sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

308 - As coisas que me fazem feliz

Meu muito amado filho Estêvão

Se eu conseguisse fazer um desenho de como eu te amo, de como tu me enches a alma, de como admiro a pessoa maravilhosa que és.... mas não consigo. Nem sequer consigo fazer uma fotografia, nem tão pouco uma escultura. Nada material eu consigo fazer para te mostrar como é ver-te pelos meus olhos, ou amar-te com o meu corpo todo.
Nem sei se algum dia serei capaz de por em musica, em palavras ou em nuvens do céu.
Quando nasceste eu percebi mesmo o que era amar e cada dia que passa eu sei que estava errada porque no dia em que nasceste eu pensei "não é possível amar alguém mais" ... e todos os dias provo que te amo cada dia mais e mais e mais como se o copo nunca tivesse fim e a água nele nunca acabasse.
Querer-te bem, querer que te realizes, querer que sejas feliz é o meu único objectivo.

Um dia quando fores mais velho.... muito mais velho muitoooo mesmo... e eu já não estiver contigo e tu te lembrares de mim lembra-te que há coisas que me fazem feliz .... mas "A" coisa que me faz mesmo feliz é ser tua mãe é ter sido a pessoa que Deus escolheu para ser tua mãe. O orgulho que tenho disso, o medo que tenho disso, o agradecida que sou dessa tarefa.

E que outras coisas que me fazem feliz?!

Ver o sol nascer na cama.
Ouvir a chuva lá fora
Beber sumo de laranja acabadinho de espremer.
Sentir a água quente e escorrer por mim num banho no fim de um dia
Sentir o sol de agosto na cara
Meter os pés na areia quente da praia
Nadar nua
Estar deitada na praia de noite a ouvir as ondas e a contar as estrelas
Sentir o cheiro e o açúcar no nariz depois de comer uma Bola-de-Berlim
O cheiro de Lisboa
O cheiro da terra depois de uma chuva enorme... um cheiro ainda melhor se for um pais abaixo do equador
A luz de Lisboa... que nunca se esquece
Ouvir o hino português ... sempre
Ouvir fado fora de Portugal
Um abraço grande da tua avó .... daqueles que ficam gravados na pele
A lembrança do meu pai a rir... não eram muitas vezes que ele ria... mas era bem bom
Qualquer coisa que a tua avó faça de almoço ou jantar para mim
O cheiro de um livro novo
O sabor de um bolo que se queria muito
O gosto de chocolate depois de um dia difícil
Ver-te dormir
Brincar de dedos contigo
O teu riso. Oh meu Deus... o teu riso!
Ouvir alguém falar coisas boas a meu respeito
Ouvir alguém dizer "gosto de ti"
Dar-te beijos
Dar-te abraços apertados
Adormeceres agarrado a mim
Panquecas de manha
O primeiro dia de escola
O primeiro dia de férias
Ver o sol por-se no mar
Ouvir aquela musica no radio
Chorar de alergia ao pensar no caminho já feito
Um conselho da tua avó
Um beijo da biza
Um jantar .... seja o que for que alguém cozinhou para mim.
Ficar um noite inteira em silencio com alguém a ver um filme. Sem dizer uma só palavra.
Estar em Fátima a rezar em silencio
Ver crianças felizes
Ver as tuas conquistas
Ouvir o teu "obrigado"
Ouvir outras pessoas dizerem como tu és maravilhoso
Gelado de morango
Crepe de chocolate
Ar condicionado num quarto num dia de calor
Um perfume bom
Caril de camarão
Uma massagem nas costas
Um abraço de um amigo que sem perguntar nada .... sem dizer nada apenas abraça... aquele abraço de apanhar os cacos.
Dar-te banho
Fazer uma experiência que corre bem
Dar aulas
Ver que toquei a alma de alguém ... que o que eu digo eco-a em alguém.
Correr.
Saber que a minha mãe me ensinou o que necessito para fazer caminho sozinha.
Saber aprender com os erros do passado.
Ter aprendido a gostar de Sushi
Andar de mota.
Ler
Rezar
Tentar fazer uma diferença em tudo
Viajar
Comer uma coisa pela primeira vez
Ouvir uma voz amiga
Ouvir falar o português de Portugal
Ter sobrinhos
Ter afilhados
Acreditar no amor
Ser amor


Tu és maravilhoso Estêvão e eu morro de saudades tuas


Tua mãe


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

307 - O poder do elógio

Meu muito amado filho Estêvão

O elogio deveria entrar no cardápio diário da vida das pessoas.
Deves elogiar quem tens à tua volta.
Elogiar é muito mal visto, hoje em dia quem dá, quem faz um elogio é tido como estranho, como pessoa que diz algo só porque precisa ou quer algo em troca. Eu sei. Não deixes que isso mude o que te estou a dizer.
O elogio deve ser normal em ti, deve ser simples, deve ser sincero, deve ser rotina.
Elogiar não é superproteger. Superproteger é pôr os outros numa estufa, é controlar os elementos agressores é não os preparar para a vida. Superproteger é dar tudo sem exigir nada. Elogiar é encorajar a caminhada, é propiciar força nas intempéries, coragem perante os obstáculos e reconhecimento quando estes são superados.

Os pais que elogiam tornam-se plantadores de janelas felizes que alicerçam a pessoa de cada um dos seus filhos. Pensa nisto quando forem os teus filhos.
O chefe que elogia incremente, fortaleze o crescimento o trabalho de cada um dos seus colaboradores.

O sexo saudável, prazeroso, regado com entrega e afectos é muito importante. Mas o sexo por si só não mantém um casal. Passear, viajar, passar férias juntos é bom. Mas o turismo não mantém uma relação. Comprar joias, presentes, casas, casas de praia, carros, pode ser agradável. No entanto, o dinheiro não é suficiente para manter uma relação, a não ser por conveniência.  Todos estes elementos são importantes, mas o fundamental é presentear a pessoa que amamos com frequentes elogios e abraços, com um ombro amigo e diálogos serenos (dialógar não é falar e ouvir, dialogar é por-se no lugar do outro, é sentir o outro).
Elogiar cada gesto, um abraço, uma palavra amiga, o sabor da comida é fundamental.
O elogio vale para a mulher, o filho, a avó, a amiga, o amigo, o aluno, o chefe, a pessoa que trabalha contigo, a pessoa que arranja o jardim. O elogio mostra como consideras o outro, como o outro é tão importante para ti.
"Ha mas eu agradeço por isso ja está!". NÃO NÃO ESTÁ! Agradecer é muito importante claro, alias fundamental, mas o elogio não substitui e agradecer não é elogiar de maneira nenhuma.

Pratica o elogio ao outro. Independentemente de quem é. Se está perto de ti, se é amor o que vos une, se é amizade, respeito, familia, companhia, trabalho, ou apenas (como se fosse pouco!) a humanidade... elogia simplesmente, sem esperares nada obviamente. Faz a tua parte que isso é que importa.
Aceita este parelo: uma prenda no dia dos anos é espectavel... não deixa de ser maravilhoso mas é espectavel e deixa-nos feliz obviamente. Mas uma prenda porque ia a passar em frente da livraria e vi um livro que era a tua cara... é brutal! porque é inesperado, porque significa que não tinha que ser mas foi na mesma, significa que és tão importante para mim que me lembro de ti sempre.

O elogio é isso mesmo ... inesperado e por isso maravilhoso.


Porque és um ser lindo e maravilhoso, porque tornas o mundo muito mais maravilhoso

Amo-te demais





Tua mãe


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

306 - Viver desvairadamente

Meu muito amado filho Estêvão

Gostava de te dizer que só tens esta vida. Tens de a fazer valer a pena. Tens de a fazer valer. Cada dia, cada minuto cada momento. Sempre. O tempo não volta atrás. O dia que passa são 24 horas que não voltam. Faz por justificares a dadiva maravilhosa de Deus que é a tua vida... vive desvairadamente, com intensidade, com amor, com sangue na guelra, com força, com genica. Vive com todas as letras.

Ama.
Lavar os dentes ao lado de quem amas.Apalpar-lhe descaradamente o rabo.Comer chocolates até te fartares.Passar a noite a dizer asneiras.Beijar sempre de língua.Passar o dia a dizer asneiras.Mandar o chefe bugiar.Passar a vida a dizer asneiras.Deixar declarações de amor escondidas pela casa.Fazer o teu pai feliz.Preguiçar regularmente.Fazer a tua mãe feliz.Atirar o despertador à parede periodicamente.Fazer quem tu puderes feliz.Dormir quinze ou vinte horas seguidas.Pôr a mão de fora do vidro do carro.Pintar o cabelo de azul ou de amarelo.Pôr a cabeça de fora do vidro do carro.Cantar no banho para todo o prédio ouvir.Lamber a tampa dos iogurtes.Correr que nem um louco na praia.Falhar que nem um burro só porque tentas.Praticar sexo oral com frequência.Tentar que nem um burro só porque queres.Mudar a decoração de casa num dia só.Dançar quando estás feliz.Passar horas só a cuidar de ti.Dançar quando estás triste.Dizer bem de quem amas.Enfiar o dedo no nariz às escondidas.Dizer bem de quem não amas.Dançar enquanto estás vivo.Guardar segredos inconfessáveis.Experimentar posições sexuais improváveis.Contar segredos inconfessáveis.Masturbares-te sem qualquer culpa.Ter segredos inconfessáveis.Ver quanto dá o teu carro.Dizer o que não se pode dizer.Cagar assiduamente nas convenções sociais.Sonhar com o que não pode acontecer.O orgasmo sempre que puderes.Coçar e ser coçado nas costas.O gemido sempre que souberes.Passar muitas horas a contar anedotas.Adormecer todo torto no sofá.Passar muitas horas a ouvir anedotas.Rir que nem um desalmado.Fazer um penteado estrambólico só porque te apetece mudar.Rir por tudo e por nada.Chorar a torto e a direito.Rebolar na areia quando estás todo molhado.Chorar porque também é um direito.Abraçar o teu gato ou o teu cão.Mandar a austeridade tomar no cu.Beijar incansavelmente.Não te levares minimamente a sério.Dispensar quem te chateia.Tocar um instrumento qualquer.Perdoar quem é humano.Desistir do que não te serve.Lutar pelo direito à parvoíce.Escrever um livro.Dar prioridade ao prazer.Ler um livro.Nunca desistir de quem amas.Aprender desvairadamente.Fazer cadeirinha com quem amas.Ensinar desvairadamente.Perder a respiração pelo menos uma vez por dia.Nascer pelo menos mais uma vez do que as vezes em que morreres.Viver desvairadamente.Te. 

in "O Livro dos Loucos", de Pedro Chagas Freitas





Amo-te demais

Tua mãe

305 - Sabedoria de mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Lembra-te de que quando eu, tua mãe te dizer "Vais arrepender-te", é provável que isso aconteça.
Não porque eu tenha alguma capacidade de advinhação mas porque já vivi uns anos a mais que tu. Normalmente experiência vem acompanhada de uma capacidade de ver para além.



Lembra-te sempre que na vida tudo é física pura. Lei da ação reaçõ: tudo o que damos recebemos .... mais tarde ou mais cedo o bem que fazemos o mal que fazemos volta para nós.
Trata as pessoas à tua volta como gostarias de ser tratado, com respeito, amor. A vida é mesmo uma dança de cadeiras e nunca saberemos quem estara sentado na cadeira amanha.
Se deres bem receberas o bem de volta.


Já falamos sobre viajar aqui e hoje volto a este tema. Bem limitado é aquele que nunca sai do seu pais, de sus casa. Viajar não é gastar dinheiro: viajar é investir. Investir em ti, na tua vida, no teu crescimento pessoal. Se não vires outros habitos, conheceres outros costumes ficarás para sempre com a arrogancia de quem tudo sabe e na realidade sabe de facto muito pouco. Quando viajamos mantemos uma prespectiva gigante de como tudo na vida é relativo de como tudo na vida é curto de como tudo na vida é diferente e que dessa diferença é que vem o crescimento.


Começei hoje a falar-te de física e agora volto de novo. Quando tu finges ser aquilo que não és, não mostras a tua essencia mas esta cedo ou tarde será visivel ... e as tuas escolhas serão sempre tua responsabilidade e por elas sempre responderás.


Quando alguém precisa de humilhar outra pessoa por palavras, actos e omissões... é porque essa pessoa é fraca, fraca de espirito, e precisa de ajuda muita ajuda. Não te deixes nunca abater por pessoas destas mantem-te firme no teu caminho.

Amo-te demais


Tua mãe

domingo, 23 de fevereiro de 2014

304 - Ama-te a ti mesmo

Meu muito amado filho Estêvão

"E isso de se ser feliz, é-se primeiro na própria pele. 
Do que somos. Do que damos. Do que decidimos transformar. Do que temos. Do que decidimos viver. Do que queremos viver. 
O propósito de viver bem na nossa pele, é um propósito de encontro. De escuta. De entendimento. De reflexão. De amor. De sabedoria. Porque para entender o que se vive, teremos de entender na nossa pele. A experiência marcada nela. O cheiro que dele vem. As memórias que ela guarda. Os significados de cada sinal e cicatriz. Porque a vida é feita de sinais. De significados. De escuta e entendimento, pelo próprio e pelo próximo. Porque a maior liberdade é aquela que dá à cabeça para sonhar, ao coração para sentir, à pele para pulsar e às pernas para andar. 
Abrace. Olhe. Ame. Escute. Partilhe. Seja genuíno e viverá o melhor possível na sua pele."

By: Diana Gaspar Duarte

Ser feliz não é um destino é um caminho. Um caminho maravilhoso que começa em ti. No teu corpo, na pessoa que és, no que dá, no caminho que fazes, no modo como te comportas com os outros, no modo como decides viver, portar-te com os outros.
Encontra um lugar para guardar as tuas memórias como casas de onde poderás abrir as janelas sempre que queiras.
Sê sempre tu mesmo, sem medo de pensar no porquê das tuas atitudes. 

Faz um arquivo de artigos que possas querer voltar a ler.

Faz um livro de retalhos onde guardas bilhetes de cinema, contas de restaurante, flores, pedras .... as coisas que fazem parte das tuas lembranças.

Telefona à tua avó quando precisares de um conselho.

Ensina os teus filhos e as tuas filhas a cozinhar.


Denuncia práticas de negócios incorrectas às autoridades competentes.

Procura sempre (SEMPRE) a oportunidade que está escondida em cada adversidade. Porque há sempre sempre uma oportunidade escondida.

Lembra sempre o dia em que os teus antepassados partiram. Sem eles tu não existirias. Eles deram um presente para que tenham um futuro.

Antes de criticares alguém (não importa quem) chegue esta lista: a) é verdade a critica que vou fazer?, b) porque vou criticar esta pessoa?, c) lembra-te que quando apontas um dedo a alguem tens três apontados a ti... o que tens feito com os três dedos que tens apontados a ti?
Se depois de responderes a estas três perguntas ainda te apetecer criticar.... não o faças. 
"Quem nunca pecou que atire a primeira pedra" Joao  8, 7.

Amo-te demais


Tua mãe


sábado, 22 de fevereiro de 2014

303 - Regras da nossa família

Meu muito amado filho Estêvão

Somos insignificantes. 
Estamos de passagem. 
O que fica de nós são os nossos actos, o bem ou o mal que fazemos aos outros. Nunca te esqueças disso. Nunca. E faz sempre (sempre) o bem!

Amor não é beijos ou festas ou sexo. Sexo, beijos e festas são optimos e fundamentais à vida mas nada disso é amor. Amor é alguém que tem verdadeiramente interesse em ti, na tua vida, no teu bem. Sempre.



Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

A sua irritação não solucionará problema algum...
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida...
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...
A sua tristeza não iluminará os caminhos...
O seu desânimo não edificará ninguém...
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade...
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
Não estrague o seu dia.
Aprenda a sabedoria divina,
A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre...
Para o infinito bem!

Chico Xavier



Há sempre um amanha meu filho. Sempre e ter coragem de começar de novo ... é brutal! 




Aprendi quando perdi o meu pai, o teu avó Francisco que não adianta esperar o "momento certo" ... agora estares aqui, vivo, É o momento certo.... aproveita APROVEITA APROVEITA





Lembra-te sempre .... a vida resolve-se sempre faças o que faças tudo vai correr como um rio para o mar.
SEMPRE.




Lá em casa como sabes o outro é sempre o mais importante e mostramos de coração, devemos sempre falr com amor, sempre a verdade, com educação e maneiras.
Tentamos sempre escolher o certo. Tentamos.
Coragem, na vida.
O nosso coração é a nova vida.
Perdoamos (MESMO)
Fazemos sempre o melhor que sabemos.
E no fim AGRADEÇEMOS!!

Não passes os teus problemas para os teus filhos, amigos ou colegas de trabalho. Principalmente se forem problemas financeiros.

Deixa os teus filhos ajudarem-te de vez em quando mesmo que isso te atrase.


Faz uma festa de aniversário-surpresa a um amiga.

Compra alguns vídeos sobre sucesso e desenvolvimento pessoal.

Amo-te docinho docinho


Tua mãe

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

302 - Televisão, qualidade, luxo e FÉRIASSS

Meu muito amado filho Estêvão

As relações começam e acabam. E só porque acabou não quer dizer que não deu certo. Tudo dá certo até onde tem que dar. Uma pessoa entra na vida da outra para ensinar alguma coisa, para aprender, para crescer. E fica o tempo que tem que ficar.

Faz uma lista de tudo o que precisas para uma viagem, plastifica-a e põe-a na tua mala de viagem.

Limita o tempo e o conteúdo dos programas de televisão que os teus filhosvêem.

Procura a qualidade e não o luxo.

Procura a elegância e não a moda.

Nunca esqueças que é preciso apenas uma pessoa ou uma ideia para mudar a tua vida para sempre.

Goza sempre férias.

Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

301 - Jornais e trabalho

Meu muito amado filho Estêvão

Jamais sob nenhuma circunstancia subestimes alguém que tenha uma deficiência  e não deixes que os teus filhos façam isso tambem.

Lê regularmente um jornal diário.

Procura um trabalho de que gostes e põe nele o teu melhor.

Faz um registo pormenorizado dos teus gastos. De todos todos todos

Nunca te queixes de um voo atrasado devido a uma avaria mecânica. Esperar em terra é infinitamente melhor que a alternativa.

Procura respeito e não popularidade.

Nunca te aches mais esperto que quem quer que seja.
Faz as tuas ações serem iguais quando as pessoas vêm e quando as pessoas não vêm.




Amo-te

Tua mãe

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

300 - Quando tu pequeno deixas recados aos teus filhos ... a ti que serás papá um dia

Meu muito amado filho Estêvão

Quando tiveres um filho lembra-te da mensagem de ti pequeno que aqui te deixo:

1          Não me estraguem com mimos. Eu sei perfeitamente que não vou receber tudo aquilo que peço. Estou apenas a testar-vos.
2          Não se inibam de ser firmes comigo. Eu prefiro, dá-me segurança.
3          Não me deixem criar maus hábitos. Eu confio em vocês para os detectarem atempadamente.
4          Não me façam sentir mais pequeno que sou. Isso faz com que me comporte de uma forma “estupidamente adulta”
5          Se for possível, não me corrijam à frente das outras pessoas. Prestarei mais atenção se falarem comigo calmamente e em privado.
6          Não tratem os meus erros como se fossem pecados. Isso altera o meu sentido de valores.
7          Não me protejam de consequências. Às vezes preciso de aprender da maneira mais dolorosa.
8          Não se preocupem quando eu digo “Odeio-te”. Eu não vos odeio, apenas odeio o poder que têm de me fazer sentir frustrado.
9          Não dêem muita importância às minhas pequenas queixas. Às vezes fazem com que consiga a atenção que preciso.
10       Não sejam chatos. Se forem vou ter de me proteger e fingir que sou surdo.
11       Não se esqueçam que eu não me consigo explicar da forma que queria. Por isso é que nem sempre sou explícito no que digo.
12       Não me ignorem quando faço perguntas. Se o fizerem, vão perceber que ou deixar de vos perguntar, e começar a procurar informação noutro sítio.
13       Não sejam inconsistentes. Confunde-me e faz-me perder a fé em vocês.
14       Não me digam que os meus medos são ridículos. Para mim são reais e vocês podem fazer muito para me tranquilizar, se tentarem percebê-los.
15       Nunca sugiram que são perfeitos e infalíveis. Quando descubro que nem uma coisa nem outra são verdade, fico magoado e desiludido.
16       Nunca pensem que pedir-me desculpas os torna menos dignos. Um pedido de desculpas sincero vai-me fazer sentir muito mais próximo de vocês.
17       Não se esqueçam que gosto de experimentar coisas. E não consigo fazê-lo sem o vosso apoio. Envolvam-se e criem limites.
18       Não se esqueçam que eu estou a crescer a uma velocidade incrível. Eu sei que deve ser difícil acompanhar o ritmo, mas por favor, tentem.
19       Não se esqueçam que eu não consigo crescer sem muito amor e compreensão… mas não preciso de vos dizer, pois não?
20       Por favor, cuidem de vocês. Mantenham-se saudáveis e em segurança. Eu adoro-vos e preciso de vocês.

Meu amor comer sozinho é bom, fazeres refeições sozinho é bom. Não tão bom como partilhar uma refeição claro. Mas é importante que gostes de comer sozinho, cozinhar para ti, dares-te esse gosto. É bom.


Estar sozinho é bom. Estares só tu contigo mesmo. E refiro-me a sozinho de férias, sozinho em casa e sozinho sem nenhuma relação. Quando estamos sozinhos temos tempo de nos sentir mais só nós de sermos só nós. É bom gostarmos tanto de nós que gostamos da nossa companhia. Acredita é optimo, ajuda a renovares-te.


Quando se é pai ou mãe o teu unico trabalho é proveres para a tua familia para os teus filhos. Nunca te esqueças disso. Se tiveres que trabalhar em caixa de supermercado, a lavar as escadas do predio não importa nada é mais importante de teres dinheiro para que os teus filhos possam ir mais longe que tu. Só isso importa e nada é humilhante quando o objectivo é esse. E se alguem na tua presença disser isso ... não deixes. Longe ou perto o objectivo tem de ser dar alimento aos filhos, dar escola. 


Haa bonito é aquele vestido! Haaa bonito é engares o outro!
Não.
Bonito é honrar a palavra. Entrego em tal dia! E estar lá! Chego a esta hora! Pago neste dia! Tenho este valor em divida!
Bonito é ser grato. Grato a tudo o que a vida trás. Tudoooo.
Bonito é ser correcto com as pessoas. Quem quer que seja. Ser correcto, leal, justo, honesto. Fazer aos outros exactamente o que gostavamos que nos fizessem a nós.
Bonito é ser honesto nos négocios. Voltamos ao ser verdadeiro. A este proposito uso um proverbio bem conhecido "Podemos enganar muitos duranta algum tempo. Não poderemos enganar todos durante muito tempo! 
Depois da mentira, do engano descoberto (sim porque tudo se descobre) fica a vergonha. E essa é dificil de levar.


Gostei desse desenho porque de facto é um pouco o meu plano da vida.

Amar incondicionalmente ... sem mais sem menos sem porquê nem para quê... amar como se amar fosse ar. Não há outra maneira.

Viajar pelo mundo. Quem não sai do sitio é árvore filho. Viaja, vê o mundo, come comidas diferentes, respira novos cheiros, enche os olhos de coisas lindas, os ouvidos de sons novos, vê novos habitos, novas culturas. Viajar não só porque é "divertido"... quando saimos da nossa zona de conforto aprendemos a relativizar a vida, os nossos problemas... e percebemos como somos pequeninos.

Bem de hoje é tudo... 

Amo-te demais

Tua mãe

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

299 - Coisas soltas.... hoje tantas

Meu muito amado filho Estêvão

Como já te tenho dito em outras ocasiões, por vezes encontro na "boca de outros" exactamente o que te quero dizer e por isso trago para aqui e aqui partilho contigo... hoje é um desses dias.


"Grande partes das vezes só damos valor...ao que perdemos...

O ser humano tem a tendência para valorizar o que teve e perdeu ou o que ainda não tem. Só nos lembramos da perna quando a partimos ou magoamos, só nos lembramos do gosto daquele abraço quando já não o temos, só valorizamos o carro que temos por mais velho que seja, quando batemos e vemos que podemos ficar sem ele. Só nos lembramos da saúde quando ficamos doentes...depois, só vamos ser felizes, quando tivermos aquela roupa, aquela pessoa, aquele telemóvel, aquela casa, aquela coisa qualquer...vivemos pouco o que temos agora e somos. Parece ser um capricho humano...seria importante valorizar-mos conscientemente o que temos e somos, valorizar as pessoas e as coisas maravilhosas que vão cruzando na nossa vida hoje. A soma do que vamos sentir amanha, será o que resultado do que vivemos todos os "hojes"."
Por: Diana Gaspar Duarte

... só para acrescentar... a MAIORIA das vezes só valorizamos o que já perdemos (o que nunca foi nosso, o que não estimamos e por isso se for embora!) o que não aproveitámos... mas deixa que te diga... saudade não é motivo para ninguém voltar, por isso enquanto estás perto estima, ama, demonstra, luta, vai atras... para que amanha não o lamentes.

Já te disse noutras alturas e digo de novo... não te preocupes em ser diferente, não te preocupes em fazer diferente dos outros, não te preocupes em ser único... alias procura ser único, individual. 
Já pensaste o que é fazeres igual a todos, seres igual a todos para descobrires que todos estão errados?!
Sê tu proprio e não diferente só porque é "fixe" ser diferente!

Apaixona-te pela vida. Agradece-a sempre e todos os dias. Apaixona-te pela tua propria vida e não pela vida de outra pessoa que tu imaginas ser e que vives. 

Lê 20 minutos por dia, pelo menos, sem desculpas.

A felicidade não é algo fechado não é um presente que alguem te entrega porque "mereces" é sempre sempre sempre fruto das nossas ações. É sempre um caminho. Sempre.

Sabes quando é que um dia vais perceber que és pai.... e não apenas a pessoa que deu vida... A primeira vez que apanhares o vomitado de alguém com as mãos, de propósito.
A primeira vez que for uma tortura separares-te de alguém para ir trabalhar, principalmente se esse alguém estiver doente.

A primeira vez que perceberes que já não és dono do teu tempo
A primeira vez que percebes que o "pai" ou a "mãe" não vão resolver o assunto” porque agoratu é que és o pai. Há-de haver um momento na tua vida, em que as coisas se vão complicar em casa. Normalmente envolve crianças doentes e muitas noites sem dormir. Uma virose é a prova de fogo. Ao fim de umas noites em branco, os pais também apanharam a virose. Passam a noite a levantar-se e a vomitar. O bebé ainda tem febre. E vomitou. É preciso dar-lhe banho, trocar a roupa da cama, pôr a máquina a lavar, dar-lhe o antipirético. Aqui ele começa a espernear, fecha a boca e não toma o medicamento. A febre sempre a subir. Percebem que tem de enfiá-lo na banheira para descer a temperatura, mas tu estas com um enjoo daqueles… nessa altura pensas que não consegues mais.   Há-de haver um momento na tua vida em que me vais querer chamar. Foca-te. Tu és o pai agora. Devagar, devagarinho vais descobrir forças para tratares do teu filho e da tua família. Depois, vais me contar como correu!
A primeira vez que compreendes a tua mãe a 100%, lembra-te da frase popular “Filho és, pai será, assim como fizeres, assim acharás”. Um dia vais perceber porque me zango contigo, porque te ponho de castigo.


Hoje gostava de voltar outra vez ao perdão... Perdoar não significa que concordes com o acto errado de alguém ou (e principalmente) de ti proprio... perdoar significa ser livre de um peso que tu nada fizeste por merecer.

Quando um dia estiveres num dia (as vezes numa fase) menos feliz, menos azul mais cinzenta em que até a roupa parece não servir lembra-te que és filho de Deus, perfeito, feito à imagem de todos os seres perfeitos e por isso só tens de te amar ... amar , amar e amar e se tiveers duvidas ... "Amar-se a si mesmo é o começo de um romance para a vida inteira" By: Oscar Wilde

Hoje foram assim muitas coisas soltas mas muito importantes

Amo-te até ao infinito e mais além


Tua mãe

domingo, 16 de fevereiro de 2014

298 - Desapontamento e substituição de pensamentos

Meu muito amado filho Estêvão

Quando uma pessoa te desapontar, não desistas logo dessa pessoa. Não importa o que as outras pessoas achem disso. Assume tu esse risco.

Trata o dinheiro da tua empresa como se fosse o teu, ou seja, poupa-o, gasta-o com justiça. Mas nunca por nunca te convenças que é mesmo teu teu. Porque de facto não será jamais.

Lembra-te de que as grandes oportunidades da vida raramente avisam quando estão para chegar.

Faz o que tens a fazer com o máximo empenhamento que possas.

Nunca faças comentários acerca do peso de alguém, a não ser que digas o que as pessoas querem em ouvir.

Por mais que a vida dê as voltas que dê, queria que recebesses de mim uma mensagem muito importante, uma das coisas que ninguém nunca nos pode tirar, que nunca passará de moda e que sempre te fará caminhar no bem: fortaleza moral. Passe o que passe na tua vida. Seja nos dias azuis ou cinzentos mantêm-te firme nos teus propósitos do bem. A fortaleza moral que possas ter ninguém te tira, ninguém te dá.

Já te disse aqui também que mais importante do que o que fazem ou fizeram contigo é o que tu fazes do que fizeram contigo. De que modo absorves, de que modo digeriste, de que modo incorporaste as tuas experiências e que farão de ti o que tu quiseres.
O que tu farás de ti, farás aos outros do que fizeram contigo? Para isso é que é importante manteres Deus no teu coração, manteres a moral, o bem no coração.

A fortaleza moral espero que te leve sempre a assumir o bem que fazes o mal que fazes. Não adianta passar a vida a culpares os outros das tuas atitudes, quer o faças conscientemente ou inconscientemente. Ninguém jamais terá culpa se tu decidires roubar, não estudar, não fazer, etc... não adianta nada nada nada não assumires as tuas responsabilidades... alias se não o fizeres não aprendes, não evoluis, não cresces ... não faças isso. Mesmo.

Quando agora tu fazes daquelas tuas mini asneirinhas e dizes "a culpa é da Madalena" ou "foi a avó" e eu me zango contigo é por isso mesmo não quero que vivas sem responsabilidades, não quero que penses que podes esconder-te atras dos outros. É de pequenino que se aprende a ser honesto não é?

Outra coisa que gostava que tu guardasses contigo é que não há pequenos fraudes e grandes fraudes. Quem rouba uma maça, um anel, quem falsifica assinatura da mãe em teste na escola, quem copia num teste, quem não respeita os direitos de autor, quem rouba água ou internet, quem engana as finanças .... rouba também banco, falsifica cheque, usa a identidade de outra pessoa, rouba e mata...
Não há "há é coisa pouca ninguem é prejudicado" ou "todas as pessoas fazem"... NÃO NÃO e não. Se os outros fazem não é contigo e continua a ser errado. Não pagar os impostos (que é coisa que ninguem gosta de fazer mesmo) está mesmo a prejudicar o pais onde vives a longo prazo até o futuro do pais. Quem rouba uma maça, quem mente a dizer onde está e qual a sua formação acadêmica... rouba casas e tem a mentira como normal. Está errado SEMPRE.
Não há pequenos fraudes ou grandes ... e tem isso na tua cabeça sempre. Antes que o mundo de mostre de outras maneiras que o que te acabei de dizer é mesmo mesmo assim.

Ajuda sempre mães solteiras. Sempre. É a tua mãe solteira que te pede. Não há trabalho mais duro mas mais gratificante que esse. Mas ajuda ... MESMO!

Não jogues euro milhões, lotaria, totoloto, enfim não jogues em sorteios ... se um dia te sentares e fizeres as contas ao que gastarias por semana , por mês ou por ano vais ver que tens ai o teu mini-euro milhões.


Nunca jamais te compares com os piores. Sempre com quem faz melhor. "Haa eu não sou assim tão mau há piores!".... NÃO! Tu és filho de Deus só te podes comparar com quem te puxa para cima. Com quem quer o Mais, caminha para o Mais.


Aprende na vida a substituir os pensamentos menos positivos que tenhas. Tenta perceber o porquê desses pensamentos e não os reprimas, fala sobre isso, não faças segredo disso, conversa sobre o que pensas... e substitui esses teus pensamentos por algo bom. Substitui esses pensamentos menos positivos por imagens boas, por pensamentos bons, envia luz e energia para os teus pensamentos. E por favor não os somatizes, não os guardes, não tenhas vergonhas, fala FALA FALA.


Sê o primeiro a perdoar tudo. Tudo.
Atenção que perdoar não significa esquecer. Alias não esquecer significa que a aprendizagem fica. E conversa sempre sobre tudo.
Sê sempre o primeiro a perdoar. Sempre. Não porque a outra pessoa mereça perdão, mas porque tu mereces paz.
Quando nos fazem mal à costume (e é também uma resposta normal do cérebro humana) ficarmos presos a esse mal como se não pudêssemos perdoar porque se perdoarmos quem nos fez mal é como se essa pessoa estivesse livre para fazer mais mal a nos ou a outros... não faças isso. O perdoão dá paz, dá qualidade de vida. O carma de cada um vai encarregar-se do mal que alguém que te feito. Tudo é física e tudo volta para nós, o bem feito e o mal feito. Sempre. O mal que te possam fazer não é teu é do outro. Teu é sempre o bem que fazes, o perdão que dás.

Faz os possíveis e os impossíveis para que a ultima imagem, a ultima memoria que as pessoas que gostas, as pessoas que gostam de ti, seja boa, seja a melhor possível.
Quando te despedires de alguém fá-lo de modo a que deixes uma boa memória. Sempre.
Manda o ego para trás das costas. Abraça quem vais deixar, trata bem, respeita, nunca sabemos quando é a ultima vez que estamos com alguém. Faz da ultima memoria uma boa memoria.


Amo-te demais


Tua mãe

sábado, 15 de fevereiro de 2014

297 - Saudades imensas

Meu muito amado filho Estêvão

Dá os parabéns aos pais de uma criança-bem comportada.

Quando viajares, dorme com a carteira, as chaves do carro, os óculos e os sapatos perto de ti.

Gasta a elogiar o dobro do tempo que levas a criticar.

No final das peças de teatro na escola sê o primerio a aplaudir de pé.

Lembra-te sempre do mantra do Walt Disney: Pensa, Acredita, Sonha e Arrisca.


Em Africa há uma frase que diz "Sim, é o meu irmão. Pesa mas vamos continuar sempre juntos". Eu levei-te na minha cabeça quando ainda eras apenas uma ideia, depois na barriga, agora ao colo e longe ou perto levo-te ao colo. Levo ao colo as tuas fraldas, as tuas roupas e sapatos, levo ao colo o leite, o pão, a carne e o peixe, levo ao colo a tua escola .... mas sabes é por amor e por isso vamos continuar juntos!
E sabes quando nao estamos juntos o meu coração fica pequeno, pequenino de saudades. Saudades tantas.
Quando nos cortam uma perna doi. Muito.

Quando tiveres alguma coisa muito importante para dizer mas tiveres medo de te emocionares ou de te irritares e perderes a cabeça e respeitares a outra pessoa tanto que queres dizer tudo com clareza para que tudo fique claro... escreve. Senta-te sozinho, chora, grita faz o que for e escreve. Lê e re-lê e manda ao destinatario. Não deixes nada por dizer.

Ri-te muito. Ri-te de ti. Da vida de tudo. Ri-te.

Nunca lamentes algo que te suceda de desagradavel ou mau ou fiques apenas contente com aquilo que tu achas que é o bem. Agradece tudo. Tudo. Tudo. Nem tu, eu ou quem quer que seja consegue entender os porquês de nada, os porquês das coisas todas... quer sejam boas coisas quer sejam más coisas (claro que esta classificação depende da tua opinião logo está à partida com erro de viés). As vezes o que nos parece à primeira vista tão bom vem cheio de desafios e o que nos poderia parecer tão mal é onde devemos estar mesmo. Tudo na vida serve um proposito maior que só Deus conhece para ti.
Enfim. Com verdade,  com honestidade, com trabalho e respeitando quem és e quem são os outros deixa simplesmente que a vida se resolva e se revele.

Amo-te demais

Tua mãe


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

296 - Remédios universais, filhos e família

Meu muito amado filho Estêvão

Não te esqueças dos três remédios universais: loção de calamina, flocos de aveira quentes e abraços.

Dá aos teus filhos um beijo de boas-noites, mesmo que já estejam a dormir.

Experimenta fazer exercício para afastar a tristeza... ajuda imenso acredita. Anda a pé, corre enfim faz o que te der mais gosto.

Nunca vejas com os teus filhos filmes que envolvam actividades ou uma linguagem que não queiras que eles imitem.

Aprende a técnica de Heimlich para pessoas que se engasguem.

Amor celebra sempre o dia dos namorados. Com a tua mulher, com a tua namorada, com uma amiga que nao tenha namorado, com alguem que gostes e que goste da tua companhia. É um dia como outro mas é um dia em especial para nos lembrar-mos de fazer alguem muito feliz. Fazer-mos alguem se sentir muito especial.
Pelo menos uma vez na vida faz uma arca de presentes significando o que queres da relação com a pessoa que recebe o presente... põe numa caixa algo que signifique cada uma das coisas que desejas mesmo que sejam só palitos ou folhas de papel... não importa o valor importa sim o sentimento que colocas na prenda que dá.

Amor familia não é castigo. Familia é quem está perto ou longe não importa mas que põe os meios para nos fazer o bem. Familia só quer e só faz o bem. Familia é de sangue mas é muito mais ainda e tambem de coração. Familia são as pessoas que nos seguram seja qual for a situação, que morrem (literalmente) por nós, familia é quem conhece todos os nossos defeitos e ainda assim escolhe ficar, familia é quem nos chama para almoçar.

Nunca te preocupes com a opinião dos outros. Ouve-a claro, pensa, medita se faz sentido... mas não mudes o que queres e pensas pelo que as outras pessoas de ti.
Firme te deves manter nos teus propositos e só isso importa.
A opinião dos outros é dos outros e têm esse direito claro ... mas não são tu, não caminham nos teus sapatos, nos teus caminhos.

Não te prendas com grandes explicações das tuas atitudes, quem te ama conhece os teus motivos os teus caminhos... quem não te ama... não precisas de te explicar.

Amo-te demais


Tua mãe

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

295 - Regras para o sucesso e refrigerantes

Meu muito amado filho Estêvão
Pelo menos uma vez na vida vai ao armário da tua mulher escolhe o vestido que queres que ela vista escolhe os sapatos o colar e os brincos deixa um recado a dizer.... veste isto venho buscar te as 19! E vai e leva-a a jantar e a namorar e aproveita cada minuto. 
O amor não é um sentimento é uma decisão é um estado de espírito quando decidimos amar a vida ganha sentido. Amar é dar-se totalmente é ser para os outros é só dar bem mesmo longe!
Lembra-te sempre na vida não existem castigos nem recompensas o que existem são consequências.
Em relação aos teus filhos educa, não castigues. Mostra, não envergonhes. Ensina, não dês ordens. Observa, não projetes. Guia, não culpes. Conversa, não ameaces.
 Como temos falado ultimamente de sucesso deixo aqui de alguem mais sabio que eu as "40 regras para o sucesso" por Jelly Wong
1. Leia um livro todos os dias

2. Aprenda uma nova língua

3. Escolha um novo hobby

4. Tire um curso novo

5. Crie um espaço inspirador

6. Enfrente os seus medos

7. Aperfeiçoe os seus talentos

8. Acorde cedo

9. Tenha uma rotina física semanal
10. Crie uma espécie de livro pessoal ou diário de bolso

11. Escreva uma carta para si próprio no futuro

12. Saia da sua área de conforto

13. Lance um desafio a alguém

14. Identifique os seus pontos fracos

15. Peça feedback sobre um assunto

16. Concentre-se numa lista de "coisas a fazer"

17. Estabeleça grandes objetivos

18. Reconheça as suas falhas

19. Entre em ação
20. Aprenda com as pessoas que o inspiram

21. Desista de um mau hábito

22. Cultive um novo hábito

23. Evite pessoas negativas

24. Aprenda a lidar com pessoas difíceis

25. Aprenda com os seus amigos

26. Lance um jornal

27. Inicie um blogue sobre desenvolvimento pessoal

28. Torne-se mentor ou treinador de alguém

29. Reduza o tempo que passa nos chats das redes sociais
30. Aprenda a jogar xadrez ou outro jogo de estratégia

31. Pare de ver televisão

32. Inicie um desafio de 30 dias

33. Medite

34. Melhore as suas capacidades de anfitrião de eventos, aprendendo técnicas para falar em público

35. Faça amizades com pessoas de topo nas suas áreas de atividade

36. Largue o passado

37. Inicie uma aventura empresarial

38. Mostre bondade para com as pessoas que o rodeiam

39. Fale com as pessoas que o odeiam

40. Faça um intervalo

Lembra-te meu amor que ter uma doença não é ser a doença. Jamais sob nenhuma circunstancia sejsa uma doença que tenhas, jamais. As doenças surgem na vida das pessoas como sinais de alerta para ouvirmos o corpo e seguirmos sendo felizes. Custa muito mas seja como for sê generoso com essa aprendizagem e não deixes as coisas menos boas definirem que tu és. 
Não bebas refrigerante em especial sem açucar. A unica excepção ao que te acabei de dizer é estares num local com fraco saneamento basico e ai bebe refrigerante e não água (a menos que seja agua engarrafada)
Lembra-te sempre  quem não te procura não sente a tua falta! Deixa fluir. E isto vale para todas as pessoas com quem te cruzes na vida. A mim custou-me muito aprender esta lição. 
Os soldados valentes fazem-se nos campos de batalha. As batalhas mais duras são dadas aos soldados mais valentes. Agradeçe e aceita e segue. 
Nunca peças a Deus para tudo correr bem. Ele sabe melhor que qualquer pessoa o que é o melhor para ti. Pede antes para ser como ele deseja e pede coragem para o caminho isso sim deves sempre pedir.
Se algum dia na vida a saude te faltar … não te entregues por favor meu filho. Luta com tudo o que tens. Aceita tudo o que vier mas luta … luta pela tua vida, luta pelo teu corpo, luta pela tua saude.

Amo-te demais

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...