quinta-feira, 5 de julho de 2012

62 - Nunca digas que não tens tempo


Amado filho
Queria partilhar hoje aqui contigo várias coisas que aprendi ultimamente… demorei 37 anos mas valeu o caminho da aprendizagem!
Nunca digas a ninguém que te quer falar, que te pede que leias algo, que te pede um tempo para conversar, que te pede a tua presença etc….”Não tenho tempo para isso”.
Ninguém é assim tão ocupado que não tenha tempo para uma solicitação de um amigo, familiar etc…. NINGUEM! Acredita eu sei …. Deve haver poucas pessoas no mundo mais ocupadas que eu por isso eu sei. E ferramentas eficazes para gestão do tempo vamos ter tempo na nossa vida para te ensinar, hoje não é de tempo que estamos a falar porque quando alguém diz…. “agora não tenho tempo” (a menos que o pedido seja do tipo escrever um livro em 3 dias …. Que sim é impossível!)…. O problema não é falta de tempo… é falta de interesse é não ser uma prioridade. É sobre isso que te quero falar hoje.
Quando alguém te pede para conversar, te pede que leias alguma coisa, que saias com essa pessoa, que a oiças, etc etc…. primeiro essa pessoa sabe que o tempo é sempre um bem limitado e que todas as pessoas têm pouco (mesmo quem te pede essa atenção), segundo essa pessoa que te pede essa atenção respeita-te, ama-te, gosta-te tanto tanto que gostava que tirasses do teu tempo tão ocupado um pouco para a ajudares para fazeres parte do caminho dessa pessoa, terceiro quem te pede atenção teve de fazer caminho para te a pedir as vezes pode ter custado tanto e mesmo assim pede-te esse tempo, pede que vás ver o seu concerto, pede que leias o seu livro, que simplesmente a oiças… respeita essa pessoa. Ouvindo-a, estando com ela, enfim fazendo o que te pede.
Há duas possibilidades (esquece o não teres mesmo tempo, isso não existe)… ou o que a pessoa te pede não é prioridade para ti ou a pessoa que te pede não é importante para ti.
Se o que te pede não for importante para ti mas a pessoa for…. Qual é o problema de ires a um concerto que não te apetece, ou qual é o problema de fazeres aquele bolo que não te apetece, ou que tenhas de ir um pouco mais tarde para casa para ouvires aquela pessoa? Um dia não vais querer que aquela pessoa também tenha tempo para ti? Já pensaste porque é que aquela pessoa me pede esta atenção? Amar não é dizer “amo-te” é “fazer amo-te” é “fazer és importante para mim” é ser “sou mesmo teu amigo e gosto tanto de ti que poderia (e ate deveria) estar noutro sítio mas estou aqui porque tu és importante para mim, as tuas necessidades são importante para mim e eu vou ajudar-te”.
O tempo sempre estica, sempre vem, sempre se resolve. Eu ensino-te a fazer esticar o tempo para quem amamos muito.
Se a pessoa que te pede não é importante para ti … então deixa e continua a dizer que “agora não posso não tenho tempo”, “um destes dias leio”, “ando aqui numa correia depois trato disso”…. As vezes demora mas as pessoas acabam por perceber que nos não as queremos perto…. Pode doer um bocadinho (as pessoas claro) mas um dia (as vezes mais cedo do que imaginas) essa pessoa vai deixar de te procurar de te pedir ajuda de te pedir atenção…. É isso que queres? É esse o caminho que procuras? Não lamentarás mais tarde?
Pensa que: “Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas” Antoine de Saint-Exupéry, quem cativas é quem te ama é quem te gosta …. Atenção ao modo como tratas e magoas quem te quer quem te ama quem te gosta!
Pensa ainda que “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.” Antoine de Saint-Exupéry
Quando cativas alguém tens obrigação de regar de cuidar de tratar bem e de respeitar.
“Não ter tempo” é uma desculpa para não pensar nos comportamentos nas atitudes. Não digas. Não digas mesmo. “Diz antes agora não posso mesmo logo falamos” e FALA mesmo… não deixes passar.

Ontem fui ao teatro. A peça chamava-se “Vamos lá perceber as mulheres um bocadinho”… gostei muito e fez-me lembrar de duas coisas que gostava de te ensinar sobre “nos” mulheres (mulheres mãe, amantes, mulheres, amigas, família) …. Não falar sobre as coisas JAMAIS é solução de nada. Tipo…. Há um problema se não se falar mais disso há-de desaparecer…. ESQUEÇE! Nunca vai acontecer…. Só vai crescer de tamanho de uma barata a tamanho de um elefante e depois é muito pior. Senta te para e conversa. Resolve e depois sim anda para a frente… haa e tal criou-se aqui uma situação mas não quero falar sobre ela…. OK …. Tu é que perdes…. SEMPRE!!
A outra coisa que te gostava de ensinar sobre nos mulheres é que aconteça o que acontecer (MESMO) uma mulher é para tratar bem com respeito… se tratares uma mulher mal …. Se lhe faltares ao respeito perdes SEMPRE A RAZÃO.

És o ser mais maravilhoso e luminoso que no planeta existe.
Amo-te como se ama o ar e a água

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...