segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

782 - Este era o dia que eu há muito esperava ....

Meu muito amado filho Estêvão

Há muito que estava prometido falar te de como eu tenho Deus na minha vida. É hoje.

Começo um pouco atrás (para ganhar balanço!), eu verdadeiramente acho que o mundo está todo ao contrário (há um escritor português que tem uma expressão que aqui encaixa muito bem... "O meu mundo (já) não é deste reino"), hoje em dia não se podem abater cães em canis lotados até ao céu mas podemos realizar abortos de crianças com 12 semanas de vida uterina, podemos dar a idosos comprimidos porque "estão cansados de viver" (ou o mundo é que está cansado deles?) mas não podemos (devemos) comer carne, temos de aceitar que haja crianças sem gênero e que haja casas de banho mistas mas a mutilação genital feminina acontece em Lisboa em 2020 sem que ninguém faça nada, temos de aceitar que não devemos falar de Deus para não afrontar ou ofender as religiões dos outros. Estamos num tempo do tão politicamente correcto que para mim é incorrecto.

Nada contra o veganismo, o vegetarianismo, acho horrível maltratar e matar animais sem piedade mas para mim é infinitamente mais grave matar bebés que não são "desejados" ou velhos que estão "cansados".... a vida vale em todas as suas formas animais e vegetais, novos ou velhos, "úteis" ou "inúteis". Falar de Deus, do meu Deus, do Deus dos outros é maravilhoso mas talvez não seja o assunto da moda .... embora desde que existe humanidade que há Deuses .... mesmo antes de haverem 7 géneros possíveis num bilhete de identidade sempre existiram monoteístas, politeístas enfim...
Tudo isto para te dizer que esta minha partilha hoje não é politicamente correta. Não é moderna. Não é nada nada fixe. Mas é a que eu quero e preciso de fazer contigo.

Eu nasci e cresci na religião católica romana. Cristo para mim morreu na cruz e ressuscitou. Ponto.

Logo aqui vou dividir a nossa conversa em duas partes. 
Primeira parte. Eu nasci e fui batizada nesta fé. Já jovem pus tudo em causa e fui estudar, fui falar com pessoas de outras religiões falei com muçulmanos, com judeus, com ortodoxos etc. E voltei a Cristo. Não há aqui "a minha religião é melhor que a tua. Nada disto. Este é o meu Deus e eu (pelo menos) respeito o dos outros.
Quero aqui que fique claro que esse é o meu Deus, o meu, o teu (se algum) és tu que o escolherás, tu foste batizado mas eu poderei mostrar te todos os caminhos que queiras .... mas o caminho será sempre sempre sempre teu.
Segunda parte. Não sei quantas vezes (e ainda bem) me perguntaram como eu mulher de ciência acredito em Deus. A minha resposta é sempre uma só. Precisamente por ser uma mulher de ciência é que eu não posso deixar de acreditar em Deus, as evidências Dele na minha vida, na vida dos outros, no mundo no geral são por demais evidentes ... seria como negar a segunda linha de um teste de western blot, não posso não consigo.... e olha que tentei.

Santo Inácio de Loyola tem uma frase que diz "Acredito que o branco que eu vejo é negro se a hierarquia da igreja assim o tiver determinado", quero que fique aqui claro que eu tenho algumas (várias) questões com a hierarquia da igreja, eu acredito em Deus mas tenho algumas dúvidas nos homens que O representam na terra. 

Não me quero de todo afastar do meu propósito. 
O meu Deus não é o remédio para tudo, não é uma lista de compras que eu peço e ele dá, nada disso. 
Deus não é quem decide a minha vida, daí ele me ter dado livre-arbítrio: eu decido por onde vou. (Não peças uma boa nota num teste, senta o rabo na cadeira e estuda !)
Deus está na nossa vida mesmo quando um avião rebenta no ar e leva o teu grande amor para a morte.
Deus está na nossa vida quando alguém tem cancro aos 3, 4, 11 e 80 anos morrendo 6 meses depois cheio de sofrimento. Ou quando não morre disso.
Deus está na nossa vida quando nasce um bebê sem rosto.
Deus está na nossa vida quando nasce um bebê com síndrome de Down. Ou um loiro lindo e perfeito.
Deus está na nossa vida quando alguém ganha o euromilhões e também está quando alguém é despedido.
Deus está na vida de quem se atira ao mar para ter uma vida melhor e está também nos braços que quem os tiram do mar.
Deus está em quem tem de decidir os destinos do mundo. 
Deus está na vida, na alegria, na morte.
Deus está na mãe solteira e na mãe que não é solteira.
Deus está no casamento na igreja e também está no casamento fora dela. Está sempre onde há amor, odio, zanga.
Deus está nos divorciados, viúvos, juntos ou assim assim.
Deus está no bom e no mau, está nas pessoas que são luz e nas que são escuridão, está na saúde e está na doença, está na dor e na mais profunda alegria, está no amor dos casais e no seu desamor, está nos filhos e em quem não tem filhos, está na intimidade das pessoas e nas que não a tem também.
Deus não julga. Isso tem outro nome. 
Deus aceita e nunca atira a primeira pedra. Nem a segunda nem pedra nenhuma. Isso também tem outro nome.

Eu sinto diariamente Deus na minha vida desde que acordo até que me deito. Sinto-o precisamente no fato de acordar. Sinto-o em ti. Sinto o na música que oiço, nas pessoas com quem falo. Sinto-o na tua avó, sinto-o no "Bom dia" da Tia Xana sinto-o na conta que tenho de pagar e não consigo, sinto-o naquela conversa horrível ao telefone ou naquela pessoa que foi tão injusta comigo, sinto-o na dor dos pés ao chegar a casa e sinto-o no teu beijo e no teu cheiro ao dormir.
Eu tenho a certeza que as pessoas que me conhecem sentem Deus na minha vida e sentem-no na vida delas talvez por minha causa (quero acreditar que sim).

Deus não é para mim bombeiro, não é pai-natal, não é castigador, não é vingativo.
Deus é o mais profundo amor, Deus é tudo de bom (não é aquela expressão tapa-buracos que é tudo bom tão new wave em que temos de ser "optimistas", "positivos", Deus é bom mesmo quando é mau).
"Mama como podes dizer isso quando há crianças a morrer com cancro, velhos abandonados em lares, quando os amores se separam, quando os ricos roubam os pobres, quando há tanta guerra, tanta perseguição? Onde está Deus quando uma criança morre de fome? Onde está Deus quando alguma injustiça acontece? Quando há catástrofes tão imensas? Onde está Deus no fogo? Na guerra? Na doença e na morte?

Está onde sempre esteve. No coração dos homens. Eu nunca te vou conseguir explicar a dor imensa de rasgar a pele que é perder um grande amor, ou ver morrer um filho, um pai que desapareceu num acidente, um povo que não pode existir esmagado por outro povo. Não te vou conseguir explicar onde está Deus no dia em que tu ficares em segundo lugar numa candidatura a um emprego quando tu eras o melhor. 
Não te vou conseguir explicar onde está Deus quando vires um filho teu doente, ou quando não dormires de aflição em como pagar tudo o que deves. 
Onde está Deus que não me ajuda?

Zanga-te com ele. Ele aguenta. Isso eu tenho a certeza absoluta, já o fiz centenas de vezes.
Mas Deus está em todo o lado, e os desígnios dele são intangíveis, o que significa que tu nunca vai entender na íntegra o porquê do que se passa. Mas não é por causa disso que baixamos os braços e nos queixamos do destino, nada disso, tens de ir "a luta".
Cada um de nós tem a sua cruz (não vamos avaliar comparativamente o peso de cada uma delas) e temos de a levar é só isso, felizmente existem Simão de Cirene (vê na bíblia, foi quem ajudou Jesus a carregar a sua cruz) em toda a parte na nossa vida na forma mais especial de todas. Eu tenho a tua avó é o meu maior Simão de Cirene é o que eu mais agradeço na vida, tive o meu pai, tenho te a ti, tenho a minha madrinha, tive e tenho colegas e amigos maravilhosos, todos eles pegam um pouquinho na minha cruz quando eu sinto a perna a falhar e ajudam. Sempre. Dizia eu cada um tem a sua cruz e tem de a levar, cruz essa que vem cheia de coisas boas e más mas é a nossa. Nossa.
Não queiras outra cruz se não a tua, Deus fez te a medida da tua cruz. Isso eu tenho a mais absoluta certeza Deus faz a luta ao tamanho do guerreiro. Eu pessoalmente as vezes acho que Deus me confunde um pouco com um soldado comando daqueles mesmo "beras" mas é o que temos, sempre sempre que eu confiei em Deus ele não me faltou, mesmo quando eu achei que faltou.

Chego aonde eu quero agora. Sempre na minha vida quando me afastei de ouvir o que Deus me diz, sempre que eu não dobrei o joelho e pedi ajuda para perceber melhor o meu caminho eu fiz asneira, eu fiz não foi Deus que fez fui eu, eu pus o meu querer o meu ego à frente do que é o meu caminho. Do que é a minha cruz.

Eu decidi escrever-te isto hoje porque eu oiço o Spotify diariamente em random para que as músicas venham conforme têm de vir e ontem passou uma música que eu não ouvia há anos "Noites Traiçoeiras" by Padre Marcelo Rossi, não é a “minha música” mas serve para te explicar o que é Deus e a cruz.

Deus está aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
Entregue sua vida e seus problemas
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o teu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Após a dor vem a alegria
Pois Deus é amor e não te deixará sofrer
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o seu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo


Seja qual for o teu problema Estêvão agora e sempre, fala com Deus, dobra o joelho, faz silencio, limpa o teu coração de vontades de egos e ouve, ouve mesmo ele vai te ajudar sempre.
Seja que Deus (Deuses) escolhas seguir, ouve ouve mesmo entende os sinais. Ele fez te a sua semelhança, ele nunca te vai abandonar, por mais traiçoeiras e difíceis que sejam as noites e os dias, por mais difícil que esteja levar a cruz. Jamais de desesperes. Jamais te sintas abandonado. Jamais.
Zanga-te com Deus sempre que precisares, mas Ele é como eu, mesmo quando me zango nunca te deixo de amar e nunca deixo de pensar em ti na tua vida no teu bem.

Eu não sou teóloga nem nada que se pareça e daqui a uns anos acharás porventura tudo isto um disparate, hoje com 45 anos há coisas que entendo que não entendia com 35 ou 25 anos e hoje vejo que as pedras que eu achava que Deus tão injustamente não tirou do meu caminho, foram as pedras que me trouxeram aqui hoje e aqui é exatamente onde eu quero estar. Aliás é onde eu devo estar.
Se doeu na altura não ter conseguido o que tanto queria e tanto pedi? Doeu como facas e doí ainda hoje mas eu aprendi uma coisa que tatuei na pele para me lembrar se me esquecer um dia: “Confiar”. Confia em Deus sempre. Deus está aqui neste momento, Sua presença é real em meu viver. Entrega a tua vida e os teus problemas. Fala com Deus, Ele vai ajudar-te.

Amo-te infinitamente.

Tua mãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...