando desrespeitas a autoridade perdes a razão. Não o faças.
Se algum dia precisares de ajuda de um agente de autoridade pede. Mas pede mesmo é para isso que eles existem.
Amo-te muito


Tua mãe

quarta-feira, 23 de maio de 2012

36 - Conhece a história dos teus países

Amado filho
Tu és Português de Portugal, pais pequeno mas riquíssimo em história tens de a conhecer, tens de saber de onde vais para poderes saber para onde vais e nisso a história dá uma grande grande ajuda.
Tu és Brasileiro do Brasil, pais grande rico e cheio de historia importante que tens de conhecer.
Conhecer a historia do nosso(s) pais(es) é fundamental para perceber-mos o presente e anteciparmos o futuro.
Deixo-te aqui uma base.
Amo-te muito



Autores da Bandeira:

Columbano, João Chagas, Abel Botelho

Significado dos símbolos e cores:
As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo.
Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: ``Com este sinal, vencerás!''.
Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde simboliza a esperança. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.



Hino Nacional Português
Nome:"A Portuguesa"
Música:Alfredo Keil
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!










Hino Brasileiro 

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!






Tua mãe

terça-feira, 22 de maio de 2012

35 - Poupa

Amado filho
Tens de poupar. Tens mesmo. O dinheiro não é de quem ganha é de quem poupa.
Filho re-aproveita a agua do duche na sanita, põe uma garrafa de água no autoclismo para poupar água, desliga os aparelhos em standby, desliga o gás se não o usas, arranja a roupa estragada, quando chegares a casa tira a roupa da rua e pões roupa de casa. Todos os meses põe de lado dinheiro nem que seja muito muito pouco e poupa.
No futuro o que poupares é o que terás.
Poupa tudo o que puderes.
Amo-te muito


Tua mãe

segunda-feira, 21 de maio de 2012

34 - Escolhe para casar alguém com sentido de humor

Amado filho
Quando escolheres uma companheira para casar não escolhas alguém pela beleza mas escolhe alguém que ames e respeites e que tenha um grande sentido de humor e alguém com quem te divirtas, alguém que tenha várias coisas em comum contigo como alguém que goste de ler como tu, ou alguém que goste de ouvir musica como tu, ou alguém que goste de viajar como tu, ou alguém que goste de simplesmente vegetal em casa como tu.
Enfim alguém que se saiba rir de si próprio, que saiba ouvir, que tenha calma perante as dificuldades da vida.
Todos vamos ficar velhos e cheios de rugas convêm que a pessoa que esteja ao teu lado saiba preparar a velhice contigo e no final quando só tiver rugas saiba sempre encontrar maneira de se rir de si própria.
Amo-te muito


Tua Mãe

sexta-feira, 18 de maio de 2012

33 - Beija muito

Amado filho
O beijo é bom de receber melhor de dar. Beija, beija e beija a toda a hora e todo o momento. Beija quem queres bem, quem amas.
Beija teus familiares, beija teus filhos, beija.
E pede beijos e mais beijos e mais mimos e mais festas e mais abraços e mais festas e mais beijos
Beija e beija e beija
Enche-nos a alma.
Amo-te muito

Tua mãe

quinta-feira, 17 de maio de 2012

32 - Não roas as unhas

Amado filho
Não roas as unhas é um habito horrível com o qual eu luto há anos. Não o faças é horrível, estraga as mãos, pode infectar e é de facto horrível.
Não o faças.
Amo-te muito.


Tua mãe

quarta-feira, 16 de maio de 2012

31 - Aprende a cozinhar

Amado filho
Aprende a cozinhar nem que seja o básico para poderes fazer o teu almoço e jantar.
Cozinhar é óptimo relaxa, diverte e dá-nos independência.
É sempre tão bom ter amigos e família a partilhar uma refeição connosco de preferência feita por nós.
Cozinhar em vez de comer fora é sempre poupar e comer melhor e mais bem confeccionado.
Ou seja faz bem à saúde, ao bolso e é uma óptima maneira de relaxar.
Vais ver como é bom um dia seres conhecido pelo... "do fantástico bolo de laranja" ou o .... "daquela massa Alfredo" .... nem que seja ovos mexidos com tomate é bom termos um prato que nos identifica.
Eu vou-te ensinar a cozinhar montanhas de coisas... vais ver como nos vamos divertir!
Deixo-te um receita simples mas que sempre faz jeito.


Receita de Massa Carbonara
Ingredientes:
100 gramas de Bacon
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 lata de cogumelos laminados
1 ou 1/5 pacote de natas
sal q.b
pimenta q.b
caldo knorr (ervas) meio cubo massa (esparguete, fusilli ou outra a gosto) cerca de 400 gramas queijo ralado a gosto

Comece por colocar a água ao lume para cozer a massa até que levante fervura.
Frite o bacon (previamente cortado aos cubinhos) no azeite juntamente com a cebola cortada finamente e os cogumelos. (até ficar levemente dourado) Polvilhe com pimenta.
Quando a água já estiver a ferver, junto o cubo knorr e uma pitada de sal. Cozinhe a massa.
Quanto a massa estiver cozida, escorra-a, e junte o preparado do bacon e dos cogumelos. Envolva bem.
Junte as natas e leve novamente ao lume até que ferva um pouco. Misture bem.
Polvilhe com queijo ralado e salsa picada finamente se assim o desejar.


Amo-te muito


Tua mãe

terça-feira, 15 de maio de 2012

30 - Usa a tua imaginação

Amado filho
A tua imaginação é o que te fará sempre ir mais e mais e mais longe.
Se na tua cabeça sapatos com motor é de fazer.... faz.
Sonha e faz acontecer.
Musica, dança, pintura, canto, desenho, escultura, design, moda, física, química, construção, medicina, desporto.... onde for usa a tua imaginação o teu pensamento para inovar para seres original e criativo.
Inova para criares o teu mundo melhor.
Da imaginação dos homens sempre nasceram coisas maravilhosas.
Inova. Surpreende.
Amo-te muito.

Tua mãe

segunda-feira, 14 de maio de 2012

29 - Trabalha com prazer, com alegria e animo

Amado filho
Na tua vida profissional e pessoal, tudo o que fizeres faz com amor, faz com prazer e alegria. Seja mudar uma fralda fedorenta, seja carregar baldes de cimento, seja assinar cheques, seja guardar uma casa, seja cantar, seja dançar, seja limpar o chão, seja conduzir um avião, seja ensinar.
Põe amor em tudo, põe o teu melhor em tudo tudo o que faças. Não aches que só o que te pagam merece o melhor, só o que te pagam muito bem merece a tua atenção, só aquilo que sonhavas fazer merece a tua atenção. Todo o trabalho é bom, todo o trabalho engrandece a tua alma e te faz melhor, mas apenas se o fizeres com prazer. Podes não ser o melhor no que fazes mas tenta sempre ser melhor e melhor a cada dia e se lhe meteres amor e alma estou certa serás mesmo.
Quem não trabalho cultiva a preguiça e dessa deves sempre fugir, não é para parasitar ou fazer turismo que recebemos a dádiva da vida, mas sim para ser uma folha num conjunto de folhas da árvore.
Lembra-te que esse trabalho que tu repudias é o sonho de alguém que o não tem. Mete a alma o sangue e a tua alegria em tudo.
E lembra-te querer é poder.
Deixo-te um texto para reflectires.
Amo-te muito

Tua mãe


Trabalhar com alegria
Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.

Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições.

Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso.

Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé Alegria. Era um jovem agricultor em busca de trabalho.

Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali.

O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.

Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.

Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.

Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé Alegria.

Os outros trabalhadores lhe perguntavam: Como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?

O jovem olhou para os amigos e disse: Bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho.

Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições.

Não é justo que, agora que estou aqui, fique reclamando. Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.

Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: Como ele pode pensar assim?

O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.

Um dia o sr. João pensou: Alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.

Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda.

Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem quentinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda.

O rapaz aceitou prontamente. Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:

O que faz com que algumas pessoas sejam bem sucedidas e outras não?

A resposta do jovem veio logo: Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que não somos vítimas do destino. Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um.

* * *

Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca.

Mas, o que geralmente ocorre é que, ao invés de agir, jogamos a responsabilidade da nossa desdita sobre os ombros alheios.

Sempre encontramos alguém a quem culpar pela nossa infelicidade, esquecidos de que ela só depende de nós mesmos.

Para encobrir sua indolência, muitos jogam a culpa no governo, nos empresários, nos políticos, na sociedade como um todo, esquecidos de que quem elege os governantes são as pessoas; que quem gera empregos são os empresários, e que a sociedade é composta pelos cidadãos.

Assim sendo, cada um tem a sua parcela de responsabilidade na formação da situação que nos rodeia.

E para ser feliz, basta dar ao seu mundo um colorido especial, como o personagem desta história que, mesmo numa situação aparentemente deprimente para os demais, soube fazer do seu mundo uma realidade bem diferente.

E, conforme ele mesmo falou: existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca.

Pensa nisso!


sexta-feira, 11 de maio de 2012

28 - Ri-te sempre sempre sempre

Amado filho
Ri-te sempre que podes. Ri-te de tudo e de nada. Ri-te porque estás contente ou quando estás triste. Ri-te porque sim e porque não.
Rir faz bem a tudo, ao corpo à alma e tudo. Aprende a rir-te de ti mesmo. Será fundamental para a tua vida!
Ri-te.
Amo-te muito


Tua mãe

quinta-feira, 10 de maio de 2012

27 - Levanta-te para dar lugar

Amado filho
Quando alguma grávida, pessoa de idade, pessoa com deficiência, pessoa mais velha que tu ou simplesmente mais carregada que tu entrar num comboio, metropolitano, eléctrico, etc etc, levanta-te imediatamente e dá o lugar, olha para a pessoa e diz com um sorriso nos olhos "é para si" e ponto. É tua obrigação ser educado e reconhecer que os outros são tão importantes como nós.
Educação e respeito filho, são fundamentais.
Basicamente sempre que estiveres num local, sala, meio de transporte etc e entrar uma senhora, idoso, ou qualquer outra pessoa que mencionei em cima... levanta-te imediatamente.
Amo-te muito


Tua mãe

quarta-feira, 9 de maio de 2012

26 - Luta sempre pelo que acreditas

Amado filho
Mesmo que ninguém mais acredite em alguma coisa, se tu sonhares que é possível, luta luta luta luta trabalha trabalha trabalha trabalha vai anda corre e torna possível.
Deus deu-te a capacidade de sonhar, sonha, deu-te a capacidade de fazer, faz, deu-te a capacidade de trabalhar faz acontecer.
Fazer acontecer dá trabalho, exige sacrifícios, rigor mas exige também força na alma, força de acreditar.
Mesmo que ninguém mais veja uma estátua linda num  enorme pedaço de pedra se tu vires essa estátua.... faz acontecer, molda a estátua.
Amo-te muito

Tua mãe

terça-feira, 8 de maio de 2012

25 - Não se come a ver televisão

Amado filho
Não vejas nunca televisão enquanto comes. A hora das refeições deve ser para conversar, para todos poderem conversar falar contar o que se passou no dia.
Esquece essa conversa de não fazer refeições pela dieta, comer de modo equilibrado é fundamental não saltar refeições e partilhar refeições é fundamental.
Come sempre com os teus filhos, os teus amigos, os teus pais a tua família. Mesmo que não apeteça muito senta e come, filho e para isso desliga a televisão.
Televisão e conversar não são compatíveis.
Amo-te muito

Tua mãe

segunda-feira, 7 de maio de 2012

24 - Fala bem as línguas que falares

Ontem foi o primeiro dia das mães que passamos juntos ... foi tão tão bom. Muito obrigada meu filho por existires na minha vida e por seres como és.

Amado filho
Quando falares, fala bem, não cometas erros de linguística, conjuga bem os tempos verbais fala bem as línguas que falares não cometas erros de português se falares português ou de inglês se falares essa língua.
Fala bem o que falares com rigor e sem erros se não as pessoas não te levam a sério mas não levam mesmo.
Falar bem é meio passo andado para que as pessoas te oiçam.
Não há nada pior que estares a falar com alguém e cometeres erros de gramática. Ninguém te leva a sério por melhor que seja o que estas a dizer.
Aprende a falar bem, falando bem e lendo muito e lembra-te o que não sabes perguntas e o que não puderes perguntar consulta o dicionário.
E quando alguém te corrigir tenta mesmo mudar e não repetir o mesmo erro.
Amo-te muito

Tua mãe

domingo, 6 de maio de 2012

23 - Coisinhas mais nossas são para fazer em privado

Amado filho
As unhas das mãos ou dos pés cortam-se na casa de banho, a cera dos ouvidos limpasse na casa de banho, as remelas lavam-se na casa de banho, arrotos se tiverem que ser dados são silenciosos e na casa de banho, "macaquinhos do nariz" limpam-se com um lenço em privado, as borbulhas na cara e demais partes do teu corpo "espremem-se" ao espelho na casa de banho, jamais se palitam dentes (jamais!! - além de ser falta de educação faz mal aos dentes), o fio dental usa-se em privado na casa de banho (e deve ser usado diariamente para a total higiene dos dentes) e a flatulência (os vulgares "puns") é para ser silenciosa e em privado. Jamais dês os teus "puns" na cama se lá estiveres com outra pessoa é uma grandíssima falta de educação e de nível. E por ultimo tudo o que fizeres na casa de banho é para fechares a porta... ninguém é obrigado a ver o que la fazes!
Há uma grande diferença entre estar-à-vontade com alguém que é óptimo e denota intimidade e há o estar à-vontadinha que é falta de educação é abuso é desrespeito pelo outro. Cada um por mais intimidade que tenha deve ter o seu espaço privado e deve ser respeitado.
Não o faças filho.
Ter educação é sempre bom, óptimo até e só diz que és educado e que respeitas as outras pessoas e o convívio com as outras pessoas e o espaço delas. Fazeres isso será vantajoso para ti. Quem quer ter um companheiro de casa (quarto, vida, ou só de escritório) que dá "puns" na cama? Ou palita os dentes? Ou corta as unhas na sala? Ninguém obviamente.
Respeita o espaço dos outros filho... e os outros respeitaram o teu.
Se a porta da casa de banho estiver fechada ou encostada, bate à porta antes de entrares, nunca entres sem bater. Um dia que tenhas um filho faz o mesmo, respeita o espaço dele e não entres nunca sem bater nem na casa de banho nem no quarto dele (ou de outra pessoa qualquer).
Amo-te muito.


Tua mãe

sexta-feira, 4 de maio de 2012

22 - Trata bem os animais

Amado filho
Tu és apenas parte da natureza, és apenas mais uma peça no ecossistema universal. Tens obrigação de tratar bem, muito bem todos os animais, todos os vegetais, todos os minerais, por maiores ou mais pequenos que sejam.
Se puderes tem um cão, ou gato, ou pássaro, ou cagado ou simplesmente uma planta bonita e trata dele, cuida, acarinha. Leva a passear, conversa, faz festas, rega, trata como parte de ti que é.
Se não puderes ter contigo ajuda uma associação que ajude animais abandonados, por exemplo.
Mas independente de tudo isso seja um cachorro bem pequeno e bonito e brincalhão, seja um cão já velho e surdo trata-o sempre bem, trata-o sempre com amor e respeito.
Tu agora és bebe e toda a tua família te trata com amor e carinho, te dá-mos banho, levamos a passear, rimos e conversamos contigo... vais gostar de ter quem te trate com amor, carinho e respeito quando fores velhinho e já não ouvires bem, nem fores lindo e engraçado como és agora. Faz com a natureza como queres que façam contigo, respeito, amor, carinho.
Amo-te muito


Tua mãe

quinta-feira, 3 de maio de 2012

21 - Aprende a fazer o teu próprio pão

Amado filho
O pão às vezes é caro, às vezes não há e às vezes não é bom.... é sempre útil saber fazer o teu próprio pão.
Assim pelo menos pão terás sempre para ti e para a tua família.

Ingredientes:
1kg de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de sal
600ml de água morna

1. Dissolve o sal na água morna mexendo com uma colher e verte a água sobre a farinha (misturada com o fermento), dentro de uma saladeira grande.

2. Deixa repousar alguns instantes de forma a hidratar a farinha, depois amassa bem até obter uma massa firme e bem lisa, que não cole mais.

3. Deixa repousar 30 minutos numa saladeira coberta com um pano.

4. Amassa, ligeiramente, de forma a expulsar o ar que entretanto se formou dentro da massa e dá a forma definitiva ao teu pão.

5. Deixa novamente repousar durante 60 ou 90 minutos para permitir à massa ganhar volume e aroma.

6. Mete no forno quente (200-230ºC) durante 60 minutos.

Devora o teu pão

Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 2 de maio de 2012

20 - Jamais tires a vida a alguém

Amado filho
Nunca, nunca na vida mates outra pessoa. Nunca mates outra alma de Deus como a tua.
Seja a pessoa composta por 20 células ou por milhões de células e tenha 120 anos, tu não és nada nem ninguém para decidir sobre a vida de outra pessoa. Deus dá, só ele pode tirar. Ponto.
Há zonas cinzentas nesta lógica em preto e branco que por vezes te (nos) vão parecer que matar está justificado, mas não está filho, não está mesmo.
Volto ao que te disse logo no inicio destas nossas reflexões, em caso de duvida deixa o Espírito Santo actuar em ti e reza, pede ajuda e reza. Faz o teu discernimento e reza.
Ninguém diz que é fácil. Ninguém. Mas é o bem.
A vida no geral e a humana em particular são uma dádiva tão mas tão grande que a recebemos de graça com a graça Dele e Nele devemos sempre confiar que tudo vem pelo Bem Maior para que o Mais seja atingindo. Ás vezes programamos tanto a nossa vida, ordenamos tanto a nossa vida que nos esquecemos que Ele faz dela o que Ele quer.
Atentar contra a vida de outra pessoa é na realidade atentar contra a nossa vida o nosso maior dever que é ser feliz e o nosso maior dever que é fazer os outros felizes também.
Respeita o outro em todas as suas formas, seja de meia-dúzia de células até um velho bem velho. Como o peixe não come a própria barbatana porque o impossibilitaria de continuar a viver matar outra pessoa também te impossibilitaria de continuar a viver com a cabeça entre as orelhas e a alma limpa, porque tu és apenas como uma barbatana de um corpo maior que é o mundo onde vives.
E a tua vida é tua para ser vivida jamais será tua para tu a eliminares. Jamais. A tua obrigação é fazeres a tua vida valer a pena e isso só por si justifica a dádiva que recebeste. Luta, luta, luta e respeita o teu corpo e a vida que recebeste com esse corpo. Até ao teu ultimo suspiro.
Lembra-te ainda que há muitas maneiras de tirar a vida que não envolvem matar directamente, com armas ou facas. Há tirar vida sem matar mesmo. Há tirar a vida por negligencia, há tirar a vida porque a nossa vida anula a vida das outras pessoas.
Filho se algum dia a tua vida, a tua presença estiver a prejudicar a vida, a saúde das pessoas que estão à tua volta.... é o mesmo que as estares a matar.... afasta-te. Simplesmente prova o teu amor afastando-te. A tua vida, o modo como escolheres viver não pode de maneira nenhuma contaminar a vida de quem está a tua volta. Não tens de maneira nenhuma esse direito.
Há pessoas que às vezes na nossa vida nos põem doentes, porque o modo de pensar delas e o nosso é tão tão diferente que a nossa saúde fica prejudicada.... se algum dia fores essa pessoa, se algum dia a tua vivência estiver a por doente alguém, estiver a matar aos poucos alguém.... sai, afasta-te e continua a dar supremacia à vida ela é que manda, ela é que vêm de Deus.
Amo-te muito


"Se a vida não tem preço, nós comportamos-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?" Antoine de Saint-Exupéry

"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida." Charles Darwin

"Um dia um colega contou-me uma história de outro colega seu que me fez pensar. O seu colega trabalhava
como voluntário no hospital de Stanford e conheceu uma menina que sofria de uma estranha doença.
A sua única oportunidade de recuperar, aparentemente, era receber uma transfusão de sangue do irmão mais novo de cinco anos. O médico explicou a situação ao irmão da menina e perguntou-lhe se estaria disposto a dar sangue à irmã. Este suspirou por uns momentos e disse: «Sim, darei, se isso salvar a Liz».
Enquanto decorria a transfusão, ele estava encostado à cama da irmã, sorridente, enquanto o médico e a equipa o assistia, a ele e à irmã; entretanto começaram a ver uma outra cor na menina.
De repente, o rosto do pequenito começou a ficar pálido e sério, e o seu sorriso desapareceu. Olhou para o
médico e perguntou-lhe com a voz tremida: «A que horas começo a morrer?»
Sendo uma criança não tinha entendido o médico. Ele pensava que daria todo o sangue à irmã. E mesmo com esta ideia o dava na mesma.

Reflexão meu filho:
Que alegria sabermos valorizar a vida e apreciar o que de melhor tem para oferecer. Nunca nos esqueçamos que o que a vida tem de mais nobre e de melhor é a capacidade de gerar vida. Quem quiser ganhar a vida apenas para si… perde-a; mas quem quiser perder a vida em favor de outros… acaba por ganhar e multiplicar por mil. Não é perder no sentido físico, mas é viver alguns valores que promovem a vida dos que connosco vivem. Por exemplo: defender um amigo quando está a ser gozado; não querer sempre tudo para si; partilhar e não destruir material dos colegas; não recusar trabalhar com alguém só porque não gosto dela; não promover a maldade e a vingança; não recusar ajudar um colega; estar presente quando se é necessário e não quando nos é conveniente; e outras tantas situações… assim crescemos na santidade, porque ajudamos a viver na alegria e a dar mais qualidade à vida de todos. Assim viveram os santos.




Tua mãe


terça-feira, 1 de maio de 2012

19 - Não Roubes

Amado filho
Não roubes, jamais tires a alguem o que não é teu. Esse acto em si roubará o teu coração para sempre.
Roubar é das mais baixas atitutes que um ser humano pode tomar. É horrivel.
Vêm da inveja, vêm da falta de respeito ao proximo, vêm da falta completa de moral, vêm do desejo de ser melhor, vêm do desejo de reprimir o outro de o anular.
Mas no fim só tu te anularás. Só tu te prejudicarás.
Roubar vêm em qualquer livro de normas religiosas, normas morais, código penal e civil de todos as religiões, sociedades, e países do mundo como crime. E é exactamente isso que é um crime.
Quer seja roubar uma mãça, um livro, um carro, uma carteira, uma pessoa, um país, uma empresa, um coração.... roubar é monstruoso.
Independente de seres apanhado ou não roubar é querer ser o que não se é, é querer ter o que não se têm e no fim talvez pagues para o resto da tua vida pelo mal que fizeste. E depois não adianta chorar, lamentar.... não o faças.
Nunca.
Amo-te muito



Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...