Meu muito amado filho Estêvão
O que te vou falar a seguir a mim demorou anos a aprender... ainda está em fase de sedimentação da materia.... e vou te dizer fez maravilhas na minha vida, na qualidade do meu sono, em deixar de roer os dedos, em sorrir mais e ver o mundo muito melhor.
As vezes tenho pensamentos sobre os outros -avalio ou julgo o seu comportamento. Imagino claro que os outros tem pensamentos sobre mim e se pudesse faria com que achassem coisas maravilhosas sobre mim e o meu comportamento. Talvez o façam as vezes. Porém outras não devem pensar coisas assim nada maravilhosas.
De quem são essas avaliações, minhas ou deles? São deles, claro.
Porque haveria então de me preocupar com aquilo que os outros pensam sobre mim? Pois se os pensamentos são deles, eles que se preocupem com os mesmos. Afinal de contas são eles que tem de lidar com os sentimentos produzidos pelos seus pensamentos certo?
Mesmo quando os outros sejam desagradaveis ou falem coisas desagradaveis sobre mim ... devo facilitar a minha vida e não ligar grande coisa a isso... quando alguem fala sobre mim fala sobretudo e principalmente sobre a sua propria maneira de ver o mundo. Deixa-los estar.
Eu passava imenso tempo fisico e mental a sofrer com o que os outros diziam, faziam e pensavam, passava tempos infinitos a defender-me dos "ataques" dos outros mesmo aqueles que nunca aconteciam. Era horrivel e fazia-me muito mal.
"Tudo o que nos irrita nos outros pode conduzir a uma maior compreensão de nós próprios"
Carl Jung
Quando te disserem isto ou aquilo aceita e encolhe os ombros.
Eu percebi que ficava preocupada com as atitudes dos outros porque tinha (felizmente este é o tempo verbal correcto hoje) algumas inseguranças sobre este ou aquele assunto.... hoje e depois de muitos anos sofrer ao ponto de ficar seriamente doente doente.... hoje assumo que o meu caminho é o meu caminho assumo as minhas escolhas e as consequencias das minhas ações e passo apenas a perguntar abertamente o que acham sobre este ou aquele assunto especifico que me interessa que quero mesmo a opiniao e sinceramente deixei de ligar as caretas ao comentarios ditos entre dentes e os dito a dentes abertos e passei a sentir me muito melhor.
O tempo que perdi na vida com dialogos imaginarios com varias pessoas que me tinha dito isto ou aquilo ou feito isto ou aquilo.... e tudo isso se transformou em doença.... naaaaahhhhh tinha de acabar.
A opinião dos outros sobre ti é sobre eles mesmo, não lhe dês demasiada importância. Facilita a tua vida focando-te na forma como lidas com o mundo e não na forma como os outros lidam com o mundo ou contigo.
Faz o certo. Faz o teu melhor. Trata os outros como queres ser tratado
Lou Holtz
Amo-te infinitamente
Tua mãe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)
Meu muito amado filho Estevão Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...
-
Amado filho Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportame...
-
Amado filho querer é sempre sempre poder. Querer é fazer por isso e se fizeres por isso vais poder. Querer não é poder. Quem pôde, quis...
-
Meu muito amado filho Querido Filho: Enquanto viveres nesta casa, obedecerá as regras. Quando tiveres a tua casa, obedecerá as tuas própr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário