quinta-feira, 30 de abril de 2015

520 - Não tens de planear quase nada - a tua vida acontece independentemente dos teus planos

Meu muito amado filho Estêvão

Pouquissimas coisas na tua vida vão responder ao principio fisico de causa-efeito, a grande maioria das coisas acontece mesmo sem causa e mostarm todo o seu efeito.

Pouquissimas coisas estão sob o teu ligeiro control talvez o teu pensamento, as tuas emoções e o teu comportamento.
Fazer planos é optimo: planos para gastar pouco e aproveitar ao maximo as férias, planos para economizar para aquele carro, planos de ação de um negocio, planos para um serão com amigos .... os planos e os cronogramas tem a sua utilidade sim, mas... há os imponderaveis da vida e são quem nos mostra que na realidade os planos são bons mas não determinam o curso das coisas.

Faz o teu planeamento sim (sim mesmo) mas não faças muitos planos porque a vida acontece sem que tu controles quase nada, e esses planos fazem com que aprecies pouco o presente sempre a pensar que no futuro esta a solução. Não está.

Amo-te demais

Tua mãe

quarta-feira, 29 de abril de 2015

519 - Não tens de te proteger da tragédia e do sofrimento

Meu muito amado filho Estêvão


A frase de cima pode parecer-te fatalista mas vou-te dizer outra que te vai parecer ainda mais... a tragédia e o sofrimento são inevitáveis. São, ponto final fim de conversa.

O que não devemos nunca fazer é antecipar as desgraças, sofrer por antecipação, mas sim ficar em paz profunda com o fato de que faças tu o que fizeres a tragédia e o sofrimento podem acontecer em algum momento e de alguma forma e a unica coisa que tens de ter a certeza é que aconteca o que acontecer vai se resolver. Ponto final. Tudo passa, e a vida sempre se resolve, por isso não adianta de nada sofrer antecipadamente.

Repara que o que estou aqui a dizer é bem bem diferente de te dizer que deves procurar a tragédia e o sofrimento, o que te estou aqui a dizer é que as vezes podes cair (como caimos todos como caiu eu) no pensamento infantil de que "se eu fizer tudo certinho nunca vou ter que lidar com a doença, com a insegurança, com as dívidas, com a mágoa, com a tristeza.", é muitissimo provavel que ao longo da tua vida vás ter de lidar com desgraças em alguns momentos da tua vida. Aceita e não sofras é assim mesmo que são as coisas. Relaxa e percebe que a maior parte das coisas a maior parte do tempo acontece sem que tu as controles (foi tão libertador para mim perceber finalmente isso .... olha que demorou anossssssssss).

Ouve-se tanto por ai:
... eu rezo, eu faço tudo bem e agora acontece-me isto!
... isto só pode ser alguem que me quer mal, só me acontecem coisas horriveis, nada me corre bem!!
....eu nunca fumei, como bem e agora estou doente!!

Deixa .... acontecem coisas que não queriamos não porque Deus "castiga" ou porque alguém nos quer mal ou porque não cumpriste as regras.... acontecem porque é assim mesmo.... deixa fluir e vai.

Sê infinitamente feliz hoje. Só hoje amanha é outro dia.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 28 de abril de 2015

518 - Eu sei o que tu queres

Meu muito amado filho Estêvão



"Eu sei o que tu queres", afirmei convicto perante um amigo que me afirmava não conseguir compreender qual era a real intenção de um comportamento que ele tinha e dizia não querer ter.

Devo ter captado a sua atenção pois, de repente, era todo ouvidos. "então diz-me lá o que é que eu quero, pois sinceramente não sei"!

"O que tu queres é estar em equilíbrio com as tuas crenças e com os teus valores"! Afirmei isso não por ser algo específico do meu amigo e sim por ser algo universal. Fazemos o que fazemos numa tentativa (sem sempre eficiente) de criar equilíbrio entre aquilo em que acreditamos (as nossas crenças e valores) e o nosso comportamento (aquilo que fazemos). Quando esse equilíbrio existe, sentimos alinhamento. Quando o equilíbrio não existe, lá se vai a sensação interna de alinhamento.

O problema, como talvez reconheças, é que estas crenças e valores nem sempre são conscientes (temos crenças inconscientes que afetam o nosso comportamento sem o "sabermos") e são por vezes contraditórias entre si! Por exemplo, podes acreditar que ter dinheiro é bom (pois permite-te comprar coisas e exepriências de que gostas) e, simultaneamente, podes acreditar que ter dinheiro é mau (pois quando eras pequeno ouviste adultos próximos de ti afirmar muitas vezes que os ricos são os que enganam as pessoas).

E agora, o que fazer? Bem, a primeira coisa é estudares as tuas crenças!

1) Faz uma lista das coisas em que acreditas.
2) Estuda o impacto de cada uma dessas crenças - são limitadoras ou possibilitadoras?
3) Liberta-te das crenças que não te servem! Se não o conseguires sozinho/a, procura ajuda de um coach ou de um curso de coaching!

Isto é mesmo importante! É que eu sei mesmo o que tu queres: gerar equilíbrio entre aquilo em que acreditas e aquilo que tu fazes. Sabes como o sei? Porque também eu o quero. Porque todos o querem. Será este o desígnio da felicidade, o desígnio humano? Há quem diga que sim!

Fica bem. Fica em equilíbrio.



By: Pedro Vieira



Amo-te daqui ao sol e de volta à terra e ao sol e à terra!


Tua mãe

segunda-feira, 27 de abril de 2015

517 - Aceita que não há respostas para tudo

Meu muito amado filho Estêvão

O que te deixo aqui escrito foi a maior maior maior aprendizagem da minha vida que veio com muitas feridas mas que veio.
Eu sou e acho que serei sempre uma cientista para mim ter perguntas, fazer perguntas é natural, não entender um fenómeno, um acontecimento e procurar arduamente (as vezes arduamente mesmo) é o meu trabalho, é a minha vida, é tão natural em mim fazer perguntas como respirar.... mas nem tudo são reações químicas ou sistemas biologicos (ou melhor tudo são mas nem para tudo há respostas.... já explico).

"Não há nenhuma resposta. Não vai haver nenhuma resposta. Nunca houve nenhuma resposta. Essa é a resposta"
By: Gertrude Stein.

Acho que não sou só eu ... mas as pessoas no geral querem respostas, para as pequenas e as grandes questões: isso pode mantê-las numa constante e apaixonante viagem de descoberta movida pela curiosidade e a vontade de aprender. E tambem em alguns casos (o meu durante anos!), pode mantê-las prisioneiras da busca de respostas que verdadeiramente podem nao existir.
Porque que é aquele amigo que eu gosto tanto se afastou de mim?
Porque é que ele me deixou?
Porque é que não conversou comigo e fiquei sem saber nada sem aprender nada?
Porque nao gosta ela de mim?
Que mal lhe terei feito eu?

Meu amor quando aceitas que nem tudo tem resposta, podes começar a relaxar em relação a algumas coisas e começar verdadeiramente a apreciar o mistério e o enigma e comecar a apreciar a ideia de que algumas coisas não têm resposta ou pelo menos não tem uma resposta acessível aos sistemas humanos. Não entender isto (acredita em mim) é profunda arrogância. Entender é muito libertador.

Simplesmente deixa fluir.
Deixa ir.


Amo-te profundamente


Tua mãe

sexta-feira, 24 de abril de 2015

516 - Viagens de ferry e fidelidade

Meu muito amado filho Estêvão


Mesmo em curtas viagens de ferry, sai do teu carro e aprecia a travessia.

No dia do Professor dá sempre uma lembrança aos professores dos teus filhos.

Quando perceberes que o teu filho ultrapassou na escola alguma dificuldade ou está a aprender coisas novas, agradece com um cartão.

Quando estiveres de férias ou numa festa de famíla, não te preocupes demasiado com custos. Essa não é a altura de guardar os tostões mas de guardar recordações.

Sê fiel.

Se algum dia partilhares uma refeição com uma mãe e um filho (mesmo que não seja a tua mulher nem o teu filho) jamais dividas a conta paga sempre (sempre) a refeição de todos.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 23 de abril de 2015

515 - A beleza permanece a dor passa

Meu muito amado filho Estêvão


Embora Henry Matisse fosse quase 28 anos mais novo que Auguste Renoir, os dois grandes artistas eram bons amigos e companheiros frequentes. Quando Renoir se viu obrigado a permanecer em casa durante a última década da sua vida, Matisse visitava-o diariamente. Renoir, quase paralisado pela artirte, continuava a pintar apesar da sua enfermidade. Um dia, Matisse observava o pintor mais velho a trabalhar no seu atelier, lutando com a dor de cada pincelada e explodiu: "Auguste, porque continuas a pintar com tantas dores?". Renoir respondeu simplesmente: "A beleza permanece, a dor passa.". E assim, quase até ao dia da sua morte Renoir pintou as suas telas. Um dos seus quadros mais famosos, As Banhistas, foi concluído exactamente dois anos antes da sua morte, catorze anos depois de ter sido atingido por aquela doença.

By; The Best Bits and Pieces



Amo-te como todas as estrelas no céu


Tua mãe

quarta-feira, 22 de abril de 2015

514 - Nunca deixes de ser feliz

Meu muito amado filho Estêvão


Nunca deixes de sonhar.
Nunca deixes de acreditar que aquilo que queres e desejas pode acontecer.
Nunca deixes de acreditar que os impossíveis não existem, quando neles depositas a tua fé.
Nunca deixes de fazer todos os dias alguma coisa que te aproxime do teu sonho.
Nunca deixes que os imprevistos te tirem da sua rota. Às vezes, as curvas são grandes e as pedras gigantes, mas não faz mal, mais tarde ou mais cedo, chegas lá, e quando chegares não estarás nem atrasado nem adiantado.
Nunca deixes que as frustrações necessárias para lá chegares se tornem maiores que a tua vontade de o viver.
Nunca quebres os teus princípios para lá chegar, porque aquilo que semeares colherás.
Nunca deixes que as opiniões de outros enfraqueçam as tuas forças. Quem quiser ir contigo irá, quem não quiser aceita e respeita, e continua rumo ao que queres.
Nunca deixes de cuidar de quem amas em função do teu sonho. Às vezes, o sonho é tão grande que não vemos o que vamos perdendo no caminho, correndo o risco de termos o sonho na mão, e a vida vazia de nada.
Se não tens sonho nenhum, descobre-o.
Vida com sonho é vida, sem sonho, não sei.
O nunca tal como o sempre, também não existem, mas todas as regras têm exceção, e assim sendo, que a exceção desta seja nunca deixares de sonhar, com o teu sonho.
By: Diana Gaspar Duarte


Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 21 de abril de 2015

513 - O meu porquê

Meu muito amado filho Estêvão


Eu já te falei disto aqui antes. Para mim as palavras são muitissimo poderosas.
Todas. Sem excepção.
As palavras significam o que nos dizemos sem mais nem menos.
Cada dia mais.
E os silencios tambem dizem tantas e tantas palavras.

Aprendi às minhas custas a não querer entender o porquê das pessoas. As coisas são o que são e ....siga!.

Mas as palavras .... meu Deus as palavras são mesmo importantes.
Eu quero sumo de maça.... significa isso mesmo beber sumo de maça, não agua ou vinha mas sim sumo de maça.

Eu estou triste .... significa isso mesmo.

Eu não gostei daquilo.... significa que do outro eu ate gostei.

Eu amo-te significa que faço o que for para te fazer o bem maior.

Deus... significa a ausencia de pecado, o bem acima de tudo.

Por isso não tolero que alguem use o nome de Deus em vão.
Deus não é olá não é adeus .... não é cumprimento... Deus é todo poderoso.
A benção de Deus não se dá a ninguém.
Só Deus ou pessoas santas podem dar bençãos... pessoas normais jamais o podem fazer, bandidos, ladrões, mentirosos não o podem fazer simplesmente NÃO PODEM.

Por isso eu não dou benção a ninguem por isso eu me repugna quem rouba quem mente quem prejudica e depois só tem Deus na boca.

Amor maior da minha vida. Deus é uma coisa só amor, só amor, amor daquele que não se compadece com mentir, com enganar com roubar. Deus só dá e quer amos, não adianta passar os dias a bater com a mão no peito se não se paga o que se deve não adianta passar os dias a rezar terços se não se dá amor.


As palavras são o que são. Nada mais.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 20 de abril de 2015

512 - Aprecia o silêncio e a quietude - não é preciso seres sempre produtivo

Meu muito amado filho Estêvão


Esta foi a maior aprendizagem dos ultimos 4 anos no meu caso.

Para a maioria das pessoas, a ideia de que o tempo só é valioso quando ocupado com "alguma coisa" foi veiculado ao longo de decadas e de tantas e tantas maneiras de modo que hoje é quase uma convição.

O que estas a fazer? a resposta deve ser a trabalhar.
Como foi o fim de semana? a trabalhar
Desculpa não te ver há 3 meses mas estou muito ocupado a trabalhar
Desculpa não dar noticias mas estou muito ocupado a trabalhar.

Não me entendas mal.... trabalhar as vezes ao fim de semana não só não tem problema nenhum como muitas vezes é necessario mas o que quero dizer aqui é que muitas vezes parece que só somos alguem se estamos sempre a trabalhar, sempre ocupados, sempre a dizer "não tenho tempo para nada"....

Trabalhar é bom (muito bom ate) e necessario (muito necessario).... mas sabes o que tambem é optimo e muito necessário... não fazer nada de "produtivo" como simplesmente estar sentado a ouvir um amigo falar, estar sentado a rir com um livro, estar simplesmente deitado a olhar para a janela lá fora, meditar, fazer um curso aparentemente "não produtivo" de "como fazer brigadeiros de chocolate", "como fazer mel"....

Ultimamente observo como tantas e tantas pessoas têm uma dificuldade genuina em pararem e "não fazerem nada", apenas contemplarem e sentirem o seu corpo, apreciarem o que os sentidos mostram, relaxarem profundamente.


O silencio é uma fonte de grande força
Lao Tsé


Os momentos menos produtivos que tenho são aqueles que na realidade se revelam mais produtivos para a minha vida para a minha felicidade disso não tenhas duvida.


Amo-te daqui à lua

Tua mãe

sexta-feira, 17 de abril de 2015

511 - Não tens de te defender dos outros - o que dizem sobre ti é na realidade sobre eles

Meu muito amado filho Estêvão

O que te vou falar a seguir a mim demorou anos a aprender... ainda está em fase de sedimentação da materia.... e vou te dizer fez maravilhas na minha vida, na qualidade do meu sono, em deixar de roer os dedos, em sorrir mais e ver o mundo muito melhor.

As vezes tenho pensamentos sobre os outros -avalio ou julgo o seu comportamento. Imagino claro que os outros tem pensamentos sobre mim e se pudesse faria com que achassem coisas maravilhosas sobre mim e o meu comportamento. Talvez o façam as vezes. Porém outras não devem pensar coisas assim nada maravilhosas.
De quem são essas avaliações, minhas ou deles? São deles, claro.
Porque haveria então de me preocupar com aquilo que os outros pensam sobre mim? Pois se os pensamentos são deles, eles que se preocupem com os mesmos. Afinal de contas são eles que tem de lidar com os sentimentos produzidos pelos seus pensamentos certo?

Mesmo quando os outros sejam desagradaveis ou falem coisas desagradaveis sobre mim ... devo facilitar a minha vida e não ligar grande coisa a isso... quando alguem fala sobre mim fala sobretudo e principalmente sobre a sua propria maneira de ver o mundo. Deixa-los estar.

Eu passava imenso tempo fisico e mental a sofrer com o que os outros diziam, faziam e pensavam, passava tempos infinitos a defender-me dos "ataques" dos outros mesmo aqueles que nunca aconteciam. Era horrivel e fazia-me muito mal.

"Tudo o que nos irrita nos outros pode conduzir a uma maior compreensão de nós próprios"
Carl Jung

Quando te disserem isto ou aquilo aceita e encolhe os ombros.

Eu percebi que ficava preocupada com as atitudes dos outros porque tinha (felizmente este é o tempo verbal correcto hoje) algumas inseguranças sobre este ou aquele assunto.... hoje e depois de muitos anos sofrer ao ponto de ficar seriamente doente doente.... hoje assumo que o meu caminho é o meu caminho assumo as minhas escolhas e as consequencias das minhas ações e passo apenas a perguntar abertamente o que acham sobre este ou aquele assunto especifico que me interessa que quero mesmo a opiniao e sinceramente deixei de ligar as caretas ao comentarios ditos entre dentes e os dito a dentes abertos e passei a sentir me muito melhor.

O tempo que perdi na vida com dialogos imaginarios com varias pessoas que me tinha dito isto ou aquilo ou feito isto ou aquilo.... e tudo isso se transformou em doença.... naaaaahhhhh tinha de acabar.

A opinião dos outros sobre ti é sobre eles mesmo, não lhe dês demasiada importância. Facilita a tua vida focando-te na forma como lidas com o mundo e não na forma como os outros lidam com o mundo ou contigo.



Faz o certo. Faz o teu melhor. Trata os outros como queres ser tratado
Lou Holtz

Amo-te infinitamente

Tua mãe


quinta-feira, 16 de abril de 2015

510 - Não precisas de ter opinão sobre tudo

Meu muito amado filho Estêvão

Uma das coisas que aprendi neste caminho maravilhoso que é a vida é que não é preciso ter opinião sobre tudo nem é preciso defender as tuas opiniões.

Quem tem opinião sobre tudo são os comentadores que falam no rádio e na televisão esses sim pagam-lhes para dar a sua opinião.... agora a ti? Limita te a formular opiniões sobre assuntos realmente importantes para ti e em relação aos quais estás disponível para fazer alguma coisa.

Vais ver como é pacificador, não teres que te desgastares com a formulação e a defesa de opiniões em temas que apenas geram, stress, ansiedade e conflito,

Queres facilitar a tua vida abdica então abdica de formular opiniões em relação a tudo, poupa o teu tempo mental para o que realmente interessa, deixa os comentadores a falarem uns com os outros. E quando geras e partilhas opiniões, não sintas necessidade de as defender, são opiniões. Podes verbalizá-las e obervar como os outros lidam com isso não é necessário saíres de defesa das tuas proprias opiniões. Deixa o ego a descansar!

Amo-te demais

Tua mãe

quarta-feira, 15 de abril de 2015

509 - Mexe-te

Meu muito amado filho Estêvão

Mexe-te.
Pela tua saude do corpo e da mente.... mexe-te mesmo.
O andar, o correr, o saltar ajudam a manter o corpo saudavel mas acredita em mim, ajudam a manter a mente saudavel tambem.

Mexe-te. Nos dias bons, nos dias menos bons mexe-te. Mexe-te para pensares melhor, mexe-te para clarificar a cabeça mexe-te.
Mexe-te para as ideias fluirem mexe-te.

Amo-te demais

Tua mãe

terça-feira, 14 de abril de 2015

508 - Generosidade

Meu muito amado filho Estêvão


Uma coisa que a vida me ensinou .... nunca resistir a um impulso de generosidade.

Faz sentido nesse momento dar? Faz sentido? Então DÁ.

DÁ.

Mesmo que não entendas porque nesse momento. Dá.


Mil beijos de quem te ama infinitamente


Tua mãe


segunda-feira, 13 de abril de 2015

507 - Pensa nisto

Meu muito amado filho Estêvão

O general Douglas MacArthur foi reprovado na admissão a West Point, não uma, mas duas vezes. Mas tentou uma terceira, foi aceite e entrou nos livros de história.

A superestrela do basquetebol, Michael Jordan, foi afastado da equipa de basquetebol do seu liceu.

Em 1989. Rudyard Kipling recebeu a seguinte carta de rejeição do San Francisco Examiner: "Lamento Sr Kipling, mas o senhor não sabe usar a língua inglesa".

Winston Churchil reprovou na quarta classe. Só foi Primeiro- Ministro de Inglaterra aos 62 anos e depois de uma vida cheia de derrotas e contratempos. Os seus maiores feitos surgiram quando era já um cidadão idoso.

Os pais do famoso cantor de ópera, Enrico Caruso, queriam que ele fosse engenheiro. O seu professor disse que ele não tinha voz e que não podia cantar.

Albert Einstein só falou aos quatro anos e só aprendeu a ler aos sete. O professor definia-o como mentalmente lento, nada sociável e sempe à deriva nos seus sonhos tolos. Foi reprovado e foi-lhe recusada a entrada na Escola Politécnica de Zurique.

Louis Pasteur não passou de um aluno medíocre nos estudos secundários e entre 22 ficou em 15º lugar em Química.

Em 1944, Emmeline Snively, directora da Agência Blue Book of Modeling, disse à impossível aspirante a modelo Norma Jean (Marilyn Monroe): É melhor aprenderes a profissão de secretária ou então casares.

Quando recusou o grupo britânico de rock chamado Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse: Não gostamos da música deles. Os grupos de guitarras estão a ficar fora de moda.

Em 1954, Jimmy Denny, gerente do Grand Ole Opry, despediu Elvis Presley depois de um espectáculo. Disse-lhe: Não vais a lado nenhum rapaz... devias voltar a conduzir camiões.

Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone em 1876, os potenciais detractores não lhe deram descanso. O presidente Rutherfor Hayes disse: Trata-se de uma invenção espantosa, mas quem é que quereria usar uma coisa dessas?

Rafer Johnson, campeão de decatlo nasceu com um pé boto.

Quando Thomas Edison inventou a lâmpada eléctrica, fez 2000 experiências até conseguir que funcionasse. Um jovem jornalista perguntou-lhe como se sentia por ter falhado tantas vezes. Ele respondeu: Nunca falhei. Inventei a lâmpada eléctrica. Tratou-se apenas de um processo de 2000 passos.

Após anos de perda progressiva de audição aos 46 anos o compositor alemão Ludwig van Beethoven ficou completamente surdo. Porém, compôs a sua melhor musica - incluindo cinco sinfonias - nos seus últimos anos.




Vês.... sempre para a frente. Sempre. Acreditar. Coragem. Vai.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 10 de abril de 2015

506 - Perdão versus desculpas

Meu muito amado filho Estêvão

Pedir perdão não é o mesmo que pedir desculpas.
Quando pisamos alguém, quando nos atrasamos, quando partimos um prato, quando fazemos alguma coisa que já nos tinham avisado para não fazer.... ai pedimos desculpa.... porque acidentes acontecem, porque são coisas da vida, porque provavelmente vai acontecer outra vez e de outra vez pediremos desculpa tambem porque na realidade são mesmo coisas da vida. Pedir desculpa mostra educação, mostra respeito ao outro.

Mentir e pedir desculpa não faz sentido. Repetir a mentira e pedir desculpa não faz sentido. Pedir desculpa quando a mentira é descoberta não faz o menos sentido.

Pedir perdão é quando pensamos sobre o mal que fizemos a outro, e a nossa alma não vive sem remirmos esse mal com o outro. Pedir perdão significa que vamos voltar atras e fazer coisas para remendar o nosso mal, vamos corrigir o mal feito, jamais vamos repetir o mal feito .... pedir perdão é fazer as pazes comigo, com os outros e mais importante ainda com Deus.


Amo-te demais


Tua mãe

quinta-feira, 9 de abril de 2015

505 - Aceita a vida, aceita o mundo, aceita-te

Meu muito amado filho Estêvão


Uma das coisas que mais te vai facilitar a vida é distinguir aceitar de concordar.

Aceitar significa unicamente aceitar, aceitar que ja aconteceu ou está a acontecer, aceitar que aquilo que os meus sentidos me mostram é isso mesmo, é fazer as pazes com o mundo e com a vida aceitando que estes são o que são e nada mais!!!!
Quando praticamos a aceitação deixamos de perder tempo a procurar negar o inegável e a lutar contra aquilo que já é.

É possivel aceitar e jamais concordar com as coisas. Deixa ir, Deixa fluir e vais ser muito mais feliz.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 8 de abril de 2015

504 - Saudades

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje acordei com um nó no estomago sem vontade nenhuma de sair da cama, com uma dor de cabeça, um aperto na alma. Hoje mais que os outros dias tenho saudades do meu pai.
Faz hoje 5 anos que o meu pai, o teu avô Francisco faleceu.
Não era um homem facil, não teve uma vida fácil, mas ensinou-me muito. Fez-me quem sou hoje.
Faz-me falta ele na minha vida hoje.
A minha vida é muito feminina, não fosses tu meu filho, só tenho mulheres na minha vida. Falta-me um homem nela, falta-me o meu pai nela.
Acho que hoje mais do que até há alguns anos falta-me o meu pai na minha vida.
Um homem faz muita diferença na vida de uma mulher. Um homem faz muita diferença na vida desta mulher. Acho que se tivesse o meu pai vivo ele jamais consentiria que o teu pai me devesse a enorme quantidade de dinheiro que me deve hoje e que me faz tanta tanta tanta falta para viver. Se eu tivesse o meu pai vivo o meu pai não ia conseguir viver a ver as coisas como elas são.
Mas sabes ele criou-me para conseguir viver com esta dificuldade, com esta falta imensa (imensa) e mesmo assim dar a volta por cima. Não está cá para resolver, mas esteve para me ensinar a dar a volta a tudo o que a vida me trouxer. E cá estamos a dar a volta e a resolver e a viver e a ser felizes e muito e muito.
Um homem faz muita falta na vida de uma mulher! O meu pai faz-me muita muita muita falta. Em tudo.


Amo-te infinitamente

Tua mãe



terça-feira, 7 de abril de 2015

503 - Arriscar e estar longe

Meu muito amado filho Estêvão


Lembra-te de que nada de importante foi alguma vez conseguido sem que alguém arriscasse.

De dois em dois meses passa uma meia hora numa grande loja de brinquedos.

Quando nascerem bebés na tua família, guarda o jornal desse dia e dá-lho no dia do seu décimo oitavo aniversário.

Apoia os negócios da família

Revê cuidadosamente o teu trabalho escrito depois de terminares.

Se tiveres um amigo doente e não o puderes visitar diariamente, envia mensagem por alguma via electronica de modo ao teu amigo te sentir presente.

Se um amigo teu passar o natal, a pascoa, ou celebrar uma data menos feliz como o falecimento de um parente, e estiver longe fisicamente de ti, não deixes que ele se sinta desacompanhado nessas datas.... escreve, telefone, fala, enfim faz te presente.... há poucas coisas mais dolorosas que estar longe e sozinho nessas datas.






Deus não quer pessoas com problemas de consciência; Deus quer pessoas com consciência dos problemas. Deus tem mais que fazer que andar atrás de nós, a ver se pecamos. Preocupa-se, sim, se andamos a desperdiçar a vida - ou a estragar a vida aos outros com coisas que não valem a pena. Deus não se afasta só porque pecamos; pelo contrário, ele não suporta é que desperdicemos a vida; não nos larga enquanto não libertarmos o potencial que há em nós.
By: Ver para além do olhar.





CARTA DE EINSTEIN A SUA FILHA LIESERL
Quando propus a teoria da relatividade, muito poucos me entenderam e o que vou agora revelar a você, para que transmita à humanidade, também chocará o mundo, com sua incompreensão e preconceitos.
Peço ainda que aguarde todo o tempo necessário -- anos, décadas, até que a sociedade tenha avançado o suficiente para aceitar o que explicarei em seguida para você.
Há uma força extremamente poderosa para a qual a ciência até agora não
encontrou uma explicação formal. É uma força que inclui e governa todas as outras, existindo por trás de qualquer fenômeno que opere no universo e queainda não foi identificada por nós.
Esta força universal é o AMOR.
Quando os cientistas estavam procurando uma teoria unificada do Universo esqueceram a mais invisível e poderosa de todas as forças.
O Amor é Luz, dado que ilumina aquele que dá e o que recebe.
O Amor é gravidade, porque faz com que as pessoas se sintam atraídas umas pelas outras.
O Amor é potência, pois multiplica (potencia) o melhor que temos, permitindo assim que a humanidade não se extinga em seu egoísmo cego.
O Amor revela e desvela.
Por amor, vivemos e morremos.
O Amor é Deus e Deus é Amor.
Esta força tudo explica e dá SENTIDO à vida. Esta é a variável que temos
ignorado por muito tempo, talvez porque o amor provoca medo, sendo o único poder no universo que o homem ainda não aprendeu a dirigir a seu favor.
Para dar visibilidade ao amor, eu fiz uma substituição simples na minha
equação mais famosa. Se em vez de E = mc², aceitarmos que a energia para curar o mundo pode ser obtido através do amor multiplicado pela velocidade da luz ao quadrado (energia de cura = amor x velocidade da luz ²), chegaremos à conclusão de que o amor é a força mais poderosa que existe, porque não tem limites.
Após o fracasso da humanidade no uso e controle das outras forças do
universo, que se voltaram contra nós, é urgente que nos alimentemos de outro tipo de energia. Se queremos que a nossa espécie sobreviva, se quisermos encontrar sentido na vida, se queremos salvar o mundo e todos os seres sensíveis que nele habitam, o amor é a única e a resposta última.
Talvez ainda não estejamos preparados para fabricar uma bomba de amor, uma criação suficientemente poderosa para destruir todo o ódio, egoísmo e ganância que assolam o planeta. No entanto, cada indivíduo carrega dentro de si um pequeno, mas poderoso gerador de amor, cuja energia aguarda para ser libertada.
Quando aprendemos a dar e receber esta energia universal, Lieserl querida, provaremos que o amor tudo vence, tudo transcende e tudo pode, porque o amor é a quintessência da vida.
Lamento profundamente não ter sido capaz de expressar mais cedo o que vai dentro do meu coração, que toda a minha vida tem batido silenciosamente por você. Talvez seja tarde demais para pedir desculpa, mas como o tempo é relativo, preciso dizer que te amo e que a graças a você, obtive a última resposta.

Seu pai,
Albert Einstein





Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 6 de abril de 2015

502 - Aprendizagens dificeis e fáceis.... aprendizagens só!

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem foi domingo de Páscoa. Neste dia celebramos a ressureição do filho de Deus. É a marca da relegião de Cristo a marca de um caminho de vida crendo num Deus que se fez homem em tudo menos no pecado e que venceu a morte para nos dar a vida eterna.

Esta foi uma semana cheia de aprendizagens para mim. Uma semana em que conheci várias pessoas em fases diferentes de vida de santidade. Porque estar no caminho de santidade é ser hoje melhor que ontem... é ser amor e ser para os outros.

Na 4ª feira conheci uma pessoa maravilhosa uma alma linda muito evoluida. Uma jovem mulher linda por dentro e por fora. Está doente. Muito doente. Mas recebeu-me em sua casa com um sorriso que enche a alma falou da vida dela e da doença dela com um conhecimento que só pode vir de Deus. Este era o caminho que eu tinha que fazer - disse.
Podia ser tantas coisas mas este foi o caminho que Deus me deu e agora tenho de aproveitar cada dia que me resta e fazer pelos outros, usar o que aprendi para ensinar aos outros - disse ainda.
Como Maria Madalena e a outra Maria que foram avisar que Jesus Cristo já não estava na tumba tambem ela tinha que avisar os outros o que Deus lhe mostrou a ela, o que Deus fez nela, o que Deus lhe deu como missão.
Que maravilhoso é partilhar a vida com pessoas como ela!. Obrigada.

Na 6ª feira partilhei o almoço e o jantar com duas mulheres lindas. Duas mulheres que Deus pôs no meu caminho para me mostrar que familia é quem nos trata bem é quem nos recebe é quem se dá é com quem partilhamos a mesa o pão o peixe. Familia de coração é quem nos recebe longe ou perto, mas sempre com amor e generosidade.
Deus partilhou a ultima refeição terrestre com quem amava com quem queria estar e assim me ensinaram estas mulheres. Longe ou perto é assim o amor.

No domingo fui convidade para partilhar o meu tempo com outra mulher linda que me mostrou me escancarou a importancia do Deus do amor não importa onde é o local de reunião, se numa igreja se numa sala de culto... quando a nossa religião é de Cristo é do resurecto é daquele que morreu que se deu por amor... não há duvida nenhuma de nada .... o amor é o caminho o AMOR é mesmo o unico caminho nesta vida.
Ouvir os sinais, aprender com o caminho e viver em amor e para o amor .... não há mais nada além disso.

Que semana!
Que maravilhosa é a vida! que aprendizagens tiramos de todas TODAS as pessoas que por nós se cruzam.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 2 de abril de 2015

501 - Obstáculos

Meu muito amado filho Estêvão


Nós, os que vivemos em campos de concentração não nos esquecemos dos homens que andavam pelas barracas, confortando os outros dando o último pedaço do seu pão. Podem ter sido poucos em número, mas são prova suficiente de que pode tirar-se tudo a um homem excepto uma coisa: a última das liberdades, a de escolher a sua atitude num determinado conjunto de ciscunstâncias, a de escolher a sua própria maneira de estar na vida.
By: Viktor E. Frankl in Man's Search for Meaning



O maior poder que alguém tem é o poder de escolher
By: J. Martin Kehe


Amo-te docemente


Tua mãe

quarta-feira, 1 de abril de 2015

500 - Amo-te e jornais

Meu muito amado filho Estêvão

Quando alguém te disser "Amo-te", nunca digas "Não amas não!"

Se fizeres uma corrida com os teus filhos deixa-os ganhar.

Atravessa a correr um relvadi a ser regado uma vez em cada Verão.

Experimenta uma vez na vida fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

Defende os teus altos princípios, ainda que sejas o único.

Não digas "Sempre se fez assim" quando alguém te perguntar porque fazes determinada coisa de determinada maneira. Faz as coisas entendo porquê.

Sorri muito todos os dias sempre.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...