terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

300 - Quando tu pequeno deixas recados aos teus filhos ... a ti que serás papá um dia

Meu muito amado filho Estêvão

Quando tiveres um filho lembra-te da mensagem de ti pequeno que aqui te deixo:

1          Não me estraguem com mimos. Eu sei perfeitamente que não vou receber tudo aquilo que peço. Estou apenas a testar-vos.
2          Não se inibam de ser firmes comigo. Eu prefiro, dá-me segurança.
3          Não me deixem criar maus hábitos. Eu confio em vocês para os detectarem atempadamente.
4          Não me façam sentir mais pequeno que sou. Isso faz com que me comporte de uma forma “estupidamente adulta”
5          Se for possível, não me corrijam à frente das outras pessoas. Prestarei mais atenção se falarem comigo calmamente e em privado.
6          Não tratem os meus erros como se fossem pecados. Isso altera o meu sentido de valores.
7          Não me protejam de consequências. Às vezes preciso de aprender da maneira mais dolorosa.
8          Não se preocupem quando eu digo “Odeio-te”. Eu não vos odeio, apenas odeio o poder que têm de me fazer sentir frustrado.
9          Não dêem muita importância às minhas pequenas queixas. Às vezes fazem com que consiga a atenção que preciso.
10       Não sejam chatos. Se forem vou ter de me proteger e fingir que sou surdo.
11       Não se esqueçam que eu não me consigo explicar da forma que queria. Por isso é que nem sempre sou explícito no que digo.
12       Não me ignorem quando faço perguntas. Se o fizerem, vão perceber que ou deixar de vos perguntar, e começar a procurar informação noutro sítio.
13       Não sejam inconsistentes. Confunde-me e faz-me perder a fé em vocês.
14       Não me digam que os meus medos são ridículos. Para mim são reais e vocês podem fazer muito para me tranquilizar, se tentarem percebê-los.
15       Nunca sugiram que são perfeitos e infalíveis. Quando descubro que nem uma coisa nem outra são verdade, fico magoado e desiludido.
16       Nunca pensem que pedir-me desculpas os torna menos dignos. Um pedido de desculpas sincero vai-me fazer sentir muito mais próximo de vocês.
17       Não se esqueçam que gosto de experimentar coisas. E não consigo fazê-lo sem o vosso apoio. Envolvam-se e criem limites.
18       Não se esqueçam que eu estou a crescer a uma velocidade incrível. Eu sei que deve ser difícil acompanhar o ritmo, mas por favor, tentem.
19       Não se esqueçam que eu não consigo crescer sem muito amor e compreensão… mas não preciso de vos dizer, pois não?
20       Por favor, cuidem de vocês. Mantenham-se saudáveis e em segurança. Eu adoro-vos e preciso de vocês.

Meu amor comer sozinho é bom, fazeres refeições sozinho é bom. Não tão bom como partilhar uma refeição claro. Mas é importante que gostes de comer sozinho, cozinhar para ti, dares-te esse gosto. É bom.


Estar sozinho é bom. Estares só tu contigo mesmo. E refiro-me a sozinho de férias, sozinho em casa e sozinho sem nenhuma relação. Quando estamos sozinhos temos tempo de nos sentir mais só nós de sermos só nós. É bom gostarmos tanto de nós que gostamos da nossa companhia. Acredita é optimo, ajuda a renovares-te.


Quando se é pai ou mãe o teu unico trabalho é proveres para a tua familia para os teus filhos. Nunca te esqueças disso. Se tiveres que trabalhar em caixa de supermercado, a lavar as escadas do predio não importa nada é mais importante de teres dinheiro para que os teus filhos possam ir mais longe que tu. Só isso importa e nada é humilhante quando o objectivo é esse. E se alguem na tua presença disser isso ... não deixes. Longe ou perto o objectivo tem de ser dar alimento aos filhos, dar escola. 


Haa bonito é aquele vestido! Haaa bonito é engares o outro!
Não.
Bonito é honrar a palavra. Entrego em tal dia! E estar lá! Chego a esta hora! Pago neste dia! Tenho este valor em divida!
Bonito é ser grato. Grato a tudo o que a vida trás. Tudoooo.
Bonito é ser correcto com as pessoas. Quem quer que seja. Ser correcto, leal, justo, honesto. Fazer aos outros exactamente o que gostavamos que nos fizessem a nós.
Bonito é ser honesto nos négocios. Voltamos ao ser verdadeiro. A este proposito uso um proverbio bem conhecido "Podemos enganar muitos duranta algum tempo. Não poderemos enganar todos durante muito tempo! 
Depois da mentira, do engano descoberto (sim porque tudo se descobre) fica a vergonha. E essa é dificil de levar.


Gostei desse desenho porque de facto é um pouco o meu plano da vida.

Amar incondicionalmente ... sem mais sem menos sem porquê nem para quê... amar como se amar fosse ar. Não há outra maneira.

Viajar pelo mundo. Quem não sai do sitio é árvore filho. Viaja, vê o mundo, come comidas diferentes, respira novos cheiros, enche os olhos de coisas lindas, os ouvidos de sons novos, vê novos habitos, novas culturas. Viajar não só porque é "divertido"... quando saimos da nossa zona de conforto aprendemos a relativizar a vida, os nossos problemas... e percebemos como somos pequeninos.

Bem de hoje é tudo... 

Amo-te demais

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...