Meu muito amado filho Estêvão
Lembra-te sempre de que um bom exemplo é o melhor sermão. Queres que te respeitem, respeita. Queres que te digam a verdade, não mintas. Queres que o teu filho coma bem, come tu também. Queres que o teu filho seja feliz, luta para o seres também. É isso mesmo "Faz o que eu faço (e digo)".
Sempre que tiveres oportunidade, dá a mão aos teus filhos. Depressa virá o tempo em que eles não deixarão que o faças. Dá mão, dá beijos, dá colo, dá mimo, dá ralhetes, dá abraços.
Quando partires um bolo, trinchares uma peça de carne ou abrires um peixe, dá o primeiro bocado à pessoa mais velha na mesa e o segundo à pessoa que cozinhou (menos se essa pessoa foste tu).
Vive uma vida boa e honrada. Não pises as pessoas pelo caminho. Quando fores mais velho e olhares para trás, poderás usufrui-la uma segunda vez. E faz dessa vida boa uma vida brutalmente feliz. De amor.
Limpa um frasco de compota assim que o sujares, limpa uma bancada assim que a sujares... perdes 1 minuto mas se passar tempo suja, seca e é muito mais difícil de limpar depois. É como a vida. Tens uma problema para resolver. Senta-te e resolve-o quanto mais tempo passar sem o resolveres mais complicado vai ficando e mais difícil se torna a sua resolução.
Todos os meses por mais ocupada que for a tua vida, oferece algumas horas do teu tempo para fazeres trabalho voluntário que pode ser ler para alguém, plantar árvores, dar sopa a pobres ou outra coisa qualquer. Não confundas trabalho voluntário com contribuíres para alguma instituição de caridade que queiras ajudar. Isso também é importante. Mas o teu trabalho é o teu envolvimento e esse nunca o transfiras para ninguém. Sai de casa tu mesmo e vai tu dar a sopa aos pobres. Tu.
Aprende a fazer algum truque de magia, alguma malabarismos, alguma coisa especial para poderes mostrar e entreter alguma criança. E aperfeiçoa-o.
Amo-te muito
Tua mãe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)
Meu muito amado filho Estevão Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...
-
Amado filho Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportame...
-
Amado filho querer é sempre sempre poder. Querer é fazer por isso e se fizeres por isso vais poder. Querer não é poder. Quem pôde, quis...
-
Meu muito amado filho Querido Filho: Enquanto viveres nesta casa, obedecerá as regras. Quando tiveres a tua casa, obedecerá as tuas própr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário